Passadas 2 semanas, reparou que uma das bainhas de suspensão estava babada de óleo por cima do retentor. Ele não tem cobertura nenhuma para a moto e aquela bainha passa grande parte do dia ao sol.Terá o sol danificado o retentor? Se não foi o sol, qual será a causa provável? E, já agora, quais as medidas que ele deve tomar? Será uma reparação dispendiosa?
(....)Pneu o mês passado, retentores este mês... aceitam-se apostas para o mês que vem.
Citação de: Nuno YB em Agosto 21, 2019, 09:59:46, 09:59(....)Pneu o mês passado, retentores este mês... aceitam-se apostas para o mês que vem. Está na altura de ires buscar a tal Yamaha XJR 1300... ------------------------------------------Agora mais a sério... Esses "vestígios" devem ser primeiro verificados e depois sim olhar para a carteira.É limpar bem, andar normalmente com a moto e ir verificando se leva pouco tempo ou muito a aparecer alguma coisa novamente na bainha da suspensão.
(...)Pneu o mês passado, retentores este mês... aceitam-se apostas para o mês que vem.
(...)Não deverá ser nenhuma avaria e deverá ser vista como manutenção a fazer…(...)
Facto "engraçado": hoje de manhã, por curiosidade, estive a inspecionar a suspensão da minha. Não pinga oleo do guarda-pó, como a do meu amigo, mas uma das bainhas pareceu-me humida. Passei um guardanapo de papel e, realmente, tem vestigios de oleo na bainha direita. Será que se for á oficina com o meu companheiro, fazem desconto "2 em 1" ?
Citação de: Nuno YB em Agosto 21, 2019, 09:59:46, 09:59(...)Pneu o mês passado, retentores este mês... aceitam-se apostas para o mês que vem. Citação de: 2low em Agosto 20, 2019, 13:16:47, 13:16(...)Não deverá ser nenhuma avaria e deverá ser vista como manutenção a fazer…(...)Pelo seguimento de ideias qualquer dia terá que mudar bateria, depois talvez uns calços de travão, depois...Estes são os custos normais para quem utiliza qualquer veiculo e não devem aborrecer...Se estiverem a aborrecer, é mudar para uma bicicleta MAS que ainda assim as revisões em oficina própria também não são baratas... Andar a pé é o futuro só que nós também envelhecemos, porra!
Pjmartinho, é mesmo oleo, não é massa nenhuma. Levantei o guarda-pó um bocadinho e, realmente, tem lá uma pequena quantidade de massa, mas o que fica na vara é mesmo oleo.
Citação de: Nuno YB em Agosto 21, 2019, 14:14:27, 14:14Pjmartinho, é mesmo oleo, não é massa nenhuma. Levantei o guarda-pó um bocadinho e, realmente, tem lá uma pequena quantidade de massa, mas o que fica na vara é mesmo oleo.Não é para assustar, mas isso só vai tender a piorar. Logo que a carteira permita, devem ser substituidos os retentores que vão durar mais uma caterfada de anos.
Estou á espera que chegue o material. O chefe de oficina da Motodiana aconselhou-me a trocar tambem os guarda-pó. Pelo que ele viu, estão em relativamente boas condições, mas não me consegue garantir que, ao desmontar, não abram alguma fissura. Se for o caso, já cá estão os novos e não tenho que esperar mais tempo. Se não for... olha, leva já o kit completo.Segundo me foi dito na Motodiana, a Honda não vende aquelas peças em separado. Vende retentores e guarda-pó. A Yamaha vende em separado, mas acaba por ficar mais caro do que comprando o kit completo. Já com as peças a caminho e com o orçamento feito, esta semana vou deixar 149€ á Motodiana.Agora, a parte "engraçada". Antes de ir á Motodiana, fui á oficina da marca. Depois de falar com o chefe de oficina e com o gajo das peças, foram-me dados dois valores de orçamento ( na oficina disseram 160€, nas peças aumentou para 170€ ). O mais caricato é que eram valores... " mais ou menos"... sim, mesmo por estas palavras, deram-me dois orçamentos diferentes e com valores "mais ou menos". Portanto, nem o chefe de oficina nem o homem das peças me souberam dizer o valor exacto para a operação. Vejamos uma coisa: o meu tio trabalhava em serralharia. Quando lhe pediam um orçamento para um portão de ferro fundido ou para um conjunto de 2 portas e 6 janelas em aluminio, ele aferia o valor do material, via quanto tempo tinha que dispender e dava um orçamento ao cliente, consoante os custos da operação. Não quer dizer que, na entrega final, não houvesse diferença. Podia sempre alguma coisa correr melhor ou pior e o fornecedor tem que estar preparado para isso. Mas essa responsabilidade não pode nunca ser imputada ao cliente. Se o portão tem um orçamento de 500€, o fornecedor não pode cobrar 550€ ao cliente.Já quando foi a afinação das