Autor Tópico: Governo alarga apoios à compra de motos eléctricas  (Lida 6603 vezes)

Janeiro 01, 2019, 21:48:07, 21:48
Responder #50

marcopns

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O consumo que eu indiquei no meu caso de 5,6kwh/100km é na tomada e inclui todas as perdas.
Nos carros e motas o consumo indicado no computador de bordo refere-se a energia que sai das baterias. No entanto o processo de carga tem perdas entre 8 a 15%. O ideal será sempre medir na tomada, porque inclui todas as perdas com rigor, se não for possível, basta adicionar cerca de 10% ao valor indicado pelo computador de bordo.

O que faz muita falta nas motas eléctricas é a tomada para carregamento rápido. A Enérgica é a única marca que conheço que suporta carga rápida em 30 minutos, mas o preço é ainda mais assustador.. É algo fundamental para viagens longas.

A importação de Espanha ou França é uma excelente opção. É possível encontrar modelos semi-novos Bmw ou Zero Ds por cerca de 8 000€. A legalização de VEs não paga impostos.

Janeiro 01, 2019, 23:09:43, 23:09
Responder #51

twin-pt

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Próximo passo no fórum...falarmos da instalação de painéis solares e respectivo material para carregarmos um dia o nosso automóvel e a nossa...

Este assunto tem pano para mangas. Pessoalmente já andei a ver a oferta existente, e a maioria esbarra no armazenamento. Ineficiente, caro e de manutenção elevada...

A exceção parece ser a Powerwall da Tesla, que não sei se já está em comercialização em Portugal... Pelo menos eu tenho n pedidos de contacto e ainda nenhum retorno. Mas estou atento...



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João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Janeiro 01, 2019, 23:46:42, 23:46
Responder #52

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
A importação de Espanha ou França é uma excelente opção. É possível encontrar modelos semi-novos Bmw ou Zero Ds por cerca de 8 000€. A legalização de VEs não paga impostos.

Muito interessante... :nice:
Temos cá no fórum um "especialista" no que toca a trazer motociclos do estrangeiro.  ;)

Uma Zero DS por €8.000, sendo semi-novo, diria que é mesmo um preço apetecível. Mais ainda quando se olha para o preço em nova por cá.

---------------------------------

Já agora Marco...tens conhecimento deste tipo de instalações?

https://www.lugenergy.pt/postos-carregamento-carros-electricos/

O preço indicado na imagem que deixo abaixo é em lugar de garagem comum, pelo que presumo que para uma moradia (talvez) fique um pouco mais baixo o custo. Ou será que não?  :pensador:


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 02, 2019, 00:01:48, 00:01
Responder #53

marcopns

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Próximo passo no fórum...falarmos da instalação de painéis solares e respectivo material para carregarmos um dia o nosso automóvel e a nossa...

Este assunto tem pano para mangas. Pessoalmente já andei a ver a oferta existente, e a maioria esbarra no armazenamento. Ineficiente, caro e de manutenção elevada...

A exceção parece ser a Powerwall da Tesla, que não sei se já está em comercialização em Portugal... Pelo menos eu tenho n pedidos de contacto e ainda nenhum retorno. Mas estou atento...



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Estou agora mesmo a instalar 3 paineis para auto-consumo. É o que me parece fazer mais sentido. Devo reduzir a conta da luz em 15€ por mês com um pequeno investimento de 550€.

A Powerwall é um simples pack de baterias com uma caixa bonita. Fácil fazer com um custo muito mais reduzido.

Mas construir um sistema capaz de produzir o suficiente para a casa e carro e mota, assim por alto, 20kwh de baterias, 6kw (ou mais) de painéis solares, um inversor híbrido...  são 15 000€ a 20 000€ onde metade da factura sao baterias. E fica sempre um problema, falta de produção em dias nublados e de chuva, excesso de produção no Verão

Janeiro 02, 2019, 00:07:41, 00:07
Responder #54

Sapiens21

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Estive agora a ver os preços das Zero DS ( não é das novas 2019) e fica claro que os €8.000 como semi-novo é de facto um preço muitíssimo bom.

Novas são caríssimas... :toma:



A ZEEV.PT comercializará também usadas, imagino.  :pensador:

Quanto aos painéis, ainda assim Portugal (e os portugueses) até serão dos que menos se poderão "queixar", já que teremos, assim por alto, uns 8 meses com abundância de sol, sendo que pelo menos metade desses meses com umas boas 10 horas/dia de média.  :nice:
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Janeiro 02, 2019, 00:09:05, 00:09
Responder #55

dfelix

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Estar a misturar as coisas com os impostos e taxas que se cobram pelos governos é irrelevante.

No momento em que se retira milhões de um lado para compensar tostões do outro não é irrelevante.

Mas o custo de manutenção pode ser superior noutras motas, por exemplo a Brammo e a Volta têm tracção por corrente e correia respectivamente, que têm de ser trocados em intervalos pré-definidos. 

Do que vi em reviews, a Brammo tem embraiagem e uma caixa de 6 velocidades convencional.
A ideia deles é preservar a experiência de condução duma moto a combustão, mesmo sendo eléctrica.
Isto implicará certamente manutenção. Apesar de que certamente bem menos regular.

Hoje eu apostava na importação de uma BMW C-Evo por cerca de 8 000€ com garantia de fabrica.

Isso é o valor que faria sentido algo das mesmas características custar novo.
Tenho algumas dificuldades em perceber a razão do custo das eléctricas. Entendo que o R&D é elevado e tem que ser pago, mas ciclística e equipamento não é muito diferente. Resta baterias e motor... e este especificamente até envolve bem menos componentes e peças móveis.

O preço por hora é o mesmo. Por vezes cobram tempo que nos parece exagerado. Como não há peças para trocar, as facturas são constituidas quase na totalidade por mão de obra. Deixo aqui 3 exemplos que roubei do DB de um conhecido (espero que ele nao se importe) de uma C-evo.

O preço por hora é o mesmo, taxado em fracções de 10 minutos.
Do que vi nas facturas, o tempo gasto nem me pareceu desadequado face ao que certamente será a manutenção.
Não há peças para trocar, mas uma revisão não é só motor. Há diversos pontos que são verificados, lubricados, etc.

Próximo passo no fórum...falarmos da instalação de painéis solares e respectivo material para carregarmos um dia o nosso automóvel e a nossa....

Nosso automóvel?  :pensador:

Já se tocou no tema dos painéis em vários dos muitos tópicos que este fórum tem sobre a revolução das eléctricas. O mais recente foi  aqui.


Janeiro 02, 2019, 00:14:28, 00:14
Responder #56

marcopns

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A importação de Espanha ou França é uma excelente opção. É possível encontrar modelos semi-novos Bmw ou Zero Ds por cerca de 8 000€. A legalização de VEs não paga impostos.

Muito interessante... :nice:
Temos cá no fórum um "especialista" no que toca a trazer motociclos do estrangeiro.  ;)

Uma Zero DS por €8.000, sendo semi-novo, diria que é mesmo um preço apetecível. Mais ainda quando se olha para o preço em nova por cá.

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Já agora Marco...tens conhecimento deste tipo de instalações?

https://www.lugenergy.pt/postos-carregamento-carros-electricos/

O preço indicado na imagem que deixo abaixo é em lugar de garagem comum, pelo que presumo que para uma moradia (talvez) fique um pouco mais baixo o custo. Ou será que não?  :pensador:



Sim, claro que conheço e nao necessitas de nada disso. Os carros ou motas têm um carregador de origem de 10A que permite carregar em qualquer tomada. É lento mas as 7H de horário vazio durante a noite sao suficientes para carregar 100km de autonomia para o dia seguinte.
Se quiseres carregar mais depressa, instalas uma vulgar tomada azul CE 32A e compras um Evse portátil por 450€ que permite transportar para qualquer lado e alterar a potencia de carga consoante a necessidade e o tipo de tomada disponível. O meu evse comunica com um enode no quadro eléctrico e ajusta a potencia de carga do carro de acordo com o consumo da casa. Permite alterar todos os parâmetros numa pagina web, e faz todos os registos num servidor online. Um caso raro em que tens um produto imensamente superior por um preço muito inferior.   

Janeiro 02, 2019, 00:28:31, 00:28
Responder #57

dfelix

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Estou agora mesmo a instalar 3 paineis para auto-consumo. É o que me parece fazer mais sentido. Devo reduzir a conta da luz em 15€ por mês com um pequeno investimento de 550€.

Cerca de 3 anos até amortizar não é mau.
Mas... quanto geram esses 3 paineis?

..., 6kw (ou mais) de painéis solares, um inversor híbrido...  são 15 000€ a 20 000€ onde metade da factura sao baterias.

A última vez que andei de volta deste assunto, só cada painel de 300W custava alguns 500 euros.
Para 6kw seria necessário uns 20 paineis desses. O que são alguns 10.000 eur.  E tendo em conta que tinham cerca de metro e meio... convém ter um bom telhado para isso.
 :)

A questão do armazenamento parece fazer sentido numa caravana, barco ou algo mais isolado...

Numa habitação há sempre possibilidade de vender á rede. Mas não sei que preços estão a praticar hoje em dia.

Janeiro 02, 2019, 00:38:04, 00:38
Responder #58

marcopns

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Estou agora mesmo a instalar 3 paineis para auto-consumo. É o que me parece fazer mais sentido. Devo reduzir a conta da luz em 15€ por mês com um pequeno investimento de 550€.

Cerca de 3 anos até amortizar não é mau.
Mas... quanto geram esses 3 paineis?

..., 6kw (ou mais) de painéis solares, um inversor híbrido...  são 15 000€ a 20 000€ onde metade da factura sao baterias.

A última vez que andei de volta deste assunto, só cada painel de 300W custava alguns 500 euros.
Para 6kw seria necessário uns 20 paineis desses. O que são alguns 10.000 eur.  E tendo em conta que tinham cerca de metro e meio... convém ter um bom telhado para isso.
 :)

A questão do armazenamento parece fazer sentido numa caravana, barco ou algo mais isolado...

Numa habitação há sempre possibilidade de vender á rede. Mas não sei que preços estão a praticar hoje em dia.
Os meus sao no total 620W, sei que vou oferecer alguns watts a EDP.
A venda a rede não é apelativa. O preço de venda é baixo e as taxas são elevadas.

Há uma loja na R. Checa que tem bons preços em painéis, baterias, etc. Procura por Gwl Power.
20 painéis de 320W custam 3 570€ já com Iva e transporte incluídos.

Janeiro 02, 2019, 00:42:17, 00:42
Responder #59

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Do que vi em reviews, a Brammo tem embraiagem e uma caixa de 6 velocidades convencional.
A ideia deles é preservar a experiência de condução duma moto a combustão, mesmo sendo eléctrica.
Isto implicará certamente manutenção. Apesar de que certamente bem menos regular.
(....)

Do que vi (a partir da página 40), não me parece que resulte em algo especialmente caro em termos de manutenção, já que a maioria é inspeção visual. :)

Pesquisar p.ex. no Google pelo PDF: EmpulseOwnersManual_2012-13_1.02 PDF


(....)
Próximo passo no fórum...falarmos da instalação de painéis solares e respectivo material para carregarmos um dia o nosso automóvel e a nossa....

Nosso automóvel?  :pensador:

Já se tocou no tema dos painéis em vários dos muitos tópicos que este fórum tem sobre a revolução das eléctricas. O mais recente foi  aqui.

Sim...cada um com o seu automóvel ou motociclo e a carregar na sua respectiva casa.
Não há necessidade de fazer "filmes".
A mesma ficha carrega um motociclo ou automóvel, pelo que não vejo igualmente problema (se acaso o houvesse) em mencionar "automóvel" nesse contexto.

E já agora, eu disse que o próximo passo seria falar dos painéis solares e tudo o que tal envolve, mas não disse que era aqui. Seria sim no sentido de "aproveitar" (espero não ser mal entendido o sentido da palavra) o conhecimento de quem realmente percebe deste tema e se inscreveu aqui no fórum.

Claro que os temas se pegam um bocado, mas isso não há como evitar. :)
Espero que não te importas com o tema da mobilidade eléctrica ou canalizar-se um pouco o conteúdo do fórum nesse sentido.

A revolução está para breve, não há já muito como olhar de outra forma.


(....)Os carros ou motas têm um carregador de origem de 10A que permite carregar em qualquer tomada. É lento mas as 7H de horário vazio durante a noite sao suficientes para carregar 100km de autonomia para o dia seguinte.
(....)

Não sendo o ideal, chega perfeitamente para uma utilização diária. Para um carregamento que se suponha pela noite, não tem problema.
O problema coloca-se quando se quer viajar e o alcance da autonomia não permite. Mas isso são depois outras questões...nomeadamente de postos disponíveis ou em condições.

Sim ...em condições. Porque infelizmente o que mais existe são postos de carregamento rápido vandalizdos.  :(
« Última modificação: Janeiro 02, 2019, 00:51:27, 00:51 por Sapiens21 »
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Janeiro 02, 2019, 01:03:56, 01:03
Responder #60

dfelix

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...não me parece que resulte em algo especialmente caro em termos de manutenção, já que a maioria é inspeção visual.

Uma embriagem e caixa convencional nunca terá uma inspecção só visual...
Aquilo continua a ter discos e óleo. A vantagem é que não será contaminada pela parte de combustão que não existe.
Mas terá sempre manutenção. Certamente não muito diferente da que é realizada por exemplo nos veios de transmissão.

Claro que os temas se pegam um bocado, mas isso não há como evitar. :)
Espero que não te importas com o tema da mobilidade eléctrica ou canalizar-se um pouco o conteúdo do fórum nesse sentido.

Como um dos maiores reponsáveis por offtopics aqui... obviamente não me vou importar que se debata essas questões num tópico sobre apoios do governo.  :D

Já agora...
Alguém já reparou no "assobio" que os postos de carregamento emitem?
 :o

Há uns dias passei por um por um que até tentei gravar com o telemóvel...



Aqueles transformadores a bombar emitem uma frequencia bem aguda!!!

Janeiro 02, 2019, 01:18:34, 01:18
Responder #61

marcopns

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É verdade... a Vectrix tinha a substituição do oleo da caixa redutora, tal como a Brammo certamente terá a troca do oleo da caixa de velocidades. Mas os intervalos são extremamente alargados.

Para viajar, os postos de carga rápida distinguem-se dos lentos porque têm a "mangueira" incluida.  Como as cargas rápidas são pagas é necessário também um cartão de um comercializador de energia (CEME). Os Ceme existentes são 4,  a Prio, Edp, Galp, Evaz. Mas como disse lá atrás,  só a Energica está preparada para usar estes postos.

Os postos lentos ainda são grátis, necessitas de um cabo que custa cerca de 150€ e geralmente é oferecido na compra da viatura.

Esse assobio não é do posto de carga, é um Renault Zoe a carregar
O posto da imagem é lento, não tem transformadores.

Os postos rápidos fazem um assobio semelhante, mas mais baixo. Por vezes é disfarçado pelo funcionamento da ventilação do posto. São postos que convertem AC em 50kW DC, novos da Efacec chegam aos 400kW DC.

Janeiro 02, 2019, 01:26:03, 01:26
Responder #62

dfelix

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Esse assobio não é do posto de carga, é um Renault Zoe a carregar

O som vem de dentro do posto!!!
Por isso fica mais alto quando aproximei o telemóvel do mesmo.

Depois fugi... não fosse aquilo explodir ao ao meu lado.
 :D


Janeiro 02, 2019, 08:01:43, 08:01
Responder #63

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parece-me que é capaz deve ter escapado aquilo que escrevi mais acima e por isso coloco agora a Bold e sublinhado...

(....)

Do que vi (a partir da página 40), não me parece que resulte em algo especialmente caro em termos de manutenção, já que a maioria é inspeção visual. :)

(....)

A maioria das coisas são inspeções e ajustes:

Check;
Adjust;
Inspect;
Visualy Inspect;
Look for;
------------------------------
Replace if needed;
Replelace if necessary.
Replace


Diria que os custos não serão especialmente elevados. Seguramente bem mais baixos que uma moto com motor de combustão. Mas seguramente...









-------------------------------------------------------

Já agora @marcopns e quando for possível responder, esses apoios do Governo e da tua experiência com a aquisição já de 3 V.E., são imediatamente abatidos no valor final e momento da compra, ou trata-se de um valor que é reavido posteriormente?

Fala-se, para 2019, de um desconto de 2.250 euros para quem comprar um veículo 100% eléctrico, assim como o incentivo à compra de motociclos eléctricos, através de financiamento do Fundo Ambiental.

Em que é que se traduz esses incentivos em vigor?
Trata-se de incentivos fiscais?

