Autor Tópico: A proliferação do Full LED...um passo em frente na iluminação  (Lida 4182 vezes)

Agosto 21, 2017, 11:40:11, 11:40
Lida 4182 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A proliferação do Full LED...um passo em frente na iluminação






Desta vez trago para discussão um tema que é relativamente actual.
Isto porque - e como se terá dado conta quem vai acompanhando as últimas tendências e tecnologias aplicadas no sector - em matéria de iluminação as marcas têm vindo cada vez mais a colocar de lado o halogéneo e a optarem pela instalação de faróis com iluminação LED.


De tal forma tem isto sido notório como tendência do mercado, que até mesmo pequenas scooters fazem já uso exclusivamente da tecnologia LED para a sua iluminação...


Houve o tempo em que era já extremamente barata a produção de lâmpadas de halogéneo e acaba por ser sem surpresa que se venha a verificar também o mesmo com a tecnologia LED...
Como mero exemplo, aquilo que há meia dúzia de anos custava 10, custa agora 3 ou 4 e com várias fábricas a competir para serem fornecedoras das grandes marcas e ao melhor preço possível.


Depois temos que entender que a própria duração global do halogéneo, o seu aquecimento, energia consumida e até mesmo a fragilidade do filamento de tungstênio, têm vindo a ditar a opção pelo LED logo instalado de fábrica.


Segundo pude saber e que para mim foi como uma espécie de curiosidade, um dos maiores impulsos a esta tecnologia iniciou-se no sector automóvel com o Audi R8 em 2004 (já passaram 13 anos, hem!) e rapidamente chegou a outras marcas e sectores...entre os quais naturalmente o motociclismo. Novamente e meramente como exemplo, a DN-01 de que sou proprietário, vem já com LEDs no farol traseiro e estamos a falar de um modelo que foi apresentado em 2007 e com vendas a iniciarem no ano seguinte. Mas isto era apenas uma gota de água comparado com o que estava para vir...e que temos mais do que proliferado nos dias de hoje.


Tem vantagens claras face ao halogéneo, como o baixíssimo consumo de energia, a possibilidade de serem bastante pequenas e com diferentes formas, terem intensidade de luz superior, uma duração tendencialmente superior (se estivermos a falar de lâmpadas com alguma qualidade) e uma emissão de calor que pura e simplesmente não tem comparação possível, já que no LED o calor emitido é bem menos expressivo. Por enquanto ainda algo caras por comparação ao halogéneo, mas nada que se assemelhe aos preços praticados há uns anos atrás.


São inúmeros os vídeos, as fotografias e os debates pela web em torno do tema, mas esta é daquelas coisas que "salta à vista" pela diferença alcançada.
A qualidade da iluminação tem melhorado imenso e o facto de as marcas instalarem de série as suas motos com lampâdas LED, tem possibilitado uma maior segurança e uma melhor leitura da estrada sempre que as condições do trajecto o exigem.


Sem mais delongas e depois desta introdução ao tema, deixo-vos o tópico à disposição... ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 21, 2017, 12:35:57, 12:35
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Só não percebo, é que com a generalização desta iluminação, não sejam um pouco mais baratos os kits de iluminação (não falo dos de qualidade duvidável) e porque é que a legislação Portuguesa não permite esta alteração, pois ganha-se muito em conforto e segurança.

Agosto 21, 2017, 12:54:06, 12:54
Responder #2

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Para além de luminosidade que é possível obter, a durabilidade é uma das vantagens que as lâmpadas LED propõem.

Quando pensava em "durabilidade", lembrei-me de uma que partilho: há uma lâmpada convencional, conhecida por "Centennial Light"que está acesa No 6º Quartel de Bombeiros em Livermore, Califórnia, EUA, desde 1901.
Isto é que é durar, hein?
Quem tiver curiosidade: https://en.wikipedia.org/wiki/Centennial_Light (em inglês).

Parece desajustado, mas...
As primeiras lâmpadas de incandescência eram tão bem construídas que tinham uma durabilidade incomportável para os fabricantes, conta-se que isso terá levado a que, pela primeira vez na história, os industriais de um sector se tenham reunido para estipular uma durabilidade "aceitável" para os seus produtos.

Numa utilização normal, sem sobretensões, acidentes eléctricos ou agressões externas, as lâmpadas LED têm condições para durar muito mais que aquelas de filamentos... dizem.

Ainda há dias vi algo que me fez pensar na evolução tecnológica que a minha geração tem presenciado. No Festival Teatro de Setúbal, uma peça de teatro de rua em que um actor se cobria de um artefacto animado semelhante a asas, e uma máscara, tudo coberto de "leds". À noite, as luzes penduradas naquele zingarelho davam um ar quase verdadeiro ao monstro que construiu. Dei comigo a imaginar uma coisa dessas há 20 anos... só o peso da bateria...
E pensar como nos ríamos no cinema quando alguém no filme falava para um dispositivo preso no pulso como um relógio... "Admirável Mundo Novo".
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Agosto 21, 2017, 13:05:38, 13:05
Responder #3

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Esta iluminação LED é excelente porque melhora substancialmente a nossa visibilidade. A da minha CB500X não tenho nada a apontar. Excelente mesmo.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Agosto 21, 2017, 13:10:15, 13:10
Responder #4

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Eu gosto e tenho leds aftermarket na CBF600SA e apesar da lei portuguesa não o permitir, ainda ninguém me chateou com isso.

Agora, o que na minha opinião falha, é o tipo de leds que vêm de origem nas motos novos...ora vejamos, eu desconheço a durabilidade dos leds de origem que vem naquelas pequenas placas, que acredito ser bastante boa mas e se por qualquer motivo...vão à vida!!??? Ficamos "agarrados" sem luz e prontos a levar multa.

Dai achar que as motos novas deviam de vir com leds de origem mas de formato igual às de halogênio, pois se falharem por algum motivo...qualquer supermercado ou estação de serviço tem uma lâmpada de halogênio para lá colocar num "desenrasco", até aquisição de nova lâmpada led.

É apenas a minha opinião


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 21, 2017, 13:35:47, 13:35
Responder #5

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu gosto e tenho leds aftermarket na CBF600SA e apesar da lei portuguesa não o permitir, ainda ninguém me chateou com isso.

Agora, o que na minha opinião falha, é o tipo de leds que vêm de origem nas motos novos...ora vejamos, eu desconheço a durabilidade dos leds de origem que vem naquelas pequenas placas, que acredito ser bastante boa mas e se por qualquer motivo...vão à vida!!??? Ficamos "agarrados" sem luz e prontos a levar multa.

Dai achar que as motos novas deviam de vir com leds de origem mas de formato igual às de halogênio, pois se falharem por algum motivo...qualquer supermercado ou estação de serviço tem uma lâmpada de halogênio para lá colocar num "desenrasco", até aquisição de nova lâmpada led.

É apenas a minha opinião


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sim é verdade... se por acaso o LED dá o "berro" para comprar é muito mais complicado de encontrar à venda relativamente ao halogeneo...
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Agosto 21, 2017, 13:49:03, 13:49
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
...e porque é que a legislação Portuguesa não permite esta alteração, pois ganha-se muito em conforto e segurança.

As ópticas convencionais funcionam por reflexão.
Já as nativas de LED funcionam por projecção.
Por resta razão, a maioria das soluções "alternativas" que tentam imitar o formato de lâmpadas  convencionais acabam por emitir uma luz que não é a mais adequada de acordo com o que está definido e que os fabricantes são obrigados a seguir.

(Daí que a maioria dos sistemas LED de origem emitirem uma luz não muito diferente dos sistemas HID/xenon ou mesmo halogenio de elevada qualidade.)

Claro que num contexto onde predomina a selvajaria bacoca, não faltará gente a cagar completamente para isto, assim como encastar uns quantros projectores extra e andar sempre com eles ligados.
Tudo a bem da segurança!  :D

Agosto 21, 2017, 13:54:59, 13:54
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Vale pelo menos o facto de que a iluminação Led de origem, tem menor tendência para avariar do que as normais lâmpadas de halogéneo.

Não é infalível, mas que tende a durar muito mais...isso não tenho dúvidas.


Quanto a uma necessária troca das mesmas...compreendendo a argumentação que seria mais fácil se mantivessem o mesmo formato das de halogéneo e que fossem de fácil aquisição em qualquer casa de material ou mesmo Posto de Combustível, mas não serão assim tantas as motos que possibilitem uma troca facilitada ou desimpedida ali "à beira da estrada".
No caso da minha, para lhe mudar um dos médios (felizmente tem dois), exige que se retire quase metade das carenagens.  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 21, 2017, 14:04:57, 14:04
Responder #8

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Penso que a legislacao é omissa em relação ao Led...


Desde que bem adapatado ao farol OEM e bem regulado nao levantara problemas por parte das autoridades.




Convem nao esquecer que apesar do led ser superior ha um fenómeno em que estes ao longo da vida perdem rendimento luminoso... isso nota-se bem nas lampadas baratas que se compram para casa  :nice:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 21, 2017, 15:03:20, 15:03
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Convem nao esquecer que apesar do led ser superior ha um fenómeno em que estes ao longo da vida perdem rendimento luminoso... isso nota-se bem nas lampadas baratas que se compram para casa  :nice:

Certo!
O que mencionas está correcto e tenho lá para casa um candeeiro com lâmpadas LED que comprei baratíssimas no EBAY, cuja luminosidade tem reduzido de forma drástica.

Mas de forma hábil (...e que acredito bastante ponderada), mencionaste e muito bem as "lâmpadas baratas".

E isso claramente faz entrar o tema noutro campo, ou seja, a hipotética expectativa de alguém que acredita ser "tudo igual"...e que obviamente peca por erro grosseiro.

Comprar LEDs baratos e saber perfeitamente o que esperar é uma coisa...
Comprar barato e esperar que (só por ser LED) vá ser muito bom, com uma potência luminosa fora de série e durante muito tempo, é claramente acreditar em milagres. Ou então ter muita sorte, no meio de tantos outros que obtiveram aquilo pelo qual pagaram.

Em minha casa tenho Lâmpadas LED com 4-5 anos, de boa qualidade e sem alteração visível...e também tenho LEDs baratos que em metade do tempo já perderam a eficácia que mostravam de início, ao ponto de servirem para pouco mais do que...uma dispensa, ou assim.  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 21, 2017, 15:53:08, 15:53
Responder #10

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
A questão da possibilidade de substituição, já que as lâmpadas não são eternas, coloca uma outra questão que terá de vir a ser encontrada pelos principais fabricantes: a Normalização. A Normalização imporá Normas e isso será uma forma de afastar do mercado aquilo que definitivamente não presta, e que no limite até será perigoso.
A partir da tal normalização de tamanhos, potências (hoje cada fabricante um escreve o que lhe dá no "bolbo" nas embalagens) e encaixes (para os diversos tipos de suporte), poderemos vir ter a possibilidade de substituir uma lâmpada LED como fazemos com aquelas que hoje são convencionais.

Gosto muito de ver o LED nas luzes traseiras, o brilho dos "stops" nomeadamente, mas imagino a dor de cabeça que será quando aquilo começa a dar raia. E, é como diz um companheiro aí em cima, a brigada de trânsito não nos vai perdoar se não trouxermos luzes.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Agosto 21, 2017, 22:07:10, 22:07
Responder #11

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 716
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Concordo mas nem sempre.

Há que ter em conta o formato do farol. Certas motos mesmo em full led quando curvas por exemplo..aquele rectangulo de luz para a ser quase um feixe sem iluminar bem zonas que uma lampada convencional concegue iluminar.

Mas por norma prefiro os leds sim

Também há os faróis de LED, Xenon e Bi-xenon direccionais. Deve colmatar essa questão da viragem. Nas motos nao sei se existe, mas nos carros faz diferença.

Agosto 22, 2017, 02:13:07, 02:13
Responder #12

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Muito honestamente a da minha cb 500 X é Led nos médios e máximos, agora se é de lâmpada ou se tem que se mudar inclusive o farol não sei?

Enviado do meu ONEPLUS A5000 através de Tapatalk


Junho 10, 2020, 23:25:25, 23:25
Responder #13

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5296
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
"Um pouco offtopic mas ainda assim dentro do assunto", sobre o LED, sendo o real sucessor das vulgares lâmpadas de Halogéneo, não deveremos ter qualquer problema se as usarmos e se formos mandados parar em alguma operação stop, desde que tenham tonalidade branca.

Já os "antigos mods da moda" que consistiam em colocar kits com balastros hid xenon, se não existe realmente informação ou legislação em Portugal, pelo menos em Inglaterra existe e é clara na informação sobre o porquê...
https://www.gov.uk/government/publications/aftermarket-hid-headlamps/aftermarket-hid-headlamps?fbclid=IwAR3CPHgsqKf4Std8_QzM9GQFzYNsZ0OyqE4bqz1XwrCi5vh7uiY1WpT__8w

Quanto a todos os novos modelos virem em full LED não seria de esperar outra coisa... era o futuro até à pouco e actualmente ainda consta como que "acessório" para as marcas fazerem mais algum dinheiro, tanto que sabem o que a malta quer...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 11, 2020, 11:28:16, 11:28
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Neste momento, até em pequenas scooters 50cc se começa a ver como a "norma".  :nice:

Começou desde há uns anos para cá em motos mais caras, depois proliferou quase por completo nas 125cc e agora até mesmo nas 50cc se vai vendo regularmente.

Diria que actualmente é do mais comum que se encontra, especialmente em modelos de marcas asiáticas, com Leds de formatos distintos e esguios.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 11, 2020, 12:03:38, 12:03
Responder #15

Rodrigues1

  • Visitante
Os Leds melhoraram bastante nos últimos anos, sei disso porque trabalho em publicidade luminosa há muitos anos mas ainda não estão a 100%.

A luz é muito bonita, poupa bateria permitindo usar mais alguns extras sem sobrecarregar a bateria mas com o tempo perdem algum brilho principalmente os médios por ser obrigatório usar acesos.

Por enquanto prefiro as de halogéneo, a relação preço durabilidade ainda compensa.

Junho 11, 2020, 13:14:40, 13:14
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em termos de fiabilidade e no geral, parece-me que o ganho foi evidente...

A SW-T600 do meu irmão, quando a comprou aí por volta de 2012 ou 2013, fundiu o médio (halogéneo) passados alguns meses. E digo o médio e não os médios, porque apesar de ter 2 ópticas, era das "zarolhas", com um a dar médios e outro máximos, coisa que nunca gostei.

A situação acabou por ser chata porque chegou a ter de se socorrer dos máximos por alguns kms, em total transgressão. Felizmente nada de grave.

Do que conheço actualmente dos Leds, tem funcionado bem e sem dar chatices.
Essa da perda do brilho (perda muito gradual, imagino), não tinha conhecimento.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 11, 2020, 15:53:21, 15:53
Responder #17

Rodrigues1

  • Visitante
Em termos de fiabilidade e no geral, parece-me que o ganho foi evidente...

A SW-T600 do meu irmão, quando a comprou aí por volta de 2012 ou 2013, fundiu o médio (halogéneo) passados alguns meses. E digo o médio e não os médios, porque apesar de ter 2 ópticas, era das "zarolhas", com um a dar médios e outro máximos, coisa que nunca gostei.

A situação acabou por ser chata porque chegou a ter de se socorrer dos máximos por alguns kms, em total transgressão. Felizmente nada de grave.

Do que conheço actualmente dos Leds, tem funcionado bem e sem dar chatices.
Essa da perda do brilho (perda muito gradual, imagino), não tinha conhecimento.


A vantagem dos Leds, além da economia no consumo é não fundirem com as vibrações, penso que foi isso que aconteceu com a lâmpada dos médios.

Os Leds geram calor apesar de muito baixo e como tudo na vida tem desgaste, até existe um gráfico que acompanha algumas lâmpadas mostrando a sua durabilidade em horas mas tudo depende do ambiente em que estão inseridas.


Uma convenção adotada na indústria é indicar o tempo de vida útil do LED como sendo o número de horas de funcionamento necessárias para que a intensidade inicial de luz emitida seja reduzida a um nível perceptível ao olho humano, que comece a afetar a iluminação do ambiente, inicialmente dentro dos níveis exigidos ao seu propósito. Na prática, esse "nível de corte" é de 70%, ou seja, quando a intensidade de luz entregue pelo LED cai de 100% para 70%, essa degradação de luz será notável ao olho humano.

Diferente de uma lâmpada de filamento, o LED não "queima" de uma vez, deixando de emitir luz repentinamente, mas vai perdendo sua capacidade inicial. Assim, de acordo com a aplicação, uma redução a 70% da intensidade inicial pode indicar necessidade de reposição em aplicações mais críticas ou exigentes, enquanto que em outras pode ser aceitável uma redução de até 50%.

O nível de 70% é indicado na literatura técnica como L70 e para 50% usa-se L50, onde a letra L lembra a palavra Lúmens (medida de fluxo luminoso da fonte). Então:

L70 = tempo no qual a intensidade é 70% da máxima

L50 = tempo no qual a intensidade é 50% da máxima

Os gráficos abaixo mostram a degradação de um LED de 1W da Edison - séries A/R/C. A nomenclatura B50 representa que os dados se repetiram em mais de 50% do total de LEDs ensaiados.


Junho 11, 2020, 16:05:16, 16:05
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Excelente. :nice:

Esse gráfico, pela leitura que faço, demonstra que só sensivelmente a partir das 8.000 a 10.000 horas começa a cair de forma mais evidente na intensidade de luz.

É muito, mesmo muito tempo de utilização para chegar às 8.000 a 10.000 horas e pressupondo que tudo correrá bem e sem azares.

No geral, foi um grande salto na duração face ao que existia em termos de lâmpadas nos motociclos, ainda que não deixe de ser verdade (já agora trazendo o tema), que na altura de ser mesmo necessário trocar - o que imagino quase sempre fora da garantia -  nunca é algo propriamente muito barato.  :-\

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 11, 2020, 19:58:56, 19:58
Responder #19

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1562
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
nunca é algo propriamente muito barato:-\

E nem todas as ópticas (antigas) estão preparadas (ou funcionam bem) com lâmpadas LED.

O principal problema dos LEDs aftermarket é a zona de penumbra que fica no foco de luz, sobretudo nas motas que só usam 1 médio. Esta zona de penumbra é causada pela haste onde estão colocados os LEDs.



Os LEDs até podem estar nas cotas certas (quando comparados com uma lâmpada de halogéneo) mas aquela espessura da haste onde estão montados colocam-nos logo fora do sitio, e acaba por causar uma zona de penumba.

Desconheço como são as lâmpadas LED que vêm montadas nas motas mais modernas pois nunca olhei para elas nem, tão pouco, olhei para as respectivas ópticas para ver como são.

Junho 11, 2020, 20:38:18, 20:38
Responder #20

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5296
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
nunca é algo propriamente muito barato:-\

E nem todas as ópticas (antigas) estão preparadas (ou funcionam bem) com lâmpadas LED.

O principal problema dos LEDs aftermarket é a zona de penumbra que fica no foco de luz, sobretudo nas motas que só usam 1 médio. Esta zona de penumbra é causada pela haste onde estão colocados os LEDs.



Os LEDs até podem estar nas cotas certas (quando comparados com uma lâmpada de halogéneo) mas aquela espessura da haste onde estão montados colocam-nos logo fora do sitio, e acaba por causar uma zona de penumba.

Desconheço como são as lâmpadas LED que vêm montadas nas motas mais modernas pois nunca olhei para elas nem, tão pouco, olhei para as respectivas ópticas para ver como são.

As primeiras lampadas LED julgo que até só tivessem um ponto de luz.
Esta que colocaste como exemplo tem dois pontos de luz mas dentro das novidades lá dos países asiáticos já apareceram algumas lampadas com 4 pontos de luz ou mesmo 6 pontos de luz.

Dentro das lampadas LED aftermarket há uma referência um pouco unânime (relação preço/qualidade/especificações), umas tais "Nighteye" que recentemente mudaram de nome para "Novsight".

Anterior site: https://www.nighteyeled.com/
Novo site: https://www.novsights.com/

Os modelos mais recentes da Nighteye e Novsight deverão já ter resolvido em grande parte essa questão da penumbra, tal como todas as mais recentes lâmpadas do mercado...

Ainda assim parece-me que a phillips possa ter um produto como referência...
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4943.0

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 11, 2020, 23:12:21, 23:12
Responder #21

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1562
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Tem 2 pontos de luz porque é uma H4, tal como a lâmpada de halogéneo que está ao lado (tb tem 2 filamentos, um para os médios e outro para os máximos). Se só tem 1 ponto de luz, pode ser uma H7, H11, etc.

A zona de penumbra que falo pode ser influênciada por vários factores, como o "desfasamento" lateral dos leds, como a "carapuça" que está na ponta da haste que segura os leds, como a forma do espelho, se é o vidro do farol que dá a forma da projecção do feixe de luz (ou se é o espelho).

Nas motas novas que já vêm equipadas com lampadas de led, não duvido que funcionem bem. Nas motas mais "antigas" com lâmpadas de halogéneo é que pode ser um problema acertar com as lâmpadas correctas.

Junho 11, 2020, 23:42:18, 23:42
Responder #22

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5296
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Tem 2 pontos de luz porque é uma H4, tal como a lâmpada de halogéneo que está ao lado (tb tem 2 filamentos, um para os médios e outro para os máximos). Se só tem 1 ponto de luz, pode ser uma H7, H11, etc.

A zona de penumbra que falo pode ser influênciada por vários factores, como o "desfasamento" lateral dos leds, como a "carapuça" que está na ponta da haste que segura os leds, como a forma do espelho, se é o vidro do farol que dá a forma da projecção do feixe de luz (ou se é o espelho).

Nas motas novas que já vêm equipadas com lampadas de led, não duvido que funcionem bem. Nas motas mais "antigas" com lâmpadas de halogéneo é que pode ser um problema acertar com as lâmpadas correctas.

pjmartinho, não estava a indicar a ligação num ponto mas sim "4 faces de luz", expliquei mal - "my fault".  :tornarseanjinho:

Tipo isto:


Mas as lâmpadas mais recentes tendem a colocar a luz a 360º para a frente:





Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 12, 2020, 00:11:16, 00:11
Responder #23

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1562
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Pode ser que estas lâmpadas resultem melhor, pois isto está sempre a "avançar".

Eu confesso que desisti um pouco das lâmpadas de LED pois fartei-me de andar a gastar dinheiro para experimentar quais as mais adequadas às opticas da minha mota. Resolvi o problema com umas Osram Racer "qualquer coisa" (não me lembro se foram as 50 ou 90), liguei os 2 médios em simultâneo (porque a Pan é zarolha) e aquilo dá luz mais que suficiente e, a coisa é de tal forma que quase não uso os máximos.

Quando estas lâmpadas forem à vida, logo procuro pelo "ultimo grito da moda" em lâmpadas LED para a frente.

Os unicos LEDs que lá andam são as de presença/stop traseiros que, quando travo, quase iluminam a estrada para trás e os LEDs do painel de instrumentos.

Junho 12, 2020, 11:45:34, 11:45
Responder #24

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 12, 2020, 12:14:02, 12:14
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Entre as Night Racer 50 e as 90, a diferença parece ser relevante no que toca à intensidade de luz.

Ainda assim, numa comparação directa entre estas modernas "lâmpadas de alta performance" e as que começam a ser propostas de forma cada vez mais massificada nos novos motociclos (em Led), acho que a iluminação destas últimas é superior.

Porém, em curva a coisa nalguns modelos não funciona assim tão bem quanto desejado.  :pensador:
O foco é muito direccional e deixa um certo "blind spot" nas laterais.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 12, 2020, 13:12:53, 13:12
Responder #26

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5296
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Pode ser que estas lâmpadas resultem melhor, pois isto está sempre a "avançar".

Eu confesso que desisti um pouco das lâmpadas de LED pois fartei-me de andar a gastar dinheiro para experimentar quais as mais adequadas às opticas da minha mota. Resolvi o problema com umas Osram Racer "qualquer coisa" (não me lembro se foram as 50 ou 90), liguei os 2 médios em simultâneo (porque a Pan é zarolha) e aquilo dá luz mais que suficiente e, a coisa é de tal forma que quase não uso os máximos.

Quando estas lâmpadas forem à vida, logo procuro pelo "ultimo grito da moda" em lâmpadas LED para a frente.

Os unicos LEDs que lá andam são as de presença/stop traseiros que, quando travo, quase iluminam a estrada para trás e os LEDs do painel de instrumentos.

pjmartinho,

A vantagem de se fazer parte de grupos de proprietários de motos iguais às nossas mas de origem britânica, espanhola, francesa, alemã, etc... é que têm muitos mais "sócios" e há sempre muita mais malta a fazer essas experiências (por nós) das lâmpadas LED ou até qual a melhor relação de cremalheira+pinhão...
No meu caso, que usa duas lâmpadas H7 para médios e mais uma lâmpada H7 para máximos, é quase unanime que as mais recentes lampadas LED têm vantagens sobre as tradicionais de Halogéneo e bem melhores que os tais kits HID Xenon, esses sim deixam zonas de penumbra na "vertical" entre o alcatrão/moto e o começo da luz, que origina alguns momentos de menor luz em curvas... E lá no grupo Inglês das motos iguais à minha indicam como melhor relação preço/qualidade/funcionalidades serem mesmo as tais Nighteye (ou novo nome) mas uma que pode ser bom para uma moto pode ser mau para outra...
Em todo o caso, as Nighteye instaladas numa Suzuki Burgman 400 é tornar a noite dia!

Em termos de lâmpadas tradicionais, no meu caso, "eles" indicam igualmente umas osram nightracer 90 sendo melhores (relação preço/qualidades) que umas equivalentes da phillips, tanto que as da phillips são mais caras (pelo menos em inglaterra)...

O que me chamou a atenção para as lâmpadas tradicionais, tanto da phillips como da osram é que quanto mais potentes forem, igualmente e paralelamente têm uma redução na sua vida útil... significando que por exemplo a osram night racer 110 possa ter uma vida útil quase reduzida a metade face à lâmpada night racer "base"... e pelo seu valor superior... torna ultra-viável a versão mais moderna de LED... mais luz, mais durabilidade, mais barata...

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 12, 2020, 13:35:15, 13:35
Responder #27

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1562
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Ainda assim, numa comparação directa entre estas modernas "lâmpadas de alta performance" e as que começam a ser propostas de forma cada vez mais massificada nos novos motociclos (em Led), acho que a iluminação destas últimas é superior.

Mesmo os LEDs aftermarket dão mais luz do que estas lâmpadas de "alta performance"  ;D

Não duvido que as que vêm instaladas de fabrica nos modelos mais recentes funcionem bem. Vejo-as a andarem por aí e aquilo, de facto, ilumina com bastante intensidade e com um foco de luz "certinho". As aftermarket muitas vezes atiram com um clarão para a frente e já está.

Usei umas na Pan que me obrigaram a baixar a altura dos farois para o minimo pois encandeava toda a gente com quem me cruzava. Ás vezes, até de dia tinha condutores a reclamarem.

Isto tudo para dizer que se os LEDs vêm de origem  :nice: e são bem vindos... LEDs aftermarket, pode-se ter a sorte de acertar à primeira, ou não  :napodeser:

pjmartinho,

A vantagem de se fazer parte de grupos de proprietários de motos iguais às nossas mas de origem britânica, espanhola, francesa, alemã, etc... é que têm muitos mais "sócios" e há sempre muita mais malta a fazer essas experiências (por nós) das lâmpadas LED ou até qual a melhor relação de cremalheira+pinhão...
No meu caso, que usa duas lâmpadas H7 para médios e mais uma lâmpada H7 para máximos, é quase unanime que as mais recentes lampadas LED têm vantagens sobre as tradicionais de Halogéneo e bem melhores que os tais kits HID Xenon, esses sim deixam zonas de penumbra na "vertical" entre o alcatrão/moto e o começo da luz, que origina alguns momentos de menor luz em curvas... E lá no grupo Inglês das motos iguais à minha indicam como melhor relação preço/qualidade/funcionalidades serem mesmo as tais Nighteye (ou novo nome) mas uma que pode ser bom para uma moto pode ser mau para outra...
Em todo o caso, as Nighteye instaladas numa Suzuki Burgman 400 é tornar a noite dia!


Ou seja, copiaste o resultado das experiências de outras pessoas  ;)

A unica mota que tive que usava H7 foi a T-Max e, nessa mota, a lâmpada funcionava muito bem, com um foco de luz bem definido e direccionado. Com as H4 é que tive mais problemas.

Em termos de lâmpadas tradicionais, no meu caso, "eles" indicam igualmente umas osram nightracer 90 sendo melhores (relação preço/qualidades) que umas equivalentes da phillips, tanto que as da phillips são mais caras (pelo menos em inglaterra)...

O que me chamou a atenção para as lâmpadas tradicionais, tanto da phillips como da osram é que quanto mais potentes forem, igualmente e paralelamente têm uma redução na sua vida útil... significando que por exemplo a osram night racer 110 possa ter uma vida útil quase reduzida a metade face à lâmpada night racer "base"... e pelo seu valor superior... torna ultra-viável a versão mais moderna de LED... mais luz, mais durabilidade, mais barata...


A diferença de preço não é assim tão grande quanto isso. Se bem me lembro, estas Osram custaram uns 50 ou 60€ as duas, mas já tive lâmpadas de LED que me custaram 40€ o par, como já tive lâmpadas de LED que me custaram 80€ o par.

Quanto à longevidade destas lâmpadas de "alta performance", os fabricantes indicam que é praticamente metade das lâmpadas standard (essa informação até vem na caixa das lâmpadas) e eu convivo bem com isso pois, significa que provavelmente de 3 em 3, ou 4 em 4 anos, terei de trocar as lâmpadas. Também já tive lâmpadas de LED que me duraram uns 6 meses enquanto outras duraram ano e meio, portanto é um "tiro no escuro".
« Última modificação: Junho 12, 2020, 13:36:37, 13:36 por pjmartinho »

Junho 12, 2020, 14:11:54, 14:11
Responder #28

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5296
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(...)Ou seja, copiaste o resultado das experiências de outras pessoas  ;)

A unica mota que tive que usava H7 foi a T-Max e, nessa mota, a lâmpada funcionava muito bem, com um foco de luz bem definido e direccionado. Com as H4 é que tive mais problemas.
(...)

Nos fóruns ou grupos tenho por hábito retribuir e partilhar também situações que tenha passado para ajudar terceiros.
Neste caso, tanto os tipos de lâmpadas como relação de transmissão posso ter conseguido "poupar uns valentes euros" em experiências próprias MAS julgo ter equilibrado a conta com por exemplo a partilha de como resolver a questão de reparação do subquadro, que é "normal" acontecer no modelo da minha moto, entre outras pequenas partilhas de menor importância...
Mas acredito que haja pessoas que se sintam capazes de "sacar informação" sem contudo retribuírem com algo...
Os fóruns e grupos também não deixam de viver por causa dessas pessoas "egoístas".

Mas falando nas H4... realmente acho que eram também as lâmpadas que tinha na Kawasaki e não eram grande especialidade...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin