Autor Tópico: Piaggio X8 - Vibração na Travagem  (Lida 1499 vezes)

Março 13, 2020, 17:33:16, 17:33
Lida 1499 vezes

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Bom, depois de 2 anos e meio e pouco menos de 20.000kms com a X8 200, e de muitas pequenas (e não tão pequenas) reparações de manutenção de uma scooter que claramente não foi muito cuidada na sua vida anterior, resolvi agora dar atenção a um aspecto que nunca esteve bem desde que a comprei: uma vibração na travagem à frente.

A scooter trava bem (excepto a vibração) e até tem uma potência considerável à frente (o disco parece-me sobredimensionado), mas sempre apresentou uma vibração que me fez até adaptar a condução, exagerando no uso do travão traseiro nesta scooter, e usando o frontal residualmente, apenas para aconchegar a travagem ou para quando preciso mesmo de potência.   

A vibração não é sempre igual, nem muito intensa, mas nota-se especialmente (e curiosamente) quando estou quase a parar. Por exemplo, a chegar a um semáforo a 20 kms/h até imobilizar a scooter, se usar apenas o travão da frente, a sensação é a de que a pastilha morde o disco, digamos, em 80% da circunferência, depois solta/alivia, e volta a morder mais 80%. Como digo, é neste tipo de situações que se nota mais.   

Estava convencido que o problema seria o disco empenado, e lá decidi mudar o disco.

Bom, disco e pastilhas novas (o disco anterior tinha muito pouco desgaste) e... está na mesma.  :confused:
Claramente não era do disco.

As hipóteses que me restam (nenhuma delas simpática) são:

- jante empenada (posso enganar-me, mas francamente não me parece. Se eu não tocar nos travões a roda apresenta-se equilibrada, sem qualquer vibração ou comportamento errático). Os pneus também são quase novos (em idade e kms, e o comportamento era igual quando troquei e logo a seguir). Queria evitar comprar uma jante nova, mas a opção de comprar uma usada é ainda pior, porque nada garante que não esteja pior que esta... comprar uma jante não é a mesma coisa que comprar um pisca.
- suporte do disco: os pernos estavam com mau aspecto e foram substituídos (é uma moto de rua...). Visualmente não parece haver empeno, mas se o empeno for de fracções de milímetro, não é muito fácil verificar...
- eixo torto; este é o que me preocupa mais, e talvez o mais dif€cil de resolver.

Alguma ideia adicional ?

Desde já obrigado por qualquer dica útil que possa surgir da vossa experiência. ;)

X8-disco-novo" border="0


FRONT-WHEEL-PIAGGIO-PIAGGIO-SCOOTER-200-X8-Other-year-X8-25" border="0

Aditei o diagrama para ajudar. Vejo ali a hipótese de algum espaçador "desfeito". Ou algum dos rolamentos com desgaste.  :-\
« Última modificação: Março 13, 2020, 18:48:33, 18:48 por VCS »

Março 13, 2020, 19:37:56, 19:37
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Como já substituíste o disco de travão, fica a haver menos uma hipótese na questão.

Sobre os "espaçadores ou rolamentos" que indicas no final, se tivessem estragados/gripados, julgo que sentirias sempre na condução e não apenas na travagem.
Se a jante estiver empenada, provavelmente é apenas um pequeno empeno que não se torna sentido na condução e apenas na travagem, podes verificar com o teu mecânico ou numa casa de pneus.
Quanto ao eixo torto, ou a roda não estar regulada e descentrada no centro do "garfo", julgo que sentirias sempre a vibração, mesmo em andamento sem se utilizar os travões.
Parece-me mais plausível verificares o que chamas de "suporte do disco" pois até pode acontecer que o "bloco do travão da frente" esteja desapertado...

Por fim, verificaste o estado das pastilhas e substituíste também as pastilhas ou apenas o disco?
Quando se muda o disco é inevitável teres de substituir também as pastilhas pois estas podem estar degradadas e "feitas ao feitio do velhinho disco já desgastado..."

Como não sentes menor poder de travagem, podes não necessitar de substituir o óleo de travões mas se souberes que este óleo já tem mais de 2 anos sem ter sido substituído, estará uma boa altura para o fazeres...

Por ultimo, a vibração que sentes é mesmo do travão ou será algo a ver com a "caixa de direcção" ?
« Última modificação: Março 13, 2020, 19:45:03, 19:45 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 13, 2020, 20:30:31, 20:30
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Descreveste bastante bem o problema e as possíveis soluções, mas talvez o problema resida na...excentricidade do cubo ou do disco.

A imagem abaixo dá para perceber melhor do que se trata esta "excentricidade".



Ou seja, poderá haver aí um problema no correcto e preciso alinhamento com o cubo ou mesmo com a pinça.

Em andamento lento ouves algum roçar?
Experimenta com a moto desligada para ser mais fácil de perceber.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 14, 2020, 20:36:02, 20:36
Responder #3

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Descreveste bastante bem o problema e as possíveis soluções, mas talvez o problema resida na...excentricidade do cubo ou do disco.

A imagem abaixo dá para perceber melhor do que se trata esta "excentricidade".



Ou seja, poderá haver aí um problema no correcto e preciso alinhamento com o cubo ou mesmo com a pinça.

Em andamento lento ouves algum roçar?


É uma  boa hipótese.

Parece que uma outra boa hipótese será 1) a folga ter origem nos rolamentos do diagrama, por desgaste/idade (a scooter tem 16 anos).
2) Também pode ser uma folga entre o exterior dos rolamentos e a jante.
3) Ou folga entre o eixo e o interior dos rolamentos.
 
Em conversa com um amigo guru* destes temas, ele aposta mais fichas (em teoria) na hipótese 1, mais normal de acontecer em motos velhas. As hipóteses 2 e 3 acontecem quase sempre por "acidente"/má reparação: quando alguém brutaliza o encaixe do rolamento na jante a tentar pôr ou tirar sem calor e/ou a ferramenta correcta. Ou especificaram mal o rolamento  e ele não tem  o interior correcto, ou montaram o eixo um pouco de lado e decidiram martelar… ou até o eixo ter sido lixado por ter ferrugem na superfície…

pode ser muita coisa… não sei se valerá a pena abrir outra vez para averiguar mais a fundo… excepto, claro, se a vibração começar a agravar-se.

*que está exactamente com este problema numa MZ clássica refeita do zero, com todo o conjunto cubo, jante, pinça, disco novos… :pensador:


Março 14, 2020, 20:51:13, 20:51
Responder #4

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Parece-me mais plausível verificares o que chamas de "suporte do disco" pois até pode acontecer que o "bloco do travão da frente" esteja desapertado...

Por fim, verificaste o estado das pastilhas e substituíste também as pastilhas ou apenas o disco?
Quando se muda o disco é inevitável teres de substituir também as pastilhas pois estas podem estar degradadas e "feitas ao feitio do velhinho disco já desgastado..."
...

Por ultimo, a vibração que sentes é mesmo do travão ou será algo a ver com a "caixa de direcção" ?

Sim, a pinça está bem apertada.

Quanto às pastilhas, foram substituídas, claro.

A caixa de direcção foi reapertada.

 ;)

Março 15, 2020, 08:58:20, 08:58
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A hipótese de levares a maxiscooter a um concessionário não está em opção?

Pergunto isto porque noto que pretendes, por ti mesmo, tentar resolver a questão na travagem. É meritório, mas convém neste caso perceber se valerá a pena..

A tentativa de soluções (com eventual aquisição de material), depois pode revelar-se num testar que pode sair igualmente caro.

Se acaso for um problema no correcto e preciso alinhamento com o cubo ou mesmo com a pinça (que adiantava lá atrás), talvez devesse ser visto numa oficina de confiança.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 15, 2020, 12:03:10, 12:03
Responder #6

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Sim, eu nao estou a meter a mao na massa.  :read.calm:
O disco foi trocado por mecanico de scooters de confiança. Tenho ainda de  falar com um mecanico ex-concessionário Piaggio, mas ainda nao consegui. É o próximo passo.  :you.bet:


Março 15, 2020, 12:12:32, 12:12
Responder #7

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Este guru de que falei atrás montou a MZ do zero, sozinho, a partir de um quadro nu. E já nao é a primeira moto. Nunca foi mecanico, nem engenheiro mecanico. Mas é um tipo incrivelmente capaz a pensar e resolver problemas.

Março 16, 2020, 02:44:51, 02:44
Responder #8

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Bom, entretanto há umas 2 semanas a X8 apareceu no chão de manhã (sim, eu sei, moto de rua... :toma:)… a minha e mais 2 que estavam na mesma zona. Talvez tenha sido o vento… ou não. Como em outras ocasiões, caiu para o lado esquerdo e a primeira coisa que partiu foi o ecrã alto da GIVI.  :'( Que já tinha substituído, por um novinho, em 2018... e não é barato.

Entretanto fui à Oldscooter que me rebitou o ecrã, que por enquanto está bem seguro. O lado direito do ecrã e zona de suporte estão sólidos.  Fiz uns testes a "alta velocidade"  :lolol: e o ecrã não vibra mais do que o normal.

Quando se partiu o primeiro ecrã em 2018 vi logo que não dava para aproveitar nada, porque rachou quase paralelo ao chão. Felizmente este não. Chega ali a meio e desce até à carenagem, o que permitiu resolver provisoriamente com chapas e rebites. Motos de combate em cidade não dá para "limpar as armas"...

thumbnail-20200302-110543-2" border="0
<a target='_blank' href='https://imgbb.com/'>image hosting[/url]


Entretanto, ficou uma zona no lado esquerdo com uma pequena racha superior (sim, tem 2 níveis) que naturalmente ainda pode abrir (e estava a começar a abrir uns 2 mm). Fez-se uns furos para aliviar a pressão.

thumbnail-20200313-120556" border="0
<a target='_blank' href='https://imgbb.com/'>image hosting[/url]


Veremos como vai evoluir.  :-\

Estava eu a fazer contas ao infortúnio quando me apareceu um ecrã novinho em folha no OLX. Coisa raríssima para uma X8. Aliás, não há à venda o ecrã original, só este da Givi. Nem estava a pensar voltar a comprar outro, mas como não sei se este se vai aguentar… achei que valia a pena fazer uma oferta.
Preço negociado e cá veio para casa, com um desconto de mais ou menos 50% ao preço novo. Menos mal... O vendedor ainda me disse, "a X8 foi a pior scooter que tive !". Bom, pelas peripécias que ele me contou teve bastante mais azar do que eu no exemplar estafado que comprou… e despachou-a logo, sem investir como eu investi na minha...


X8-ecra-novo" border="0
<a target='_blank' href='https://imgbb.com/'>image hosting[/url]
« Última modificação: Março 16, 2020, 03:00:26, 03:00 por VCS »

Março 16, 2020, 07:25:35, 07:25
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Moto de rua tem dessas coisas...

Nunca se sabe como pode aparecer no dia seguinte. E até mesmo se volta a aparecer.  :(

Essa técnica dos furos para impedir o alastrar da rachadela no ecrã é interessante.
Vale o facto de ser feito com polímeros de plásticos e outros materiais que lhe constituem uma resistência extra, além da segurança em caso de quebra.

Não sei é se depois a vibração de certos pisos - no tempo - não levariam a um abrir gradual dessas rachadelas.
Mas felizmente já tens outro...  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 16, 2020, 14:19:26, 14:19
Responder #10

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa

Essa técnica dos furos para impedir o alastrar da rachadela no ecrã é interessante.

É útil para distribuir as forças de torção. Não garante que não rache, mas é bastante melhor do que não fazer nada.