Autor Tópico: Sistema anti-furto de ecrãs TFT nas motos  (Lida 1431 vezes)

Fevereiro 23, 2021, 16:45:24, 16:45
Lida 1431 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sistema anti-furto de ecrãs TFT nas motos






Já não basta o cuidado e preocupação de ter de se colocar disc locks, correntes ou alarmes...agora também o flagelo dos furtos tem sido com os ecrãs TFT.  :(

Sim...andam a gamar os ecrãs TFT e que podem custar centenas de euros.

Felizmente estão agora no mercado soluções para dificultar ao máximo a vida a estes oportunistas.

Para se ter ideia, podem valer mais de £ 500 (são quase 600€ ao câmbio actual) e por isso vai existindo este mercado negro que leva a que haja procura pelos mesmos a um preço mais baixo.

Uma das que se dedicou a evitar isto (ou dificultar) é a Nippy Norman's, que produziu uma estrutura em aço inoxidável e que se encaixa perfeitamente ao redor do TFT.

Por aquilo que li, utiliza os mesmos pontos de fixação do TFT, pelo que não há furos ou conexões adicionais a fazer.

De momento têm por exmeplo para a F850 Adventure, as 900R / XR, a S1000XR (2020-2021), as R1200 GS LC / ADV e as R1250 GS / ADV.

Se quiserem visitar o site:



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 23, 2021, 19:55:19, 19:55
Responder #1

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Isso faz-me lembrar o sistema usado em Angola para não roubarem espelhos dos carros  ;)


Fevereiro 23, 2021, 20:33:25, 20:33
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Presumo que este seja um pouco mais eficaz...  :)

Mas claro, nisto nada é infalível.
É apenas para dificultar ao máximo a remoção.

Até porque se eles quiserem, tiram mesmo. Pode é ser um bocado mais à bruta (ou muito mais demorado) e eventualmente destruírem mais do que desejam para depois revender.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 23, 2021, 21:19:25, 21:19
Responder #3

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Havendo procura, há-de haver sempre artistas para garantir oferta.
 Com tanta electronica que actualmente as motos teem, não seria melhor o painel e centralina funcionarem em copia? Ou seja, cada painel só trabalha com uma ECU em especifico.



V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Fevereiro 23, 2021, 23:08:42, 23:08
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
É tipicamente meu recorrer a vários exemplos e desta vez não vou falhar à normalidade:
 8) :D

Nos anos 80/90 paralelamente com o aumento de vendas de automóveis (até aí cada família tinha um automóvel se tivesse hipót€s€...), começaram também os respectivos proprietários a lhes instalar dos primeiros sistemas áudio com 4 colunas.
Nesta altura os auto-rádios, normalmente tinham uma pega para colocar e tirar o rádio na "gaveta" sempre que se deixava o carro estacionado e era típico a malta andar com o radio numa bolsa ao tiracolo...para não roubarem...
As marcas de auto-rádios começaram nos anos 90 a introduzir os primeiros sistemas anti-roubo ou com código ou com partes do rádio amovível, normalmente a zona dos números...
Até que começou a ser generalizado os auto-rádios inseridos na própria consola do carro, com partes em separado... aqui a coisa abrandou pelo menos para os veículos mais modernos, enquanto que os mais antigos continuavam a serem roubados...
Nesta altura era comum ver-se na feira da ladra (em Lisboa) carochos a vender o produto da madrugada recente...

Nas motos... até aqui o normal era roubarem espelhos ou acessórios estéticos, coisa tipicamente a ocorrer durante uma qualquer concentração...
E os roubos de motos que eram quase residuais cada vez têm vindo a aumentar mais... tanto que são veículos bem mais fáceis de pegar, levar e esconder logo que propriamente um automóvel...
Agora este roubo de displays... não me lembro de alguma vez terem roubado um conta-quilometros a uma moto menos recente...  :lolol:
Pelo que... ou as marcas adoptam um preço ajustado (até 150/250€) aumentando o risco aos gatunos por tentarem roubar coisas que têm pouco valor e que não servem para mais nenhuma moto (como o SARider disse acima)... ou então se continuam a querer ganhar 800/900€ (especulando), os gatunos sabem que com esses valores a malta vai recorrer ao mais barato para voltar a ter a moto completa e usável (é proibido circular na via publica com um motociclo sem velocímetro...).
Mas ainda há o aborrecimento de a marca ter disponivel...
https://www.shopbmwmotorcycles.com/a/BMW_2020_F900XR/_51521_8257820/Instrument-cluster--TFT-display/62_0715.html
https://www.shopbmwmotorcycles.com/a/BMW_2020_R1250GS/_51521_8257820/Instrument-cluster--TFT-display/62_0715.html

Na minha especulação de preço de quanto possa custar um display para a BMW R1250GS fui até muito optimista... ~1875$ (~1500€:o :wtf:
https://shop.maxbmw.com/fiche/DiagramsMain.aspx?vid=60122&rnd=09082020

Os roubos também sempre foram feitos da mesma forma:
- retirar aos outros de forma totalmente ilícita de forma rápida e fácil e que possa render uma boa quantia

As marcas devem ser responsabilizadas por projectarem motociclos em que componentes que são obrigatórios para a moto circular na via publica, sejam tão facilmente roubados e talvez assim começassem a tentar desenvolver soluções que tornem inviável esses roubos.

De recordar que por exemplo as marcas de telemóvel têm vindo a dificultar a reparação por terceiros tal a complexidade em sequer tentar abrir um actual telemóvel sem danificar o ecrã...
É isso que se espera de uma moto da BMW, que seja difícil de se roubar partes dela e que também seja difícil terceiros conseguirem voltar a fazer funcionar uma moto roubada!
E quem diz BMW (influenciando pela imagem do tópico inicial do Sapiens) fala de todas as restantes marcas, premium ou não...





« Última modificação: Fevereiro 23, 2021, 23:14:34, 23:14 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin