Esta surgiu-me hoje quando me fui à Yahama Aerox para tirar a folga do acelerador.
Deveria ter-me ficado por desapertar o parafuso que freia o esticador, este também roscado, mas decidi desmontar todo o corpo do acelerador.
Como era expectável, encontrei uma massa entre o tubo do guiador e o acelerador.
Nunca pensei que massa seria aquela, a cor era amarela, mas não acredito que a Yamaha tenha posto "massa consistente" - o acelerador é aborrachado e uma massa à base de óleo daria cabo daquilo a prazo.
Que massa é?
Ou, de outra forma e melhor: que massa se deve usar?
O facto é que depois de limpar aquilo tudo olhei para o que tinha na prateleira e poderia usar.
Só tinha massa de silicone e massa de lítio. Escolhi esta última porque me pareceu menos viscosa, mais escorregadia.
No fim, a "cliente" disse que ficou muito melhor, acelerador mais macio e preciso. Pudera, tirei a folga a mais do acelerador.
De qualquer forma, o meu desafio ao pessoal no sentido de satisfazer a curiosidade em saber que massa se deve usar debaixo do manípulo do acelerador.
Já agora, partilho o que descobri à minha custa:
Quando pretenderem tirar os pesos do guiador(é preciso fazê-lo se quiser-se retirar o manípulo do acelerador do tubo do guiador - no caso, usando uma chave Phillips,mas também os há com chave Allen/sextavada), façam-no com o guiador inclinado para baixo.
Porquê? O parafuso que entra dentro do tubo do guiador enrosca numa anilha roscada que ao apertar fixa o peso.
Se por alguma razão desapertarem demasiado, essa anilha solta-se e cai para dentro do tubo do guiador... depois é o cabo dos trabalhos para se conseguir retirá-la, ou não se consegue de todo - talvez com a ajuda de uma bicha/tubo flexível com um imane na ponta, especulo eu.