Autor Tópico: O apelo (também visual) de um escape de moto...  (Lida 2846 vezes)

Abril 12, 2017, 18:00:38, 18:00
Lida 2846 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O apelo (também visual) de um escape de moto...






Concorda-se com relativa facilidade - isto de forma genérica - que um escape aftermarket tem muitos adeptos graças ao som produzido e que é por norma mais alto e inebriante que o colocado de série...


Mas a verdade verdadinha (passe a redundância), é que existem escapes e escapes...e entre esses, ainda que em número relativamente mais reduzido, estão verdadeiras obras de arte que enchem igualmente a vista.


Efectivamente também existem alguns montados de série capazes de levar a uma vénia pela ousadia, design de bom gosto e verdadeira beleza dado a todo o conjunto, mas na sua maioria os aftermarket são os que surgem em maior quantidade.


Nem tudo é som e decibéis, o apelo visual do escape de uma moto também tem a sua quota parte no gosto que tantos têm pela sua moto.

E ainda vou mais longe...
Há motos em que é graças sobretudo ao escape que levam montado que as torna, globalmente, mais apelativas do que são e com isso lhes consegue retirar um aspecto "igual a tantas outras".  :)


Vejamos aqui um conjunto de exemplos que encontrei:
















"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 12, 2017, 21:54:54, 21:54
Responder #1

rodrigues

  • Visitante
Nunca dei demasiada importância ao escape nem ao seu aspeto, prefiro outras partes, tanto que assim é que no principio ainda pensei forrar o escape da Cb500x a carbono e ainda se mantém original após quase 2 anos.

Já no som sou um pouco exigente, prefiro um som rouco e baixo como a Cb500x do que altos decibéis só para me fazer ouvir.

Também tem a sua razão de ser, é que cada vez que saio é para andar todo o dia e os ouvidos não têm de aguentar com o sacrifício, depois não venham dizer que os capacetes não prestam.

Abril 12, 2017, 23:53:29, 23:53
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Concordo com o companheiro Rodrigues, o escape da SV650 não é o seu forte esteticamente, mas o som é suficiente para afastar os mais distraídos, sem ser excessivo.

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 13, 2017, 21:53:43, 21:53
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Eheheh ;) como eu costumo circular com calma, sem pressas, se se afastarem sigo, se não se afastarem ou tiverem um trajecto irregular prefiro esperar por uma oportunidade. Gosto de gozar o que é bom na vida, se forçar a passagem a viagem fica mais rápida e estou menos tempos na BtC. ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 13, 2017, 22:48:55, 22:48
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887

Abril 13, 2017, 23:34:27, 23:34
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bolas...é a loucura!  :feliz:
Tive de baixar o som assim que cliquei no vídeo... :o

Haja decibéis.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 14, 2017, 00:42:53, 00:42
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
À parte do "loud pipes save lives" ainda consegue ter um efeito hi-viz!!!!!  :D

Já este... muito útil para quando se vai ao cinema:




« Última modificação: Abril 14, 2017, 00:45:48, 00:45 por dfelix »

Maio 19, 2018, 23:18:31, 23:18
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Este exemplo que encontrei também julgo ser inquestionavelmente um trabalho para admirar com respeito...

Fico impressionado pelo bom gosto colocado neste trabalho e que dá à linha de todo o sistema de exaustão um destaque muito grande no próprio design da moto.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 20, 2018, 00:41:55, 00:41
Responder #8

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Com medidas como Euro4, os escapes stock estão cada vez maiores, e cada vez mais feios.

Era para ter na minha garagem uma 959, e a meti de parte precisamente por causa daquele aborto de escape, true story.


Dezembro 17, 2018, 19:33:57, 19:33
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Este vídeo foi colocado no Youtube há cerca de semana e meia e já leva quase 130.000 visualizações...

A razão para tal torna-se evidente ao vê-lo...se bem que neste caso o apelo sonoro também tem a sua quota parte.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 17, 2018, 19:52:22, 19:52
Responder #10

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Por exemplo, para a minha moto, por ser já um modelo descontinuado, apesar de ter existido alguns modelos de escapes after-market bem interessantes, actualmente a única solução são os Trident-Exhausts, em que há hipótese da ponteira ter dois formatos distintos:



A moto de origem vem assim:


Outros modelos de escapes after-market que aparentemente deixaram de ser comercializados para a minha moto:




Estou a acrescentar aqui isto ao tópico por achar que não é propriamente um modelo tradicional de escape e não é propriamente feio o suficiente para aqui não constar.
 :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 17, 2018, 20:26:21, 20:26
Responder #11

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Uma traseira peculiar... e dos casos em que poucos aftermarket ficam melhor que os originais.

Os Trident eram uma escolha muito comum na marca. Mas são um bocado... artesanais demais.
Basicamente a ponteira é a mesma pra todas as motos, podendo adicionar mais se necessário. No caso da speed levava 2... na sprint levava 3... :D

Dezembro 27, 2018, 10:26:06, 10:26
Responder #12

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Gosto muito da traseira dessa Triumph. Uma das partes das motos que mais me chama a atenção é, precisamente, o escape. Seja de lado, por baixo ou por cima, e desde que seja estéticamente apelativo, gosto muito. Já não gosto dos escapes tipo piwinha de bebé, como o de algumas motos recentes ( R6, tracers, etc ). O da 959 de há uns anos, tambem era feio para caraças e existem outros modelos que me deixam desiludido ( os escapes da Z1000, por exemplo... parecem 2 panelas de pressão ). Infelizmente, por razões estéticas ou mecânicas, as marcas têm algumas opções que são, no minimo, discutiveis. Quando é por questões mecânicas, ou ambientais, ainda percebo ( não gosto, mas percebo ). Outras vezes... até parece que deixaram o design do escape entregue á minha filhota de 6 anos...   :bebe:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 27, 2018, 13:29:59, 13:29
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Um belíssimo exemplar...  :tirarchapeu:

O gigantesco motor de uma Honda CBX, num quadro da Norton.
Trabalho da Rocket Garage...  :nice:

São 6 saídas de escape muitíssimo bem conseguidas!!!!  :feliz:

EDIT: Se tivesse uma moto destas, só mesmo uma situação complicadíssima na vida me levaria a vendê-la...



« Última modificação: Dezembro 27, 2018, 13:35:43, 13:35 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 27, 2018, 15:24:44, 15:24
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Esse formato de ponteiras é apelidado de "peashooter".  :D

Apesar da origem nipónica, transpira por todos os poros elementos dos anos dourados da industria britânica.
O featherbed é dos quadros mais cobiçados para café racers.
Esse levou foi uma série de reforços que não constam no original.

Bonita máquina.

Fevereiro 20, 2019, 21:03:32, 21:03
Responder #15

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Isto supostamente é uma moto igual à minha com um escape aftermarket e que os Bombeiros não devem gostar nada!!!  :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin