Autor Tópico: Aulas de primeiros-socorros para quem tirar carta de condução  (Lida 4414 vezes)

Dezembro 27, 2016, 13:28:20, 13:28
Lida 4414 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aulas de primeiros-socorros para quem tirar carta de condução





Notícia obtida em Diário de Notícias: http://www.dn.pt/


"Medida faz parte de um plano que visa aumentar a segurança rodoviária

Menos mortos e feridos graves, através de uma melhor gestão da segurança rodoviária, utilizadores, veículos e infraestruturas mais seguros, e uma melhor assistência às vítimas são as metas do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária que está disponível para consulta pública até dia 8. Para isso, propõe-se um conjunto de medidas que passam pela instalação de dispositivos e-call nas viaturas, pela obrigatoriedade do uso de capacete a quem se desloca de bicicleta ou a existência de cursos de primeiros-socorros no ensino secundário e nas aulas de condução, como escreve hoje o Público.

Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (Pense 2020) tem por objetivo "tornar a segurança rodoviária uma prioridade para todos os portugueses". Para isso quer melhorar a gestão da segurança rodoviária, tornar os utilizadores e os veículos mais seguros e melhorar a assistência e o apoio às vítimas. Para isso, sugerem-se algumas novidades, como a introdução de cursos de primeiros socorros e de suporte básico de vida no ensino secundário e na obtenção da carta de condução.

Estudar a obrigatoriedade de utilização do capacete pelos utilizadores de velocípedes, promover a aquisição de veículos mais seguros, introduzir a atualização obrigatória de conhecimentos, através de ações de formação, na revalidação do título de condução aos 65 anos e criar condições que fomentem a instalação de dispositivos E-call no parque de veículos existentes são outras das propostas do documento, que pode consultar aqui.

Com este PENSE 2020, o Governo quer "melhorar a informação sobre os acidentes, através da georreferenciação dos acidentes e da criação do sistema de informação de acidentes de viação, otimizar a fiscalização, implementando o Plano Nacional de Fiscalização e desenvolver um plano nacional de combate à condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas".

Um plano nacional de combate à condução distraída (uso de telemóveis e outras tecnologias) e à condução em condições de fadiga, a laboração de planos municipais e intermunicipais de segurança rodoviária e a criação de plano nacional de proteção pedonal e de combate aos atropelamentos são outros dos objetivos do plano, desenvolvido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

O documento PENSE 2020 define várias metas, destacando-se a diminuição em 56 por cento do número de mortos na estrada face a 2010 (41 por milhão de habitantes), o que representa seis pontos percentuais acima do objetivo europeu.

A estratégia pretende-se diminuir o número de feridos graves em 22%, face a 2010, para cerca de 180 por milhão de habitantes."
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 27, 2016, 13:35:46, 13:35
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quando li esta notícia que aqui partilho, por acaso e...desde que a mesma não implique custos adicionais * (pois isso seria um perfeito abuso), é algo que me leva a dizer com facilidade que concordo totalmente com a medida: "(....)a introdução de cursos de primeiros socorros e de suporte básico de vida no ensino secundário e na obtenção da carta de condução(....)".
Acho extremamente importante e espero mesmo que a medida não se fique pela ideia e prossiga!


* No entanto, algo me diz que na parte que respeita à obtenção da carta, será mais uma machadada para custos adicionais a pagar pelos formandos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 27, 2016, 13:50:26, 13:50
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Também concordo com as aulas de primeiros socorros obrigatórias... mas na secundaria  :nice: e para todos os portugueses... assim como uma cadeira em todos os anos do secundario sobre cidadania e viver em sociedade que é algo que as pessoas precisam melhorar



Quem quiser tirar a carta de condução precisa é de aprender a conduzir, tudo o resto é distractivo...


Senão, qualquer dia para se tirar a carta de condução acaba por ser um "curso com varias cadeiras" e isso aumenta tanto o custo, como o tempo, como a burocracia   


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 27, 2016, 14:01:49, 14:01
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Concordo com o TMaxer. Esta formação em primeiros socorros deveria ser introduzida a outros níveis e não só na "obrigatoriedade" na formação para carta de condução.

