É tipicamente meu recorrer a vários exemplos e desta vez não vou falhar à normalidade:
Nos anos 80/90 paralelamente com o aumento de vendas de automóveis (até aí cada família tinha um automóvel se tivesse hipót€s€...), começaram também os respectivos proprietários a lhes instalar dos primeiros sistemas áudio com 4 colunas.
Nesta altura os auto-rádios, normalmente tinham uma pega para colocar e tirar o rádio na "gaveta" sempre que se deixava o carro estacionado e era típico a malta andar com o radio numa bolsa ao tiracolo...para não roubarem...
As marcas de auto-rádios começaram nos anos 90 a introduzir os primeiros sistemas anti-roubo ou com código ou com partes do rádio amovível, normalmente a zona dos números...
Até que começou a ser generalizado os auto-rádios inseridos na própria consola do carro, com partes em separado... aqui a coisa abrandou pelo menos para os veículos mais modernos, enquanto que os mais antigos continuavam a serem roubados...
Nesta altura era comum ver-se na feira da ladra (em Lisboa) carochos a vender o produto da madrugada recente...
Nas motos... até aqui o normal era roubarem espelhos ou acessórios estéticos, coisa tipicamente a ocorrer durante uma qualquer concentração...
E os roubos de motos que eram quase residuais cada vez têm vindo a aumentar mais... tanto que são veículos bem mais fáceis de pegar, levar e esconder logo que propriamente um automóvel...
Agora este roubo de displays... não me lembro de alguma vez terem roubado um conta-quilometros a uma moto menos recente...
Pelo que... ou as marcas adoptam um preço ajustado (até 150/250€) aumentando o risco aos gatunos por tentarem roubar coisas que têm pouco valor e que não servem para mais nenhuma moto (como o SARider disse acima)... ou então se continuam a querer ganhar 800/900€ (especulando), os gatunos sabem que com esses valores a malta vai recorrer ao mais barato para voltar a ter a moto completa e usável (é proibido circular na via publica com um motociclo sem velocímetro...).
Mas ainda há o aborrecimento de a marca ter disponivel...
https://www.shopbmwmotorcycles.com/a/BMW_2020_F900XR/_51521_8257820/Instrument-cluster--TFT-display/62_0715.htmlhttps://www.shopbmwmotorcycles.com/a/BMW_2020_R1250GS/_51521_8257820/Instrument-cluster--TFT-display/62_0715.htmlNa minha especulação de preço de quanto possa custar um
display para a BMW R1250GS fui até muito optimista... ~1875$ (
~1500€)
https://shop.maxbmw.com/fiche/DiagramsMain.aspx?vid=60122&rnd=09082020Os roubos também sempre foram feitos da mesma forma:
- retirar aos outros de forma totalmente ilícita de forma rápida e fácil e que possa render uma boa quantia
As marcas devem ser responsabilizadas por projectarem motociclos em que componentes que são obrigatórios para a moto circular na via publica, sejam tão facilmente roubados e talvez assim começassem a tentar desenvolver soluções que tornem inviável esses roubos.
De recordar que por exemplo as marcas de telemóvel têm vindo a dificultar a reparação por terceiros tal a complexidade em sequer tentar abrir um actual telemóvel sem danificar o ecrã...
É isso que se espera de uma moto da BMW, que seja difícil de se roubar partes dela e que também seja difícil terceiros conseguirem voltar a fazer funcionar uma moto roubada!
E quem diz BMW (influenciando pela imagem do tópico inicial do Sapiens) fala de todas as restantes marcas, premium ou não...