Autor Tópico: Tamanho ideal da Top case  (Lida 1986 vezes)

Março 08, 2022, 10:02:07, 10:02
Lida 1986 vezes

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga

Pensando numa utilização diária, e não de viagens, qual o tamanho ideal de uma Top case?

A ideia é utilizar no dia a dia como área para guardar capacete, casaco, e ainda deslocações para compras da semana ou meia semana.  :)

Sei que nunca será possível usar como a mala de um carro.
Pretendo algo que esteticamente não fique mal numa Voge 300 DS, mas ao mesmo tempo permite alguma liberdade no momento de ir às compras de mota.  ;)

Digam das vossas experiências...  :nice:

Março 08, 2022, 10:31:55, 10:31
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Antes da CB650R (que não tem topcase) tive uma Forza 300 que devido à sua capacidade debaixo do banco e com uma top case, permitiu-me durante, cerca 5 anos, fizesse transporte das minhas coisas para o trabalho e da minha filha para a escola.

A topcase era pequena da GIVI de 34 litros.
Uma versão mais antiga que esta:
https://www.givi.it/produtos-pt/bas/bas-para-moto-de-plstico/e340-vision-tech

Com sistema monolock. Caso não saibas existe outro sistema: monokey

Não sei qual o sistema que a Vogue terá ou se terá um sistema próprio desenvolvido para a marca talvez pela própria GIVI, ou Shad ou outro fabricante.
Numa pesquisa no site da Givi encontrei a Vogue. Não sei se o modelo que pretendes já está comtemplado por eles.

Voltando ao meu caso:
Como escrevi a topcase deu imenso jeito, principalmente no inverno quando tinha que ter o meu equipamento e o da filha para a chuva e deu muito jeito a topcase, apesar do espaço que tinha debaixo do banco.

Agora, sem top case, improviso  :smiley:

O que recomendo?
Da minha pequena experiência:

- Preferencialmente um sistema que tenha sido desenvolvido para a tua mota;
- Que tenha um sistema fácil de retirar (eu retirava sempre a minha quando chegava à noite a casa);
- Uma top case que te permita transportar os teus essenciais no dia à dia sem que seja um caixote enorme atrás (porque em dias de vento  ou em velocidades altas vais sentir os efeitos da mesma atrás).

Março 08, 2022, 12:19:47, 12:19
Responder #2

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Obrigado pela partilha.
Não conhecia isso do sistema monolock e monokey. :)

Março 08, 2022, 14:40:58, 14:40
Responder #3

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
O tamanho ideal, só saberás com o teu dia a dia.
Vais andar com pendura? Costumas andar com portátil? Andas todos os dias,  ou só quando faz bom tempo?
Eu tenho uma Givi Maxi, das maiores do mercado, e algumas vezes, sinto que se fosse maior, não se perdia nada...
O ficar "feio " na moto, grandes ou pequenas,  ficam todas, mas que são muito práticas,  sobretudo nas motos,  à lá isso são.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Março 08, 2022, 16:26:24, 16:26
Responder #4

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga

O termo de comparação que tenho é o dos alforges da bicicleta.
Cheguei a usar uma bicicleta citadina com 2 alforges laterais de 20L, no total 40 L.

E não chegava para as compras todas... ainda improvisava com um saco por cima da grelha.
Para o dia a dia penso que chegava uma mala pequena de 30L, mas para as compras 50L não eram demais...
Mas não gostava de andar com um anexo na mota!  ;D

Outra dúvida, pelo que percebi a Voge 300 DS tem a pré instalação da base do topcase que dá para monolock e monokey, certo?
Ao comprar a topcase ela inclui a base para aplicar na base pré instalada de fábrica certo?
Não tenho que me preocupar com isto, apenas escolher o modelo?

Março 08, 2022, 16:59:58, 16:59
Responder #5

mrsantos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: X-ADV 750
  • Localidade: Moita
Dou o meu exemplo. Tenho uma Shad SH47 na minha X-ADV, com o encosto para o pendura. Este é o tamanho mínimo se queres meter 2 capacetes integrais. Na minha cabem os meus 2 integrais sem problema. A outra vantagem é o encosto do pendura, que aumenta consideravelmente o conforto para o mesmo.
Quanto aos sistemas de encaixe, cada marca tem o seu próprio sistema, que normalmente vem com a Top Case. Basicamente é a base de encaixe da caixa, que deve ser instalada no suporte existente. Se não tiveres suporte na tua mota, ai deves comprar um suporte em aftermarket.

Março 08, 2022, 17:38:05, 17:38
Responder #6

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Dou o meu exemplo. Tenho uma Shad SH47 na minha X-ADV, com o encosto para o pendura. Este é o tamanho mínimo se queres meter 2 capacetes integrais. Na minha cabem os meus 2 integrais sem problema. A outra vantagem é o encosto do pendura, que aumenta consideravelmente o conforto para o mesmo.
Quanto aos sistemas de encaixe, cada marca tem o seu próprio sistema, que normalmente vem com a Top Case. Basicamente é a base de encaixe da caixa, que deve ser instalada no suporte existente. Se não tiveres suporte na tua mota, ai deves comprar um suporte em aftermarket.

Obrigado pela opinião. :nice:

47L não fica grandalhão na X-ADV?

Março 08, 2022, 17:40:05, 17:40
Responder #7

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
O tamanho ideal, só saberás com o teu dia a dia.
Vais andar com pendura? Costumas andar com portátil? Andas todos os dias,  ou só quando faz bom tempo?
Eu tenho uma Givi Maxi, das maiores do mercado, e algumas vezes, sinto que se fosse maior, não se perdia nada...
O ficar "feio " na moto, grandes ou pequenas,  ficam todas, mas que são muito práticas,  sobretudo nas motos,  à lá isso são.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Há partida tenciono andar todos os dias que não chova.
Diariamente será apenas para guardar apenas o capacete. E Pontualmente para transportar algumas compras.

Março 08, 2022, 17:42:53, 17:42
Responder #8

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve
A minha escolha para esse tipo de moto iria para estas 2 opções , KAPPA CUBE K43 NEGRO PLATA e GIVI MONOLOCK 43LTS

https://www.motosgarrido.com/pt/69-top-case



Março 08, 2022, 22:38:53, 22:38
Responder #9

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Não esquecer ainda a Shad que é "convertivel" e abres e fechas a altura, consoante precisas de mais ou menos espaço na mala. A ideia é gira (tipo as "vario" da BMW), agora se elas funcionam bem e teem fiabilidade, já não te sei dizer.
A Givi, que é uma marca italiana muito conhecida e já foi líder de mercado (quando havia pouca concorrência), tem vindo a descer a qualidade bastante. Dar 2k Eur por uma mala e ela vem cheia de rebarbas e mal montada e nada assumirem é muito, muito mau.
Já foste a alguma loja de motos e viste a oferta que há? Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Março 09, 2022, 09:04:20, 09:04
Responder #10

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
A minha escolha para esse tipo de moto iria para estas 2 opções , KAPPA CUBE K43 NEGRO PLATA e GIVI MONOLOCK 43LTS

https://www.motosgarrido.com/pt/69-top-case

Possivelmente 43L será um bom tamanho intermédio. :nice:

Março 09, 2022, 09:08:12, 09:08
Responder #11

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Não esquecer ainda a Shad que é "convertivel" e abres e fechas a altura, consoante precisas de mais ou menos espaço na mala. A ideia é gira (tipo as "vario" da BMW), agora se elas funcionam bem e teem fiabilidade, já não te sei dizer.
A Givi, que é uma marca italiana muito conhecida e já foi líder de mercado (quando havia pouca concorrência), tem vindo a descer a qualidade bastante. Dar 2k Eur por uma mala e ela vem cheia de rebarbas e mal montada e nada assumirem é muito, muito mau.
Já foste a alguma loja de motos e viste a oferta que há? Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

A Shad convertível também tinha visto, mas a longo prazo as partes móveis não darão problemas?

Quanto a lojas de motos, têm os stocks muito fraquinhos... Disseram que tinham que encomendar na gama dos 35 - 40L.
Ou estão a vender muito agora à entrada da primavera!
 ;)

Março 09, 2022, 09:28:50, 09:28
Responder #12

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Tens de fazer escolhas, e talvez compromissos.

Se queres o mínimo de perturbação na estabilidade da moto, opta por Top-Case sem ser "esquinado", vide Touratech e afins.

Dentro dos de plástico, tens boas marcas, Pessoalmente optei por Givi e desde 2014 que tenho o mesmo, nunca falhou. E já sofreu bem. Aguenta até aos 280 sem cair, foi testado em "circuito fechado"...
O meu dá para dois capacetes.

Este é outro factor, é para 1 ou 2 capacetes?

Se não é para 2, esquece maior que ~40 litros.

Peças móveis, ou "lonas", vão partir, rasgar etc com o tempo, ganhar folgas, ruídos parasitas, etc. Muito provavelmente, não é garantido.

A questão monokey ou monolock, isso tem apenas a ver com o tipo de base que a Givi vende, umas dão para umas coisas, outras dão para outras (passe a redundância). Nada como ires ao site da Givi, escolheres uma mala, e veres a base adequada.

A base tem de ser compatível com a moto, seja aparafusada directamente, seja por intermédio  de fixações específicas para a tua moto. Pode variar de marca para marca.

Outras marcas não tenho experiência, como te digo, este tá cá há bastantes anos.
Quando troquei de moto, apenas troquei a base da mala, o resto é plug&play.

Noutras marcas será semelhante.

E antes disto tudo, orçamento. Sem esse, nada feito.

Boa sorte na escolha!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 09, 2022, 09:51:17, 09:51
Responder #13

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Tens de fazer escolhas, e talvez compromissos.

Se queres o mínimo de perturbação na estabilidade da moto, opta por Top-Case sem ser "esquinado", vide Touratech e afins.

Dentro dos de plástico, tens boas marcas, Pessoalmente optei por Givi e desde 2014 que tenho o mesmo, nunca falhou. E já sofreu bem. Aguenta até aos 280 sem cair, foi testado em "circuito fechado"...
O meu dá para dois capacetes.

Este é outro factor, é para 1 ou 2 capacetes?

Se não é para 2, esquece maior que ~40 litros.

Peças móveis, ou "lonas", vão partir, rasgar etc com o tempo, ganhar folgas, ruídos parasitas, etc. Muito provavelmente, não é garantido.

A questão monokey ou monolock, isso tem apenas a ver com o tipo de base que a Givi vende, umas dão para umas coisas, outras dão para outras (passe a redundância). Nada como ires ao site da Givi, escolheres uma mala, e veres a base adequada.

A base tem de ser compatível com a moto, seja aparafusada directamente, seja por intermédio  de fixações específicas para a tua moto. Pode variar de marca para marca.

Outras marcas não tenho experiência, como te digo, este tá cá há bastantes anos.
Quando troquei de moto, apenas troquei a base da mala, o resto é plug&play.

Noutras marcas será semelhante.

E antes disto tudo, orçamento. Sem esse, nada feito.

Boa sorte na escolha!

Na Voge 300 DS não será para andar a 280... ;D
Neste momento será apenas para 1 capacete, mas futuramente 2. Logo será melhor maior que 40 L.

Obrigado pelas dicas.  :nice:

Março 09, 2022, 10:23:34, 10:23
Responder #14

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga

Março 09, 2022, 11:11:57, 11:11
Responder #15

mrsantos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: X-ADV 750
  • Localidade: Moita
Dou o meu exemplo. Tenho uma Shad SH47 na minha X-ADV, com o encosto para o pendura. Este é o tamanho mínimo se queres meter 2 capacetes integrais. Na minha cabem os meus 2 integrais sem problema. A outra vantagem é o encosto do pendura, que aumenta consideravelmente o conforto para o mesmo.
Quanto aos sistemas de encaixe, cada marca tem o seu próprio sistema, que normalmente vem com a Top Case. Basicamente é a base de encaixe da caixa, que deve ser instalada no suporte existente. Se não tiveres suporte na tua mota, ai deves comprar um suporte em aftermarket.

Obrigado pela opinião. :nice:

47L não fica grandalhão na X-ADV?

Na minha opinião não fica, mas é sempre uma questão de gosto. Esta minha caixa, por ser mais arredondada e não quadrada como a maior parte das caixas que o pessoal das trails usa, acaba por ficar mais integrada na mota e ser mais aerodinâmica.