Autor Tópico: Algo impede um motociclo de estacionar no mesmo espaço de um automóvel?  (Lida 13184 vezes)

Abril 24, 2018, 20:58:52, 20:58
Lida 13184 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Algo impede um motociclo de estacionar no mesmo espaço, igualmente destinado a automóveis?
 
 
 
 
 
 
Andava cá com uma "atravessada" e capaz de me levar à criação de um tópico em torno do...estacionamento.
 
A foto que podem ver acima foi mim captada há muito poucos dias, numa normal ida ao supermercado.
 
Entendo que a parafernália de malas na pequena SH seja, só por si mesmo, motivo bastante para um tema.
 
Mas…
 
O que me chamou à atenção foi outra coisa!
 
Aquilo que me deixou sem apreciar a "cena", foi o facto do(a) dono(a) de um veiculo de 4 rodas tê-lo feito chegar todo para junto da moto (ocorreu certamente no período em que eu fazia as compras, pois não estava lá antes), ocupando sem parcimónia uma grande parte do lugar de estacionamento onde se encontrava a moto…
 
Havendo tantos lugares disponíveis há hora a que fui às compras, isto levou-me à ideia que aquilo talvez tenha sido um bocado de propósito, quase como dando a entender "Isto é p'ra carros…chega p'ra lá isso".
Por essa mesma razão mencionei de início que fiquei um bocado "atravessado" com o que vi.
 
O Cód. da Estrada não se atreve a fazer a distinção nas proibições no que toca a estacionamento de motociclos ou automóveis, pelo que…a eventual tentativa de demonstrar isso a um motociclista parece-me no mínimo abusivo.
Ok...Ok...podia também ser simplesmente mais um azelha para quem as marcas a delimitar um lugar de estacionamento, mais não são do que um "embelezador" e não servem para nada. :)
 
Sou automobilista e motociclista, vejo o assunto como interessante de discutir e gostaria de perceber a vossa opinião sobre o estacionamento e a permissão que é...naturalmente...dada também aos motociclos/ciclomotores.
 
Aproveito e deixo aqui o artigo do Cód. da Estrada que, sem espanto, não faz distinção no ocupar de um lugar de estacionamento por automóvel ou motociclo (excepto se alguma sinalização o indicar expressamente, claro):
 
 
"Artigo 50.º
Proibição de estacionamento
1 – É proibido o estacionamento:
a) Impedindo o trânsito de veículos ou obrigando à utilização da parte da faixa de rodagem destinada ao sentido contrário, conforme o trânsito se faça num ou em dois sentidos;
b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes ou a ocupação de lugares vagos;
c) Nos lugares por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos a propriedades, a parques ou a lugares de estacionamento;
d) A menos de 10 m para um e outro lado das passagens de nível;
e) A menos de 5 m para um e outro lado dos postos de abastecimento de combustíveis;
f) Nos locais reservados, mediante sinalização, ao estacionamento de determinados veículos;
g) De veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques ou semirreboques quando não atrelados ao veículo trator, salvo nos parques de estacionamento especialmente destinados a esse efeito;
h) Nas zonas de estacionamento de duração limitada quando não for cumprido o respetivo regulamento;
i) De veículos ostentando qualquer informação com vista à sua transação, em parques de estacionamento."
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 24, 2018, 21:54:18, 21:54
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Acho que não foi de propósito... geralmente diria que o dono dessa lata amarela apenas seria um mau condutor, pelo português que aprendi mas pelo novo português defendido pelas meninas do BE teria que dizer algo como "...seria uma boa condutora ou um bom condutor conforme o género"...

Mas no fundo há gente otária que não respeita nada nem ninguem...

Devia-se fazer um estudo para se perceber qual o grau de idiota tem um condutor de uma lata de 4 rodas conforme a cor do carro...
Amarelo já é mau...então amarelo torrado e metalizado... ui... deve ser mesmo um grande grande grande rei idiota na estrada...

 :lolol: :lolol: :lolol:

Agora a sério... e conforme a legislação... só não podemos ocupar lugares de estacionamento pago e/ou quando há lugares proprios para motociclos por perto...
Já estacionar no passeio parece sempre a solução pior... portanto... mais vale estragarmos a vida ao enlatado que fica aborrecido por ser uma moto que lá está...
E então quando em tempos eram os smarts a estragar os lugares de estacionamento?!



Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 24, 2018, 22:35:03, 22:35
Responder #2

acvalent

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 55
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Grisalha-Pelo Grande Porto com a minha PCX 125
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT ABS
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Nos parques de estacionamento eu procuro sempre primeiro zonas dedicadas aos motociclos mas, quando não existem/não os descubro, estaciono num lugar qualquer, ainda que o motociclo ocupe muito menos espaço que um 4 rodas.
Sem hesitar. Pago o mesmo!
Facilito se puder...
 
Algo impede um motociclo de estacionar no mesmo espaço, igualmente destinado a automóveis?

 
 

 
 
Andava cá com uma "atravessada" e capaz de me levar à criação de um tópico em torno do...estacionamento.
 
A foto que podem ver acima foi mim captada há muito poucos dias, numa normal ida ao supermercado.
 
Entendo que a parafernália de malas na pequena SH seja, só por si mesmo, motivo bastante para um tema.
 
Mas…
 
O que me chamou à atenção foi outra coisa!
 
Aquilo que me deixou sem apreciar a "cena", foi o facto do(a) dono(a) de um veiculo de 4 rodas tê-lo feito chegar todo para junto da moto (ocorreu certamente no período em que eu fazia as compras, pois não estava lá antes), ocupando sem parcimónia uma grande parte do lugar de estacionamento onde se encontrava a moto…
 
Havendo tantos lugares disponíveis há hora a que fui às compras, isto levou-me à ideia que aquilo talvez tenha sido um bocado de propósito, quase como dando a entender "Isto é p'ra carros…chega p'ra lá isso".
Por essa mesma razão mencionei de início que fiquei um bocado "atravessado" com o que vi.
 
O Cód. da Estrada não se atreve a fazer a distinção nas proibições no que toca a estacionamento de motociclos ou automóveis, pelo que…a eventual tentativa de demonstrar isso a um motociclista parece-me no mínimo abusivo.
Ok...Ok...podia também ser simplesmente mais um azelha para quem as marcas a delimitar um lugar de estacionamento, mais não são do que um "embelezador" e não servem para nada. :)
 
Sou automobilista e motociclista, vejo o assunto como interessante de discutir e gostaria de perceber a vossa opinião sobre o estacionamento e a permissão que é...naturalmente...dada também aos motociclos/ciclomotores.
 
Aproveito e deixo aqui o artigo do Cód. da Estrada que, sem espanto, não faz distinção no ocupar de um lugar de estacionamento por automóvel ou motociclo (excepto se alguma sinalização o indicar expressamente, claro):
 
 
"Artigo 50.º
Proibição de estacionamento
1 – É proibido o estacionamento:
a) Impedindo o trânsito de veículos ou obrigando à utilização da parte da faixa de rodagem destinada ao sentido contrário, conforme o trânsito se faça num ou em dois sentidos;
b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes ou a ocupação de lugares vagos;
c) Nos lugares por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos a propriedades, a parques ou a lugares de estacionamento;
d) A menos de 10 m para um e outro lado das passagens de nível;
e) A menos de 5 m para um e outro lado dos postos de abastecimento de combustíveis;
f) Nos locais reservados, mediante sinalização, ao estacionamento de determinados veículos;
g) De veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques ou semirreboques quando não atrelados ao veículo trator, salvo nos parques de estacionamento especialmente destinados a esse efeito;
h) Nas zonas de estacionamento de duração limitada quando não for cumprido o respetivo regulamento;
i) De veículos ostentando qualquer informação com vista à sua transação, em parques de estacionamento."

A. Valente
NC 750X DCT ABS (2018-...)
Piaggio Zip RST (2017-...) Spritmonitor.de" border="0

Abril 24, 2018, 22:48:30, 22:48
Responder #3

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Segundo me ensinaram quando tirei a carta ,as regras são iguais ,para carros e motos não havendo parques diferenciados....
membro numero 16

Abril 25, 2018, 07:56:06, 07:56
Responder #4

carlos-kb

  • Visitante

Abril 25, 2018, 08:50:00, 08:50
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Subscrevo. Em termos genéricos e quando não houver sinalização em contrário o motociclo pode estacionar num lugar de veículos ligeiros.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 25, 2018, 15:31:02, 15:31
Responder #6

Grandpa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 96
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Sintra
Encontro muitos "habilidosos" destes quando estaciono (a mota) na generalidade dos parques de supermercado que frequento.
Esquecem-se é que quando eu sair ficam a ocupar 2 lugares.

Abril 25, 2018, 21:10:49, 21:10
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Há 4 anos que estaciono num lugar de estacionamento demarcado.

Ora se existem dias em que o espaço que ocupo é respeitado outras não.

No trabalho desisti de estacionar em espaço "reservado" para enlatados para estacionar em cima do passeio, onde igualmente há 4 anos que não tenho problemas.

Se no trabalho não tenho tido problemas (excepto quando vêm cortar a relva do jardim ali perto), em casa vai muito da disposição do condutor do enlatado. Tenho maus vizinhos? Se calhar sim.

Na 3ªfeiras um condutor deitou-me a maxi ao chão por falta de jeito em conduzir o carro, por não ter visto a mota (segundo me disse), enfim...  :pensador:

Resultado?







Cada vez mais se assiste a faltas de respeito.

Abril 26, 2018, 09:52:48, 09:52
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Se há local que me irrito com frequência é este ali na Costa da Caparica e até no Google Street View dá para ver um prevaricador enlatado branco da moda:
https://www.google.pt/maps/@38.6419164,-9.2371005,3a,60y,212.7h,90.3t/data=!3m6!1e1!3m4!1sxEi_hsHTHn6BoYuYhRffvQ!2e0!7i13312!8i6656
Raros são os dias que uma moto lá consegue estacionar...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 26, 2018, 11:45:22, 11:45
Responder #9

OFFICER

  • Visitante
As distinções de estacionamento não estão no código da estrada mas sim no regulamento de sinalização de trânsito, consultável em qualquer google perto de si.

Em lugares onde não exista paineis adicionais, não há distinção. Caso exista painel adicional (como em qualquer lugar de estacionamento concessionado pela EMEL), não podem estacionar outro tipo de veiculos como motociclos.

Setembro 15, 2019, 17:49:38, 17:49
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ora aqui está um tema que se lançou no fórum há mais de um ano e que também agora o CagerOnTwoWheeks decidiu abordar...

Ora vejam o que ele tem a dizer sobre os estacionamentos...para motos.


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 19, 2019, 09:33:37, 09:33
Responder #11

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Havendo ou não placa, se não houver lugar especifico para motos, estaciono no lugar dos automoveis.

Em cima do passeio... dá multa. Na via de rodagem... dá multa. Em parques reservados, com a tal placa, a automoveis... dá multa.

Como ainda não consigo deixar a moto a levitar, fica estacionada onde faça menos mal e onde seja menos provavel que lhe façam mal a ela.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 19, 2019, 11:58:25, 11:58
Responder #12

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Boa partilha, obrigado!
Não sabia desse pormenor da placa "apenas carros" e que impossibilita o uso do estacionamento a motociclos  :nice:

Setembro 19, 2019, 12:50:19, 12:50
Responder #13

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 475
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures


Felizmente as minhas motos são mais pesaditas que a bicicleta da foto.
Não sendo eu exemplo estaciono onde me dá na ideia, ou no passeio ou num cantinho ou num lugar de estacionamento. Procuro não incomodar e se fosse num caso como esta foto, chegar me ia para um cantinho. Se me mandassem a mota para cima da árvore........., pagava um cafezinho ao craque pois por certo teria um cabedal que não permitia discussões. :oops:
A ver se paro quieto?! 🏍

Setembro 19, 2019, 13:09:21, 13:09
Responder #14

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A resposta ao título do tópico é que o estacionamento da mota num sítio de automóvel só é impedido se estiver ocupado :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 19, 2019, 13:39:22, 13:39
Responder #15

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acho que isto do paga ou não paga devia ser uma regra nacional e não apenas uma regra municipal. Isso e o andar em faixa BUS.