Acredito no entanto que sendo dadas noções básicas nas aulas de código seja uma mais valia no sentido de preparar ainda melhor os futuros condutores.

Quem vai ministrar?
As escolas de condução vão contratar formadores? Os formadores das escolas irão ter formação adicional?
Quem dá a formação?  A Cruz Vermelha, Bombeiros ou outros?
E custos?
Um curso de primeiros socorros na Cruz Vermelha ainda tem custos associados e implica igualmente uma renovação, penso que anual.

Somos tão avançados numa proposta destas no entanto cada vez mais se veem animais a conduzir... enfim.

Dezembro 27, 2016, 14:25:01, 14:25
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mas repara numa coisa caro Miguel.  :)

Quem acaso se propuser à obtenção da carta já tendo antes frequentado o secundário, estaria dessa forma arredado de um curso que me parece ter perfeita viabilidade ser aprendido, mesmo que com apenas algumas horas dedicadas ao suporte básico de vida e primeiros-socorros, as quais poderiam ocorrer dentro das tais 28 aulas da parte teórica das regras de trânsito.

Tantos são os casos (e com que por certo concordarás) de escolas que não cumprem o número de aulas reais de código, que não me chocaria nada que parte dessas fosse efectivamente dedicada a este importante tema.


Mas depois temos outra questão e agora entretanto focada...

As ditas aulas seriam ministradas por quem??

Implicaria que fossem tirados cursos específicos por parte dos instrutores e que os "obrigaria" a ministrá-los aos instruendos...ou...seriam cursos levados a cabo por entidades de forma externa?

O problema disto e como referi inicialmente, prende-se com custos e que quase aposto faria subir os preços generalizados para a obtenção da carta de condução.  :nempenses:


Quanto ao tema da cidadania e que focaste numa frase da tua intervenção, não lhe mudo uma vírgula pois partilho inteiramente dessa opinião, vendo particular importância na mesma logo desde as idades mais jovens.
Simplesmente....há coisas que é possível interiorizar na maioria das idades, mas outras há que só mesmo enquanto jovens se conseguem que sejam facilmente interiorizadas e cultivando na mente a capacidade de o indivíduo saber respeitar, cumprir e contribuir para a sociedade em que vive, de forma equilibrada.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 27, 2016, 14:41:20, 14:41
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Está visto que os cursos de primeiros socorros serão feitos em entidades acreditadas que não as escolas de condução e pagas à parte. Não consigo perceber a lógica de ser nos automobilistas, se é importante devia ser todos os utilizadores da via pública ( todos nós). Apenas é mais um item para aparecer no plano. É como têm que ser atualizados depressa virá a necessidade de o fazer regularmente.
Outro é a formação dos 65 anos. Compreendo que se seja rigoroso nos testes médicos, porque fisicamente pode haver perda de resistência, agora quem tem mais de 65 anos sabe menos de código que quem tem 60? Ou 55? Ou 50?. Mais um item para o plano.
Proteção pedonal? Acho bem, mas algo me diz que vai cair em cima dos condutores. O que precisam é dar formação aos peões, atravessam por todo o lado e muitas vezes ao telefone ou com auriculares a ouvir música. Repito, acho muito bem que procurem formas de reduzir a sinistralidade, mas mais do mesmo leva-nos ao resultado do costume. E quando um plano que multe os responsáveis da estradas em mau estado, fiscalizado por organismo independente? Ou fiscalizar a qualidade da construção proibindo materiais que criem acidentes, todos conhecemos pisos que parecem manteiga e não é defeito, é feitio. É o material nos sinais do pavimento, porque não obrigar a usar produtos  com aderência?
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 27, 2016, 15:02:47, 15:02
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma que me está  a despertar curiosidade é a passagem onde se lê:  "promover a aquisição de veículos mais seguros".


- De que forma se fará essa promoção...incentivo fiscal no I.A.?

- Quem poderá ser "elegível" a poder beneficiar de um eventual benefício, já que é sabido que uma promoção que se fique por meras palavras não levará a lado nenhum?

