Autor Tópico: Seguros para motociclos com preços simpáticos  (Lida 870 vezes)

Fevereiro 09, 2026, 18:58:23, 18:58
Lida 870 vezes

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5454
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Seguros para motociclos com preços simpáticos

Até à pouco tempo podíamos ir trocando de seguro entre Logo, Una e às vezes na OK mas as coisas têm estado em mutação rápida e a mais recente terá sido a UNA que passou de seguros com preços extremamente simpáticos para preços altamente irritantes de meter nojo, no meu caso o aumento da proposta de renovação subiu 110% de 81€ para 171€, quando num ano nunca usei um reboque, não tive qualquer acidente ou avaria....

Tem acontecido com mais alguém por aqui estes aumentos desproporcionados?

A Logo ainda continua a ter seguros moto baratos?

Alguém conhece outros seguros baratos? (mas companhias de seguro, não de mediadores)

De mediação de seguros a melhor tem sido sempre a Vitorino Seguros e assim continua a ser.
(deixou de apresentar seguros logo/una... agora é fidelidade e tranquilidade)
« Última modificação: Fevereiro 09, 2026, 19:00:46, 19:00 por 2low »

Fevereiro 09, 2026, 20:45:48, 20:45
Responder #1

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1636

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Tive um seguro na UNA e tbm me aconteceu isso... passou de 60 e picos € para uns 180€  :animated-smileys-angry-049:

Como trato do seguro através de um mediador, eles atempadamente me alertaram que isso iria acontece e para não pagar o seguro q iriam procurar outra solução mais em conta, e assim foi e continuo a pagar os 60 e picos € noutra seguradora (com as mesmas assistências e coberturas).

Fevereiro 10, 2026, 00:37:44, 00:37
Responder #2

Joao_Cruz

• 1565

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
2low, porque não queres fazer via mediador de seguros?
Eles encontram semppte o seguro msisceficaz, para o que estamos dispostos a pagar.
Abc,
JpC

Fevereiro 10, 2026, 13:12:32, 13:12
Responder #3

ThatsMe

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Eles encontram semppte o seguro msisceficaz, para o que estamos dispostos a pagar.
Abc,
JpC

Isso depende inteiramente do mediador.

Antes fazia sempre cegamente por mediador porque acreditava genuinamente nisso, mas desde que comecei eu a procurar os seguros só uso mediador para o de mota (Vitorinos) que efetivamente compensa. Para o carro consigo sempre consideravelmente mais barato do que os três mediadores que contacto anualmente.

Fevereiro 10, 2026, 16:17:24, 16:17
Responder #4

2low

• 5454
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Abc,
JpC

Mas é isso que tenho feito de há 3/4 anos para cá porque nas motos há uma referência - Vitorino Seguros
Mas não deixa de ser estranho terem deixado de dar opções tipo Logo / Una / Ok...

(...)De mediação de seguros a melhor tem sido sempre a Vitorino Seguros e assim continua a ser.
(deixou de apresentar seguros logo/una... agora é fidelidade e tranquilidade)

Abc,
JpC

Isso depende inteiramente do mediador.

Antes fazia sempre cegamente por mediador porque acreditava genuinamente nisso, mas desde que comecei eu a procurar os seguros só uso mediador para o de mota (Vitorinos) que efetivamente compensa. Para o carro consigo sempre consideravelmente mais barato do que os três mediadores que contacto anualmente.

Tenho a mesma opinião e é assim que também tenho feito.

Não generalizando, há só uma excepção, quando compras carro/moto nova às vezes compensa e muito tratares do seguro através do próprio stand/comercial, podes ter uma agradável surpresa mesmo com seguro contra todos os riscos...
Pode variar de stand para stand e os acordos que os mesmos tenham.
Nos stands do grupo Stellantis Almada compensa e muito!
« Última modificação: Fevereiro 10, 2026, 16:22:23, 16:22 por 2low »

Fevereiro 11, 2026, 12:15:37, 12:15
Responder #5

dfelix

• 5004
Os mediadores eram peça fundamental do modelo de negócio das seguradoras antes do digital.

Eram vendedores. E como tal "montavam" o produto como melhor convinha ao utente mas também ao seu bolso.
Por isso os preços eram muito díspares. E tão facilmente vendiam um seguro caro com coberturas desnecessárias a quem não estivesse informado... como vendiam um seguro muito barato a quem procurasse barato, até ao dia que este precisava de assistência em viagem e descobria que não tinha.  :)

As seguradoras por motivos óbvios apostaram cada vez mais no on-line.
E para isso funcionar, foi preciso simplificar o processo criando "pacotes" mais fáceis de entender pelo cliente.

O resultado é que os mediadores foram se tornando meros revendedores destes pacotes de seguros.
Porém com a capacidade de mexer um pouco nas características. E que fazem na maior parte dos casos é remover ou reajustar algumas coberturas para baixar o preço.

Só que estes "pacotes" genéricos também foram evoluindo para serem competitivos a ponto que deixa de haver margem de manobra para se possa mexer.

O aparecimento das "low-cost" veio ainda complicar a vida aos mediadores.
Porque acaba por cortar do custo do serviço parte considerável do que seria a margem dos mesmos.

Aliás, muitas destas seguradoras "low cost" são "marcas" que pertencem a outra seguradora mais "premium".
A Logo é da Generali. A Seguro Directo é da AGEAS. A N Seguros é da Lusitania.
Via Directa, OK! Teleseguros e iPronto são da Fidelidade.

Pode não ser o caso de todas, mas pelo menos uma delas (para qual já trabalhei e não posso identificar)... o pacote "low cost" é exatamente o base da "premium" porém mais barato. Porque por razões internas é preferível menor margem do que criar outro.

Diria que a generalidade dos mediadores só existem porque há um enorme mercado que não recorre ainda ao digital.

Quanto à UNA trata-se de um rebrand da Groupama após ser adquirida pelos chineses.
Desconheço se a estratégia deles é operar como low cost. Acredito que tenham feitos campanhas promocionais para obter visibilidade apenas.

Fevereiro 12, 2026, 20:24:00, 20:24
Responder #6

JoãoPVCarvalho

• 1968

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente

Eu tive exatamente a mesma experiência com a UNA e não só.
Felizmente a Vitorinos está atenta e antes de a apólice vencer eles entram em contacto com duas ou três alternativas mais vantajosas.

De modo geral todas as seguradoras aumentaram significativamente o valor dos prémios anuais.
Resta saber qual é o motivo? Uma esta estratégia especulativa ou estamos cada vez piores na estrada?

"FONTE:Portugal (ANSR – provisórios até nov. 2025)

Acidentes rodoviários totais aumentaram (cerca de +5,5% comparado com o período homólogo de 2024).
"
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas