A maior dificuldade da substituição do fluido costuma ser o "sangramento".Implica o movimento repetitivo de folgar a válvula, travar... aliviar, deixar repousar um pouco e voltar ao principio.Das primeiras vezes é comum desperdiçar um pouco.Ou apesar de melhor, ficar um pouco mais esponjoso do que seria suposto.Ou estragar a pintura da jante por não haver devido cuidado em esgotar o fluido. Mas a pratica leva à perfeição! Outro erro comum é substituir o fluido com pastilhas parcialmente ou totalmente gastas. O nível deste baixa conforme o desgaste das mesmas. Logo, substituir o fluido com pastilhas a meio ou final de vida certamente irá fazer com que na substituição destas o liquido suba acima do máximo ou transborde pelo retentor do copo.Deve-se evitar retirar os êmbolos das pinças apenas por curiosidade. Com a utilização estes tendem a "acamar" e ficar muito finos e frágeis. Retirá-los sem necessidade só vai acelerar a degradação de algo que pode durar tanto ou mais do que o resto da moto! E uma das razões comuns da sensação de travão "esponjoso" passa pelo próprio circuito.Hoje em dia com os chineses a produzir malha de aço baratissima, muitos construtores têm optado por introduzir já de série.Embora por norma a tubagem é de borracha que tende a longo prazo degradar por consequência do aquecimento do fluido.
Verificarei previamente o desgaste das pastilhas.
A tubagem em malha de aço fica registada.
Aproveitando o tempo extra que se passa em casa, a semana passada fiz a troca do fluido dos travões na minha CB125 F. Hoje fui dar uma pequena volta e verifiquei que a manete vem mais para trás do que anteriormente.Será que estou com ar no circuito ou será por ter posto fluido dot 5.1?
Ao apertar a manete não vai cede nada, só que só começa a travar quase a meio do curso da manete.