Obrigado desde já pelo esclarecimento.  :nice:
« Última modificação: Janeiro 02, 2019, 08:27:01, 08:27 por Sapiens21 »
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Janeiro 02, 2019, 09:06:32, 09:06
Responder #64

marcopns

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Os 2250€ são transferidos para a nossa conta algumas semanas ou meses depois.
São limitados as primeiras 1 000 candidaturas. Em 2018 o inventivo a compra de motociclos não foi integralmente usado, acabando por ser transferido para a compra de carros.

Janeiro 02, 2019, 09:38:05, 09:38
Responder #65

dfelix

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Parece-me que é capaz deve ter escapado aquilo que escrevi mais acima e por isso coloco agora a Bold e sublinhado...

Não escapou... mas como se estava a falar de uma transmissão convencional aplicada a uma eléctrica...   :-\

Tudo o que não esteja directamente relacionado o motor certamente que não se espera grandes diferenças.
Um pneumático, componente hidráulico, pastilha de travão, suspensão, etc... não vai exigir menor manutenção só porque o motor é eléctrico.

Ainda assim, depois de olhar para o plano de manutenção que colocaste, surpreendeu-me intervalos 4800km para a troca do lubrificante da caixa. É menos de metade dos standards de hoje em dia para os motores de combustão que andam nos 10-12 mil km.  A minha expectativa é que fosse alguns 40 mil, como acontece nos veios de transmissão.

Janeiro 02, 2019, 10:09:14, 10:09
Responder #66

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Trata-se de um plano de manutenção com muito pouco para fazer, ou melhor....para substituir.

Para lá de alguns fluidos e pastilhas, parece-me ser incomparável. Existem muitas verificações, mas já o mesmo sucede em motores de combustão.

São na maioria dos casos operações muito rápidas.
Se os custos de manutenção forem na casa dos €40 como demonstrado para a C Evolution, acho que é fabuloso.
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Janeiro 02, 2019, 10:55:39, 10:55
Responder #67

dfelix

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Se o exemplo for a C Evolution vs maxiscooter a combustão equivalente, concordo plenamente.
Se o exemplo for esta Brammo (que até troca o óleo a cada 4800km) vs moto a combustão equivalente nem por isso.

Janeiro 02, 2019, 11:11:37, 11:11
Responder #68

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Não sei porque pensas isso...

A cada 4.800kms leva 1L de líquido lubrificante, num sistema fechado e sem necessidade de filtros.
Uma operação rápida e simples, assim como o são a maioria das verificações.

Não conheço ninguém que tenha uma Brammo, nem acompanho nenhum Diário de Bordo de nenhum dos seus modelos, mas aposto um "depósito de uma eléctrica"  :) em como fica, após feitas as contas no final de 36-48 meses de manutenção/utilização, substancialmente mais barato do que levar à oficina e no mesmo período de tempo uma moto com motor de combustão de potência equivalente. :)
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Janeiro 02, 2019, 11:49:54, 11:49
Responder #69

dfelix

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Estamos a falar em levar a eléctrica à revisão para "mudar o óleo" a cada 4.800km...  :D

Abdicar deste passo é um dos fortes argumentos que se espera das eléctricas.
E um dos maiores cortes de custos relativamente a consumíveis e tempo de mão-de-obra!

A discussão aqui acaba por já nem ser propriamente eléctricas vs combustão... mas entre diferentes abordagens dos construtores de eléctricos!
Pois a generalidade das opções eléctricas descarta por completo esta intervenção.

Se o conceito da Brammo é oferecer a mesma experiência mais próxima ao convencional... há que admitir que conseguem um bom resultado. Tanto no âmbito da condução por terem embraiagem e caixa convencional. Como no campo da manutenção ao necessitar de a levar á oficina para "mudar o óleo".  :D


Agosto 28, 2019, 16:15:20, 16:15
Responder #70

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Com enorme semelhança com aquilo que eu referi no decurso deste mês, inserido num outro tópico, agora li também menção ao mesmo por parte da MotoJornal.

As eléctricas, em Portugal, nem com inc€ntivos/apoios lá vão.

O preço bem elevado e a pouca oferta, não ajudam...levando a que estejam 75% dos incentivos ainda disponíveis.



https://motojornal.pt/aquisicao-motos-electricas-75-dos-apoios-ainda-disponiveis/
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Agosto 29, 2019, 10:13:15, 10:13
Responder #71

2low

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Realmente é esclarecedor quanto a não (ainda) aceitação dos motociclos eléctricos como uma alternativa à mobilidade urbana.
Por outro lado parece-me que os incentivos não têm um valor significativo que justifique todo o tempo e processo administrativo, pelo menos quanto aos mototiclos eléctricos...

"até 20% do valor do veiculo e no máximo de 400€"

Verifiquei ainda que até mesmo as bicicletas ainda não atingiram a totalidade dos apoios, pois ainda existe pelo menos quase 150 vagas para as candidaturas a esses "apoios"...
Confesso que fiquei surpreso com este facto.
Será que as bicicletas atingiram o seu auge e já não há grande interesse para todos aqueles que ainda não têm ou usam bicicleta (pedais ou hibrida-eléctrica)?

Já os ligeiros ainda existem 12 vagas e desta forma parece ser fácil e justo dizer que as pessoas começam a pensar nos ligeiros eléctricos como alternativa aos seus anteriores veículos.

Tudo bem... haver algum apoio é melhor que nada mas com tanta carga fiscal a que estamos sujeitos deveríamos já ter direito a acesso a melhores benefícios fiscais para troca por veículos não poluentes, entre outros tantos benefícios...


« Última modificação: Agosto 29, 2019, 10:15:51, 10:15 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 29, 2019, 10:28:13, 10:28
Responder #72

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Sim...o valor não é substancial.

É o tipo de "incentivo" que não leva uma pessoa a decidir-se (só por si) por uma C Evolution, que custa +14.500€.

E mesmo para uma mais barata, convenhamos que é um montante que está longe de dar aquele "empurrão".

Talvez a falta de oferta e os preços base sejam, ainda assim, os principais responsáveis pela falta de adesão.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 29, 2019, 14:37:06, 14:37
Responder #73

JViegas

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Máximo de 400€?
Isso é para comprar o equipamento não?

Agosto 29, 2019, 15:03:44, 15:03
Responder #74

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Yep!
É um montante aceitável de incentivo mais preços de uma actual scooter 125cc (dentro dos 4.000€, ou assim).

Se assim fosse....e existissem com boa oferta nas marcas conhecidas, acredito que os 400€ fossem óptimos.
Até porque significariam 10% de ajuda.

Mas não havendo oferta que se deseje por esse dinheiro... :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Setembro 19, 2019, 09:46:26, 09:46
Responder #75

Nuno YB

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A exemplo do "incentivo" que dão aos automoveis electricos... não convence ninguem a optar por um electrico em relação a um a combustão.

São caros e o incentivo é uma ninharia. Conheço quem tenha electricos, mas não os compraram devido ao incentivo. Beneficiaram dele, claro, mas não foi esse o empurrão que os fez comprar um electrico.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 19, 2019, 10:18:22, 10:18
Responder #76

JViegas

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Quem compra um elétrico não precisará, certamente do incentivo, para trazer o carro no final das contas.

Deveria ser maior? Talvez sim, mas sem as infraestruturas necessárias para que se possam carregar os veículos é muito difícil a gestão do carregamento.

Está melhor do que há uns poucos de anos, mas ainda é preciso fazer mais.

Por exemplo: uma superfície comercial perto da minha casa dispõe de 2 pontos de carregamento. ao final do dia é impressionante a quantidade de condutores que estão ali à espera uns dos outros para carregarem as suas máquinas.

Setembro 19, 2019, 21:06:55, 21:06
Responder #77

Moto2cool

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Penso que a rede de abastecimento neste momentos é o principal obstáculo.
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"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 19, 2019, 21:35:29, 21:35
Responder #78

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E muito provavelmente (neste caso infelizmente), assim continuará a ser.

Falo naturalmente do caso de Portugal, porque daquilo que tenho lido do que se passa no Reino Unido, a diferença é assinalável.

Levará o seu tempo até que haja uma rede suficientemente vasta e - esperemos - bem distribuída por todo o território.

E deseja-se um pagamento de cargas a preços justos, com postos a funcionar correctamente e suficientemente rápidos para tornar a operação em tudo....menos num martírio de espera.
Se bem que neste último caso depende igualmente da velocidade com que os próprios veículos aceitam a dita carga.
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