Autor Tópico: Óleo MA ou MB e frequência de mudança  (Lida 2757 vezes)

Janeiro 25, 2019, 23:09:09, 23:09
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Lourenço

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Boas, para tentar esclarecer algumas dúvidas:

-Fiz recentemente a revisão dos 16.000 da minha scooter. No manual desta scooter de 2016 que ainda faz as revisões a cada 4.000 é indicado que o óleo é mudado a cada 8.000 e recomendam SAE 10W-30, JASO T 903 standard MB.

-Na oficina Honda óleo é mudado a cada 4.000 ou seja a cada revisão. É normal? Se for positiva esta diminuição de quilometragem para metade entre cada muda... não é pelo valor que não é assim tão alto, mas justifica-se?

-A Honda recomenda MB para a scooter, a oficina coloca MA, mencionado em 2 faturas e noutras 3 nem menciona nada, só a viscosidade; Há problema ou não tem importancia esta questão de MA e MB?
« Última modificação: Janeiro 25, 2019, 23:10:53, 23:10 por Lourenço »

Janeiro 25, 2019, 23:17:10, 23:17
Responder #1

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Os concessionários (alguns pelo menos) custamam fazer essa "recomendação".

Disseram-me há algum tempo que o fazem porque muitas vezes as pessoas fazem tão poucos kms ano, que prolongam o efectivar da manutenção para lá do que deviam...

Então "aconselham" a muda mais cedo - em quilometragem.

De qualquer forma e numa situação diferente, eu faria como diz o manual, ou seja...a cada 8.000kms ou cada ano (o que se fizer primeiro).

Quanto a lubrificantes de motor, existem por cá alguns mais experts.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 26, 2019, 10:29:05, 10:29
Responder #2

TMXR

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O óleo numa 125 sofre muito.

Em primeiro lugar porque a quantidade de óleo que leva e mínima.

Depois porque o motor circula sempre em regimes elevados.




Se os 15 oi 20€ não te pesarem na carteira, aconselho a troca preventiva aos 4 ou 5 mil kms.

A questão não será o óleo nap aguentar os 8 mil, mas o seu estado no intervalo dos 5 ou 6 mil kms até aos 8 mil, pois por esta altura o óleo já terá perdido algumas das suas características e qualidades, para além que por esta altura terás de ter mais atenção ao nível do óleo pois devido a tal perca de características o seu consumo pode aumentar muito.




Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 26, 2019, 14:21:47, 14:21
Responder #3

Lourenço

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OK, obrigado pelas opiniões. :nice:

Quanto á especificação MB recomendada no manual.
Devo insistir para que seja este o óleo utilizado ou é irrelevante que utilizem MA?

Janeiro 26, 2019, 16:47:31, 16:47
Responder #4

Sapiens21

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Do conhecimento que tenho (e por mim visto), compram em grande quantidade - uns 3 bidons de lubrificante de motor com diferente viscosidade - conseguindo por um lado mais barato (para eles), e por outro lado conseguindo disponibilizar um lubrificante de motor dentro do recomendado nas marcas que comercializam. A qualidade (e marca) do mesmo não vejo razões a temer, já que garantidamente nada têm que ver com marcas de supermercado.

Se no caso da tua scooter a recomendação da viscosidade é o 10W30, pergunta apenas se será esse que vão colocar ou com propriedades próximas.
Um concessionário oficial por norma tem disponivel...sem esquecer que também têm embalagens individuais.

No tempo em que tinha a NSS 250X, como não tinham a especificação em bidons, utilizavam as embalagens individuais.

Ainda tenho aqui por casa o resto de uma e que me foi entregue com o excedente.

Levou uma inteira, mais uma parte desta...

Curiosamente também 10W30.  ;)





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Dalai Lama

Janeiro 26, 2019, 17:56:37, 17:56
Responder #5

TMXR

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O MA, MA2 e MB sao praticamente oleos semelhantes, com caracteristicas de fricao diferentes para motores em que a embraiagem ou transmissão é banhada pelo mesmo oleo do motor.


As Hondas geralmente tem sempre indicacao de MB.



Possivelmente, na SH ate nem será tao exigente pois creio que a embraiagem é externa ou seja é uma embraiagem centrifuga a seco que nao será banhada pelo oleo do motor, pelo que tanto faz ser MA como MB.  :nice: (!!! - nao sei se será... tenho ideia que sim, mas também eventualmente que poderei estar enganado  :nice:. Se fazes a manutencao na Honda, eles saberao qual o oleo a usar)
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Fevereiro 11, 2019, 18:24:54, 18:24
Responder #6

Lourenço

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Boas Companheiros.

Já recorri a 3 concessionários Honda diferentes para mudanças de óleo.

Concessionário 1 – Mudança de óleo com referência na fatura de 10W30 MA. Perguntei porque não respeitavam as indicações Honda e responderam que MA é melhor que MB.

Concessionário 2 – Mudança de óleo com referência na fatura de 10W30. Perguntei se era MA ou MB e reponderam que era MA “que inclui a especificação MB”. Respondi que estava em causa a indicação da Honda e o fator antifricção. Resposta “são tretas”.

Concessionário 3 – Mudança de óleo com referência na fatura de 10W30 MB e tive direito ao que sobrou da embalagem e depois de perguntar porquê MB responderam que é mesmo assim que deve ser e explicaram-me que este é o óleo recomendado pela Honda para scooters.

Enviei através dos sites e via e-mail pedido de esclarecimento em relação a esta questão.

Uns responderam á primeira, outros á segunda, um não sei como, obteve o meu nº de tlm e ligou-me, mas não se mostrou disposto a escrever, outros não responderam por enquanto e já vai na terceira missiva. Respostas diametralmente opostas, práticas diferentes, há de tudo. Uns dizem que MA é mais caro que MB e, portanto, é "melhor", outros dizem que MB é mais caro que MA porque não é fornecido em Bidons de grande capacidade.

Da Honda Portugal ainda não tive resposta, ainda não passou do tolerável, mas de outras duas "Hondas" já tive respostas para endereços de e-mail do respetivo país que eu já possuía.

Estou a "compilar" tudo isto e depois logo se vê.

De qualquer maneira e sem querer retirar conclusões precipitadas, que diferença de tratamento no atendimento ao cliente!! Se escolhesse o representante Honda pelo atendimento ao cliente á distancia e resposta a esta questão, teria de fazer alguns quilómetros, mas talvez valesse a pena.

Em 2012/2013 houve muitos tópicos em vários fóruns acerca deste assunto, depois, menos, mas é recorrente.

Independentemente da questão de ganho ou perda no serviço prestado com um óleo ou outro, tem a ver que quando vou a um concessionário da marca é por alguma razão e o mínimo que exijo é que sejam os primeiros a cumprir as indicações da marca, ou a "justificar".

Deixo alguns links, que não comprometem a minha análise a esta questão.

https://www.oilspecifications.org/articles/JASO_MA_JASO_MB.php
https://moto.honda.fr/motorcycles/owners/Guides/questions-frequentes.html
https://www.honda.pt/motorcycles/owners/oleo_honda_original.html
http://abhiramhonda.com/abhiramhonda/index.php/honda-genuine-engine-oil





Fevereiro 12, 2019, 10:38:16, 10:38
Responder #7

dfelix

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Sai-lhes mais barato usar o MA.
Pois é o que a generalidade das motos usa.
É o que compram em bidões de 200 litros. E portanto lhes dá maior margem de lucro.

O concessionário 3 foi o único que não te enganou.

Fevereiro 12, 2019, 20:18:16, 20:18
Responder #8

Quico

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Deixaste me curioso com este post e fui ver a fatura da revisão.
Os Srs da Motorway não fazem menção a MA ou MB, no descritivo da revisão diz apenas óleo castrol power1 10w30 (sendo que no meu caso seria MA), contudo comprei na altura 1L para ter em casa e o simpático Sr que me atendeu, para além de me dizer que não valia a pena comprar óleo porque a minha mota "supostamente" não consome, ainda me explicou que para mim seria o MA, portanto eles sabem bem que há diferença.


Fevereiro 12, 2019, 20:47:21, 20:47
Responder #9

Lourenço

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Há alguns concessionários a colocar MA, uns mencionam MA na fatura, outros não designam MA mas é o que colocam e outros, pelo que percebi são poucos, respeitam a indicação da Honda (e que está no manual) e colocam MB.
Há opiniões que referem que é igual, outros que vão ao cúmulo de dizer que MA é "melhor" e eu até andei distraído com esta questão, até um dia destes ter recebido em resposta uma opinião escrita, credível, de referência, e que validei pessoalmente de forma a ter valor em qualquer situação, que me deixou menos distraído. Não é a mesma coisa, há diferenças na necessidade de lubrificação de uma moto e de uma scooter e os engenheiros da Honda tem mais competencia que os consessionários para decidir sobre qual o óleo indicado.

Entretanto nem que fosse indiferente, se a marca indica determinado procedimento é o que espero que os concessionários apliquem. Mais umas semanas e estarei em condições de argumentar melhor. Foram-me solicitadas as faturas e as respostas escritas que tenho de alguns concessionários, houve até um, onde tive de voltar com alguem para ouvir de viva voz porque não quis pôr por escrito as justificações deste procedimento.


Fevereiro 13, 2019, 12:29:36, 12:29
Responder #10

dfelix

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Não é dramático colocar um MA/MA2 num motor cujo manual sugira MB.
Já o contrário sim. Pelos simples facto da aditivação poder interferir no funcionamento da embraiagem.

Não é de todo descabida a ideia que um MA possa ser "melhor" que um MB.
Pois esta especificação não é propriamente qualitativa.
Ela serve acima de tudo para separar os lubrificantes que são ou não compatíveis com uma embraiagem húmida.

Se a Honda sugere um lubrificante com determinadas características, esse é o que se espera ser utilizado oficialmente.
Se existem opções melhores e mais eficientes que as sugeridas pela marca é um assunto totalmente irrelevante.
Não cabe ao técnico tomar decisões diferentes daquelas que especificadas pela documentação oficial da marca.
O técnico quanto muito poderá sugerir ao cliente com base na sua experiência. Mas a decisão final e de certa forma a responsabilidade é do cliente.


Fevereiro 13, 2019, 14:30:02, 14:30
Responder #11

TMXR

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Eu quase que apostava que a SH não tem embreagem húmida.


Quase que aposto que a embreagem e centrífuga e está no eixo após o variador.



Pelo que por este facto a questão do companheiro Lourenço e desnecessária, tanto faz ser MA com MB.


Acho que o melhor e colocar esta questão na Honda.
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Fevereiro 13, 2019, 21:06:37, 21:06
Responder #12

Quico

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Há alguns concessionários a colocar MA, uns mencionam MA na fatura, outros não designam MA mas é o que colocam e outros, pelo que percebi são poucos, respeitam a indicação da Honda (e que está no manual) e colocam MB.
Há opiniões que referem que é igual, outros que vão ao cúmulo de dizer que MA é "melhor" e eu até andei distraído com esta questão, até um dia destes ter recebido em resposta uma opinião escrita, credível, de referência, e que validei pessoalmente de forma a ter valor em qualquer situação, que me deixou menos distraído. Não é a mesma coisa, há diferenças na necessidade de lubrificação de uma moto e de uma scooter e os engenheiros da Honda tem mais competencia que os consessionários para decidir sobre qual o óleo indicado.

Entretanto nem que fosse indiferente, se a marca indica determinado procedimento é o que espero que os concessionários apliquem. Mais umas semanas e estarei em condições de argumentar melhor. Foram-me solicitadas as faturas e as respostas escritas que tenho de alguns concessionários, houve até um, onde tive de voltar com alguem para ouvir de viva voz porque não quis pôr por escrito as justificações deste procedimento.

Estou curioso com o desfecho, se puderes depois partilha.