Autor Tópico: Mais de 3000 condutores multados por não saberem circular em rotundas  (Lida 4681 vezes)

Dezembro 05, 2016, 13:09:50, 13:09
Lida 4681 vezes

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Mais de 3000 condutores multados por não saberem circular em rotundas




Notícia obtida emhttp://www.dn.pt/



"Alterações introduzidas em 2014 ao Código da Estrada estipulam que só se deve usar a faixa da direita quando se vai sair das rotundas

Desde 1 de janeiro de 2014, data em que entraram em vigor mais de 60 alterações ao Código da Estrada - uma delas estipulando que só se deve circular à direita numa rotunda antes de sair - foram multados 3195 condutores por circularem numa rotunda de forma incorreta. Os números, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, são avançados esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias. De acordo com as estatísticas, também foram multados 1909 recém-encartados ou profissionais que circulavam com uma taxa de álcool no sangue superior a 0,2 gramas por litros - a redução da taxa de álcool para recém-encartados e profissionais foi outra das medidas implementadas no "novo" Código da Estrada.

Logo no primeiro ano de vigência das novas regras, foram multados 1104 condutores por circulação incorreta nas rotundas, e o número subiu em 2015 para 1127. Em 2016, 964 condutores já foram "apanhados" a sair das rotundas utilizando a faixa errada.

Confrontado com estes números, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal, diz que "em Portugal continua a conduzir-se mal e a fiscalização, devido à falta de efetivo nas polícias, é má".

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária ainda não tem dados sobre os ciclistas, que tiveram direitos aumentados com as alterações de 2014, mas o JN adianta que terá havido, em 2014 e 2015, um aumento ligeiro do número de acidentes envolvendo velocípedes."
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Dezembro 05, 2016, 18:15:06, 18:15
Responder #1

pjmartinho

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Não tenho pena nenhuma dos que foram multados por circularem mal nas rotundas... pode ser que agora tenham aprendido a lição porque foi à  :toma: e tiram-lhes dinheiro da carteira.

Para mim, até é contra-intuitivo fazer as rotundas por fora mas vejo muito tanso a fazer isso e, quando se lhes dá uma buzinadela ainda ficam todos zangadinhos porque acham que estão a ser condutores exemplares.

Dezembro 05, 2016, 19:11:08, 19:11
Responder #2

Moto2cool

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Acredito que muitos não sabem mesmo como fazer as rotundas na nova legislação, mas alguns fazem-no mal por protecção.
Quando fazemos a rotunda conforme a lei ficamos na mão de quem a faz por fora, e há muitos que o fazem.
Além disso quem entra, aproveitando os que fazem a rotunda por dentro, mete logo o "nariz" na faixa de fora para marcar posição, se quiseres entrar na faixa de fora após a ultima saída antes da tua, espetas-te no "nariz" dos que metem o carro a experimentar a ver se pega. E aí eles estão a entrar na rotunda e tu estás a mudar de via, metes 50% para cada um e as seguradoras até se riem.
A rotunda era o refúgio dos cruzamentos perigosos, actualmente está mais perigosa que os cruzamentos, onde sabemos bem quem passa e quem espera.
A vantagem é que se houver acidente batem no mesmo sentido por isso o acidente é menos grave.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 05, 2016, 20:11:12, 20:11
Responder #3

pjmartinho

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E aí eles estão a entrar na rotunda e tu estás a mudar de via, metes 50% para cada um e as seguradoras até se riem.

O código da estrada é bem explicito neste ponto... quem entra perde a prioridade e tem de dar passagem a quem já circula na rotunda... mesmo sendo um veículo de tracção animal. Assim, só pode entrar depois dos outros terem passado, mas para as seguradoras tudo serve de desculpa para tentarem não pagar, ou pagar o menos possível.

Dezembro 05, 2016, 20:53:49, 20:53
Responder #4

Pianoman

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Isto é tudo muito giro. Tudo bem regulamentado e tal...mas depois na última frase da imagem estragam tudo!
Porque raio é que incluem aquilo na lei?
É dizerem como se deve fazer mas depois no fim dizem: se não vos der jeito, façam como quiserem.
Absurdo!
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Dezembro 27, 2016, 23:41:49, 23:41
Responder #5

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Nem de propósito...

Se uns fazem bem e conforme a nova lei...e existe outra metade (ou em maior percentagem ainda) a fazer mal, a coisa acaba por se tornar caótica.

Ora vejam a notícia:

Acidentes nas rotundas aumentam conflitos com seguradoras

http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/acidentes-nas-rotundas-aumentam-conflitos-com-seguradoras/
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Dezembro 28, 2016, 10:17:31, 10:17
Responder #6

JViegas

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Não indo pela má construção de diversas rotundas, saliento "apenas" o comportamento de muitos condutores.
Não é só no seu posicionamento na forma como ali circulam, mas quantos não entram nas rotundas quando outros já ali circulam?
Quantos não ficam a meio da rotunda, forçando a entrada?
Quantos não sinalizam a sua saída?

Infelizmente não é só o mau comportamento dos condutores nas rotundas que se destaca, mas é sim nas rotundas, por haver uma maior necessidade de atenção a circular com um maior rigor no cumprimento do CE, que os acidentes mais acontecem.

Dezembro 28, 2016, 13:03:35, 13:03
Responder #7

TG

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Bom Dia Companheiros

Não posso afirmar com certeza absoluta mas parece-me que toda a confusão das rotundas apenas beneficia as companhias de seguros quando na presença de acidente. Senão vejamos:
Quando na situação de acidente em rotunda e segundo os casos de que vou tendo conhecimento, as companhias de seguros têm a primeira reacção de atribuir sempre 50% de culpa a cada condutor sem qualquer apreciação de factores em causa (saída, entrada, etc.).
Sendo assim e se ambos os veículos tiverem apenas o chamado seguro  de responsabilidade civil obrigatório, sem danos próprios, cada condutor assume o seu prejuizo e as companhias esquivam-se a qualquer pagamento. Se isso não bastasse ainda vão aumentar os seus rendimentos pela perda de eventuais bonificações aos condutores por não terem tido acidentes.
Não sei se estou totalmente correcto mas se assim não for agradeço esclarecimento de algum companheiro eventualmente mais dentro do assunto.

TG

Dezembro 28, 2016, 14:01:34, 14:01
Responder #8

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Não sei qual tem sido o procedimento actual das seguradoras e até que ponto a situação é analisada na senda de saber quem estaria ou não a circular conforme o Código da Estrada no tocante às rotundas, mas aquilo que indicas não me espanta nada.

A atribuição de culpas a 50% para cada lado imagino que deva ser bastante comum em situações do género, admitindo também - com um ligeiro benefício de dúvida dado às seguradoras - que a análise da dinâmica de um toque no interior de uma rotunda e de quem estaria ou não a proceder correctamente ao nela circular, deva ser algo difícil de analisar.

As declarações dos próprios intervenientes devem ser tão contraditórias, desde logo na indicação do seu ponto de entrada e previsão de saída da rotunda, que por vezes só mesmo algumas fotos do local do embate e zonas batidas nas viaturas, conseguem ilustrar um pouco o que se terá passado. E mesmo assim...
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Dalai Lama

Dezembro 28, 2016, 14:40:25, 14:40
Responder #9

TG

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Ouvi agora mesmo no noticiário da TV que os processos em tribunal por causa dos acidentes em rotundas e respectiva falta de assumir responsabilidades por parte das companhias de seguros estão a entupir os tribunais. Falaram em 3000.
Tenho ainda conhecimento de uma colega que ao contornar uma rotunda e ao mudar para a faixa mais à direita para sair, foi abalroada na zona da roda de trás direita, por uma condutora que tinha entrado na rotunda. A companhia de seguros tentou atribuir 50% como sempre. As duas têm "seguro de terceiros".  Mais uma para tribunal.
Em caso de seguro para danos próprios tudo funciona diferente.

Em fim, é o que temos.

TG

Junho 18, 2019, 13:48:38, 13:48
Responder #10

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E hoje mesmo dei com uma valente operação numa rotunda...e precisamente pelo motivo deste tópico.

A circulação fazia-se de forma tão lenta, que dava para perceber o que se estava a passar.
Os que não cumpriam, fazendo por fora a rotunda sem sair logo na primeira saída...eram encostados.  :policia:

A imagem (print do maps) é do local em questão.

Este é um exemplo típico de faixa de rodagem dupla, encontrando-se naturalmente o mesmo na própria rotunda, com a diferença de que depois disso as 3 saídas que se sucedem são de apenas uma via de transito em cada sentido. Não duplas.

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Junho 18, 2019, 14:15:06, 14:15
Responder #11

JViegas

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Este "problema" é tãoooo fácil de resolver que até doi:

Prolongava-se as pinturas das vias para dentro das rotundas, tal como existe em outros países, em que a via da esquerda, vai dar à parte interior da rotunda e a via da direita vai dar à saída imediatamente logo a seguir.

Acredito que quase 90% das rotundas em Portugal ficariam mais fáceis de entender a sua circulação pelos mais ignorantes, impediam os chicos expertos de ultrapassarem pela direita e protegiam um pouco melhor aqueles que, cumprindo o código, vêem-se a braços com um acidente provocado por alguém que não esteve para se posicionar mais à esquerda para entrar na rotunda.

É só mudar ou acrescentar mais um artigo no código da estrada, para se começar a pintar rotundas como deve ser.

Não é preciso inventar a roda, não se quer é resolver nada...


Junho 18, 2019, 16:13:32, 16:13
Responder #12

NunoMiguel

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Não resolve. Temos disso em Oeiras e a história é a mesma. Só fiscalização pode minimizar...

Junho 18, 2019, 16:52:50, 16:52
Responder #13

pjmartinho

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Em vez de pintarem as linhas no chão, podem fazer um passeio como se faz em muitas rotundas "lá fora".







para muitos tugas, este passeio baixinho deverá ser aumentado nuns bons 20cm em altura  ;)

Junho 18, 2019, 17:02:28, 17:02
Responder #14

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Olha que aquilo que o PJmartinho postou era bem capaz de ser assimilado ao fim de uns tempos (não muito) pelos condutores.  :pensador:
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Junho 18, 2019, 17:04:31, 17:04
Responder #15

NunoMiguel

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Junho 18, 2019, 17:14:30, 17:14
Responder #16

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Implicava era se calhar uma intervenção na rede viária nacional de uma forma massiva, pois fazê-lo nuns locais e não fazer noutros...provavelmente não daria em nada, nem se mudavam "hábitos".

Digamos que não era coisa que se fizesse nuns mesitos.

E depois, duvido que houvesse muita vontad€ para tal (se é que me faço entender).  :-\

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Dalai Lama

Junho 18, 2019, 17:42:18, 17:42
Responder #17

TMXR

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Nem em todas as rotundas se consegue entrar pela esquerda para sair na 2 ou na 3ª


Muitas vezes tem de se entrar mesmo pela direita e depois aceder ao centro da rotunda


Apesar de haver alguma uniformização da construcao das rotundas, infelizmente em muitas zona, ora seja por acessos imediatamente anteriores a mesma, seja pela intensidade do trafego ou pela largura da via, torna-se inviavel aplicar as regras a 100%
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 18, 2019, 18:23:42, 18:23
Responder #18

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Sim, há situações em que a própria configuração da rotunda torna difícil a aplicação da lei. Sem dúvida. É uma realidade.

Basta dizer que existem casos em que as saídas (1a e 2a saídas) estão tão próximas entre si...que um "forçar" o cumprimento da lei, pode significar um tipo de condução algo...errática (pouco natural) em plena rotunda.
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Junho 18, 2019, 21:27:23, 21:27
Responder #19

pjmartinho

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Se a rotunda for devidamente pensada antes de ser feita, a questão dos acessos e saidas não se coloca. O problema é que, actualmente, há um sem numero de rotundas que não são mais do que "arredondamentos" de cruzamentos que ali existiam... e aí há lugar a todas as dificuldades e atrapalhações.

Março 02, 2021, 22:20:07, 22:20
Responder #20

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Desculpem por reactivar este tópico que já não tem entradas de conteúdo há algum tempo, mas a PSP fez algo que merece ser falado....

Isto porque decidiu fazer 'um desenho' para explicar como se deve circular no interior das rotundas...  :)

E fê-lo hoje nas redes sociais (mais propriamente o Comando Metropolitano de Lisboa) tendo sido publicada uma imagem onde estão representados três carros que pretendem usar saídas diferentes.

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Dalai Lama

Março 03, 2021, 00:10:21, 00:10
Responder #21

Beep

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Brutal!!!!!
Estão de parabéns. Passados todos estes anos atingiram sem duvida um marco histórico. Finalmente temos um boneco simples para explicar como circular numa rotunda  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Certamente, vem aí a operação "rotunda" depois de acabar a mama do confinamento

Março 03, 2021, 15:06:28, 15:06
Responder #22

António Teles

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Nem em todas as rotundas se consegue entrar pela esquerda para sair na 2 ou na 3ª


Muitas vezes tem de se entrar mesmo pela direita e depois aceder ao centro da rotunda


Apesar de haver alguma uniformização da construcao das rotundas, infelizmente em muitas zona, ora seja por acessos imediatamente anteriores a mesma, seja pela intensidade do trafego ou pela largura da via, torna-se inviavel aplicar as regras a 100%


Continúa actualizada esta resposta mesmo após 3 anos.

Eu faço sempre as rotundas da mesma maneira: muito cuidado e fé em Deus, mantendo sempre a esperança de não estar nenhum observador com poderes para o acto a trabalhar.

Na rotunda do Relógio, perto do aeroporto, os autocarros e alguns táxis é sempre a abrir pela direita tapando as saídas anteriores ao seu destino.
Daí não considerar errada a expressão da GNR: Não obstante estas regras, os condutores devem de utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino!
« Última modificação: Março 03, 2021, 15:08:47, 15:08 por António Teles »
A ver se paro quieto?! 🏍

Março 15, 2021, 20:33:35, 20:33
Responder #23

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Hoje aconteceu-me uma boa quando fui buscar o puto ao colégio....  :curtocircuito:
Só não deu pancada, porque os restantes condutores ali a circular (onde me incluía), não estavam virados para tal.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Isto tudo porque uma alminha que se acha dono da razão e achou que fazia a rotunda de forma correcta...decidiu fazê-la como bem lhe apeteceu (sempre por fora).

Ou seja, a rotunda tinha duas vias interiores e a saída em questão tinha apenas uma...
Eu e outros atrás de mim seguíamos por dentro para sair na 2a saída.
Para ser mais preciso na explicação, a rotunda de 2 vias criava um certo afunilamento para cada saída, pelo que era 'conveniente' seguir correctamente dentro da mesma e então virar para a saída desejada.

Ora acontece que o indivíduo teve que ficar parado na rotunda (lado exterior) para esperar a sua vez de avançar.  :chiuuuu:

A zona estava meio congestionada e seguia tudo em velocidade muito reduzida.
O tipo passou-se, começou a buzinar de forma desenfreada, gesticulando dentro do carro e a lançar o vocabulário todo que se lembrou... :wtf:

Se tivesse demonstrado alguma humildade e fizesse um gesto no sentido de lhe poderem dar passagem, de certeza que tinha conseguido sem problemas.
Assim, ia assistindo pelo retrovisor àquela cena e não houve um único que lhe desse passagem... :enlatado: :palmas:
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Dalai Lama

Março 16, 2021, 09:13:39, 09:13
Responder #24

Nuno YB

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O meu nivel de confiança nas condução dos portugueses está tão elevado que, ao entrar nas rotundas, olho para os dois lados.
E nem assim me safo, que ainda em Dezembro passado uma menina me deitou ao chão, estando eu parado á entrada de uma dessas coisas circulares...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 16, 2021, 14:38:19, 14:38
Responder #25

JViegas

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Seria tão fácil resolver estas questões, evitando-se problemas de apuramento de responsabilidades em caso de acidente, bastando para isso pintar as rotundas como existe em diferentes países da Europa.

O "simples" facto da rotunda ser pintada (deveria ser alterado o código da estrada) permitia uma organização da fluidez do trânsito e evitando que os "anormais" que andam a conduzir sem respeitar ninguém abusassem como abusam da sorte e da paciência de quem quer conduzir respeitando as regras do código.

Tão fácil... meu Deus... tão fácil...

Março 16, 2021, 18:51:52, 18:51
Responder #26

SARider

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Deveriam colocar estes sinais debaixo dos viadutos, atrás dos painéis publicitários, junto aos arbustos encostados á estrada,  e outros locais recônditos... E já agora nas rotundas também!
 
 E multas para os "prevaricadores"!!!    :lolol:

Agora fora de brincadeiras, será que não há mais nada útil a fazer sem ser "facturar"?
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