Autor Tópico: AGV K3-SV (6 anos de uso diário) - substituir peças ou comprar novo?  (Lida 2257 vezes)

Agosto 25, 2020, 11:21:35, 11:21
Lida 2257 vezes

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olá a todos.

O meu AGV K3-SV, comprado à 6 anos atrás, apresenta já imensos sinais de uso: o visor riscado por meia dúzia de quedas acidentais (deixá-lo cair), o encaixe dos óculos escuros internos partidos durante uma operação de limpeza mais "apressada" e as almofadas laterias já muito "moles" e descoloradas.

O capacete já não está tão justo como no início (claro) e tenho que andar com ele bem apertado no queixo, pois acima dos 120kms sinto já alguma folga, e apesar de não ameaçar saltar fora incomoda-me.

Comecei a ver peças de substituição:

Visor: 45,95 € (sem o pinlock)
Almofadas laterais: 30 €
(não compro a almofada superior, mas a substituir acrescem mais 26 €)
Óculos escuros: 34,95€

Total: 114,90 € (sem a almofada superior)
(valores obtido no site da AGV, não verifiquei se existem custos de envio - provavelmente há)

O capacete novo custa entre 197,95 € (mais barato - branco) 206,95 € (igual ao que tenho - escuro/mate), e adquirido na mesma loja física onde comprei o capacete. Uma diferença de  83,05 € (para o mais barato) e 92,05 € (comprando igual). Sem pinlock.

O capacete apresenta ainda sinais (riscos) à volta do mesmo, a esferovite interior já não é toda escura, apresentando alguns sinais de uso, o visor não fica aberto assim que acelero, etc. etc. mas acredito que com o material novo que compre, o capacete pode ainda fazer alguns kms em cima da minha cabeça.

Para mim, continua a ser de construção muito solida e a ventilação é excelente. Ao nível de aerodinâmica muito bom (depende da velocidade), e ao nível sonoro não é o melhor, mas também como uso tampões nos ouvidos, isso não é problema.

Não sei se devo trocar.
Do que tenho lido, os capacetes devem ser substituídos ao fim de algum período de uso e quando apresentem sinais de uso "excessivo" (como é o caso do meu).

A comprar será sempre da mesma qualidade ou superior, mas não quero gastar mais de 250/300€.

A SHARK tem sido a marca que me tem atraído mais, nomeadamente o SPARTAN (cor plain - 275€) ou o SKWAL 2.2 (VENGER ou NOXXYS, que andam à volta dos 250 €)

O primeiro tem muito boa opinião dos seus proprietários e para o custo do mesmo (o 2low apresentou por aqui um tópico sobre este capacete que me despertou a curiosidade).
O SKWAL 2.2, segundo a marca está aperfeiçoado ao nível aerodinâmico e de isolamento do vento (coisa que o AGV não consegue bem) e tem um sistema de led's (eu sei eu sei parece ser de "azeiteiro") que devem funcionar muito bem à noite/mau tempo. Como ando todos os dias, a visibilidade para mim à noite ou com tempo de chuva é muito importante e penso que esta adição ao capacete poderá fazer a diferença à noite ou em dias de maus tempo e de visibilidade reduzida.

Outros modelos (Shoei, Nexx, MT ou mesmo da AGV) também me atraem, mas tudo depende de quando experimentar e de quanto me custarão.

Outra questão que estou atento é ser um capacete de 4/5 estrelas nos testes da SHARP.

O que fariam?
Trocavam ou compravam os acessórios necessários para manter o K-3 mais uns kms (114,90 €)?
« Última modificação: Agosto 25, 2020, 11:26:49, 11:26 por JViegas »

Agosto 25, 2020, 11:39:15, 11:39
Responder #1

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Eu comprava um novo, sem dúvida. O mesmo modelo, ou diferente, dependendo do que te apetecer.
Dou o meu exemplo. Tenho um HJC IS-17 há uns 2 ou 3 anos. Já estava com riscos na calota e começava a descascar na parte de baixo das almofadas.
Como a minha experiência com a marca foi boa, pois a calota da HJC encaixa bem com o formato da minha cabeça e reconheço alguma qualidade aos materiais, decidi comprar outro da HJC.
Voltei para os modulares e comprei o i-90. O meu orçamento era o mesmo que o teu, pois acho um absurdo pagar mais de 300/350 euros por um capacete, já que não vejo diferenças na segurança quando comparando com um de 250.

Para além disto tudo, o teu capacete já tem 6 anos e, como deves saber, a longevidade recomendada de um capacete é de 5 anos, embora este assunto seja muito discutível (como tenho certeza que o dfelix te dirá).

Abraço e boa decisão.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 25, 2020, 11:55:59, 11:55
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Partilho da opinião anterior.

Estares a comprar agora componentes variados de substituição num capacete com 6 anos...mais vale olhar para as campanhas dos sites do costume e se calhar pouco mais gastarias. Abaixo de 200€ não faltam ofertas de várias marcas.

Nesse capacete e que terá ido ganhando as suas folgas (não creio que sejam só as almofadas que perderam a firmeza), estar a gastar cerca de 115€, não me parece a melhor decisão.  :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 25, 2020, 12:35:17, 12:35
Responder #3

Simon

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 72
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Indian
  • Modelo Motociclo: Scout Bobber TWENTY
  • Localidade: Santiago do Cacém
Partilho das opiniões anteriores. Gastar práticamente o valor de um capacete novo num com 6 anos...não me parece boa opção, depois passados 6 meses mais uns riscos e mais isto e aquilo e lá se vai o valor do capacete novo.

Agosto 25, 2020, 12:37:49, 12:37
Responder #4

Vitor_F_Silva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 414
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
Comprava um novo, parece-me que 6 anos de uso já é demais (por muito sólido que seja o capacete). Ainda para mais com todos os pequenos problemas que apontas.

HJC e Nexx são duas marcas que me parecem ser ambas de boa qualidade sem te irem ao bolso em demasia. Diria que que a Nexx é melhor (mas apenas por ser portuguesa ).

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Agosto 25, 2020, 13:00:44, 13:00
Responder #5

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Se fores para uma marca diferente, reforço a sugestão de experimentares mesmo o capacete equacionado. Isto porque o formato da calota muda muito de marca para marca, sendo que umas se ajustam mais a cabeças redondas e outras a cabeças mais ovais.
Depois, é uma questão de orçamento, de gosto (estética) e de (até mais importante) definir a questão funcional (integral/modular).
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 25, 2020, 14:01:08, 14:01
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Obrigado a todos pelas respostas.
O capacete será sempre comprado em loja física.



Agosto 25, 2020, 14:03:10, 14:03
Responder #7

Vitor_F_Silva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 414
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
Obrigado a todos pelas respostas.
O capacete será sempre comprado em loja física.
Depois dá aí feedback do escolhido. Abraço

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Agosto 25, 2020, 14:30:08, 14:30
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Se não tiveres urgência, lembra-te que o outono está a caminho.
Não faltará muito para começar a surgir campanhas e promoções nas lojas online do costume.
Com jeitinho compras novo pelo preço de recondicionar esse.

Agosto 25, 2020, 16:09:22, 16:09
Responder #9

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Se não tiveres urgência, lembra-te que o outono está a caminho.
Não faltará muito para começar a surgir campanhas e promoções nas lojas online do costume.
Com jeitinho compras novo pelo preço de recondicionar esse.

Sim sim eu sei. Mas irei sempre comprar em loja física.  :nice:

Agosto 26, 2020, 10:54:43, 10:54
Responder #10

Quico

  • Visitante
O capacete novo custa entre 197,95 € (mais barato - branco) 206,95 € (igual ao que tenho - escuro/mate), e adquirido na mesma loja física onde comprei o capacete. Uma diferença de  83,05 € (para o mais barato) e 92,05 € (comprando igual). Sem pinlock.

1º deves trocar.

2º se optares pelo mesmo modelo, o meu (branco) custou 164€ em promoção na motocard. Ao contrario do que dizes, os lisos (branco e preto) raramente entram em promoções, já os gráficos "outdated" chegam a ficar mais baratos que os lisos. Como exemplo, comprei recentemente um a 158€ na Dainese do Cartaxo.

Agosto 26, 2020, 11:25:39, 11:25
Responder #11

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Obrigado a todos pelas respostas.
O capacete será sempre comprado em loja física.

No teu caso eu trocava!

Tenho um da mesma marca e modelo, comprei no Cartaxo!

Como era um design antigo, com desconto ficou em menos de 200€

Mais de 5 anos, e com algumas quedas,mesmo que acidentais, mesmo com material novo podes estar a correr riscos!

Boas curvas!
Omnia tempus habent

Agosto 26, 2020, 20:11:57, 20:11
Responder #12

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra


Sim sim eu sei. Mas irei sempre comprar em loja física.  :nice:

Com 6 anos de idade, eu pensaria num novo. Podes sempre dar uma boa limpeza nesse e sempre dá para umas idas á praia... É o que faço com os capacetes antigos e evito de encher os novos de areia e protector solar...  ;)

Desde que saibas qual o tamanho correcto, compensa sempre mandar vir online.
https://www.fc-moto.de/pt_PT
https://www.louis.eu
https://www.motocard.com

Tens aí algumas opções... Basta uma versão com cores do ano anterior para conseguires um preço bem abaixo do praticado pelas lojas fisicas por cá.

Se não tiveres urgência, lembra-te que o outono está a caminho.
Não faltará muito para começar a surgir campanhas e promoções nas lojas online do costume.
Com jeitinho compras novo pelo preço de recondicionar esse.


Subscrevo.
« Última modificação: Agosto 26, 2020, 20:13:29, 20:13 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Agosto 26, 2020, 22:24:05, 22:24
Responder #13

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
6 anos e uso diário...nem pensava duas vezes.
Ficas com esse para dias de ida à praia ou um wue no dia anterior chegas a casa todo molhado e o tens de deixar a secar (bem).
Já há alguns anos que compro os meus capacetes em Andorra, onde consegues comprar topos gama, aos preços da gama média em Portugal. Vai estando atento às promoções no final do verão,  mesmo em lojas físicas. Boa sorte, mas sim, troca mesmo de capacete.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Agosto 27, 2020, 09:49:47, 09:49
Responder #14

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sim, vou trocar.
Não se justifica a opção de substituir peças.

Estou a encontrar capacetes com muito bons argumentos na casa dos 250€: pinlock incluído, lentes escuras, 4/5 estrelas no Sharp.

Obrigado a todos pelas recomendações.  :palmas:



Agosto 27, 2020, 10:05:26, 10:05
Responder #15

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Queria deixar só aqui uma consideração sobre os sharp ratings, especialmente depois de ter aberto a minha loja e ter encomendado/testado mais de 50 modelos diferentes:

- esquece isso. Claramente não faz sentido absolutamente nenhum. Tens até exemplos gritantes dentro das mesmas marcas com por exemplo o HJC C70 a ter 5 estrelas e o topo com os RPHA11 a ter apenas 3 estrelas.

Motivo pelo qual às vezes alguns modelos não estão avaliados lá? As marcas já não confiam na isenção dos testes e alguns dos modelos foram testados sem sequer terem tido autorização das marcas.

De qualquer das formas, ainda pegando no que tinhas falados dos Skwal com as luzes - os D Swal 2 têm o mesmo formato só que não têm as luzes de presença. Pode ser uma boa opção. Isso faz o PVP do DSkwal de cores sólidas baixar para os 200€.

Se o orçamento chegar para os Spartan, não hesites. É um salto considerável comparativamente aos Skwal em resistência e leveza. Basicamente ficas com fecho em duplo D, tens uma calota feita em fibra de vidro e uma camada de carbono e muito melhor aerodinâmica.

Eventualmente, se fizer o teu gosto, tens também o HJC F70 - design mais vanguardista mas em fibra de vidro , leve e bastante bom para sport touring.

Agosto 27, 2020, 16:15:06, 16:15
Responder #16

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
danteMdie:

Obrigado pela partilha de conhecimentos de alguém ligado ao ramo (felicidades - acho que já te dei - para o teu projeto).

Sabes, temos sempre que "começar" por algum lado.
E estes testes da SHARP são um "ponto de partida" para conseguir apurar quais são os resultados de testes realizados "fora" da esfera de testes/estudos que cada marca faz aos seus capacetes.

Se existem capacetes mais baratos com melhores resultados do que mais caros ou se algumas marcas não fornecem exemplares para testes e os mesmos são realizados sem a autorização expressa do fabricante é algo que desconheço.

Mas como escrevi em cima: temos sempre que "começar" por algum lado. A ler, a comparar e até perguntar.

(falta o experimentar e negociar/encontrar preços que possa suportar)

Há 6 anos atrás quando comprei o meu primeiro capacete, confiei no vendedor que me vendeu um capacete que usei diariamente sem qualquer reclamação. Desconhecia a marca, desconhecia quantas estrelas tinha nos testes da Sharp (se é que isso me importava na altura), ou se o mesmo resistiria a uma queda. Felizmente este ultimo ponto é algo que ainda hoje desconheço e espero assim continuar. É sinal que não tive qualquer acidente que implicasse bater com a cabeça no chão.

Fui bem aconselhado na loja.

Agora pretendo algo diferente, pois já não ando de maxiscooter e por causa disso preciso talvez de um outro capacete, considerando que o custo de renovação deste AGV não é financeiramente viável estando ainda  possivelmente em causa riscos para a minha segurança considerando que o mesmo já sofreu algumas quedas (pequenas).

Provavelmente irei à mesma loja.

Obrigado pelas dicas. Irei ler mais sobre os modelos que indicas.
« Última modificação: Agosto 27, 2020, 16:16:50, 16:16 por JViegas »

Agosto 27, 2020, 18:44:06, 18:44
Responder #17

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
- esquece isso. Claramente não faz sentido absolutamente nenhum. Tens até exemplos gritantes dentro das mesmas marcas com por exemplo o HJC C70 a ter 5 estrelas e o topo com os RPHA11 a ter apenas 3 estrelas.

É perfeitamente comum capacetes de linhas económicas superarem gamas mais altas nos testes de impacto.
A principal razão deve-se aos capacetes "de topo", habitualmente mais desportivos, privilegiarem maior ângulo de visão.
Uma maior área de viseira significa pilares mais recuados e consequente menor resistência nas laterais.

O que não faz sentido é sobrevalorizar o numero de estrelas.
Pois mesmo a classificação mínima supera a ECE 22.05 que é já por si bastante exigente.

Motivo pelo qual às vezes alguns modelos não estão avaliados lá? As marcas já não confiam na isenção dos testes e alguns dos modelos foram testados sem sequer terem tido autorização das marcas.

A SHARP é uma espécie de "Deco Proteste" dos capacetes.
Precisamente para serem isentos, eles compram os capacetes. Testam. E publicam o resultado.
Como o projecto é financiado pelo departamento dos transportes do UK, a verba certamente que é limitada. Provavelmente por isso só publicam 2 ou 3 testes por mês...

« Última modificação: Agosto 27, 2020, 18:46:39, 18:46 por dfelix »

Agosto 28, 2020, 09:16:10, 09:16
Responder #18

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Em Portugal a Deco Proteste chegou a fazer um ranking de testes de impacto e a Nau ficou acima da Arai.

O que não publicaram na altura é que os testes foram feitos nas instalações da nau...
Eu próprio dava mais crédito à Sharp, mas depois de lidar com várias marcas (algumas delas com ratings médios muito interessantes) deu para perceber que aquilo não é assim tão crítico quanto isso.


É perfeitamente comum capacetes de linhas económicas superarem gamas mais altas nos testes de impacto.
A principal razão deve-se aos capacetes "de topo", habitualmente mais desportivos, privilegiarem maior ângulo de visão.
Uma maior área de viseira significa pilares mais recuados e consequente menor resistência nas laterais.


Eu percebo o que dizes, mas custa-me a crer que um capacete de 400€ com fibra de vidro, aramídio e carbono como materiais, seja menos robusto e seguro que um capacete em policarbonato, muito muito denso que seja. Aliás, o RPHA11 é a baste para o RPHA1R usado inclusive em motoGP.

Agosto 28, 2020, 09:20:27, 09:20
Responder #19

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
[Texto Longo]


Reparem que os capacetes mais "caros" apresentam "carências" nos testes da SHARP ao nível lateral, sendo talvez a razão o que o dfelix refere quanto ao aumento do espaço de visor.

Como temos andado a falar sobre a SHARP, fui pesquisar um pouco mais “fundo” em  (https://sharp.dft.gov.uk/)
Temos falado que esta tabela é meramente indicativa e que existem discrepâncias relativamente aos testes realizados por esta entidade.

Mas o que é este site?
Ou o que é a SHARP?
Quais os objetivos desta empresa?

Pesquisando o site podemos ler:
“Welcome to SHARP, the Safety Helmet Assessment and Rating Programme, a scheme to help motorcyclists make an informed choice when buying a helmet.”


Tradução livre para Português:
Bem-vindo à SHARP, o programa de rating e validação de segurança de capacetes (de mota). Um sistema que ajuda os motociclistas a fazerem opções informadas quando compram um capacete.


Mais à frente na página principal, pode-se ainda ler o seguinte:
“SHARP provides advice on how to select a helmet that fits correctly and is comfortable, and information about the relative safety of helmets to help motorcyclists to make an informed choice.
To make best use of our advice, try on as many as helmets possible that are in your price range. Of those that fit correctly and are comfortable, select one with a high SHARP safety (Star) rating.“


Tradução livre para Português:
A SHARP providência recomendações em como se escolher um capacete (de mota) que sirva corretamente e que é confortável. A SHARP fornece igualmente sobre segurança de capacetes para que os motociclistas possam fazer escolhas informadas.
Para fazer bom uso dos nossos concelhos, tente experimentar o maior número possível de capacetes que se encontram dentro do seu budget. Daqueles que lhe fiquem correta e confortavelmente, escolha aquele que tema maior classificação possível SHARP (estrelas).


Como podemos depreender da leitura destes textos, será fácil entender qual os objetivos desta SHARP.
Mas a SHARP é o quê?
Uma empresa de testes ou uma entidade governamental?

Pesquisando um pouco descobrimos que a SHARP é:
“SHARP is a Department for Transport consumer information programme.
Read about how the UK Government is making roads safer.”


Tradução livre para Português:
SHARP é um programa de informação ao consumidor do Departamento para os Transportes (Inglaterra).
Leia mais sobre o Governo Inglês aqui (tem um link que leva a um site governamental)
https://www.gov.uk/transport/road-safety-driving-rules-and-penalties

Este site tem diversa informação, mas nada aprofundado sobre o que é a SHARP.

No entanto pesquisando nesse site pela palavra “SHARP”, encontramos algumas informações adicionais, e cujo link é o seguinte:
https://www.gov.uk/motorcycle-helmet-law

E que diz o seguinte:
“All helmets worn on UK roads must meet one of the following:
•   British Standard BS 6658:1985 and carry the BSI Kitemark
•   UNECE Regulation 22.05
•   a European Economic Area member standard offering at least the same safety and protection as BS 6658:1985, and carry a mark equivalent to the BSI Kitemark”


Tradução livre para Português:
Todos os capacetes usados no Reino Unido deve cumprir com os seguintes requisitos:
[são os indicados no texto em cima]

Um pouco mais abaixo diz o seguinte:
“SHARP - the helmet safety scheme
The Safety Helmet Assessment and Rating Programme (SHARP) shows you approved helmets and how much protection they offer.”


Tradução livre para Português:
SHARP – O sistema de segurança de capacetes
O programa de programa de rating e validação de segurança de capacetes mostra-lhe os capacetes aprovados [pelas normas] e o quanta proteção os mesmos lhe oferecem.

Então, colocado este texto todo, podemos concluir que:

O site SHARP, é um programa governamental sob a alçada do Governo Inglês (Reno Unido) que reúne informação sobre capacetes (de mota) que cumprem a regras e normas do Reino Unido e da Comunidade Europeia e que os classifica/organiza por um sistema de estrelas (de 1 a 5 estrelas) após os mesmos serem alvo de diferentes testes.

E quantos capacetes já foram testados por este organismo governamental?
482 no dia 31 de julho de 2020.

Ou seja, é possível, um cidadão Inglês pode pesquisar neste site e de acordo com os seus critérios pode escolher qual o capacete que atingiu um determinado número de estrelas e que esteja dentro do budget disponível para o adquirir, sabendo que o capacete cumpre para além de requisitos da Comunidade Europeia, os requisitos nacionais (Inglaterra).

Então e nós Portugueses? Temos algum sistema de avaliação/testes e classificação de capacetes de moto ao nível governamental?
Não.
Infelizmente não, para além de uns testes avulsos da DECO, que como sabemos é uma entidade privada.

Agora, faz sentido seguir-se as classificações dadas por este organismo?
Pessoalmente acho que devem ser tidas em conta.
E depois vai do tamanho da carteira ou de quanto podemos/queremos gastar.

« Última modificação: Agosto 28, 2020, 09:53:27, 09:53 por JViegas »

Agosto 28, 2020, 10:33:22, 10:33
Responder #20

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Não sei quais os teus gostos em gráficos, nem qual o teu tamanho de "melão", mas deixo esta informação:

AGV K3SV Bollo, com pinlock incluido: 139€
https://www.outletmoto.com/pt/capacete-agv-bollo-p-4104.html

AGV K3SV  SoleLuna, com pinlock incluido: 139€
https://www.outletmoto.com/pt/capacete-agv-soleluna-p-4103.html
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 28, 2020, 10:43:04, 10:43
Responder #21

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Medi ontem: medida L - 59cm de "melão"  :stuck_out_tongue:

Vou dar uma vista de olhos Nuno.  :nice:

Agosto 28, 2020, 10:58:18, 10:58
Responder #22

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Ainda há o L, nos dois modelos.

Os gráficos é que... eu gosto, mas para quem gosta de cores sólidas ou grafismos mais sóbrios, acabam por ser um bocado "espalhafatosos". Já houve preto e branco, mas já se acabaram.

Ainda assim, pelo valor, é sempre um negocio a ter em conta, se houvessem na altura em que comprei o meu HJC, tinha comprado um destes.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 28, 2020, 14:05:18, 14:05
Responder #23

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Em Portugal a Deco Proteste chegou a fazer um ranking de testes de impacto e a Nau ficou acima da Arai.
O que não publicaram na altura é que os testes foram feitos nas instalações da nau...

Esse comparativo que indicas infelizmente já não está online, mas há um post sobre ele aqui.
Testaram vários jet e não havia nenhum Arai envolvido.  :-\

Não me choca que os testes sejam feitos no laboratório de um fabricante.
A Proteste não é especializada em capacetes. E são testes que envolvem equipamento demasiado específico e caro que não justifica o investimento para um simples artigo da revista.

Também não me choca que a unidade testada supere os testes no próprio laboratório em que foi concebido.

Agora se o fabricante que cede o laboratório deveria estar excluído do teste... é algo discutível.
Por um lado até faria sentido. Por outro, seria meio desonesto.

Mas parece-me de todo louvável que uma entidade como a Deco Proteste por entre os mais variadíssimos produtos que explora foque também alguns relacionados com motociclismo.
Mesmo que o nível dos testes não seja o mesmo de um entidade exclusivamente dedicada a capacetes.

Eu percebo o que dizes, mas custa-me a crer que um capacete de 400€ com fibra de vidro, aramídio e carbono como materiais, seja menos robusto e seguro que um capacete em policarbonato, muito muito denso que seja. Aliás, o RPHA11 é a baste para o RPHA1R usado inclusive em motoGP.

Estás a sobrevalorizar material e robustez, mas desvalorizar outros aspectos.
Estás a considerar que uma estrutura usada na mais alta competição tem que necessariamente ser o expoente máximo da robustez e segurança.
Estás a fazer algo muito comum, que é descredibilizar os resultados dos testes para justificar as classificações mais baixas em capacetes caros.

Só que... há toda uma lógica para isto.
E toda a informação tem valor desde que devidamente interpretada e contextualizada.
O desafio passa quase sempre por desmontar certos preconceitos. Nomeadamente que melhor classificação de segurança seja sinónimo de melhor capacete.

Se for à tua loja com o objectivo de comprar um capacete novo, mais rapidamente trago o RPHA11 de 3 estrelas que um C70 com 5.
E não sinto necessidade de entrar em negação só porque um capacete de plástico supera os testes de um de compósito que custa o dobro.
Nem de descredibilizar o teste para convencer-me a mim próprio que RPHA11 seja "mais seguro".

Porque um capacete é mais do que isso.

O facto de ser substancialmente mais leve...
O facto de ser fabricado com 3 tamanhos de calota, e consequentemente o volume ser mais proporcional ao tamanho...
O facto de ter uma amplitude de visão substancialmente superior...
O facto de ser duplo-D...
O facto de ter interiores e componentes com aparente melhor qualidade...
O facto de (supostamente) ter melhor aerodinâmica e insonorização...

Há um vasto número de características que o tornam mais "agradável" de se usar durante todo o tempo em que não estamos a ter acidentes.
Um "bom capacete" será sempre um compromisso entre a segurança e tudo isto.

Reparem que os capacetes mais "caros" apresentam "carências" nos testes da SHARP ao nível lateral, sendo talvez a razão o que o dfelix refere quanto ao aumento do espaço de visor.

"Carência" é uma designação demasiado extrema.  :)
Sugere que estar abaixo do necessário...

Os "mínimos olimpicos" são definidos pela ECE 22.05, que já por si exigente.
Esta classificação SHARP permite-nos saber até que ponto diferentes produtos superam a norma ECE.
Só que o superar é no contexto dos testes de impacto/segurança.
Não classificam o produto como um todo pelas suas características.

De pouco te serve comprar um capacete com a robustez dum cofre forte e estrelas sharp infinitas... mas que te limite a visão periférica, e em 10 minutos do auto-estrada já estás surdo pela má insonorização e com uma hérnia devido ao enorme peso.  :D

Sou da opinião que um bom capacete que te ofereça conforto e boa visibilidade terá maior "segurança activa" no sentido de que interfere menos com a condução e antecipação de situações de perigo que um capacete que embora tenha maior "segurança passiva" no caso de impacto, seja mais incomodo de usar.

Ou seja, é possível, um cidadão Inglês pode pesquisar neste site e de acordo com os seus critérios pode escolher qual ...

Na prática qualquer pessoa com internet e saiba interpretar o que está no site pode tirar as conclusões.  :)

Curiosamente o UK existem ainda mais umas quantas "certificações" e testes de outras entidades.
Apesar do que realmente conta é a mesma ECE22.05 em vigor na UE mas adoptada também por imensos países do globo, eles ainda tem algumas "estranhas"..

Uma muito comum é o "gold standard".
Tenho um Nitro que só serviu para corridas e trackdays, que me foi "patrocinado" cá em Portugal e curiosamente trazia esse autocolante.
E tive um Suomy comprado em Inglaterra que também o trazia.



Isto seria como se a nossa FMP validasse os capacetes que existiram no mercado e atribuísse uma distinção aos que cumprem requisitos desportivos. Não é propriamente uma classificação mas era algo que dá ou dava credibilidade extra ao produto.

No entanto, com a FIM a fazer algo deste género não sei até que ponto o "gold standard" irá cair por terra.