Em Lisboa temos o Areeiro e no Porto a zona do Camões... acredito que talvez sejam os maiores polos comerciais motociclísticos que existem entre nos.Em ambos existem no maximo uma meia duzia de lojas variando da venda de motos ao comercio de acessoristica.Em Sao Paulo, temos a zona da General Osorio... nao apenas a rua com esse nome mas um quarteirao inteiro onde 95% do comercio é relacionado com motos, peça, salvados, acessoristica, ferramentas especificas, etc. e onde é possível encontrar praticamente tudo... seja novo ou usado, seja de marca ou da concorrência (algumas de concorrencia bem vagabunda porque um dia desloquei-me aqui para conseguir um estator para uma moto e as dimensoes invabilizavam a montagem na moto... regressei mais 2 vezes e os estatores que levei estavam queimados... à 4a pedi um estator “melhorzinho” e foi quando consegui por a moto a trabalhar A General não é apenas o maior centro para compras de São Paulo, o que já seria impressionante, é o maior centro para compras do Brasil e de toda a America do Sul!Apesar da maior quantidade de lojas ser aquilo que no Brasil é normalmente chamado "moto-peças", há um sem número de outras lojas que vao desde a venda exclusiva de modelos recuperados e restaurados, a prestação de serviços de torneiro e retificação (conhecido por lá como "Retifica") a vendas de peças provenientes de salvados ou motos de leilão (algumas provavelmente provenientes de outras fontes menos lícitas também ), restauração e personalização de bancos de moto, venda de parafusos específicos de moto (!!!!), venda de capacetes, óleos, pastilhas, blusões, luvas, top cases, etc etc etcA General Osório localiza-se na Avenida com o mesmo nome e não é muito longe da estacao da Luz, talvez a estacao mais importante de trem/metro de SP que ja de si nao é zona mais bem frequentada e nao muito longe da famosa “cracolandia”... pelo que se eventualmente se aventurarem para conhecer, aconselho a seguirem apenas pelas avenidas principais porque a incursão por ruas secundarias que sirvam de atalho sob o risco de encontro imediato do 3º grau com os muito noias que orbitam esta zona, colectando papelao e plastico para sustentar o vicio... para estes lados "o bagulho é louco" Para alem das ruas, ha ainda um shopping so dedicado a motos, onde se encontra um dos especialistas mais conhecidos de SP de motos BMWA quantidade de motos estacionadas como seria esperar é do outro mundo... e se a grande maioria sao as famosas CG, BIZ, POP e Fazer, tambem se veem coisas bem estranhas e outras de outras epocas porque pela falta de capacidade de compra e do credito caro, muita moto no Brasil tem uma vida esticada para alem do razoavel para nós europeusDeixo-vos meia duzia de fotos e uns videos que achei no YT para melhor ilustrar o tema... sei do interesse relativo para o forum, mas é um pouco de enriquecimento para a vossa cultura geral
Interessantes fotos e vídeos por aqui deixados. Numa das fotos é curiosa tanto a escolha de cores como de formato de uns 'baús' para moto, que se podem ver à entrada do estabelecimento. Têm por lá o preço afixado de 250 Reais.Ora se numa conversa directa a coisa se fixa por meros 40€, acredito que com algum regateio a top-case (perdão...o 'baú') se consiga por pouco mais de 30€. Já agora uma questão TMaxer...Isso nessa zona, para além do material novo, deve viver também muito do material furtado e que é aí desmantelado, não?Digo isto pela quantidade de peças que se podem ver e que tenho algumas dúvidas que seja maioritariamente de salvados.
Por acaso a responder ao Rainer esqueci-me de comentar um outro assunto: A industria Brasileira de ferramentas para motos tambem esta toda localizada no eixo Campinas - Ribeirao... ha grandes marcas de ferramentas com solucoes inacreditaveis para oficinas Isaac! podes nao acreditar mas aqueles "baus" estao para ai em 30 ou 40% das motos que circulam... quase apetece dizer que ali cabe "tudo e um par de botas" que é uma expressao tipica brasileira... mas devido as caracteristicas de pluviosidade o fato de chuva e os botins (galochas mesmo!) andam na maior parte das vezes no banco de tras... o que leva a que para ai num mes tenha encontrado no meio da rua 3 botins que certamente cairam de alguma moto Quanto ao material... uma das historias mais repetidas da zona é de uma loja que se chamava a "caverna do ????" que geralmente vem acompanhada de uns pormenores picantes sobre a quantidade de motos que eram roubadas e desmanchadas e posteriormente vendidas as peças ate a policia depois de umas 20 visitas e de fecho da "caverna" um dia decidiu levar o dono da caverna a dar uma volta mais longa e ele deve-se ter perdido e nao regressou mais Enfim, nao sei se a historia e verdadeira ou nao, mas faz parte do folclore da zona Diria que ha a possibilidade de haver algum material roubado a ser vendido... numa das fotos ate aparece um motor de uma GS que estava a venda por 7 mil Reais ou seja pouco mais de 1000€ mas obviamente 99% do material dá-me ideia que tem origem licitaHa outro problema no Brasil: a contrafação de material de marca... uma pequena percentagem do material acredito tambem ser contrafeita