Clube Português Motociclismo
GERAL => Quadro dedicado à mecânica no geral => Tópico iniciado por: Bruno Gomes em Maio 17, 2017, 17:12:40, 17:12
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Companheiros,
Tenho uma duvida e aqui consigo esclarece-la.
Colocar só uma ponteira de escape (não é a linha completa) aftermarket faz mal ao motor???? :pensador: :pensador: :pensador:
Aguardo o vosso parecer :nice: :nice: :nice:
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Bem...mal mal tenho imensas dúvidas que faça...
Agora se o after-market em causa for daqueles do tipo "Fake Akrapovic", é capaz de fazer mal à carteira ao fim de algum tempo... ;)
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explica o que entendes por fazer mal , até pode ter alguma lógica
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explica o que entendes por fazer mal , até pode ter alguma lógica
Ja me disseram que a alteracao de escape/ponteira faz em alguns casos os motores consumirem oleo porque altera todo os sistema de exaustao de gases o que obriga o motor a fazer qualquer coisa a mais do que e suposto e este consome mais oleo que o normal.
Se e verdade ou nao?
Este e so um exemplo.
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já agora, as ponteiras de escape precisam de alguma manutenção ?
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Num motor a 4 tempos podes meter o escape que quiseres... comprimento, diametro, numero de silenciadores, etc é o que quiseres
Não há qualquer problema de fiabilidade, nem tão pouco qualquer influencia o consumo de óleo...
Manutencao da ponteira? interior ou exterior?
Interior pode precisar de levar "la de vidro", exterior dependendo do material é so limpar e se for de metal uma pequena polidela para tirar o riscos :nice:
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Ja me disseram que a alteracao de escape/ponteira faz em alguns casos os motores consumirem oleo porque altera todo os sistema de exaustao de gases o que obriga o motor a fazer qualquer coisa a mais do que e suposto e este consome mais oleo que o normal.
Há motores que pelas suas características podem ser mais propícios a consumir lubrificante que outros.
E o aumento do rendimento pode influenciar esse consumo.
Alterar o sistema de exaustão é uma das estratégias para obter aumento de rendimento.
No entanto não existe nenhuma regra que diga que alterar o escape tenha obrigatoriamente como consequência o consumo de lubrificante.
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Portanto podemos concluir pelas opiniões que lemos por aqui que a alteração do sistema de escape de um motociclo não prejudica em nada o bom funcionamento do mesmo.
:convivio:
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Num 2t poderia falar com conhecimento agora nos 4t ....só posso referir que a honda na cbf 125 desaconselhava porque a mota perdia força em baixa rpm .
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Portanto podemos concluir pelas opiniões que lemos por aqui que a alteração do sistema de escape de um motociclo não prejudica em nada o bom funcionamento do mesmo.
A ponteira é apenas um componente do sistema de escape do motociclo.
Portanto, "alterar o sistema de escape de um motociclo" normalmente implica mais trabalho e investimento que do que "substituir a ponteira".
E aquilo que designamos por "bom funcionamento" do motociclo é algo relativo.
Pois a interpretação de "bom funcionamento" não se limita apenas á fiabilidade. Pode envolver os consumos (não se faz omoletes sem ovos) e até o comportamento. E essa apreciação pode ser diferente de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de utilização que se dá.
Num 2t poderia falar com conhecimento agora nos 4t ...
Os escapes 2T são extremamente mais complexos!!
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a pergunta do tópico é pertinente pois também já ou vi dizer que os escapes de rendimento alteram a harmonia da mota e que
com o passar do tempo dão origem a manutenções mais profundas ao nível dos segmentos, valvulas, arvore de cames com maior desgaste pelas diferentes temperaturas, rotações etc do que vem de origem. só não sei se esta conversa é só para escapes completos ou se uma sim,les ponteira também irá ter esses efeitos.
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a pergunta do tópico é pertinente pois também já ou vi dizer que os escapes de rendimento alteram a harmonia da mota e que
com o passar do tempo dão origem a manutenções mais profundas ao nível dos segmentos, valvulas, arvore de cames com maior desgaste pelas diferentes temperaturas, rotações etc do que vem de origem. só não sei se esta conversa é só para escapes completos ou se uma sim,les ponteira também irá ter esses efeitos.
Disseste tudo e tudo está correto.
Alterar um escape, para um da melhor Marca ou outro qualquer e depois tirar catalisador e DB.Killer, é condenar tudo o que referiste.
João :scooter: :scooter:
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a pergunta do tópico é pertinente pois também já ou vi dizer que os escapes de rendimento alteram a harmonia da mota e que
com o passar do tempo dão origem a manutenções mais profundas ao nível dos segmentos, valvulas, arvore de cames com maior desgaste pelas diferentes temperaturas, rotações etc do que vem de origem. só não sei se esta conversa é só para escapes completos ou se uma sim,les ponteira também irá ter esses efeitos.
Altera apenas a forma das curvas de potência e binário.
O escape não tem nada a ver directamente com desgaste de segmentos, pistões, árvores de cames, óleo ou qualquer outro componente mecânico.
O escape é apenas um meio de transferência de massa gasosa.. E num motor a 4t tanto faz ter silenciador, catalisador ou ser um simples tubo oco, qualquer uma deles serve o proposito.
Para um melhor rendimento e cumprimentos das normas de ruído e de emissões, os sistemas oem são geralmente os melhores, os aftermarket são geralmente estudados com outros propósitos, pelo que o ponto de rendimento não é igual a um oem ;) :nice:
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Ok tudo o que aprendi com bons mecânicos, acaba de cair por terra. Obrigado pelos teus ensinamentos.
João :scooter: :scooter:
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Reavivando o tópico, com um pouco mais de informação.
Um bom exemplo de OEM Vs Aftermarket para a yamaha R6.
Curioso a relação entre grandes alterações no escape e a necessidade de trabalhar mapa de injeção...
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Pesquisem pelo termo Backpressure, relacionado com exaustão de gases de escape em motos, e percebam que altera sim se essa ponteira não for minimamente de qualidade!
Deixo um de muitos links disponíveis:
https://www.rideapart.com/articles/353186/ask-rideapart-exhaust-back-pressure/ (https://www.rideapart.com/articles/353186/ask-rideapart-exhaust-back-pressure/)
Boa leituras!!
p.s.: já alterar e pôr linha completa de escape vai sim - potencialmente se bem feito - melhorar potência e binário, acima de tudo peso! Mas para ser funcional, tens de ir à admissão de ar (filtro) e parâmetros de injecção (dynojet e afins)...
Se não vem já de origem é porque é mais caro, o escape de origem será mais barato de fabricar que um de titânio ou carbono dos bons!
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Se não vem já de origem é porque é mais caro, o escape de origem será mais barato de fabricar que um de titânio ou carbono dos bons!
Os escapes de origem são estupidamente caros...
Normalmente a malta só descobre isso no dia em que cai e vai tentar saber quanto custa.
:D
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True, tava a pensar num projeto a longo prazo para a cb650r e por acaso fui ver os escape e apareceu um oem, o preço é o mesmo de uma linha completa da Akrapovič
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Companheiros, o escape de origem só é caro para o cliente que compra a moto, pois para o fabricante da mesma, é SUBSTANCIALMENTE mais barato do que se fosse em carbono ou titânio.
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Não concordo é bem mais difícil fazer um escape oem que um aftermarket (devido a legislação para aprovação do modelo)