Eu gosto e tenho leds aftermarket na CBF600SA e apesar da lei portuguesa não o permitir, ainda ninguém me chateou com isso. Agora, o que na minha opinião falha, é o tipo de leds que vêm de origem nas motos novos...ora vejamos, eu desconheço a durabilidade dos leds de origem que vem naquelas pequenas placas, que acredito ser bastante boa mas e se por qualquer motivo...vão à vida!!??? Ficamos "agarrados" sem luz e prontos a levar multa. Dai achar que as motos novas deviam de vir com leds de origem mas de formato igual às de halogênio, pois se falharem por algum motivo...qualquer supermercado ou estação de serviço tem uma lâmpada de halogênio para lá colocar num "desenrasco", até aquisição de nova lâmpada led. É apenas a minha opinião Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
...e porque é que a legislação Portuguesa não permite esta alteração, pois ganha-se muito em conforto e segurança.
(....)Convem nao esquecer que apesar do led ser superior ha um fenómeno em que estes ao longo da vida perdem rendimento luminoso... isso nota-se bem nas lampadas baratas que se compram para casa
Concordo mas nem sempre.Há que ter em conta o formato do farol. Certas motos mesmo em full led quando curvas por exemplo..aquele rectangulo de luz para a ser quase um feixe sem iluminar bem zonas que uma lampada convencional concegue iluminar. Mas por norma prefiro os leds sim
Em termos de fiabilidade e no geral, parece-me que o ganho foi evidente...A SW-T600 do meu irmão, quando a comprou aí por volta de 2012 ou 2013, fundiu o médio (halogéneo) passados alguns meses. E digo o médio e não os médios, porque apesar de ter 2 ópticas, era das "zarolhas", com um a dar médios e outro máximos, coisa que nunca gostei. A situação acabou por ser chata porque chegou a ter de se socorrer dos máximos por alguns kms, em total transgressão. Felizmente nada de grave.Do que conheço actualmente dos Leds, tem funcionado bem e sem dar chatices. Essa da perda do brilho (perda muito gradual, imagino), não tinha conhecimento.
nunca é algo propriamente muito barato.
Citação de: Sapiens21 em Junho 11, 2020, 16:05:16, 16:05 nunca é algo propriamente muito barato. E nem todas as ópticas (antigas) estão preparadas (ou funcionam bem) com lâmpadas LED.O principal problema dos LEDs aftermarket é a zona de penumbra que fica no foco de luz, sobretudo nas motas que só usam 1 médio. Esta zona de penumbra é causada pela haste onde estão colocados os LEDs.Os LEDs até podem estar nas cotas certas (quando comparados com uma lâmpada de halogéneo) mas aquela espessura da haste onde estão montados colocam-nos logo fora do sitio, e acaba por causar uma zona de penumba.Desconheço como são as lâmpadas LED que vêm montadas nas motas mais modernas pois nunca olhei para elas nem, tão pouco, olhei para as respectivas ópticas para ver como são.
Tem 2 pontos de luz porque é uma H4, tal como a lâmpada de halogéneo que está ao lado (tb tem 2 filamentos, um para os médios e outro para os máximos). Se só tem 1 ponto de luz, pode ser uma H7, H11, etc.A zona de penumbra que falo pode ser influênciada por vários factores, como o "desfasamento" lateral dos leds, como a "carapuça" que está na ponta da haste que segura os leds, como a forma do espelho, se é o vidro do farol que dá a forma da projecção do feixe de luz (ou se é o espelho).Nas motas novas que já vêm equipadas com lampadas de led, não duvido que funcionem bem. Nas motas mais "antigas" com lâmpadas de halogéneo é que pode ser um problema acertar com as lâmpadas correctas.
Pode ser que estas lâmpadas resultem melhor, pois isto está sempre a "avançar".Eu confesso que desisti um pouco das lâmpadas de LED pois fartei-me de andar a gastar dinheiro para experimentar quais as mais adequadas às opticas da minha mota. Resolvi o problema com umas Osram Racer "qualquer coisa" (não me lembro se foram as 50 ou 90), liguei os 2 médios em simultâneo (porque a Pan é zarolha) e aquilo dá luz mais que suficiente e, a coisa é de tal forma que quase não uso os máximos.Quando estas lâmpadas forem à vida, logo procuro pelo "ultimo grito da moda" em lâmpadas LED para a frente.Os unicos LEDs que lá andam são as de presença/stop traseiros que, quando travo, quase iluminam a estrada para trás e os LEDs do painel de instrumentos.
Ainda assim, numa comparação directa entre estas modernas "lâmpadas de alta performance" e as que começam a ser propostas de forma cada vez mais massificada nos novos motociclos (em Led), acho que a iluminação destas últimas é superior.
pjmartinho,A vantagem de se fazer parte de grupos de proprietários de motos iguais às nossas mas de origem britânica, espanhola, francesa, alemã, etc... é que têm muitos mais "sócios" e há sempre muita mais malta a fazer essas experiências (por nós) das lâmpadas LED ou até qual a melhor relação de cremalheira+pinhão...No meu caso, que usa duas lâmpadas H7 para médios e mais uma lâmpada H7 para máximos, é quase unanime que as mais recentes lampadas LED têm vantagens sobre as tradicionais de Halogéneo e bem melhores que os tais kits HID Xenon, esses sim deixam zonas de penumbra na "vertical" entre o alcatrão/moto e o começo da luz, que origina alguns momentos de menor luz em curvas... E lá no grupo Inglês das motos iguais à minha indicam como melhor relação preço/qualidade/funcionalidades serem mesmo as tais Nighteye (ou novo nome) mas uma que pode ser bom para uma moto pode ser mau para outra... Em todo o caso, as Nighteye instaladas numa Suzuki Burgman 400 é tornar a noite dia!
Em termos de lâmpadas tradicionais, no meu caso, "eles" indicam igualmente umas osram nightracer 90 sendo melhores (relação preço/qualidades) que umas equivalentes da phillips, tanto que as da phillips são mais caras (pelo menos em inglaterra)...O que me chamou a atenção para as lâmpadas tradicionais, tanto da phillips como da osram é que quanto mais potentes forem, igualmente e paralelamente têm uma redução na sua vida útil... significando que por exemplo a osram night racer 110 possa ter uma vida útil quase reduzida a metade face à lâmpada night racer "base"... e pelo seu valor superior... torna ultra-viável a versão mais moderna de LED... mais luz, mais durabilidade, mais barata...
(...)Ou seja, copiaste o resultado das experiências de outras pessoas A unica mota que tive que usava H7 foi a T-Max e, nessa mota, a lâmpada funcionava muito bem, com um foco de luz bem definido e direccionado. Com as H4 é que tive mais problemas.(...)