Autor Tópico: Grandes depósitos de combustível em motos actuais…  (Lida 3717 vezes)

Junho 15, 2018, 00:45:33, 00:45
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Grandes depósitos de combustível em motos actuais…





Julgo que este tema nunca por cá foi abordado…

E a verdade é que para lá das sempre importantes características técnicas, comportamento, conforto, protecção aerodinâmica ou look de uma moto…uma boa autonomia permitida por um grande depósito de combustível também me parece poder ter a sua relevância, especialmente quando a vontade é a de percorrer grandes distâncias sem estar sempre a pensar em abastecer.

Claro que o consumo alcançado tem relação directa, mas um grande depósito ajuda e de que maneira…

No presente não me parece que haja uma única que chegue aos impressionantes 38L de capacidade da velhinha BMW R80 G/S Paris Dakar, mas verdade seja dita…muitas motos actuais são bastante eficientes e, em ritmos de velocidade de cruzeiro, conseguem consumos aceitáveis e capazes de percorrer algumas centenas de Kms entre abastecimentos.

Estive a ver por alto e temos actualmente no mercado motos com depósitos capazes de levar muuuito combustível…


Começando p.ex. nas V-Strom 650/1.000 com os seus 20L

…depois temos as Ducati Multistrada 1260 também com os seus 20L

…ou as Triumph Tiger Sport igualmente com os seus 20L

…ou as Kawasaki Versys 650/1.000 com os seus 21L

…ou as Harley-Davidson Ultra Limited com os seus 22,7L

….ou as KTM 1190 Adventure com os seus 23L

…ou as Honda Africa Twin Adventure Sports com os seus 24,2L

…ou as Yamaha FJR 1300 com os seus 25L

…ou as actuais BMW R1200GS Adventure com os seus 30L

…ou as Moto Guzzi Stelvio 1200 8v com os seus 32L


Maior capacidade em levar combustível não significa necessariamente maior distância percorrida, mas que pode dar uma boa ajuda....pode. ;)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 15, 2018, 01:08:37, 01:08
Responder #1

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A Multistrada Enduro também tem 30 litros


A KTM 1290 Adventure também tem 30 litros na versão T e 23 na S e R
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 15, 2018, 01:15:36, 01:15
Responder #2

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Como falei nela mais acima, deixo aqui uma foto da BMW R80 G/S Paris Dakar e que apesar de apresentar dimensões globais algo comedidas, tinha um gigantesco depósito de 38L...  :feliz:

Ainda produziram uns milhares de unidades. As usadas atingem é valores algo elevados... :nice:




A Multistrada Enduro também tem 30 litros


A KTM 1290 Adventure também tem 30 litros na versão T e 23 na S e R


Sim, essas versões Enduro e voltadas para o lado mais off-road acrescentam ainda maior capacidade face às versões base que indiquei acima. :nice:
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Dalai Lama

Junho 15, 2018, 01:24:04, 01:24
Responder #3

TMXR

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Por acaso os depósitos grandes dão muito jeito para as viagens grandes... passar a Espanha de Tmax e muito diferente de passar de GS ou MS  :D



Por acaso, o meu maior susto nas 2 rodas não foi nenhum acidente... foi quase ficar sem combustível entre o Mónaco e Nice (as bombas 24h não aceitavam cartões Pt) numa madrugada e andei vários kms com o range em 0 (muitos deles com a GS desligada nas descidas).

Se tivesse ficado sem gasolina naquele sítio, ia correr muito mal  :toma:


Já me estava a preparar para ou ficar numa bomba a aguardar até de manhã ou então ficar num hotel a dormir e seguir de viagem de manhã (mas os hotéis eram quase todos 200/250 € de diária)  :toma: felizmente na última bomba o cartão funcionou e atestei os 20 litros do depósito.