- Que critérios estarão subjacentes a essa promoção e que distinga a aquisição de "veículos mais seguros"...acaso serão as estrelas alcançadas em testes levados a cabo por organismos tipo Euro Ncap?

- Será que a dita promoção assenta unicamente na indicação de veículos que tenham instalado determinado tipo de dispositivos, como o referido - no texto - E-Call?


Pessoalmente gostaria de saber um pouco mais quanto às metas do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária. 
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 27, 2016, 18:40:23, 18:40
Responder #7

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Pelo que li na diagonal na imprensa generalista penso que ate estao a pensar em tornar obrigatorio sistemas que apenas colocam o carro em funcionamento apos se soprar e obtiver uma validacao num alcoolimetro.



Claro que todo o esforco é valido para tornar a estrada mais segura, mas pergunto eu que sou burro... soprar no alcoolimetro sempre que vou colocar o carro a trabalhar???? nao me parece pratico para alem de ser mais um sistema que pode avariar e mais grave... que é facilmente contornavel... basta pedir ao pendura ou a um terceiro que esteja sobrio para soprar e o carro inicia a marcha  :nice:




De acordo com os primeiros socorros, Isaac, infelizmente o meu ponto de vista é sempre muito ceptico sobre estas coisas...


Quando oico falar nisto, vem-me sempre a memoria um curso de uma semana que é paga pela minha empresa e em que nem eu, nem ninguem trabalha e onde todos os anos aparece sempre o mesmo senhor a debitar as mesmas coisas... coisas essas que sao obvias e absolutamente logicas para alguem com um QI acima de 80  :'( :'(



Ha alguem no sistema que se deve encher bem com estes cursos, foi isto foi uma "imposição" cirúrgica, feita à medida de alguem  ;) e cuja utilidade é ZERO  :topicclosed:



Aquilo que temo é que qualquer dia tirar a carta seja um bocado como a factura de electricidade... dos 500 € de custo 200 € pagam a formação teórica e o resto é para pagar coisas que nos deveriam ser ensinadas noutro sitio ou sao tao obvias que se nao as sabemos entao tambem nao deveríamos conduzir  :irritado:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 27, 2016, 20:22:37, 20:22
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, se acaso essa do alcoolímetro vingar, vai ser uma palhaçada pois as formas de o contornar imagino que serão imensas... 
A este respeito lembro-me de ter lido algo relativamente ao território Francês e que "obrigava" a que cada veículo tivesse o seu alcoolímetro portátil (algo básico tipo saco-balão e até fornecido em restaurantes), para que houvesse o cuidado por parte dos condutores de fazerem o teste a si mesmos antes de pegarem na viatura. Desconheço por completo os resultados práticos de tal, mas na minha ideia...só com alguma ingenuidade se poderá pensar que a maioria será responsável a esse ponto. Haverá sempre quem o faça...é claro, mas infelizmente não creio que fosse algo capaz de mudar o paradigma dos acidentes provocados pela ingestão de álcool em excesso.

Mas mesmo partindo do princípio que até conseguiam avançar com um sistema muito evoluído, tal como aquele que está ainda a ser desenvolvido pela Honda e pela Hitachi (ver AQUI, quem é que iria pagar as alterações aos veículos se acaso houvesse uma ligação directa à colocação do motor em funcionamento? E quem é que iria pagar o próprio aparelho?

Não digo que dentro de uns quantos anos não venha a ser obrigatória a inclusão de um aparelho "à prova de esquemas" e instalado de série nos automóveis, quase como a obrigatoriedade actual de terem ABS ou então o ESP que se está a generalizar até em citadinos. Mas até lá, parece-me ser uma meta demasiado ambiciosa por parte do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária. 

Aliás...e as motos? Podia-se beber porque não tinham forma de levar alcoolímetro, ou passavam todas a ter met-in para levar o dito? :D

Presentemente não vejo como viável o que a imprensa andará já a divulgar, mas se o Governo acaso perceber que ganha ali algo (e não estou a falar do acréscimo de segurança rodoviária)...então meus amigos, vão chover alcoolímetros.  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 27, 2016, 22:46:58, 22:46
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não será certamente aulas de primeiros-socorros como as de um curso de socorrismo.  :)
Até porque titulo de socorrista só se obtém com um curso especifico tão trabalhoso ou mais do que a carta de condução.

O mais provável de acontecer será incluírem um capítulo de primeiros socorros com matéria básica e que dará lugar a um grupo de perguntas a juntar às já existentes nos actuais exames de código.

Isto acontece em imensas outros tipos licenças... seja para conduzirem um barco ou uma asa delta!

Por norma são coisas básicas, como distinguir as prioridades de socorro, saber colocar na posição lateral de segurança, o que fazer em caso de hemorragias ou fracturas...

Umas noçõezinhas básicas podem ser  muito úteis caso algum dia tenham um azar, e algum automobilista ou motociclista nas suas melhores intenções decidir vos ajudar a retirar o capacete e a levantar!  ;)

Dezembro 28, 2016, 09:22:30, 09:22
Responder #10

rodrigues

  • Visitante
Essas aulas deveriam ser obrigatórios no ensino tanto básico como secundário.

Por exemplo em caso de catástrofes como sismo ou outros é sempre bom termos o mínimo de conhecimento a fim de dar os primeiros socorros.

Só a simples presença ao lado do acidentado é muito bom pois evita estados de pânico.

Dezembro 28, 2016, 10:05:31, 10:05
Responder #11

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386


...

Presentemente não vejo como viável o que a imprensa andará já a divulgar, mas se o Governo acaso perceber que ganha ali algo (e não estou a falar do acréscimo de segurança rodoviária)...então meus amigos, vão chover alcoolímetros.  :D

Normalmente os serviços colocam a circular na comunicação social ideias para testar a reação. Aquelas que merecem mais repúdio ou menor aprovação desaparecem ou são alteradas, por isso onde há fumo, há fogo. Mas pode não ser visível no curto prazo ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 28, 2016, 11:10:56, 11:10
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Sim, se acaso essa do alcoolímetro vingar, vai ser uma palhaçada pois as formas de o contornar imagino que serão imensas... 
A este respeito lembro-me de ter lido algo relativamente ao território Francês e que "obrigava" a que cada veículo tivesse o seu alcoolímetro portátil (algo básico tipo saco-balão e até fornecido em restaurantes), para que houvesse o cuidado por parte dos condutores de fazerem o teste a si mesmos antes de pegarem na viatura. Desconheço por completo os resultados práticos de tal, mas na minha ideia...só com alguma ingenuidade se poderá pensar que a maioria será responsável a esse ponto. Haverá sempre quem o faça...é claro, mas infelizmente não creio que fosse algo capaz de mudar o paradigma dos acidentes provocados pela ingestão de álcool em excesso.

Mas mesmo partindo do princípio que até conseguiam avançar com um sistema muito evoluído, tal como aquele que está ainda a ser desenvolvido pela Honda e pela Hitachi (ver AQUI, quem é que iria pagar as alterações aos veículos se acaso houvesse uma ligação directa à colocação do motor em funcionamento? E quem é que iria pagar o próprio aparelho?





2 pontos:


Houve uma tentativa em Franca ha uns 4 ou 5 anos de obrigar a ter alcoolimetros portateis no veiculo... mas na altura da implementação da lei houve um serie de problemas e escândalos, desde a simples inexistência de aparelhos em numero suficiente até à descoberta e publicação nas comunicação publica que o responsável pela empresa que iria vender os aparelhos era amigo pessoal de Nikolas Sarkozy  :D :D :D 


Pelo que para abafar o escândalo, os republicanos tiveram uma "amnesia selectiva" e nunca mais se ouviu falar nisso  :D :D





2 ponto: o "alcool locker"... ja ha muitas marcas que tem esse dispositivo pois penso que existem casos em que os tribunais de alguns países obrigam a sua montagem para condutores que ja foram apanhados diversas vezes com alcool. Ja li algures que são obrigatórios na Alemanha e na Suecia mas isso não é verdade  :nice:



http://accessories.volvocars.com/en-cl/C30/Accessories/Document/VCC-449113/2013



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l