Sem ver o vídeo é à partida uma coisa idiota, usar um pneu de carro de base plana quando a moto precisa curvar/inclinar...Mas é normal ver-se coisas dessas vindas da América do Sul e além de pneus de carro até metem motores de carro... são totalmente transformers de 2 rodas... mas só são chamados motociclos porque não foram idiotas de mais para colocar um volante... ol:Acho que a malta fica melhor servida com uma coisa deste género do que andar em aventuras com pneus de carro:https://www.visordown.com/news/watsonian-gp700-sidecar-designed-fit-triumph-rocket-3E que em dias de vento como tem estado pode ser problemático:
Citação de: 2low em Fevereiro 13, 2026, 16:24:11, 16:24Sem ver o vídeo é à partida uma coisa idiota, usar um pneu de carro de base plana quando a moto precisa curvar/inclinar...Mas é normal ver-se coisas dessas vindas da América do Sul e além de pneus de carro até metem motores de carro... são totalmente transformers de 2 rodas... mas só são chamados motociclos porque não foram idiotas de mais para colocar um volante... ol:Acho que a malta fica melhor servida com uma coisa deste género do que andar em aventuras com pneus de carro:https://www.visordown.com/news/watsonian-gp700-sidecar-designed-fit-triumph-rocket-3E que em dias de vento como tem estado pode ser problemático:Não é "ideia " de sul americano."A prática de usar pneus de carro em motocicletas nos Estados Unidos é conhecida no meio motociclistico como "Darkside" (Lado Sombrio). É uma modificação comum, principalmente entre proprietários de motos de turismo pesado (como Honda Gold Wing, Harley-Davidson) ou em viagens longas, motivada principalmente pela busca por maior durabilidade e menor custo. Aqui estão os detalhes sobre essa prática nos EUA:Motivos e Vantagens Relatadas (Darkside):Durabilidade: Pneus de carro podem durar de 30.000 a 40.000 milhas (ou mais), superando drasticamente a vida útil dos pneus de moto convencionais.Custo-benefício: Pneus de carro são geralmente mais baratos e duram mais tempo, resultando em menos trocas.Estabilidade em Reta: Muitos usuários relatam maior estabilidade em retas e maior aderência em piso molhado.Capacidade de Carga: A carcaça do pneu de carro suporta mais peso, ideal para motos com grandes bagagens. Riscos e Desvantagens:Manuseio (Handling): A moto tende a ficar mais "pesada" para deitar nas curvas, pois o pneu de carro tem um perfil quadrado (U), enquanto o de moto é arredondado.Curvas: Em curvas acentuadas, apenas a borda do pneu de carro entra em contato com o solo, o que pode diminuir a aderência.Segurança: Especialistas alertam para riscos de falha estrutural (descolamento) e dificuldades em frenagens bruscas, já que o pneu não foi desenhado para essa finalidade.Instalação: Muitas oficinas de moto nos EUA recusam-se a instalar pneus de carro em motos por questões de responsabilidade (liability). "Enviado de meu SM-S936B usando o Tapatalk
2Low, há muito não "apareço" no fórum, justamente por conta deste tipo de raciocínio. Não preciso ser lembrado que somos todos muito iguais...Queria uma ideia nova sobre o fato de muitos utilizarem pneus automotivos. Em nosso país é proibida a alteração....Se alguém estiver disposto a discorrer sobre o assunto em pauta agradeço, senão, considerem fechado o tópico. Cordiais Saudações......Enviado de meu SM-S936B usando o Tapatalk
Talvez este tópico ajude.. https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1667.msg17706#msg17706
Queria uma ideia nova sobre o fato de muitos utilizarem pneus automotivos. Em nosso país é proibida a alteração....
Citação de: Reiner em Fevereiro 13, 2026, 17:37:35, 17:37Queria uma ideia nova sobre o fato de muitos utilizarem pneus automotivos. Em nosso país é proibida a alteração....Não sei se será proibido. A lei fala de cumprir as medidas e o desgaste dentro do tolerado.Pelo que um pneu de automóvel que cumpra isso... não sei ao certo se é razão para multa.Já vi pneus de automóvel em motos... quer dizer... motos com side car.Porque pelas suas especificidades, estes não curvam em inclinação.Já numa moto "convencional" que se curva de forma "convencional" não parece fazer muito sentido.Basta pensar que num automóvel toda a superfície do pneu está em contacto com o asfalto porque este está sempre na vertical.Já numa moto a superficie de contacto acompanha a inclinação da moto. Razão porque pneus de touring são mais achatados (mais contacto a direito e menores inclinações) e pneus desportivos são mais bicudos (mais contacto em curva)Um pneu de carro numa moto implica que na minima curva, a superfície de contacto esteja limitada ao bordo do pneu.Baixando as pressões talvez seja possível compensar. Mas o efeito será desgastes laterais acentuados como acontece quando se tem a direção desalinhada.Para não falar que a sensação de condução deve ser muito estranha.Há ainda a questão da deformação.Que no automóvel só ocorre pelo peso do veiculo, enquanto na moto há outras forças a ocorrer em curva. Um pneu de carro numa moto em curva vai esforçar muito mais o perfil e obrigar a carcaça interna a deformar.Razões lógicas para isto?Nenhumas. Curvas será para esquecer.E até mesmo em recta deve ser desconfortável se usar.Mesmo que ofereça uma durabilidade claramente superior... será que justifica todo o desconforto que proporciona?(por vezes um pneu deformado já é o suficiente para se desejar que ele acabe rápido!)As únicas razões que vejo é mesmo para chamar a atenção com algo que seja diferente, ou porque sai mais barato andar a queimar em burnouts!