Ainda ia dormir a Frejus num F1... cheguei lá tipo 2 ou 3 da manhã e... acertaram... o dispensador de quartos não gostava de cartões Portugueses e aqueles hotéis não tem funcionários durante a noite  :D

Se circularem a noite de moto, não se distraiam com o range... e o melhor conselho que vos posso dar  :D




Isaac, tens razão... onde faz mais falta e no off road... ainda há dias estava a ver um vídeo de uma travessia dos purines em off road no Harry’s garage e a autonomia deu-lhes grandes dores de cabeça
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Junho 15, 2018, 09:30:11, 09:30
Responder #4

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No tocante a off-road ainda existe a Kawasaki KLR650 (infeizmente creio que só mesmo por encomenda para PT) e que de série já tem um valente tanque para combustível...

Mas depois ainda existe aquilo que desigam por "KLR650 Safari Tank" (creio que há 2 dimensões) em que um deles permite cerca de 40L de capacidade.  :???:
Para uma 650cc e com o consumo comedido que esta consegue (a velocidades de cruzeiro), é obra...






(....)

Ainda ia dormir a Frejus num F1... cheguei lá tipo 2 ou 3 da manhã e... acertaram... o dispensador de quartos não gostava de cartões Portugueses e aqueles hotéis não tem funcionários durante a noite  :D
(....)

Ora aí está um tema que gostaria de ler por cá...

Acho que seria muito interessante. Serias a pessoa indicado para um tópico do género, Miguel.  :palmas: :cool:

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Junho 15, 2018, 09:31:41, 09:31
Responder #5

mneves

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Junho 15, 2018, 10:09:22, 10:09
Responder #6

JViegas

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Ui Ui então ao preço que está a gasolina...  :'(

Junho 15, 2018, 10:41:39, 10:41
Responder #7

pjmartinho

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Gosto deste indicador do nível do combustivel, pois nunca falha (a não ser que se passe com um pano molhado em álcool no depósito)
 :ok: :ok:

Junho 15, 2018, 10:48:55, 10:48
Responder #8

TMXR

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Ora aí está um tema que gostaria de ler por cá...

Acho que seria muito interessante. Serias a pessoa indicado para um tópico do género, Miguel.  :palmas: :cool:



Hoteis low cost?  :D
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Junho 15, 2018, 10:53:16, 10:53
Responder #9

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Referia-me concretamente às vantagens/desvantagens que vês neste tipo de alojamento "F1" e que pudesses partilhar.  :)
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Junho 15, 2018, 11:01:24, 11:01
Responder #10

JViegas

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Referia-me concretamente às vantagens/desvantagens que vês neste tipo de alojamento "F1" e que pudesses partilhar.  :)

É claro que todos pensamos nessa vertente.  :lolol:

Junho 15, 2018, 11:08:28, 11:08
Responder #11

Pianoman

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Ui Ui então ao preço que está a gasolina...  :'(
E depois há as que com 14L fazem 400km...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Junho 15, 2018, 11:18:25, 11:18
Responder #12

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Geralmente nao fico nos tao low-cost.


Mas, sim... para passar alguns paises que sao muito grandes (França....  :D) e que invariavelmente vai haver um overnight sao uma excelente opção. Ha 2 grandes cadeias: a Accor (Ibis) com os F1 e a Louvre (Campanile) com os Premiere Class que oferecem os serviços mais básicos em termos de hotelaria: dormir/duche/pequeno almoco. Os precos andam entre os 30 e os 50 €.


A grande vantagem deste tipo de hotel, para alem do preco é a sua omnipresenca e o facto de geralmente se encontrarem com muita facilidade junto a todas as saidas dos eixos viarios e geralmente terem parques fechados... algo que é praticamente indispensável quando se viaja com moto

Geralmente os serviços sao básicos... a partir das 8 nao esta ninguem no hotel e tens de levantar a chave ou o codigo do quarto num ATM, ou fazer uma reserva online ou para um call center onde te dao esse código (que pode ser necessário para entrar logo no parque do hotel). A area do quarto é minuscula, as camas sao beliche e a casa de banho geralmente é uma sala prefabricado de uma peça só. O pequeno almoço geralmente resume-se ou a uma maquina daquelas em que metes umas moedas e sai uma sandes ou croissant embalados e com 2 duas semanas e um sumo numa embalagem tetrapack  :D  :D :D Todos tem Wifi


Mas.... por pouco diferencial ficas num ibis Budget que acaba por geralmente oferecer mais alguma qualidade (cama melhor, televisao maior, casa de banho menos claustrofobica e quarto com maior area).

Normalmente o meu budget para dormir anda nos 50/60 mas se conseguir mais barato e o hotel nao seja mau... melhor  ;)

Hoje em dia com a net no smartphone e com a app do booking geralmente consegues perceber qual é o melhor negocio na tua zona: porque tens la encontras a localização hotel do mapa, tens a fotos e a descrição dos serviços do hotel, e tens uma classificação de outros utilizadores que te da uma ideia sobre o que vais encontrar...

Se tiveres flexibilidade e poderes deixar a reserva mesmo para o ultimo momento, entao digo-te por experiência que quando alguns hotéis nao estao lotados a partir de uma certa hora e para aquele dia fazem "promocoes flash". As vezes funciona e ja tenho ficado em hoteis 4 estrelas todos XPTO deste jeito... ainda ha pouco tempo fiquei neste e acho que nem 40 € paguei  :D :D

https://www.eurostarshotels.com.pt/eurostars-rey-fernando/quartos.html

 
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Junho 15, 2018, 11:38:06, 11:38
Responder #13

2low

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Ui Ui então ao preço que está a gasolina...  :'(
E depois há as que com 14L fazem 400km...

 :lolol:

Chama-se eficiência…
Como no eurofestival da canção: "twelve points for the NC"

Na Kawasaki 15,5Lt dão para nas calmas quase quase 320km mas o normal é não ultrapassar os 290km, coisa que me irritava inicialmente apos ter saido da 125cc, em que era meter uma vez por semana ?!
Com a Triumph ainda nao entendi bem a autonomia da coisa... mas consumos medios oscilam entre 6,00 e 6,50 Lt/100km [com consumos instantaneos em redor dos 5,00Lt/100km o ponteiro ronda os 120kmh que é muito bom]
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 15, 2018, 13:06:55, 13:06
Responder #14

2low

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Quero apenas acrescentar que a moto que aparece no inicio deste tópico, há uma à venda e com um belo preço!

https://www.standvirtual.com/anuncio/moto-guzzi-stelvio-ntx-1200-abs-ID8LnYhZ.html#1b24703a52

Esta parece bem baixinha!


O mesmo stand (só coisas exóticas) tem outra moto que nem me lembrava que ainda existisse e que pode competir no tópico das nakeds 1000cc, aquele tópico em que se diz que a rainha das curvas é a Aprilia tuono…
https://www.standvirtual.com/anuncio/cagiva-v-raptor-1000-ID3h5v65.html
« Última modificação: Junho 15, 2018, 13:12:04, 13:12 por 2low »
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Junho 15, 2018, 13:26:19, 13:26
Responder #15

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Obrigado pelo post sobre esse tema, Miguel.
Não teria ficado nada mal num tópico autónomo  :cool: mas como foi por aqui falado, entende-se. :)

Sobre grandes depósitos de combustível, entendo que este trabalho de customização que mostro de seguida e levado a cabo numa BMW R80 de 1984 (que a modificou por completo), vos vai deixar boquiabertos.

Isto sim é um enorme depósito de combustível.  :-\



Vejam aqui mais umas fotos... É um "lutador de sumo", com rodas.  :)

http://www.returnofthecaferacers.com/2013/09/bmw-r80-big-tank.html
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Junho 15, 2018, 14:16:53, 14:16
Responder #16

carlos-kb

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Um depósito de maior capacidade pode dar jeito... é um facto.

Mas não esqueçam as implicações negativas que um depósito de grande volumetria e capacidade pode ter na condução de uma moto, ainda mais atestado, no que respeita a peso, dimensão e o pior... a alteração do centro de gravidade. E claro as repercussões, que podem acontecer no comportamento e "neutralidade" da moto, complicando a sua eficiência dinâmica.

Junho 15, 2018, 14:44:34, 14:44
Responder #17

2low

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Um depósito de maior capacidade pode dar jeito... é um facto.

Mas não esqueçam as implicações negativas que um depósito de grande volumetria e capacidade pode ter na condução de uma moto, ainda mais atestado, no que respeita a peso, dimensão e o pior... a alteração do centro de gravidade. E claro as repercussões, que podem acontecer no comportamento e "neutralidade" da moto, complicando a sua eficiência dinâmica.

Experimenta fazer o Dakar e a route66 com um deposito normal, consegues?
  :tirarchapeu:

É para isso que servem alguns modelos "exóticos" que são gordos pa caramba.
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Junho 15, 2018, 14:51:34, 14:51
Responder #18

JoãoPVCarvalho

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E também temos a UM Renegade que leva 18l... para uma 125cc que gasta 2,5l aos 100km!!! Ui se aquilo rende.  :chopper:

http://www.andardemoto.pt/motos-novas/p-1218/um-renegade-commando/
« Última modificação: Junho 15, 2018, 14:57:39, 14:57 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 15, 2018, 15:10:00, 15:10
Responder #19

2low

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E também temos a UM Renegade que leva 18l... para uma 125cc que gasta 2,5l aos 100km!!! Ui se aquilo rende.  :chopper:

http://www.andardemoto.pt/motos-novas/p-1218/um-renegade-commando/

autonomia de 500/600km?
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Junho 15, 2018, 15:19:17, 15:19
Responder #20

JoãoPVCarvalho

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Honestamente ainda não fiz o teste, mas em boa verdade nunca precisei de parar para abastecer nos meus passeios.
Mas um dia destes levo uma garrafinha com gasolina, encho o depósito e vou até ela parar só pra ver até onde chega.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 15, 2018, 16:00:40, 16:00
Responder #21

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Obrigado pelo post sobre esse tema, Miguel.
Não teria ficado nada mal num tópico autónomo  :cool: mas como foi por aqui falado, entende-se. :)



Move o post para outro topico  :nice:



Quanto ao tema... sim... quem se aventura mundo fora, ha regioes mais remotas em que as gasolineiras estao a distancias muito grandes... assim de repente vem-me à memoria o interior da Australia, a estepes Siberianas e até 2 estradas que ainda gostaria de fazer em 2 rodas: a BR 319 e a BR 230 "transamazonica"  :nice:
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Junho 15, 2018, 16:26:49, 16:26
Responder #22

carlos-kb

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Um depósito de maior capacidade pode dar jeito... é um facto.

Mas não esqueçam as implicações negativas que um depósito de grande volumetria e capacidade pode ter na condução de uma moto, ainda mais atestado, no que respeita a peso, dimensão e o pior... a alteração do centro de gravidade. E claro as repercussões, que podem acontecer no comportamento e "neutralidade" da moto, complicando a sua eficiência dinâmica.

Experimenta fazer o Dakar e a route66 com um deposito normal, consegues?
  :tirarchapeu:

É para isso que servem alguns modelos "exóticos" que são gordos pa caramba.

Quantos Dakar fazes? Quantos conheces que fizeram o Dakar? Quantas vezes fizeste a route66? Quantos conheces que a fizeram?
Quantos «modelos "exóticos" que são gordos pa caramba» vês em qualquer um destes territórios?
Do pessoal que conheces e anda de mota, quantos efectivamente precisam de uma mota dessas "exóticas" que são gordas pa caramba»?

No caso concreto do Dakar, as motos que o fazem efectivamente, são as versões Rally de uns quantos modelos, que por acaso alguns até são adaptados e comercializados para utilização "civil".

Os modelos "exóticos" e gordos que falas (presumindo que falas das versões adventure das calça-arregaçada, como as GSA, as MS Enduro, as Africa Twin Adeventure Sports, etc...), para o nosso mercado e território maioritário de acção (ainda que dês um saltinho ou outro além fronteiras ou ali a Marrocos, mas que as saídas para fora de asfalto, aonde deixes de ter postos de gasolina, se contam pelos dedos das mãos em número de vezes e quilómetros), acabam quase a ser meros "fetiches", nas quais depois podes ainda adequar uma parefernália imensa de acessórios, gadgets e mariquices, para encher o ego. Mas que as tornam depois quase inutilizáveis de modo adequado, seja em ambiente urbano, como para tirar um pleno gozo numa estrada curvilínea. Pega numa dessas gordas, grandes, atestadas e pesadas motos e mete-te a fazer uma estrada serrana e vê as limitações com que te vais deparar?!

Para andar na velha Europa, pelo menos só vejo uma vantagem num depósito de maior capacidade... o ir menos vezes à bomba atestar. Mas depois, mesmo numa viagem para devorar km, duvido que aguentes mais de 200 a 250 km sem teres de parar para descansar... ou seja, o correspondente à autonomia de uma moto com um depósito "comum".

Aliás.... vejo mais sentido um depósito de grande capacidade numa moto puramente turística, como uma Goldwing, uma Pan-European, uma R12RT ou uma K16GTL, do que nessas variantes gordas de "calças-arregaçadas" que falei acima.
« Última modificação: Junho 15, 2018, 16:39:03, 16:39 por carlos-kb »

Junho 15, 2018, 17:36:10, 17:36
Responder #23

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(....)
Para andar na velha Europa, pelo menos só vejo uma vantagem num depósito de maior capacidade... o ir menos vezes à bomba atestar. Mas depois, mesmo numa viagem para devorar km, duvido que aguentes mais de 200 a 250 km sem teres de parar para descansar... ou seja, o correspondente à autonomia de uma moto com um depósito "comum".
(....)

E com o benefício de na Europa, ao contrário p.ex. da América do Sul ou outros pontos do globo, haver muitos mais postos de combustível e que permitem, salvo raras excepções, circular mais descansado. Tem é de se ter cuidado com as horas, porque se calhar boa parte delas fecha à meia-noite e só reabre de manhã.  :)


(....)
Aliás.... vejo mais sentido um depósito de grande capacidade numa moto puramente turística, como uma Goldwing, uma Pan-European, uma R12RT ou uma K16GTL, do que nessas variantes gordas de "calças-arregaçadas" que falei acima.

Curiosamente, no caso da nova GoldWing a capacidade do depósito até nem é por aí além (são 21,1L)....mas por outro lado a eficiência daquele bloco de 6 cilindros, em ciclo combinado reclama 5,6L/100Kms.
Teoricamente e dependendo de vários factores, consegue + de 350Kms entre abastecimentos.

A BMW K1600GT/K1600GTL (também com um 6 cilindros) acrescenta-lhe 5L... :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 27, 2019, 19:02:28, 19:02
Responder #24

jmartins13

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Março 27, 2019, 19:56:36, 19:56
Responder #25

Sapiens21

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Nem as motos para fazer o Dakar devem levar tanto.

Próximo dos 35-40L sim, mas agora....45L?

Eu imagino a cara de um condutor de um automóvel que vá abastecer logo a seguir à moto e veja no visor da máquina do posto o número que lá aparece, relativo ao anterior abastecimento!!  :o
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Dalai Lama

Março 27, 2019, 21:17:20, 21:17
Responder #26

jmartins13

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Pois, imagina q se vai encher o tanque só com 5 litros de reserva....atesta-se 40 litros...65 euros. :animated-smileys-angry-049:

E o preço do depósito? Ouch! Quase 1800 euros por um depósito em plástico :oops:

 :cool:

Março 27, 2019, 22:47:22, 22:47
Responder #27

Sapiens21

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É muito dinheiro, de facto.

O plástico de que é feito, ainda assim, não duvido que está longe daquele que é usado nos comuns Tupperware's. :)
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