GERAL > Legislação e informações relevantes na área do motociclismo

Mais de 3000 condutores multados por não saberem circular em rotundas

(1/6) > >>

Sapiens21:
Mais de 3000 condutores multados por não saberem circular em rotundas

http://sobrenet.pt

Notícia obtida em:  http://www.dn.pt/



"Alterações introduzidas em 2014 ao Código da Estrada estipulam que só se deve usar a faixa da direita quando se vai sair das rotundas

Desde 1 de janeiro de 2014, data em que entraram em vigor mais de 60 alterações ao Código da Estrada - uma delas estipulando que só se deve circular à direita numa rotunda antes de sair - foram multados 3195 condutores por circularem numa rotunda de forma incorreta. Os números, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, são avançados esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias. De acordo com as estatísticas, também foram multados 1909 recém-encartados ou profissionais que circulavam com uma taxa de álcool no sangue superior a 0,2 gramas por litros - a redução da taxa de álcool para recém-encartados e profissionais foi outra das medidas implementadas no "novo" Código da Estrada.

Logo no primeiro ano de vigência das novas regras, foram multados 1104 condutores por circulação incorreta nas rotundas, e o número subiu em 2015 para 1127. Em 2016, 964 condutores já foram "apanhados" a sair das rotundas utilizando a faixa errada.

Confrontado com estes números, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal, diz que "em Portugal continua a conduzir-se mal e a fiscalização, devido à falta de efetivo nas polícias, é má".

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária ainda não tem dados sobre os ciclistas, que tiveram direitos aumentados com as alterações de 2014, mas o JN adianta que terá havido, em 2014 e 2015, um aumento ligeiro do número de acidentes envolvendo velocípedes."

pjmartinho:
Não tenho pena nenhuma dos que foram multados por circularem mal nas rotundas... pode ser que agora tenham aprendido a lição porque foi à  :toma: e tiram-lhes dinheiro da carteira.

Para mim, até é contra-intuitivo fazer as rotundas por fora mas vejo muito tanso a fazer isso e, quando se lhes dá uma buzinadela ainda ficam todos zangadinhos porque acham que estão a ser condutores exemplares.

Moto2cool:
Acredito que muitos não sabem mesmo como fazer as rotundas na nova legislação, mas alguns fazem-no mal por protecção.
Quando fazemos a rotunda conforme a lei ficamos na mão de quem a faz por fora, e há muitos que o fazem.
Além disso quem entra, aproveitando os que fazem a rotunda por dentro, mete logo o "nariz" na faixa de fora para marcar posição, se quiseres entrar na faixa de fora após a ultima saída antes da tua, espetas-te no "nariz" dos que metem o carro a experimentar a ver se pega. E aí eles estão a entrar na rotunda e tu estás a mudar de via, metes 50% para cada um e as seguradoras até se riem.
A rotunda era o refúgio dos cruzamentos perigosos, actualmente está mais perigosa que os cruzamentos, onde sabemos bem quem passa e quem espera.
A vantagem é que se houver acidente batem no mesmo sentido por isso o acidente é menos grave.

pjmartinho:

--- Citação de: Moto2cool em Dezembro 05, 2016, 19:11:08, 19:11 ---E aí eles estão a entrar na rotunda e tu estás a mudar de via, metes 50% para cada um e as seguradoras até se riem.

--- Fim de Citação ---

O código da estrada é bem explicito neste ponto... quem entra perde a prioridade e tem de dar passagem a quem já circula na rotunda... mesmo sendo um veículo de tracção animal. Assim, só pode entrar depois dos outros terem passado, mas para as seguradoras tudo serve de desculpa para tentarem não pagar, ou pagar o menos possível.

Pianoman:
Isto é tudo muito giro. Tudo bem regulamentado e tal...mas depois na última frase da imagem estragam tudo!
Porque raio é que incluem aquilo na lei?
É dizerem como se deve fazer mas depois no fim dizem: se não vos der jeito, façam como quiserem.
Absurdo!

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa