Autor Tópico: Legislação sobre bicicletas - Perda de pontos  (Lida 2999 vezes)

Maio 23, 2017, 11:30:25, 11:30
Lida 2999 vezes

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Não tendo directamente a haver com legislação na área de motociclismo, tem a haver na área do "biciclismo".

Ao ler a revista da Pro-Teste deparei-me com esta noticia



Isto é um cenário comum dentro das grandes cidades, já para não falar das vezes que andam em cima dos passeios com "o rei na barriga".

Só gostava de perceber como as autoridades conseguem levar à prática esta legislação pois as bicicletas não têm matricula e não estou a ver nenhum agente de autoridade a ir a correr atrás da bicicleta.

Além do mais, se a bicicleta ficar apreendida por um periodo longo de tempo, o proprietario pode ir uma loja comprar outra e continuar a ignorar as regras de transito em nome da "mobilidade sustentável" e do "environmentally friendly".
« Última modificação: Maio 23, 2017, 11:31:50, 11:31 por pjmartinho »

Maio 23, 2017, 13:04:24, 13:04
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pontos Pontos...  :)

Concordo que existem abusos por parte de muitos ciclistas (eu também ando de bicicleta - em lazer - e constata-se), mas com isso "aproveitar" para ir tirar os pontos à carta de carro, moto ou outro veículo motorizado..hum.  :pensador:

Uma coima sim se o caso o justificar (de acordo!), mas fazer ali uma ligação para ir buscar mais uns pontos por via da condução de uma bicicleta, talvez seja excessivo.
Pelo menos sou levado a pensar que talvez seja um bocado de mais...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 23, 2017, 13:38:07, 13:38
Responder #2

rodrigues

  • Visitante
Também acho ridículo tirar pontos na carta de condução, concordo em aplicar coima, agora penalizar na carta !...

Se um ciclista que não tem carta só é penalizado com coima e apreensão da bike quem tem carta fica sem pontos ? simplesmente ridículo tanta palhaçada.

Imaginem que um peão passa fora da passadeira colocando em risco os ciclistas? também fica sem pontos ?...só se for em compras no Continente.

Enfim, o défice tem de baixar a todo o custo




Maio 23, 2017, 14:26:15, 14:26
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
É a educação para o civismo e prevenção rodoviária. Penalizar em vez de educar, criando discrepâncias e injustiças.

Maio 23, 2017, 15:35:02, 15:35
Responder #4

las650

  • Visitante
no caso de um ciclista não encartado que sinais tem de conhecer?
tem de respeitar sinais como o triângulo de perda de prioridade? Ou o rectângulo amarelo de via com prioridade? Ou o sinal de entroncamento sem prioridade etc.
E se for um menor?
Onde começam e acabam as obrigações do ciclista? :toma:

Maio 23, 2017, 18:15:50, 18:15
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Há um aspecto que conta a favor do ciclista: Ou é abordado no momento ou nada a fazer, não existe matrícula para a multa chegar lá a casa :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 24, 2017, 13:46:50, 13:46
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Bem...

Como condutor habilitado para motociclos e ligeiros nada me impede de conduzir bicicletas e só por questões logísticas não posso ter enquanto viver num apartamento de apenas 30m² mas conto vir a utilizar também a bicicleta quando finalmente mudar de casa - já há planos e projectos...  :D

Não quero entrar em guerrilhas entre "os tipos dos carros contra os tipos das bicicletas" mas há gente que simplesmente são uns anormais - para ser simpatico - e que se consegue ainda adjectivar mais a coisa para os conseguir distinguir do meio da sociedade pelo aquilo que realmente são.

Ora aqui o vai o relado de hoje:
Estava parado no semáforo (vermelho) ali no Laranjeiro tal como os restantes condutores.
Passa um senhor de bicicleta, equipado com colete reflector e capacete (muito bem) e não é que vai por ali fora?!
Atravessou a linha do metro, a passadeira de peões, o cruzamento e de novo outra passadeira de peões...somando a coisa tinha ficado logo ali sem carta tantos eram os pontos a menos...
Ficou verde, consegui apanhá-lo mais à frente, abri a janela do carro e disse: "olhe que o semáforo é também para bicicletas"
Claro que começou logo a responder mal: "para já quem é o senhor para me estar a falar e já agora, o que tem a haver com isso de eu passar no vermelho?!"
Como geralmente nunca se consegue ganhar a um idiota pela experiência do próprio, disse-lhe apenas "então olhe, continue a fazer o mesmo" e segui viagem...

Apenas quis aqui deixar o relato apenas pelo seguinte, que se enquadra ligeiramente no tópico e que entra ligeiramente em offtopic dentro do mesmo assunto:
-"as exigencias da malta das bicicletas com novas ciclovias e afins"
Como podem exigir tanto se há pessoas que dão estes exemplos?! É que este é o tipo de gente que mancha qualquer tipo de comunidade em que se insiram...neste caso as bicicletas mas também há idiotas destes nas motos...

Resumindo: irrito-me com estes atrasados mentais e não por serem bicicletas, motos, carros, camiões... estes é que deveriam ser apanhados e bem apanhados e ficarem inibidos de se deslocarem na via publica - vão a pé e já com muita sorte!



Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 24, 2017, 15:18:24, 15:18
Responder #7

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Concordo absolutamente. Uso bicicleta para fins de desportivos há décadas e tenho a maior vergonha de, como ciclista, ver a maioria ( infelizmente é a maioria) maltratar o código da estrada de forma sistemática. Chateia-me verem-me como parvo quando paro nos semáforos
Devia ser exigida licença e registo das bicicletas ( como já foi) que usem a via pública e estendido o princípio das 125 às bicicletas.
A razão é perceberem que tem as mesmas sanções que nós quando usam bicicleta. E depois é meter a fiscalização a trabalhar.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 24, 2017, 17:33:40, 17:33
Responder #8

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Concordo absolutamente. Uso bicicleta para fins de desportivos há décadas e tenho a maior vergonha de, como ciclista, ver a maioria ( infelizmente é a maioria) maltratar o código da estrada de forma sistemática. Chateia-me verem-me como parvo quando paro nos semáforos
Devia ser exigida licença e registo das bicicletas ( como já foi) que usem a via pública e estendido o princípio das 125 às bicicletas.
A razão é perceberem que tem as mesmas sanções que nós quando usam bicicleta. E depois é meter a fiscalização a trabalhar.

Se têm os mesmos direitos que os restantes utilizadores das estradas, então também têm de ter as mesmas obrigações/sanções.

Dezembro 28, 2017, 19:09:06, 19:09
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sem haver uma matrícula, torna-se particularmente difícil colocar em prática as ditas "sanções".

Não digo que seja impossível, mas implica ou perseguição apeada  :D e autuação no momento, ou então colocar um eventual veículo automóvel a furar por entre o trânsito....onde a bicicleta tem clara vantagem.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 28, 2017, 20:47:52, 20:47
Responder #10

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Sem haver uma matrícula, torna-se particularmente difícil colocar em prática as ditas "sanções".

Não digo que seja impossível, mas implica ou perseguição apeada  :D e autuação no momento, ou então colocar um eventual veículo automóvel a furar por entre o trânsito....onde a bicicleta tem clara vantagem.

Começo a perceber o porque de determinadas pessoas ditas viradas exclusivamente para as 2 rodas em recusarem todas essas exigências...os meninos querem é ficar impunes e viver de apenas regalias! Badamerda para eles!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 28, 2017, 22:27:03, 22:27
Responder #11

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
A bom exemplo dos nossos políticos  e as leis que tentam passar às escondidas parece que nas bicicletas é mais dos mesmo...

Pois a boa maneira portuguesa. "Ou á moral ou comem todos não é verdade?!"


Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 21, 2019, 23:59:37, 23:59
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Algo me diz que esta medida que se anuncia para este ano (benefício monetário) poderá trazer mais umas quantas bicicletas eléctricas para as vias urbanas.

Terá é de continuar a haver, também da parte dos seus utilizadores, o respeito pelas regras de trânsito.
Por mim falo também, claro. Ainda que algo afastado do ciclismo desde há uns tempos para cá...  :corado:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/estado-apoia-compra-de-carros-eletricos-em-3-mil-euros-e-bicicletas-eletricas-em-250-euros

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 22, 2019, 00:14:43, 00:14
Responder #13

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Tinha visto isso esta tarde. Não sei quando começarão as candidaturas nem como será o processo.

Tive a infelicidade de ficar sem a minha Stromer recentemente e agora já não me apetece dar tanto dinheiro para a repor.

As 940 da Decathlon são inferiores e até não são bonitas mas são 1900€ de bicicleta, 1/3 do preço das melhores.