Autor Tópico: Garantias! Com que posso contar? Como fazer? Em que prazo? Que soluções?  (Lida 1696 vezes)

Agosto 10, 2017, 10:50:16, 10:50
Lida 1696 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Garantias!
Com o que posso contar? Como fazer? Que prazos tenho? Que soluções?






De forma algo regular - mais do que seria desejável - lemos aqui no fórum e noutros fóruns ligados ao sector automóvel e de motociclos, a existência de grandes dificuldades em serem aceites reclamações em período de garantia, ou então notícia de alegados concessionários/oficinas que determinam por si mesmos que algum componente não está abrangido por garantia e exige pagamento para a reparação/substituição...ou, pior ainda, um apontar directo ao cliente, responsabilizando-o por um mau uso ou desconforme com as características do veículo, mesmo nada havendo que justifique tal tipo de interpretação e leviandade nas conclusões...


Pois é assim importante divulgar que felizmente existe um centro de resolução alternativa de litígios  em Portugal e que tem competência especializada para resolver estas questões, na forma de informação e aconselhamento jurídico independente e gratuita, capaz de possibilitar ou facilitar a resolução de litígios através da mediação, conciliação ou...caso seja necessário, julgamento arbitral, isto sem qualquer limite de valor.


Sem mais delongas, deixo-vos um documento em PDF (em que o Centro de Arbitragem descreve os passos detalhadamente) e que fica a constar deste tópico para servir de eventuais consultas posteriores, esperando eu que nunca tenham de o consultar atentamente e ao detalhe em virtude de algum tipo de litígio com um concessionário ou oficina. :)



GARANTIA DE PEÇAS > CENTRO ARBITRAGEM SECTOR AUTOMÓVEL


Página oficial: http://www.arbitragemauto.pt/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 10, 2017, 11:22:38, 11:22
Responder #1

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Excelente tópico. Servirá de informação e ajuda a muitos!!

Agosto 10, 2017, 12:19:04, 12:19
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É essa a ideia.  :nice:

Poder aqui concentrar casos, informações, respostas dadas e soluções encontradas de um modo mais fácil.

A discussão concentrada num local poderá facilitar este tipo de tema.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 10, 2017, 12:29:47, 12:29
Responder #3

JPA

  • Visitante
Desde já parabéns por este tópico... :palmas:

Já cá faltava um tópico cuja a discussão e utilidade é mais que oportuna e útil a todos, e sobretudo  que haja algum sentido pedagógico sobre este assunto.

Vamos fazer de conta que não estamos em Westeros... será que vai dar??  :toma:

Agosto 10, 2017, 14:41:50, 14:41
Responder #4

rodrigues

  • Visitante
Já coloquei no tópico da Benelli 502 TRK mas repito aqui a mesma foto retirada do livro de garantia que me foi fornecido pela Honda aquando da aquisição da CB500X.

Tirem as licitações que quiserem mas a verdade é que se as regras do livro forem seguidas à risca pelos concessionários ficamos com o quê para protestarmos ?...

É caso para dizer,...que se lixe a garantia  :napodeser:






Agosto 10, 2017, 15:07:47, 15:07
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
As garantias são de facto tramadas naquilo que vem escrito nos manuais do fabricantes das diferentes marcas.

Mas nada como questionar e rebater se entendemos que existe razão.

Uma das coisas que regularmente se ouve é o irritante "isso é mau uso" ou então "esse desgaste é normal" e com isso as marcas vão fazendo valer esse argumento-tipo, havendo poucos que os rebatem efectivamente.

Posso dizer que um Lumia 950 já o enviei por duas vezes para trás (Worten) com o mesmo sintoma...e se acaso me dissessem que não aceitavam a reparação ao abrigo da garantia ou me dessem alguma desculpa de mau uso ou outra treta, escrevia directamente no Portal da Queixa e outra escrito de igual teor e conteúdo para a Worten.
É apenas um exemplo...

Nas motos há coisas que são mesmo de desgaste e relacionadas sobretudo com a utilização/quilometragem, mas outras há que o manual limita (ou tenta...) e temos de ser nós a explicar ou demonstrar que o direito à substituição gratuita nos assiste com inteira razão. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 10, 2017, 17:20:52, 17:20
Responder #6

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Excelente ideia deste tópico. Como escrevi noutro lado a garantia não é negociável pelas partes, por isso o que está no livro é apenas uma tentativa do fabricante para condicionar o consumidor
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 10, 2017, 18:38:35, 18:38
Responder #7

pedroareias

  • Visitante
Psicologia 101. Degradação de revestimentos, riscos, toda a espécie de técnicas de indução de sentimento de culpa. Se fez X não devia ter feito, se lavou não devia ter lavado. O consumidor é um sitting duck.

Agosto 10, 2017, 21:39:18, 21:39
Responder #8

rodrigues

  • Visitante
Psicologia 101. Degradação de revestimentos, riscos, toda a espécie de técnicas de indução de sentimento de culpa. Se fez X não devia ter feito, se lavou não devia ter lavado. O consumidor é um sitting duck.

Era mesmo isso que eu queria dizer, ainda bem que voltaste Pedro  :cool:


Agosto 12, 2017, 21:07:37, 21:07
Responder #9

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Bom post!

Não levem a letra tudo o que leiam nos manuais dos contrutores. Na maioria são traduções mal feitas e vindas fora da União europeia o que legalmente não valem nada.

Muitos dos representantes estão no meio do jogo entre o fabricante e as concessões  que tem nós como clientes. No final a lei e que vale é o resto blábláblá...

Expressões que vejo nas garantias de que só peças originais e manutenções na rede das marcas etc... só tanga.

Agora sempre vai existir situações que estão na fronteira e que a resolução será sempre dúbia e isto não é específicos de certas marcas, mas de todas no mercado. Desgaste ou defeito!

Desgaste de um pneus aos 3000km será que é defeito ou feitio!

Sempre que se tem de acionar uma garantia é mau para o cliente e para a marca e todos os intervenientes, isso não parece claro, parece que para alguns é um situação normal e corrente.

Tal como o direito conseguido de termos uma garantia de 2 anos foi marco muito importante nas mesma medida o abuso que muita vezes existe é um facto que só prejudica quem realmente tem a necessidade de utilizar levando a situações de restrições que outro modo não deveria existir.

Cada vez que vejo comentários que certos países isto e aquilo, porque são melhores a produzir que outros ... iluminados omnipresentes.... bem adiante.

São produtos de consumo produzidos com o mínimo custo...
Querem todos ter produtos feitos por medida para durar a vida toda e pagar o custo dos que são feitos para serem a acessíveis aos esses mesmos que os compraram e que se queixam mais que todos.




Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 27, 2019, 23:37:31, 23:37
Responder #10

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Bom post, como é habito do Sapiens21  :nice:

inscrevi-me num forum só de HD Street XG750 (https://www.hdstreetforums.com/) e andei a ler lá uns posts sobre problemas que alguns motores tiveram. E foi ai que me surgiu uma duvida sobre a garantia aqui em portugal.

A duvida é, aqui em portugal ao abrigo da garantia, existe alguma hipótese de durante a garantia o cliente pedir devolução?
Por exemplo, a mota teve uma fuga de óleo 3 vezes, isto poderá ser motivo para devolução?
Dei este caso como exemplo mas o que eu gostaria de esclarecer é se existe algum caso em que é possível pedir devolução.

Cumprimentos
« Última modificação: Fevereiro 27, 2019, 23:41:56, 23:41 por ricardmag »
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Fevereiro 28, 2019, 00:21:12, 00:21
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não propriamente, mas... :)

Se avariou 3 vezes, tem de ser reparado 3 vezes e colocado conforme indicação do fabricante...com peças originais.

Agora se um litígio chegar mesmo a entrar em Tribunal, provando-se um continuado problema sem resolução e lesando o propósito da sua utilização, então é bem possível que uma marca se "chegue à frente", propondo uma alternativa que pode inclusivamente passar pela recepção da unidade em causa e criando condições atractivas para a aquisição de outro modelo.

Isto que estou a dizer não é inédito. No ramo automóvel sei que já aconteceu!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2019, 09:51:49, 09:51
Responder #12

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Já era de prever que numa situação limite teria de meter advogados ao barulho.
Será que centro de arbitragem tem condições para resolver uma situação extrema destas?

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's