Autor Tópico: Suspensão babada de oleo  (Lida 6068 vezes)

Agosto 20, 2019, 12:24:48, 12:24
Lida 6068 vezes

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Ora bem, ver se me conseguem esclarecer uma duvida para ver se eu consigo ajudar aqui um amigo.

Um vizinho meu, afastado há uns anos do mundo das 2 rodas, adquiriu recentemente uma Honda Hornet do ano de 2002 a um particular. Fui com ele ver a moto, impecável de pintura, aparentemente bem tratada e cuidada, etc. Ele experimentou a moto e eu também, não tendo aparecido nenhuma batida, comportamento ou ruido estranhos e/ou anormais.

Passadas 2 semanas, reparou que uma das bainhas de suspensão estava babada de óleo por cima do retentor. Ele não tem cobertura nenhuma para a moto e aquela bainha passa grande parte do dia ao sol.

Terá o sol danificado o retentor? Se não foi o sol, qual será a causa provável? E, já agora, quais as medidas que ele deve tomar? Será uma reparação dispendiosa?

Apesar de ele ter sido avisado das consequências que podem surgir quando se compra a particular, sinto-me um pouco responsável… já que ele comprou a moto com o "meu" aval.

Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 20, 2019, 13:16:47, 13:16
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O teu Amigo não sente a suspensão fraca ?

Provavelmente apenas terá que substituir os retentores, que ainda assim não é nenhum bicho de sete cabeças.
Aproveita e faz uma "revisão" à suspensão.
A "brincadeira" deve rondar os 100€.
Os retentores não são caros mas a mão de obra, os retentores, óleo, verificação molas e afins deve dar uma valor próximo deste que indico.
Quando tiver que substituir essas molas de suspensão é preciso contar com mão de obra e pelo menos mais 120/180€... daí que, fazendo esta revisão e já como o mecânico esta com a mao na massa, se tiver as molas a precisarem de serem substituídas este é o melhor timing para não duplicar custos de mão de obra futuros…
Não deverá ser nenhuma avaria e deverá ser vista como manutenção a fazer…
Julgo que a causa do desgaste dos retentores tenha a ver com o uso, quilómetros percorridos pela moto e o clima pode afectar também (sol, chuva, quente, frio…)
Há ainda que tentar manter pelo menos o "garfo" na zona de suspensão e perto dos retentores limpos de porcarias, pois podem provocar esses "desgastes de retentores"...

Aconteceu-me o mesmo com a anterior moto e depois da "revisão" da suspensão da frente com substituição de retentores voltou a ter um comportamento quase como nova…

 :nice: :convivio:
« Última modificação: Agosto 20, 2019, 13:23:02, 13:23 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 20, 2019, 13:39:31, 13:39
Responder #2

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
A suspensão parece, realmente, estar um pouco mole.

Ok, muito obrigado, vou passar o recado para ele começar a tratar do assunto.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 20, 2019, 13:42:30, 13:42
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Um kit de retentores de óleo de forquilha (estamos a falar de 2) acredito que seja de longe o mais barato de toda a operação. :)
Com bem menos de 20€ se compram e não duvido que os haja no mercado capazes de servir para diferentes motos.

A questão é mesmo a mão de obra e a própria substituição do lubrificante, como por exemplo a colocação de um Fork Oil da Motul. Levará se calhar pouco menos de 500ml em cada.
Imaginando 1h30-2h00 nas calmas para alguém que o saiba fazer...se acaso se decidir pela substituição dos 2 retentores, é capaz de no total não ficar longe dos valores indicados acima pelo 2Low.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 20, 2019, 16:42:37, 16:42
Responder #4

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Passadas 2 semanas, reparou que uma das bainhas de suspensão estava babada de óleo por cima do retentor. Ele não tem cobertura nenhuma para a moto e aquela bainha passa grande parte do dia ao sol.

Terá o sol danificado o retentor? Se não foi o sol, qual será a causa provável? E, já agora, quais as medidas que ele deve tomar? Será uma reparação dispendiosa?

Isso não é o retentor... é o guarda pós (dust seal). O retentor está metido dentro dos tubos metálicos e não vê a luz do dia. Se aparece óleo na bainha é porque o retentor foi à vida pois não duram eternamente.

Recentemente, na Pan, fiz a troca do óleo da suspensão dianteira, e tive de trocar os retentores porque tinham ido à vida... custo da operação foi de 140€ (iva incluido) e foram cobradas 2,5H de trabalho (na realidade demorou quase 3 horas, mas só cobraram 2,5h de mão de obra).

O trabalho implica retirar a roda dianteira, tirar as pinças dos travões (pq estão agarradas aos braços), retirar os braços da suspensão, vazar o óleo todo (de preferência desmontar tudo para limpar os resíduos de óleo velho que fica dentro das suspensões), trocar os retentores, encher com óleo e voltar a montar tudo novamente.

No manual de oficina da Pan, refere que ao voltar a encher com óleo ou se coloca uma determinada quantidade de óleo ou então enche-se o braço até uma determinada altura (medido com uma fita métrica). Caso a suspensão tenha sido toda desmontada e limpa, então enche-se com os ml indicados no manual... caso se vaze só o óleo e se não se limpar o interior, então usa-se o método da fita métrica, pois o resto do óleo velho "rouba" volume disponível, e estamos de falar de 300 ou 400ml de óleo por bainha.



No caso da Hornet, não deve muito diferente mas convém ver o manual de oficina por causa das quantidades de óleo, porque óleo a mais também não é benéfico.

Agosto 21, 2019, 09:59:46, 09:59
Responder #5

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Facto "engraçado": hoje de manhã, por curiosidade, estive a inspecionar a suspensão da minha. Não pinga oleo do guarda-pó, como a do meu amigo, mas uma das bainhas pareceu-me humida. Passei um guardanapo de papel e, realmente, tem vestigios de oleo na bainha direita. Será que se for á oficina com o meu companheiro, fazem desconto "2 em 1" ?

Pneu o mês passado, retentores este mês... aceitam-se apostas para o mês que vem.  :napodeser: :napodeser:
« Última modificação: Agosto 21, 2019, 10:01:38, 10:01 por Nuno YB »
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 21, 2019, 10:16:12, 10:16
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Pneu o mês passado, retentores este mês... aceitam-se apostas para o mês que vem.  :napodeser: :napodeser:

Está na altura de ires buscar a tal Yamaha XJR 1300... :-\

------------------------------------------

Agora mais a sério...
Esses "vestígios" devem ser primeiro verificados e depois sim olhar para a carteira.

É limpar bem, andar normalmente com a moto e ir verificando se leva pouco tempo ou muito a aparecer alguma coisa novamente na bainha da suspensão.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 21, 2019, 10:22:00, 10:22
Responder #7

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
(....)
Pneu o mês passado, retentores este mês... aceitam-se apostas para o mês que vem.  :napodeser: :napodeser:

Está na altura de ires buscar a tal Yamaha XJR 1300... :-\

------------------------------------------

Agora mais a sério...
Esses "vestígios" devem ser primeiro verificados e depois sim olhar para a carteira.

É limpar bem, andar normalmente com a moto e ir verificando se leva pouco tempo ou muito a aparecer alguma coisa novamente na bainha da suspensão.

Até ia, de boa vontade. É modelo que me diz muito, já gostava da mais antiga 1200, e é o meu estilo de moto. Nem vi o valor quando lá estive, para não ficar com "macaquinhos na cabeça", até porque teria que fazer um esforço muito grande, esforço esse que me é totalmente incomportavél, nos próximos anos.

Aconselhas então a dar umas voltinhas para avaliar melhor a situação, é isso? E não estarei a piorar alguma coisa, ao esforçar a suspensão nestes "belos tapetes" de alcatrão/terra/pedra/remendos/areia da nossa bela cidade?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 21, 2019, 10:42:16, 10:42
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(...)

Pneu o mês passado, retentores este mês... aceitam-se apostas para o mês que vem.  :napodeser: :napodeser:

(...)Não deverá ser nenhuma avaria e deverá ser vista como manutenção a fazer…(...)

Pelo seguimento de ideias qualquer dia terá que mudar bateria, depois talvez uns calços de travão, depois...

Estes são os custos normais para quem utiliza qualquer veiculo e não devem aborrecer...
Se estiverem a aborrecer, é mudar para uma bicicleta MAS que ainda assim as revisões em oficina própria também não são baratas...

Andar a pé é o futuro só que nós também envelhecemos, porra!

 :convivio:

 :lolol: :lolol: :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 21, 2019, 10:45:19, 10:45
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como se tratam apenas de vestígios, o que interpreto como uma quantidade ínfima de lubrificante da suspensão a ficar na bainha, por agora e antes de ires já a preparar a carteira, seria bom ver como vai ficando nos próximos dias.

Não quer dizer que não haja aí uma fuga, mas o que quis dizer é que somente com uma situação destas, como aquela que documento abaixo e com esta quantidade bem visível, eu veria como bastante mais urgente, nomeadamente se limpasses e volta e meia já estivesse na mesma:



Numa situação dessas era levar logo a moto.
Caso seja algo que mal se dá conta e só aparece de "quando a quando" após limpeza, eu pessoalmente não me preocuparia como sendo algo a tratar urgentemente.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 21, 2019, 13:51:51, 13:51
Responder #10

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Facto "engraçado": hoje de manhã, por curiosidade, estive a inspecionar a suspensão da minha. Não pinga oleo do guarda-pó, como a do meu amigo, mas uma das bainhas pareceu-me humida. Passei um guardanapo de papel e, realmente, tem vestigios de oleo na bainha direita. Será que se for á oficina com o meu companheiro, fazem desconto "2 em 1" ?

Tens a certeza de que é óleo?

Talvez este video ajude na questão.



Se realmente for óleo deve haver humidade por baixo do guarda pó, depois de o tirar do sitio.

Agosto 21, 2019, 14:14:27, 14:14
Responder #11

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
(...)

Pneu o mês passado, retentores este mês... aceitam-se apostas para o mês que vem.  :napodeser: :napodeser:

(...)Não deverá ser nenhuma avaria e deverá ser vista como manutenção a fazer…(...)

Pelo seguimento de ideias qualquer dia terá que mudar bateria, depois talvez uns calços de travão, depois...

Estes são os custos normais para quem utiliza qualquer veiculo e não devem aborrecer...
Se estiverem a aborrecer, é mudar para uma bicicleta MAS que ainda assim as revisões em oficina própria também não são baratas...

Andar a pé é o futuro só que nós também envelhecemos, porra!

 :convivio:

 :lolol: :lolol: :lolol:

As pastilhas de trás, e disco, já estão em casa e está tudo pago ( apenas a aguardar disponibilidade do mecânico, que está de ferias até final do mês ).
Pastilhas da frente e bateria levou quando a comprei, há cerca de 2 anos.

Sei que são peças de desgaste e que temos que contar com isso, não precisava era vir tudo seguido, podiam dar um mês ou dois de folga á carteira do artista.

Sapiens, vou então testar isso assim que possivel.

Pjmartinho, é mesmo oleo, não é massa nenhuma. Levantei o guarda-pó um bocadinho e, realmente, tem lá uma pequena quantidade de massa, mas o que fica na vara é mesmo oleo.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 21, 2019, 19:34:17, 19:34
Responder #12

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Pjmartinho, é mesmo oleo, não é massa nenhuma. Levantei o guarda-pó um bocadinho e, realmente, tem lá uma pequena quantidade de massa, mas o que fica na vara é mesmo oleo.

Não é para assustar, mas isso só vai tender a piorar. Logo que a carteira permita, devem ser substituidos os retentores que vão durar mais uma caterfada de anos.

Agosto 22, 2019, 07:44:12, 07:44
Responder #13

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Pjmartinho, é mesmo oleo, não é massa nenhuma. Levantei o guarda-pó um bocadinho e, realmente, tem lá uma pequena quantidade de massa, mas o que fica na vara é mesmo oleo.

Não é para assustar, mas isso só vai tender a piorar. Logo que a carteira permita, devem ser substituidos os retentores que vão durar mais uma caterfada de anos.

Vou lá já amanhã, não fui ontem, nem vou hoje, porque tenho uma situação familiar que me obriga a utilizar o carro.

Obrigado a todos pela ajuda.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 02, 2019, 08:13:26, 08:13
Responder #14

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Estou á espera que chegue o material. O chefe de oficina da Motodiana aconselhou-me a trocar tambem os guarda-pó. Pelo que ele viu, estão em relativamente boas condições, mas não me consegue garantir que, ao desmontar, não abram alguma fissura. Se for o caso, já cá estão os novos e não tenho que esperar mais tempo. Se não for... olha, leva já o kit completo.

Segundo me foi dito na Motodiana, a Honda não vende aquelas peças em separado. Vende retentores e guarda-pó. A Yamaha vende em separado, mas acaba por ficar mais caro do que comprando o kit completo. Já com as peças a caminho e com o orçamento feito, esta semana vou deixar 149€ á Motodiana.

Agora, a parte "engraçada". Antes de ir á Motodiana, fui á oficina da marca. Depois de falar com o chefe de oficina e com o gajo das peças, foram-me dados dois valores de orçamento ( na oficina disseram 160€, nas peças aumentou para 170€ ). O mais caricato é que eram valores... " mais ou menos"... sim, mesmo por estas palavras, deram-me dois orçamentos diferentes e com valores "mais ou menos". Portanto, nem o chefe de oficina nem o homem das peças me souberam dizer o valor exacto para a operação.

Vejamos uma coisa: o meu tio trabalhava em serralharia. Quando lhe pediam um orçamento para um portão de ferro fundido ou para um conjunto de 2 portas e 6 janelas em aluminio, ele aferia o valor do material, via quanto tempo tinha que dispender e dava um orçamento ao cliente, consoante os custos da operação. Não quer dizer que, na entrega final, não houvesse diferença. Podia sempre alguma coisa correr melhor ou pior e o fornecedor tem que estar preparado para isso. Mas essa responsabilidade não pode nunca ser imputada ao cliente. Se o portão tem um orçamento de 500€, o fornecedor não pode cobrar 550€ ao cliente.

Já quando foi a afinação das válvulas, que me foi dito pelo homem que me vendeu a moto que era operação acessivel ( hora e meia de serviço e não levava peças ) , foi cobrado quase o dobro do tempo de mão-de-obra. Darem-me um orçamento de "mais ou menos" 160/170€, sem garantia do valor exacto, é arriscar-me a ter que desembolsar 200€ no levantamento da moto. E depois não posso piar porque me foi dito "mais ou menos" e acabou por aparecer "qualquer coisa ou contratempo" que encareceu a operação.
Um mecânico, habituado a fazer o seu trabalho, olhando para o trabalho que tem que ser feito na moto... não me sabe dizer o tempo que demora? Pelos vistos, não todos, já que o da Motodiana disse-me logo que era hora e meia. Se é tempo demais? Não sei, não sou mecânico. Se é caro? Não sei, não tenho acesso ao preço das peças. O que sei é que me deram o orçamento com o valor exacto a pagar e pronto.

Se um gajo não sabe fazer, tem que pagar para que alguem faça. Não tenho problemas com isso. Mas, porra, digam quanto é que se tem que pagar. Não trabalho com "mais ou menos, ou é X ou é Y, não pode ser mais ou menos X ou mais ou menos Y, podendo depois dar K
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 02, 2019, 08:50:51, 08:50
Responder #15

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Estou á espera que chegue o material. O chefe de oficina da Motodiana aconselhou-me a trocar tambem os guarda-pó. Pelo que ele viu, estão em relativamente boas condições, mas não me consegue garantir que, ao desmontar, não abram alguma fissura. Se for o caso, já cá estão os novos e não tenho que esperar mais tempo. Se não for... olha, leva já o kit completo.

Segundo me foi dito na Motodiana, a Honda não vende aquelas peças em separado. Vende retentores e guarda-pó. A Yamaha vende em separado, mas acaba por ficar mais caro do que comprando o kit completo. Já com as peças a caminho e com o orçamento feito, esta semana vou deixar 149€ á Motodiana.

Agora, a parte "engraçada". Antes de ir á Motodiana, fui á oficina da marca. Depois de falar com o chefe de oficina e com o gajo das peças, foram-me dados dois valores de orçamento ( na oficina disseram 160€, nas peças aumentou para 170€ ). O mais caricato é que eram valores... " mais ou menos"... sim, mesmo por estas palavras, deram-me dois orçamentos diferentes e com valores "mais ou menos". Portanto, nem o chefe de oficina nem o homem das peças me souberam dizer o valor exacto para a operação.

