Autor Tópico: Motor Africa Twin DCT em Exploded View  (Lida 1542 vezes)

Dezembro 01, 2016, 21:57:58, 21:57
Lida 1542 vezes

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Este é o motor da moto ou scooter de muitos dos companheiros do forum, pelo que vos deixo aqui esta nova "vista" do vosso motor para que possam compreender o seu funcionamento, visualizando o interior do mesmo  :nice: :nice:



















« Última modificação: Dezembro 01, 2016, 22:15:43, 22:15 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 01, 2016, 22:10:41, 22:10
Responder #1

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Este motor é o da Africa Twin, com DCT.

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 01, 2016, 22:11:50, 22:11
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tudo ali ao pormenor...

Sobre o DCT, achei interessante como estão ali as coisas tão confinadas naquele espaço e com a necessidade de trabalhar com precisão.  :nice:

Só tu te dás ao trabalho com este tipo de fotos pormenorizadas... :palmas: :palmas: :palmas:
« Última modificação: Dezembro 01, 2016, 22:13:08, 22:13 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 01, 2016, 22:15:24, 22:15
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Este motor é o da Africa Twin, com DCT.

João  :scooter: :scooter:


pensei que era o da NC  :nice: vou alterar o titulo  :nice: :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 01, 2016, 22:17:38, 22:17
Responder #4

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Este motor é o da Africa Twin, com DCT.

João  :scooter: :scooter:

Ai é João ???

E eu pensava que era o do " Navio Afundado ",   :lolol: , andamos todos enganados, como se tem andado ultimamente a falar de motores, pensei que fosse a continuação  da aula.  :lolol:

Mas que bela peça de arte esse motor .  :nice:

 :convivio:


« Última modificação: Dezembro 02, 2016, 11:22:00, 11:22 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Dezembro 01, 2016, 22:21:38, 22:21
Responder #5

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Eu reparei pela posição dos cilindros ser praticamente na vertical e os da NC são quase deitados.

Desculpa, pois podia ter mandado PM.

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 02, 2016, 01:39:33, 01:39
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Interessante utilizarem cambota a 270º.
Desconhecia por completo.

Faz sentido, considerando que veio suceder um V-Twin.

No entanto, não deixa de ser curioso adoptarem uma abordagem que a Yamaha aplica há mais de 20 anos nos seus bicilindricos paralelos.


Dezembro 02, 2016, 09:18:03, 09:18
Responder #7

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
A Honda por falta de Tecnoclogia gosta de copiar o antiga da Yamaha.

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 02, 2016, 14:07:57, 14:07
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
A Honda por falta de Tecnoclogia gosta de copiar o antiga da Yamaha.

Não é propriamente uma questão de tecnologia...
É uma opção de configuração. Mas pouco usual na Honda.

O standard dos bicilindricos paralelos é 360º.
O que significa que a ignição do segundo cilindro ocorre alternada com o primeiro, exactamente a cada volta completa da cambota.

No início dos anos 90 a Yamaha inspirou-se um pouco no comportamento e sonoridade dos motores Ducati.
Mas como pretendiam manter o seu tradicional bicilindrico paralelo, alteraram a cambota de 360º para 270º de forma a simular o efeito dos 90º do V-twin.
Isto foi inicialmente utilizado na TXR850 que era de certa forma a resposta às 900SS. Posteriormente passou a ser utilizado também nas TDM.
A actual MT-07 segue a mesma receita.

Sendo a AT antecessora um V-Twin, não é de estranhar que optem por uma abordagem do género.
Porém, a antiga 750 era um V-twin a 52º e não a 90º. Logo, faria mais sentido optarem por uma configuração a 308º em vez dos 270º.
Ou até 180º, já que a marca teve essa abordagem nas CB500.

Porém... optaram pela mesmo abordagem da Yamaha em replicar assim o V-twin a 90º das outras.  :)

Dezembro 02, 2016, 19:03:25, 19:03
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por vezes uma imagem vale mais que 1000 palavras...

Não sempre, é certo. Mas ajuda... :nice:

E aqui percebe-se perfeitamente pelo funcionamento em diferentes configurações.  :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama