Autor Tópico: Que massa/lubrificante usar debaixo do manípulo do acelerador?  (Lida 610 vezes)

Fevereiro 16, 2019, 20:37:22, 20:37
Lida 610 vezes

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Esta surgiu-me hoje quando me fui à Yahama Aerox para tirar a folga do acelerador.
Deveria ter-me ficado por desapertar o parafuso que freia o esticador, este também roscado, mas decidi desmontar todo o corpo do acelerador.
Como era expectável,  encontrei uma massa entre o tubo do guiador e o acelerador.
Nunca pensei que massa seria aquela, a cor era amarela, mas não acredito que a Yamaha tenha posto "massa consistente" - o acelerador é aborrachado e uma massa à base de óleo daria cabo daquilo a prazo.
Que massa é?
Ou, de outra forma e melhor: que massa se deve usar?

O facto é que depois de limpar aquilo tudo olhei para o que tinha na prateleira e poderia usar.
Só tinha massa de silicone e massa de lítio. Escolhi esta última porque me pareceu menos viscosa, mais escorregadia.
No fim, a "cliente" disse que ficou muito melhor, acelerador mais macio e preciso. Pudera, tirei a folga a mais do acelerador.
De qualquer forma, o meu desafio ao pessoal no sentido de satisfazer a curiosidade em saber que massa se deve usar debaixo do manípulo do acelerador.

Já agora, partilho o que descobri à minha custa:
Quando pretenderem tirar os pesos do guiador(é preciso fazê-lo se quiser-se retirar o manípulo do acelerador do tubo do guiador - no caso, usando uma chave Phillips,mas também os há com chave Allen/sextavada), façam-no com o guiador inclinado para baixo.
Porquê? O parafuso que entra dentro do tubo do guiador enrosca numa anilha roscada que ao apertar fixa o peso.
Se por alguma razão desapertarem demasiado, essa anilha solta-se e cai para dentro do tubo do guiador... depois é o cabo dos trabalhos para se conseguir retirá-la, ou não se consegue de todo - talvez  com a ajuda de uma bicha/tubo flexível com um imane na ponta, especulo eu.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2019, 20:40:12, 20:40 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Fevereiro 17, 2019, 22:20:59, 22:20
Responder #1

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 475
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
viva,
Penso que não fará mal usar a massa consistente pois os estragos que eventualmente fará ao longo do tempo no plástico dos punhos, já se trocou o conjunto por este ter passado de moda.
Bem mas eu não sou um entendido.
A ver se paro quieto?! 🏍