Eu continuo sem saber se posso ou não parar a mota em estacionamento pago no meu concelho e já tentei saber. Na altura que tirei a carta coloquei essa questão e disseram "Tens de pagar mas não sei onde deixas o papel" lol... Enfim. E enquanto estava a ter as aulas práticas também me avisaram que não podia ir para a faixa BUS numa vez que por acaso como estava em trânsito e encostado à direita me avisaram "agora não tens espaço suficiente para sair da direita sem entrar na faixa BUS".

Tantas regras e perguntas no código que não aquecem nem arrefecem e depois essas coisas que influenciam mesmo o dia-a-dia de quem anda de mota fica "em aberto". 

Setembro 19, 2019, 13:47:17, 13:47
Responder #16

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Vivemos num "limbo" jurídico onde a interpretação fica ao cargo do agente policial ou do regulador.
E se por acaso formos "apanhados" nesse "vazio" legal, primeiro pagamos depois reclamamos.

Neste caso se encontrarmos a mota no chão porque um idiota atirou a mesma ao chão porque estava a estacionar o seu enlatado ficamos à mercê se o gajo for um tipo porreiro e esperar ou se foge.

Já o referi em cima. No meu caso. Se existe local para estacionar a mota estaciono, se não... lugar de enlatado. Pago os mesmos impostos e até poluo menos.

Já tive situações que tive que meter um espelho para dentro para poder tirar a maxi do local de estacionamento, para não correr o risco de não bater com a topcase ou com os punhos.

A vontade, às vezes, é muito grande em arrancar um espelho mas... tenho tido o discernimento em não me meter em problemas.


Setembro 19, 2019, 14:10:22, 14:10
Responder #17

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Isso de mexerem nas motas ou fazerem alguma coisa à mota então é que não entendo mesmo. Eu não comprei mota para ser um privilegiado mas se esse veículo existe e as alternativas não são alternativas querem que faça o que? Volte para trás e vá buscar o carro?

Eu estive em Génova o ano passado e aquilo sim são alternativas. Zonas grandes claramente para parar mota. E várias não era só um rectângulo para caber 6 motas bem metidinhas e o a partir daí ser selva.



E esta zona nem era a maior. Génova que dois dias depois de eu ter estado lá caiu uma ponte.

Há pessoal que às vezes não pensa. Eu às vezes também não penso quando quero parar o carro e está um smart parado até ao fundo do lugar. Também me apetece sair e partir o carro todo porque fico aziado de afinal estar ocupado mas é a vida. Há pessoas que vêem uma mota e o instinto é lixar "o privilegiado" por estarem frustradas seja no trânsito seja nos parques. Se acham que está mal que façam queixa. Tenho lá matrícula. Se não tiverem razão fazem figura de ursos só.

Setembro 19, 2019, 14:28:55, 14:28
Responder #18

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Uma coisa que eu costumo fazer quando estaciono a mota ou o carro num sitio mais "susceptível" é tirar uma foto ao local a apanhar a(s) matricula(s) de quem está ao lado. Se por ventura no regresso estiver alguma coisa mal (porta amolgada, mota fora de sitio/no chão, etc...) vou tentar apurar responsabilidades.

Setembro 20, 2019, 10:22:36, 10:22
Responder #19

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Uma coisa que eu costumo fazer quando estaciono a mota ou o carro num sitio mais "susceptível" é tirar uma foto ao local a apanhar a(s) matricula(s) de quem está ao lado. Se por ventura no regresso estiver alguma coisa mal (porta amolgada, mota fora de sitio/no chão, etc...) vou tentar apurar responsabilidades.

É algo que tenho que começar a fazer. Confio demais... qualquer dia lixo-me...  :pensador: