Ia colocar esse link, entretanto o sapiens antecipou-se!
Quanto ao estado dos colectores... é das primeiras coisas que observo numa moto usada.
Pois é um excelente indicador dos escaldões que levou.
E permite perceber se a utilização que teve é coerente com a quilometragem apresentada.
Claro que se estiverem todos borrados de lama como esses da foto não dá para identificar nada!
Ou se por alguma razão foram substituídos podem não dar para grandes conclusões!
Mas é sempre um bom motivo para se tentar perceber o porquê da substituição. Se não for um colector aftermarket o mais provável é porque sofreu um acidente ou o anterior estava podre.
Os colectores sofrem um processo de envelhecimento normal passando por várias cores que variam conforme o tipo de material e motor.
Alguns tipos de aço nos primeiros tempos ganham uma cor azulada.
Mas em regra geral rapidamente avança para um longo período amarelado a que sucede um tom acastanhado que se assemelha a uma casca.
E nestas fases a coloração é de certa forma reversível.
Pois com tempo, paciência e alguns produtos podem voltar a ter um aspecto decente.
Porém, a partir de uma certa fase o normal é nos primeiros 20-30cm junto à saída do motor ganhar uma coloração cor de chumbo, sucedendo-se uma zona "picada" que não há nada a fazer.
Para perceberes a que me refiro, olha para os colectores que o Paulo Fradinho diz parecerem ter 20 anos e compara com estes duma moto com 13 e pouco mais de 80.000km para perceberes a diferença.
Se me aparecesse uma moto com 15-20 mil e os colectores tivessem este aspecto... ficaria desconfiado!