Autor Tópico: Ponteira de escape Aftermarket  (Lida 5295 vezes)

Maio 17, 2017, 17:12:40, 17:12
Lida 5295 vezes

Bruno Gomes

  • Visitante
Companheiros,

Tenho uma duvida e aqui consigo esclarece-la.

Colocar só uma ponteira de escape (não é a linha completa) aftermarket faz mal ao motor????  :pensador: :pensador: :pensador:

Aguardo o vosso parecer  :nice: :nice: :nice:

Maio 17, 2017, 17:52:47, 17:52
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...mal mal tenho imensas dúvidas que faça...

Agora se o after-market em causa for daqueles do tipo "Fake Akrapovic", é capaz de fazer mal à carteira ao fim de algum tempo... ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 17, 2017, 18:37:16, 18:37
Responder #2

César Pereira

  • Visitante
explica o que entendes por fazer mal , até pode ter alguma lógica

Maio 17, 2017, 18:55:09, 18:55
Responder #3

Bruno Gomes

  • Visitante
explica o que entendes por fazer mal , até pode ter alguma lógica

Ja me disseram que a alteracao de escape/ponteira faz em alguns casos os motores consumirem oleo porque altera todo os sistema de exaustao de gases o que obriga o motor a fazer qualquer coisa a mais do que e suposto e este consome mais oleo que o normal.

Se e verdade ou nao?

Este e so um exemplo.

Maio 17, 2017, 20:43:16, 20:43
Responder #4

César Pereira

  • Visitante
já agora, as ponteiras de escape precisam de alguma manutenção ?

Maio 17, 2017, 21:28:35, 21:28
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Num motor a 4 tempos podes meter o escape que quiseres... comprimento, diametro, numero de silenciadores, etc  é o que quiseres


Não há qualquer problema de fiabilidade, nem tão pouco qualquer influencia o consumo de óleo...


Manutencao da ponteira? interior ou exterior?


Interior pode precisar de levar "la de vidro", exterior dependendo do material é so limpar e  se for de metal uma pequena polidela para tirar o riscos  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 17, 2017, 23:15:58, 23:15
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Ja me disseram que a alteracao de escape/ponteira faz em alguns casos os motores consumirem oleo porque altera todo os sistema de exaustao de gases o que obriga o motor a fazer qualquer coisa a mais do que e suposto e este consome mais oleo que o normal.

Há motores que pelas suas características podem ser mais propícios a consumir lubrificante que outros.
E o aumento do rendimento pode influenciar esse consumo.
Alterar o sistema de exaustão é uma das estratégias para obter aumento de rendimento.

No entanto não existe nenhuma regra que diga que alterar o escape tenha obrigatoriamente como consequência o consumo de lubrificante.

Maio 18, 2017, 10:16:56, 10:16
Responder #7

Bruno Gomes

  • Visitante
Portanto podemos concluir pelas opiniões que lemos por aqui que a alteração do sistema de escape de um motociclo não prejudica em nada o bom funcionamento do mesmo.

 :convivio:

Maio 18, 2017, 12:08:16, 12:08
Responder #8

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Num 2t poderia falar com conhecimento agora nos 4t ....só posso referir que a honda na cbf  125 desaconselhava porque  a mota perdia força em baixa rpm .
membro numero 16

Maio 18, 2017, 15:18:32, 15:18
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Portanto podemos concluir pelas opiniões que lemos por aqui que a alteração do sistema de escape de um motociclo não prejudica em nada o bom funcionamento do mesmo.

A ponteira é apenas um componente do sistema de escape do motociclo.
Portanto, "alterar o sistema de escape de um motociclo" normalmente implica mais trabalho e investimento que do que "substituir a ponteira".

E aquilo que designamos por "bom funcionamento" do motociclo é algo relativo.
Pois a interpretação de "bom funcionamento" não se limita apenas á fiabilidade. Pode envolver os consumos (não se faz omoletes sem ovos) e até o comportamento. E essa apreciação pode ser diferente de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de utilização que se dá.

Num 2t poderia falar com conhecimento agora nos 4t ...

Os escapes 2T são extremamente mais complexos!!



Maio 20, 2017, 23:36:40, 23:36
Responder #10

César Pereira

  • Visitante
a pergunta do tópico é pertinente pois também já ou vi dizer que os escapes de rendimento alteram a harmonia da mota e que
com o passar do tempo dão origem a manutenções mais profundas ao nível dos segmentos, valvulas, arvore de cames com maior desgaste pelas diferentes temperaturas, rotações etc do que vem de origem. só não sei se esta conversa é só para escapes completos ou se uma sim,les ponteira também irá ter esses efeitos.

Maio 21, 2017, 09:50:18, 09:50
Responder #11

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
a pergunta do tópico é pertinente pois também já ou vi dizer que os escapes de rendimento alteram a harmonia da mota e que
com o passar do tempo dão origem a manutenções mais profundas ao nível dos segmentos, valvulas, arvore de cames com maior desgaste pelas diferentes temperaturas, rotações etc do que vem de origem. só não sei se esta conversa é só para escapes completos ou se uma sim,les ponteira também irá ter esses efeitos.

Disseste tudo e tudo está correto.

Alterar um escape, para um da melhor Marca ou outro qualquer e depois tirar catalisador e DB.Killer, é condenar tudo o que referiste.

João  :scooter: :scooter:

Maio 21, 2017, 10:53:51, 10:53
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
a pergunta do tópico é pertinente pois também já ou vi dizer que os escapes de rendimento alteram a harmonia da mota e que
com o passar do tempo dão origem a manutenções mais profundas ao nível dos segmentos, valvulas, arvore de cames com maior desgaste pelas diferentes temperaturas, rotações etc do que vem de origem. só não sei se esta conversa é só para escapes completos ou se uma sim,les ponteira também irá ter esses efeitos.


Altera apenas a forma das curvas de potência e binário.


O escape não tem nada a ver directamente com desgaste de segmentos, pistões, árvores de cames, óleo ou qualquer outro componente mecânico.


O escape é apenas um meio de transferência de massa gasosa.. E num motor a 4t tanto faz ter silenciador, catalisador ou ser um simples tubo oco, qualquer uma deles serve o proposito.

Para um melhor rendimento e cumprimentos das normas de ruído e de emissões, os sistemas oem são geralmente os melhores, os aftermarket são geralmente estudados com outros propósitos, pelo que o ponto de rendimento não é igual a um oem  ;)  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 21, 2017, 11:02:52, 11:02
Responder #13

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Ok tudo o que aprendi com bons mecânicos, acaba de cair por terra. Obrigado pelos teus ensinamentos.


João  :scooter: :scooter:

Abril 15, 2020, 19:03:55, 19:03
Responder #14

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Reavivando o tópico, com um pouco mais de informação.



Um bom exemplo de OEM Vs Aftermarket para a yamaha R6.

Curioso a relação entre grandes alterações no escape e a necessidade de trabalhar mapa de injeção...

V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Abril 16, 2020, 13:31:58, 13:31
Responder #15

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Pesquisem pelo termo Backpressure, relacionado com exaustão de gases de escape em motos, e percebam que altera sim se essa ponteira não for minimamente de qualidade!

Deixo um de muitos links disponíveis:

https://www.rideapart.com/articles/353186/ask-rideapart-exhaust-back-pressure/

Boa leituras!!

p.s.: já alterar e pôr linha completa de escape vai sim - potencialmente se bem feito - melhorar potência e binário, acima de tudo peso! Mas para ser funcional, tens de ir à admissão de ar (filtro) e parâmetros de injecção (dynojet e afins)...

Se não vem já de origem é porque é mais caro, o escape de origem será mais barato de fabricar que um de titânio ou carbono dos bons!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Abril 17, 2020, 18:28:25, 18:28
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Se não vem já de origem é porque é mais caro, o escape de origem será mais barato de fabricar que um de titânio ou carbono dos bons!

Os escapes de origem são estupidamente caros...
Normalmente a malta só descobre isso no dia em que cai e vai tentar saber quanto custa.
 :D

Abril 18, 2020, 00:35:38, 00:35
Responder #17

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
True, tava a pensar num projeto a longo prazo para a cb650r e por acaso fui ver os escape e apareceu um oem, o preço é o mesmo de uma linha completa da Akrapovič
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 18, 2020, 00:51:28, 00:51
Responder #18

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Companheiros, o escape de origem só é caro para o cliente que compra a moto, pois para o fabricante da mesma, é SUBSTANCIALMENTE mais barato do que se fosse em carbono ou titânio.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Abril 18, 2020, 01:19:21, 01:19
Responder #19

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
Não concordo é bem mais difícil fazer um escape oem que um aftermarket (devido a legislação para aprovação do modelo)
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