Vejamos uma coisa: o meu tio trabalhava em serralharia. Quando lhe pediam um orçamento para um portão de ferro fundido ou para um conjunto de 2 portas e 6 janelas em aluminio, ele aferia o valor do material, via quanto tempo tinha que dispender e dava um orçamento ao cliente, consoante os custos da operação. Não quer dizer que, na entrega final, não houvesse diferença. Podia sempre alguma coisa correr melhor ou pior e o fornecedor tem que estar preparado para isso. Mas essa responsabilidade não pode nunca ser imputada ao cliente. Se o portão tem um orçamento de 500€, o fornecedor não pode cobrar 550€ ao cliente.

Já quando foi a afinação das válvulas, que me foi dito pelo homem que me vendeu a moto que era operação acessivel ( hora e meia de serviço e não levava peças ) , foi cobrado quase o dobro do tempo de mão-de-obra. Darem-me um orçamento de "mais ou menos" 160/170€, sem garantia do valor exacto, é arriscar-me a ter que desembolsar 200€ no levantamento da moto. E depois não posso piar porque me foi dito "mais ou menos" e acabou por aparecer "qualquer coisa ou contratempo" que encareceu a operação.
Um mecânico, habituado a fazer o seu trabalho, olhando para o trabalho que tem que ser feito na moto... não me sabe dizer o tempo que demora? Pelos vistos, não todos, já que o da Motodiana disse-me logo que era hora e meia. Se é tempo demais? Não sei, não sou mecânico. Se é caro? Não sei, não tenho acesso ao preço das peças. O que sei é que me deram o orçamento com o valor exacto a pagar e pronto.

Se um gajo não sabe fazer, tem que pagar para que alguem faça. Não tenho problemas com isso. Mas, porra, digam quanto é que se tem que pagar. Não trabalho com "mais ou menos, ou é X ou é Y, não pode ser mais ou menos X ou mais ou menos Y, podendo depois dar K

Ir a um stand da marca só se deve ir se não houver mais alternativa... e apenas dentro da garantia...

Uma "oficina da esquina" consegue comprar material "linha branca" e nesse caso consegue comprar material em separado.
E para a Honda até há bastante material de "linha branca", pelo menos para os modelos que tiveram maiores vendas...

Não é correcto a motodiana dar um orçamento por alto, ou pelo menos não parece ser correcto.
Mas não é de estranhar uma "oficina da esquina" quando quer ganhar dinheiro andar com a conversa da carochinha "ai não sei quanto pode ficar isto... tenho de abrir isto e aquilo e só depois é que darei um preço..."

Relembro que quando procedi a uma manutenção semelhante na minha ex-moto levou o equivalente a esse kit completo e mesmo ali 100€ já era um valor altito.
160/170€.... que dizer...  :toma: :toma: :toma:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 02, 2019, 09:01:12, 09:01
Responder #16

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Segundo me foi dito na Motodiana, a Honda não vende aquelas peças em separado. Vende retentores e guarda-pó. A Yamaha vende em separado, mas acaba por ficar mais caro do que comprando o kit completo. Já com as peças a caminho e com o orçamento feito, esta semana vou deixar 149€ á Motodiana.

Não é muito diferente do que paguei na minha.

Agora, a parte "engraçada". Antes de ir á Motodiana, fui á oficina da marca. Depois de falar com o chefe de oficina e com o gajo das peças, foram-me dados dois valores de orçamento ( na oficina disseram 160€, nas peças aumentou para 170€ ). O mais caricato é que eram valores... " mais ou menos"... sim, mesmo por estas palavras, deram-me dois orçamentos diferentes e com valores "mais ou menos". Portanto, nem o chefe de oficina nem o homem das peças me souberam dizer o valor exacto para a operação.

Para a próxima podes sempre perguntar "Quanto é me vão cobrar por este trabalho de 100€?" e depois logo vês a reacção.

Setembro 02, 2019, 17:32:57, 17:32
Responder #17

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora


Ir a um stand da marca só se deve ir se não houver mais alternativa... e apenas dentro da garantia...

Uma "oficina da esquina" consegue comprar material "linha branca" e nesse caso consegue comprar material em separado.
E para a Honda até há bastante material de "linha branca", pelo menos para os modelos que tiveram maiores vendas...

Não é correcto a motodiana dar um orçamento por alto, ou pelo menos não parece ser correcto.
Mas não é de estranhar uma "oficina da esquina" quando quer ganhar dinheiro andar com a conversa da carochinha "ai não sei quanto pode ficar isto... tenho de abrir isto e aquilo e só depois é que darei um preço..."

Relembro que quando procedi a uma manutenção semelhante na minha ex-moto levou o equivalente a esse kit completo e mesmo ali 100€ já era um valor altito.
160/170€.... que dizer...  :toma: :toma: :toma:
[/quote]

Não posso ir a uma oficina que não seja da marca, em Evora não existe nenhuma. E não foi na Motodiana que me deram o orçamento "mais ou menos", foi na Yamaha. Se os 140€ são um valor alto... foi o valor que me deram, é o que tenho que pagar. Se poderia ir fazer o serviço mai barato a Lisboa, onde há muita concorrencia de mecânicos? Poderia, mas em quanto ia ficar com o combustivel e a refeição?

pjmartinho, percebi isso mesmo, do que escreveste antes.

Tal como referi, a Yamaha levou 2 horas e meia de um serviço ( quando foi afinar válvulas ) que um mecânico já me tinha dito que era trabalho para uma hora, vá que metessem mais meia hora. Mas 2 e meia... foi já roubar. Nunca poderia ir a um sitio onde isso já aconteceu e onde não me souberam dar um orçamento concreto. Arriscava-me a ter que pagar 200€, ou mais, para poder levantar a moto da oficina.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 02, 2019, 17:48:59, 17:48
Responder #18

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul

Não posso ir a uma oficina que não seja da marca, em Evora não existe nenhuma. E não foi na Motodiana que me deram o orçamento "mais ou menos", foi na Yamaha. Se os 140€ são um valor alto... foi o valor que me deram, é o que tenho que pagar. Se poderia ir fazer o serviço mai barato a Lisboa, onde há muita concorrencia de mecânicos? Poderia, mas em quanto ia ficar com o combustivel e a refeição?

pjmartinho, percebi isso mesmo, do que escreveste antes.

Tal como referi, a Yamaha levou 2 horas e meia de um serviço ( quando foi afinar válvulas ) que um mecânico já me tinha dito que era trabalho para uma hora, vá que metessem mais meia hora. Mas 2 e meia... foi já roubar. Nunca poderia ir a um sitio onde isso já aconteceu e onde não me souberam dar um orçamento concreto. Arriscava-me a ter que pagar 200€, ou mais, para poder levantar a moto da oficina.

Nisso tens razão... não havendo concorrência e haver praticamente apenas duas oficinas...  (só 2 ?!)
Mas 140€ não é 160€, o valor que me tinha chamado a atenção antes de eu comentar...  "( na oficina disseram 160€, nas peças aumentou para 170€ )"
E realmente a ler de novo... é que reparei que foi antes de ires à motodiana é que tinhas ido à oficina da marca...

Assim... lamento ter percebido mal e espero não ter indirectamente contribuído para uma má imagem da Motodiana, algo que até hoje seria difícil acontecer...
...sempre fui bem recebido mesmo sem nunca ter (ainda) comprado uma Honda...  :lolol:

Não vale a pena discutir mais pois deixou de haver assunto para...   :convivio: :cool:

Infelizmente a concorrência é importante haver, para beneficio directo dos consumidores... e não havendo... pois... 140€ já não é mau... e se te mudarem o guarda-pós incluindo no kit é porque fazem um bom trabalho - isso agora é que é importante!  :tirarchapeu:  :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 02, 2019, 19:25:08, 19:25
Responder #19

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Uma coisa importante... quando desmontarem os garfos da suspensão, convém ver com atenção se estão bem polidos e não há "picadelas" pois estas dão cabo dos retentores.

Setembro 03, 2019, 08:47:31, 08:47
Responder #20

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Uma coisa importante... quando desmontarem os garfos da suspensão, convém ver com atenção se estão bem polidos e não há "picadelas" pois estas dão cabo dos retentores.

Já estive a "inspecionar" e não vejo lá nada. Na parte da bainha que está visivel, não há anomalias. É esperar que o mecânico veja tambem e me alerte no caso de haver alguma coisa.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 03, 2019, 23:26:53, 23:26
Responder #21

AntonioFerreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
A minha Forza tinha a suspensão da frente muito macia, na Motodiana foi-me dito que tinha que mudar o  óleo e quando se muda são sempre substituidos os retentores
Retentores óleo e mão de obra 149 euros, é caro mas ficou muito melhor

Setembro 04, 2019, 00:03:22, 00:03
Responder #22

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Aproveito este post visto falar de suspensão, a minha cb 500x de 2016, as forquilhas da suspensão têm pontos de ferrugem, há algum produto que posso utilizar para 9s remover? Obrigado

Enviado do meu MIX 2S através do Tapatalk


Setembro 04, 2019, 00:51:54, 00:51
Responder #23

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Se os pontos de ferrugem estiverem na parte cromada e brilhante, pode-se passar palha de aço fina para os remover... mas provavelmente voltam a aparecer. De qualquer forma não é grave se forem na parte "fora do curso" da suspensão, ou seja, a suspensão ao comprimir só vai chegar até um certo ponto... se os pontos de ferrugem estiverem na parte que não entra na outra metade não tem problema.

Setembro 04, 2019, 00:54:08, 00:54
Responder #24

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Se os pontos de ferrugem estiverem na parte cromada e brilhante, pode-se passar palha de aço fina para os remover... mas provavelmente voltam a aparecer. De qualquer forma não é grave se forem na parte "fora do curso" da suspensão, ou seja, a suspensão ao comprimir só vai chegar até um certo ponto... se os pontos de ferrugem estiverem na parte que não entra na outra metade não tem problema.
Sim, são na parte superior, só dei conta deles a semana passada, mas puxa vida é muito mal acontecer uma situação dessas, logo por azar a garantia já acabou ha um ano, a minha suzuki gs 500 de 1995 nem um ponto de ferrugem tinha

Enviado do meu MIX 2S através do Tapatalk


Setembro 04, 2019, 07:51:47, 07:51
Responder #25

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
A minha Forza tinha a suspensão da frente muito macia, na Motodiana foi-me dito que tinha que mudar o  óleo e quando se muda são sempre substituidos os retentores
Retentores óleo e mão de obra 149 euros, é caro mas ficou muito melhor

Foi o valor que me pediram, exactamente, pelos retentores, guarda-pós e mão de obra. A acreditar no que me disse o Pinto das peças, e não tenho razões para duvidar do homem ( até hoje, sempre foi frontal e directo nas conversas que tivemos ), a Honda só vende o kit completo ( retentores e guarda-pós ), ao contrário da Yamaha, que pode vender em kit ou separadamente.

Sendo assim, a tua Forza terá levado além dos retentores, tambem os guarda-pós. Juntando isso á mão de obra, dá os tais 149€ que pagaste e que me pediram tambem a mim.

Estou á espera que me telefonem a avisar da chegada das peças, para marcar o serviço... confesso, já estou com saudades da bicha, desde 5ª feira passada que não monto nada... com motor...  :megafeliz:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 04, 2019, 22:53:21, 22:53
Responder #26

AntonioFerreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
Nuno
Deve ter levado também os guardas pós porque fazem parte do kit
Não babava óleo, apenas estava muito macia e o Manuel Gaiato ao experimentar disse logo que tinha que mudar o óleo e o Pinto disse -me que ia pedir o Kit e no dia seguinte à tarde já cá estava e realmente precisava porque ficou muito melhor e deixou de bater nos buracos da calçada que temos nas nossas ruas

Setembro 05, 2019, 14:37:10, 14:37
Responder #27

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Tenho uma estimativa da Motocenter de eur.150 para fazer esse trabalho na minha X8.

Setembro 06, 2019, 08:16:46, 08:16
Responder #28

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Tenho uma estimativa da Motocenter de eur.150 para fazer esse trabalho na minha X8.

O orçamento que me deram na Motodiana foi de 149.64€, já com IVA. Os guarda-pó chegaram segunda feira mas só ontem é que chegaram os retentores.
Ficou o serviço marcado para segunda que vem, mas o homem das peças está de férias. Quando marquei o serviço com a rapariga, ouvi o "substituto" do homem das peças dizer á rapariga para fazer a marcação para as 11 horas porque era coisa para demorar umas horas... o que me assustou.
Segundo o que me disse o chefe de oficina, á frente do homem das peças, era hora e meia... vamos ver o que tenho á espera na segunda, quando for levantar a moto.

Já lá fui 2 vezes e bateu tudo certo, vamos ver se não tenho que os fazer ligar ao rapaz que está de férias, para comprovar os valores dados por telefone...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 06, 2019, 11:40:17, 11:40
Responder #29

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Quando marquei o serviço com a rapariga, ouvi o "substituto" do homem das peças dizer á rapariga para fazer a marcação para as 11 horas porque era coisa para demorar umas horas... o que me assustou.
Segundo o que me disse o chefe de oficina, á frente do homem das peças, era hora e meia... vamos ver o que tenho á espera na segunda, quando for levantar a moto.

Já lá fui 2 vezes e bateu tudo certo, vamos ver se não tenho que os fazer ligar ao rapaz que está de férias, para comprovar os valores dados por telefone...

No meu caso foram quase 2 horas (1:45), mas só me cobraram hora e meia .

Setembro 10, 2019, 07:15:57, 07:15
Responder #30

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Serviço feito, com orçamento respeitado.

149,64€ pela mão de obra, retentores e guarda-pós. Questionei o chefe, se ele tinha confirmado os tais picos de ferrugem ou outras "lesões" nas bainhas e está tudo ok.
Vamos ver se ela me dá agora uma folga de 1 ou 2 meses, antes de aparecer outra.  :???:

O meu vizinho da Hornet é meio "engenheiro" ( não tem curso nenhum, mas é curioso, gosta de mexer nas coisas e tem uma bancada de ferramentas que faz inveja a muita oficina de marca ). Andou a informar-se dos preços, a pedir orçamentos e resolveu mandar vir da net e fazer ele o serviço. Ele já costumava mexer nas 50cc, inclusive foi ele que sempre mudou as maxilas da minha DT, pós garantia. A minha DT nunca deixou de travar e, passada quase uma semana de ter mudado os retentores da Hornet... ainda não caiu a roda nem perdeu as bainhas. Nunca seria serviço que me deixaria á vontade meter nas mãos dele, mas o gajo ajeita-se, é um facto.
« Última modificação: Setembro 10, 2019, 07:22:21, 07:22 por Nuno YB »
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 10, 2019, 10:03:21, 10:03
Responder #31

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4591
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Orçamento respeitado.
Nada de anormal encontrado.
Serviço efetuado.

É rolar punho agora.  :nice:

Setembro 10, 2019, 13:10:24, 13:10
Responder #32

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Serviço feito, com orçamento respeitado.

Agora com óleo novo na suspensão vais notar a mota diferente... para melhor  :nice:

Se tiver afinação da suspensão na frente, é necessário voltar a finar a mesma.
« Última modificação: Setembro 10, 2019, 13:12:41, 13:12 por pjmartinho »

Setembro 10, 2019, 17:54:44, 17:54
Responder #33

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ainda bem que está resolvido, mas convém a máquina não dar agora ao dono (mais) despesa"(zecas)".  :nice:

Já agora, no empedrado da cidade - que é um local óptimo para testar - tens percebido mudanças face ao que tinhas?
Filtra melhor que antes, mantendo uma certa firmeza?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 12, 2019, 08:16:13, 08:16
Responder #34

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Ainda bem que está resolvido, mas convém a máquina não dar agora ao dono (mais) despesa"(zecas)".  :nice:

Já agora, no empedrado da cidade - que é um local óptimo para testar - tens percebido mudanças face ao que tinhas?
Filtra melhor que antes, mantendo uma certa firmeza?

Nas ruas da cidade, nunca notei grande nivel de conforto. Ficou mais rija, depois de ter levado a "revisão", mas nota-se um melhor absorver do empedrado.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 21, 2019, 17:55:20, 17:55
Responder #35

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Para quem quiser fazer isto em casa.



É para uma Honda mas o procedimento deverá ser o mesmo em qualquer outra marca.

Setembro 24, 2019, 11:19:06, 11:19
Responder #36

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Tenho uma estimativa da Motocenter de eur.150 para fazer esse trabalho na minha X8.

Trabalho feito na Motocenter, custo Eur.140 IVA inc.
Ficou bastante melhor, agora já tenho amortecimento decente à frente.