válvulas, que me foi dito pelo homem que me vendeu a moto que era operação acessivel ( hora e meia de serviço e não levava peças ) , foi cobrado quase o dobro do tempo de mão-de-obra. Darem-me um orçamento de "mais ou menos" 160/170€, sem garantia do valor exacto, é arriscar-me a ter que desembolsar 200€ no levantamento da moto. E depois não posso piar porque me foi dito "mais ou menos" e acabou por aparecer "qualquer coisa ou contratempo" que encareceu a operação.Um mecânico, habituado a fazer o seu trabalho, olhando para o trabalho que tem que ser feito na moto... não me sabe dizer o tempo que demora? Pelos vistos, não todos, já que o da Motodiana disse-me logo que era hora e meia. Se é tempo demais? Não sei, não sou mecânico. Se é caro? Não sei, não tenho acesso ao preço das peças. O que sei é que me deram o orçamento com o valor exacto a pagar e pronto.Se um gajo não sabe fazer, tem que pagar para que alguem faça. Não tenho problemas com isso. Mas, porra, digam quanto é que se tem que pagar. Não trabalho com "mais ou menos, ou é X ou é Y, não pode ser mais ou menos X ou mais ou menos Y, podendo depois dar K
Segundo me foi dito na Motodiana, a Honda não vende aquelas peças em separado. Vende retentores e guarda-pó. A Yamaha vende em separado, mas acaba por ficar mais caro do que comprando o kit completo. Já com as peças a caminho e com o orçamento feito, esta semana vou deixar 149€ á Motodiana.
Agora, a parte "engraçada". Antes de ir á Motodiana, fui á oficina da marca. Depois de falar com o chefe de oficina e com o gajo das peças, foram-me dados dois valores de orçamento ( na oficina disseram 160€, nas peças aumentou para 170€ ). O mais caricato é que eram valores... " mais ou menos"... sim, mesmo por estas palavras, deram-me dois orçamentos diferentes e com valores "mais ou menos". Portanto, nem o chefe de oficina nem o homem das peças me souberam dizer o valor exacto para a operação.
Não posso ir a uma oficina que não seja da marca, em Evora não existe nenhuma. E não foi na Motodiana que me deram o orçamento "mais ou menos", foi na Yamaha. Se os 140€ são um valor alto... foi o valor que me deram, é o que tenho que pagar. Se poderia ir fazer o serviço mai barato a Lisboa, onde há muita concorrencia de mecânicos? Poderia, mas em quanto ia ficar com o combustivel e a refeição?pjmartinho, percebi isso mesmo, do que escreveste antes.Tal como referi, a Yamaha levou 2 horas e meia de um serviço ( quando foi afinar válvulas ) que um mecânico já me tinha dito que era trabalho para uma hora, vá que metessem mais meia hora. Mas 2 e meia... foi já roubar. Nunca poderia ir a um sitio onde isso já aconteceu e onde não me souberam dar um orçamento concreto. Arriscava-me a ter que pagar 200€, ou mais, para poder levantar a moto da oficina.
Uma coisa importante... quando desmontarem os garfos da suspensão, convém ver com atenção se estão bem polidos e não há "picadelas" pois estas dão cabo dos retentores.
Se os pontos de ferrugem estiverem na parte cromada e brilhante, pode-se passar palha de aço fina para os remover... mas provavelmente voltam a aparecer. De qualquer forma não é grave se forem na parte "fora do curso" da suspensão, ou seja, a suspensão ao comprimir só vai chegar até um certo ponto... se os pontos de ferrugem estiverem na parte que não entra na outra metade não tem problema.
A minha Forza tinha a suspensão da frente muito macia, na Motodiana foi-me dito que tinha que mudar o óleo e quando se muda são sempre substituidos os retentoresRetentores óleo e mão de obra 149 euros, é caro mas ficou muito melhor
Tenho uma estimativa da Motocenter de eur.150 para fazer esse trabalho na minha X8.
Quando marquei o serviço com a rapariga, ouvi o "substituto" do homem das peças dizer á rapariga para fazer a marcação para as 11 horas porque era coisa para demorar umas horas... o que me assustou.Segundo o que me disse o chefe de oficina, á frente do homem das peças, era hora e meia... vamos ver o que tenho á espera na segunda, quando for levantar a moto.Já lá fui 2 vezes e bateu tudo certo, vamos ver se não tenho que os fazer ligar ao rapaz que está de férias, para comprovar os valores dados por telefone...
Serviço feito, com orçamento respeitado.
Ainda bem que está resolvido, mas convém a máquina não dar agora ao dono (mais) despesa"(zecas)". Já agora, no empedrado da cidade - que é um local óptimo para testar - tens percebido mudanças face ao que tinhas?Filtra melhor que antes, mantendo uma certa firmeza?