Autor Tópico: Livretes, medidas de pneus, tamanho de jantes.  (Lida 3058 vezes)

Março 14, 2019, 08:06:02, 08:06
Lida 3058 vezes

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Ora bem, é o seguinte:

Num grupo do Face apareceu um colega a perguntar o que poderia acontecer se fosse apanhado com um pneu medida 130, quando a medida que está no livrete é 110. Já sabemos, provavelmente, o que vai acontecer. Mas de quem é a responsabilidade? Ele comprou a moto há pouco tempo, foi-lhe vendida assim e, ao que parece, meteram aquele pneu novo. A loja deveria ter respeitado a medida que está no livrete, claro, mas se houver um encontro com as autoridades... quem é responsavel?

Outro assunto, este ainda mais esquisito. Um outro colega, possuidor de uma Dragstar 650 Classic, tem uma jante 16" montada na moto que é a original. No entanto, o livrete menciona jante 18"... que, devido ao formato especifico do guarda-lamas daquela versão em particular, não cabe onde deveria caber. O livrete da moto do irmão desse colega, tambem uma Dragstar 650 mas na sua versão "normal", tem tambem jante de 18" no livrete e tem a jante de 18" montada de origem... porque, não tendo o tal guarda-lamas da serie especial "Classic", já cabe no sitio onde tem que caber. Não batendo certo a informação averbada no livrete com a medida da jante que está lá montada, mesmo sendo essa jante a que vem montada de série, de quem é a responsabilidade no caso de um encontro com as autoridades?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 14, 2019, 12:03:48, 12:03
Responder #1

Quico

  • Visitante
O responsável?! isso não importa nada, paga o proprietário e mais nada que é o responsável por manter as boas condições do veículo dentro das características do fabricante.

Julgo eu que tal como nos automóveis, podes instalar uma série de acessórios desrespeitando as características do veículo e consequentemente dá 250€ de multa e documentos apreendidos até IPO B. Não havendo IPO para motas ficas pela multa.

Março 15, 2019, 14:26:30, 14:26
Responder #2

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Podem sempre fazer o averbamento se a marca permitir, e circular descansados.
Na minha springer fiz isso, a jante da frente era de 21" com pneu90/90 e a q lá está montada é uma 16" com pneu 130/90, está averbado no livrete, bem como a de trás que agora posso montar até pneu de 200.

Março 20, 2019, 10:08:49, 10:08
Responder #3

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
O responsável?! isso não importa nada, paga o proprietário e mais nada que é o responsável por manter as boas condições do veículo dentro das características do fabricante.

Julgo eu que tal como nos automóveis, podes instalar uma série de acessórios desrespeitando as características do veículo e consequentemente dá 250€ de multa e documentos apreendidos até IPO B. Não havendo IPO para motas ficas pela multa.

É justamente aqui que reside a duvida. Não foi o proprietario que efectuou as modificação.

No 1º caso, foi o stand que lhe vendeu a moto que montou um pneu com medidas diferentes das que estão no livrete. Ele não alterou nada, comprou a moto a um stand que não respeitou as medidas. Já lhe disse para se dirigir lá e exigir a montagem de um pneu com as medidas legais, antes de ser confrontado pelas autoridades. Uma coisa é comprar a moto com conhecimento de causa, sabendo que o pneu, ou o escape, ou os espelhos não são homologados e aceitar essas alterações no acto da compra. Outra coisa é comprar a moto, sem estar a par dos dados tecnicos, e o stand alterar as caracteristicas tecnicas do veiculo, sem informar o cliente. Eu comprei a minha moto já com alterações a nivel de escapes ( mas trazia os originais, podendo eu ter optado pela montagem dos mesmos no momento da compra ), dos piscas e dos espelhos. Sei perfeitamente que os escapes e restantes peças after-market não são homologadas e concordei na compra. No entanto, se não tivesse os escapes originais, não a tinha comprado. E se tivesse outro tipo de alterações ( medidas de pneus, por exemplo ), tambem não a tinha comprado.

No 2º caso, este ainda mais esquisito ( mas em fase de resolução, como já explico mais á frente ), a moto tem averbado no livrete uma medida de jante, trazendo outra montada de fabrica. Simplesmente, a jante de 18" não cabe naquela versão em particular, devido ao formato caracteristico do guarda-lamas da versão "Classic". Ora, se a jante não cabe lá e vem uma menor montada de fábrica, porque raio não vem isso especificado no livrete? A falha, neste caso, não pode ser imputada ao proprietário, penso eu ( ou pode, antes e se o proprietário não conseguir provar, através do representante, que o erro foi de outra parte que não ele ).

Neste 2º caso, o homem já enviou um mail á Yamaha Portugal. O representante prontificou-se a esclarecer a situação e a rectificar os dados no livrete. Só não sei ainda se vão cobrar por isso, já que foi um lapso deles.

Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 21, 2019, 12:16:06, 12:16
Responder #4

Quico

  • Visitante
Nuno, acho que estamos os dois de acordo não é preciso maiúsculas.

Aquilo que escrevi refere-se simplesmente ao ponto de vista da autoridade, para a PSP ou GNR interessa pouco se foi o stand ou se foi ele, paga o proprietário que é o responsável por manter as boas condições do veículo dentro das características do fabricante.
Musica dessa ouvem os policias todos os dias.

Claro que tratando-se de uma venda em stand e tendo em conta que reparou atempadamente, deve tentar resolver com o stand, se forem honestos assumem.