Autor Tópico: Motas com alguma idade  (Lida 735 vezes)

Março 08, 2019, 13:38:54, 13:38
Lida 735 vezes

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Boas pessoal, tal como muitos de vocês, gosto de ir vendo as motas usadas que estão no mercado.
Uma das coisas que me chama mais a atenção nas fotos são os tubos que ligam o motor ao escape, ou por está coberto em ferrugem ou porque já mudou de cor devido ao calor excessivo ao longo do tempo.
Algum desses 2 aspetos deve ser levado em conta como fator para nem sequer perder tempo em ir a casa do vendedor ver a mota?

2 exemplos abaixo.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Março 08, 2019, 13:52:40, 13:52
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O estado mecânico de uma moto não se vê pelo aspecto dos colectores.
Uma moto pode estar em perfeitas condições e ter o colector de escape todo "enferrujado" como essa cbf600, isso apenas indica que a moto anda e andou à chuva...
Até pode ser um bom indício... (pelo menos anda)

Geralmente o "bandido" tenta sempre esconder as mazelas da moto aquando tenta vender e pode até perder tempo a lavar e utilizar mil e um produtos para tornar a moto com aspecto mais cativante.

Acima de tudo e sempre que vou ver motos usadas, experimentar pode por vezes ser apenas vê-la a ligar e trabalhar.
Uma moto com trabalhar irregular, acelerada e com dificuldades a pegar é de torcer o nariz ou arriscar com os cuidados necessários e/ou capacidades negociais para tornar o negócio melhor para o nosso lado.

Já as mudanças de cor nos colectores acho que já aqui foi falado, pode haver algum cilindro "atrasado" (ou lá o que é) - aquelas manchas azuladas não idênticos em todos os colectores.

Sobre os colectores, mesmo os de inox com a acumulação de porcaria acabam por ganhar "ferrugem" e no YouTube há muito vídeo a ensinar como tornar os colectores mais limpinhos quase como novatos... com cocacola e papel de alumínio, etc...

Não sei se ajudei alguma coisa ou se disse por aqui algum disparate, se o fiz peço desculpa mas certamente que os mais entendidos irão comentar!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 08, 2019, 14:09:57, 14:09
Responder #2

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Como o companheiro 2low disse o aspecto dos coletores não quer dizer nada. Fez precisamente 1 ano que tive de sair de Évora direto para o Hosp. Garcia Orta por causa do meu pai ter dado entrada de urgência e nesse dia fiz mais de 200 kms a chover forte e feio e apanhei na altura a N4 em obras de repavimentaçao e a minha mota tinha 8 meses e os coletores, se fores ao meu DB, pareciam ter uns 20 anos  :???:.
« Última modificação: Março 08, 2019, 15:00:41, 15:00 por Paulo Fradinho »
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Março 08, 2019, 15:26:04, 15:26
Responder #3

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Obrigado pela dicas. Aproveitando o tópico, neste tipo de motas, quando fizermos um test drive, o que é que podemos considerar normal devido ao tempo e quilometragem, e o que é que nos deve fazer fugir do negócio?

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Março 08, 2019, 17:21:30, 17:21
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Obrigado pela dicas. Aproveitando o tópico, neste tipo de motas, quando fizermos um test drive, o que é que podemos considerar normal devido ao tempo e quilometragem, e o que é que nos deve fazer fugir do negócio?

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Existe no fórum um post excelente do membro @Dfelix e que deverias ler, para perceberes aquilo a que deverias prestar atenção.

Procura aqui:

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1720.msg18251#msg18251
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 08, 2019, 18:28:04, 18:28
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Ia colocar esse link, entretanto o sapiens antecipou-se!

Quanto ao estado dos colectores... é das primeiras coisas que observo numa moto usada.
Pois é um excelente indicador dos escaldões que levou.
E permite perceber se a utilização que teve é coerente com a quilometragem apresentada.

Claro que se estiverem todos borrados de lama como esses da foto não dá para identificar nada!  :D

Ou se por alguma razão foram substituídos podem não dar para grandes conclusões!
Mas é sempre um bom motivo para se tentar perceber o porquê da substituição. Se não for um colector aftermarket o mais provável é porque sofreu um acidente ou o anterior estava podre.

Os colectores sofrem um processo de envelhecimento normal passando por várias cores que variam conforme o tipo de material e motor.
Alguns tipos de aço nos primeiros tempos ganham uma cor azulada.
Mas em regra geral rapidamente avança para um longo período amarelado a que sucede um tom acastanhado que se assemelha a uma casca.
E nestas fases a coloração é de certa forma reversível.
Pois com tempo, paciência e alguns produtos podem voltar a ter um aspecto decente.

Porém, a partir de uma certa fase o normal é nos primeiros 20-30cm junto à saída do motor ganhar uma coloração cor de chumbo, sucedendo-se uma zona "picada" que não há nada a fazer.

Para perceberes a que me refiro, olha para os colectores que o Paulo Fradinho diz parecerem ter 20 anos e compara com estes duma moto com 13 e pouco mais de 80.000km para perceberes a diferença.



Se me aparecesse uma moto com 15-20 mil e os colectores tivessem este aspecto... ficaria desconfiado!

« Última modificação: Março 08, 2019, 18:31:34, 18:31 por dfelix »