Autor Tópico: O que diz a Legislação sobre o uso de Faróis de nevoeiro / Presença / Auxiliares  (Lida 20034 vezes)

Maio 22, 2017, 23:53:11, 23:53
Lida 20034 vezes

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Ao ler alguns fóruns e comentários de utilizadores existe uma grande lacuna (ou não) na legislação acerca do uso deste tipo de farois para motociclos.
O uso de faróis de nevoeiro, como o nome o indica são para usar apenas e só quando há nevoeiro.
Os faróis de presença não assegura iluminação direccionada nem com potência suficiente para condução à noite, servindo apenas para que os outros nos vejam melhor.
Os faróis auxiliares (ou luzes extra) servem o mesmo princípio dos faróis normais, para iluminar a via de circulação à nossa frente.

Mas quais são permitidos? São todos permitidos consoantes a sua função? Se usar de nevoeiro, apenas posso usar com nevoeiro? Se usar de presença posso usar sempre ligados? Se usar auxiliares uso de dia? de noite? Quanto tiver necessidade?

E os faróis chinocas? Onde ficam neste sortido? Como os poderei usar?
« Última modificação: Maio 22, 2017, 23:58:11, 23:58 por lmferreira »

Maio 23, 2017, 00:46:25, 00:46
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Podes consultar o Decreto-Lei n.º 132/2002 que regulamenta as luzes dos motociclos.

Mas resumidamente e tentando responder á tua questão, será algo como..

Luzes de presença (ou mínimos) são obrigatórias na frente e retaguarda. (Artigo 168, ponto 1, alíneas E e F)
(A partir de 2004 as motos devido à Euro 2 passaram a trazer mínimos ligados sempre se roda a chave e médios (ou luzes de cruzamento) sempre que o motor está em funcionamento)

Luzes de nevoeiro são opcionais e portanto podem ser instalados nos motociclos. (Artigo 168, ponto 2)

No entanto devem ser "homologados para os veículos das categorias M1 e N1 em conformidade com o Regulamento de Homologação dos Dispositivos de Iluminação e  sinalização Luminosa dos Automóveis e seus Reboques" (Artigo 168, ponto 5)

Caso adquiridas luzes de nevoeiro devidamente homologadas (cof cof cof) elas devem obedecer ás regras de instalação definidas nos Artigos 221 a 223.
(Qualquer coisas como podem ser colocadas ao lado ou abaixo do médio e a pelo menos a 250 mm do solo, viradas par a frente e respeitar ângulos específicos, etc)

Sendo possível utilizar luz de nevoeiro numa moto, tal como acontece com os automóveis, só deverá ser utilizada "sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham". (Artigo 61 do Código da Estrada).

(E chuva não é nevoeiro!  Quem conduz regularmente à chuva sabe perfeitamente do efeito de encandeamento que os faróis de nevoeiro provocam nos veículos que circulam em sentido contrário.)


Faróis auxiliares é algo que não vem descrito no código ou no regulamento das luzes dos veículos.
Como tal, obviamente não são permitidos.
(O que não quer dizer que não se possa estar instalados. Não podem é ser utilizados na via pública!)

« Última modificação: Maio 23, 2017, 01:01:16, 01:01 por dfelix »

Maio 23, 2017, 06:36:06, 06:36
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Acho este tópico importante porque discute uma questão que tem vindo a ser ignorada, embora já se tenha mencionado isto, o uso de faróis auxiliares não é permitido excepto em situações previstas na lei, quando vejo as motas  circularem​ com uns faróis chinocas ( ou não) para verem/ser vistos pergunto-me se sabem o enquadramento legal. Concordo que dá um look giro mas, como já foi dito aqui, pode não acontecer​ nada, mas estão à mercê de um policia mais zeloso
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 23, 2017, 07:54:30, 07:54
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Efectivamente é precisamente isso que a lei diz dos faróis de nevoeiro...ou seja, permitida a sua utilização sempre que as condições meteorológicas (nevoeiro) o justifiquem.

O problema é que dá ideia que Portugal tem micro-climas sempre que passam determinadas motos artilhadas...levando a que andem com a Central Eléctrica sempre ligada.

É tão comum, que a +300m e sempre que se avistam, já se sabe que vamos passar por uma zona cerrada de nevoeiro, mesmo havendo em redor um bonito sol do meio-dia, num dia com céu limpo dum qualquer mês de Verão.  8)

São micro-climas que os rodeiam... :lolol:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 23, 2017, 08:09:11, 08:09
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E outra coisa...

...o incómodo visual para os restantes utilizadores da via é imenso.

Não só pela concentração de luz em menos de 1m quadrado, mas pela sua gigantesca intensidade e que "fere" ao ponto de em alguns momentos obrigar ao desviar os olhos da estrada.

Existem grandes abusos, mas pronto...  O "show-off" a isso leva.  :lolol:

Imagine-se uma muito comum caravana de motos, todos eles com o seu micro-clima...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 23, 2017, 09:14:31, 09:14
Responder #5

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Podes consultar o Decreto-Lei n.º 132/2002 que regulamenta as luzes dos motociclos.

Mas resumidamente e tentando responder á tua questão, será algo como..

Luzes de presença (ou mínimos) são obrigatórias na frente e retaguarda. (Artigo 168, ponto 1, alíneas E e F)
(A partir de 2004 as motos devido à Euro 2 passaram a trazer mínimos ligados sempre se roda a chave e médios (ou luzes de cruzamento) sempre que o motor está em funcionamento)

Luzes de nevoeiro são opcionais e portanto podem ser instalados nos motociclos. (Artigo 168, ponto 2)

No entanto devem ser "homologados para os veículos das categorias M1 e N1 em conformidade com o Regulamento de Homologação dos Dispositivos de Iluminação e  sinalização Luminosa dos Automóveis e seus Reboques" (Artigo 168, ponto 5)

Caso adquiridas luzes de nevoeiro devidamente homologadas (cof cof cof) elas devem obedecer ás regras de instalação definidas nos Artigos 221 a 223.
(Qualquer coisas como podem ser colocadas ao lado ou abaixo do médio e a pelo menos a 250 mm do solo, viradas par a frente e respeitar ângulos específicos, etc)

Sendo possível utilizar luz de nevoeiro numa moto, tal como acontece com os automóveis, só deverá ser utilizada "sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham". (Artigo 61 do Código da Estrada).

(E chuva não é nevoeiro!  Quem conduz regularmente à chuva sabe perfeitamente do efeito de encandeamento que os faróis de nevoeiro provocam nos veículos que circulam em sentido contrário.)


Faróis auxiliares é algo que não vem descrito no código ou no regulamento das luzes dos veículos.
Como tal, obviamente não são permitidos.
(O que não quer dizer que não se possa estar instalados. Não podem é ser utilizados na via pública!)

Excelente explicação. Obrigado.

Maio 23, 2017, 09:29:16, 09:29
Responder #6

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
A conclusão que eu posso tirar é que então a maioria das luzes instaladas nos motociclos são puramente estéticas. No pico do Verão e em dias radiosos vejo montes de pessoal com as ditas acesas, mais propriamente o pessoal das BM´S, que gostam muito de ter tudo acesso.

Maio 23, 2017, 11:07:59, 11:07
Responder #7

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Vocês não estão a ser mauzinhos???? Já pensaram que os condutores dessas motas se possam ter esquecido dos interruptores ligados da viagem que fizeram na noite anterior???
 ;) ;) ;) ;)

Maio 23, 2017, 11:13:54, 11:13
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Claro que sim...
Esse tipo de situação costuma ocorrer em toda a caravana.

É o chamado "esquecimento colectivo".  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 23, 2017, 12:28:36, 12:28
Responder #9

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Os mais velhos lembrar-se-ão da moda dos jipes com grades mata-búfalos (ou lá o que chamavam àquilo que só servia para matar de peões...), carregados de filas de luzes para se ver bem nas zonas "in" das cidades. Pois bem, é isso que me fazem lembrar.

A minha percepção: a chamada "cultura motard" é cada vez mais uma variante em duas rodas da cultura "enlatada", o mesmo exibicionismo bacoco e  a mesma falta de respeito com que partilha as vias.

"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Maio 23, 2017, 14:04:43, 14:04
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
(...)
...o incómodo visual para os restantes utilizadores da via é imenso.
(...)

Sobretudo quando chove...
Estes 6 farois reflectidos no piso molhado passam a ser 12!!!!!!!!!!!!!!!  :-X



...carregados de filas de luzes para se ver bem nas zonas "in" das cidades. Pois bem, é isso que me fazem lembrar.

Melhor exemplo que esse é impossível.

A minha percepção: a chamada "cultura motard" é cada vez mais uma variante em duas rodas da cultura "enlatada", o mesmo exibicionismo bacoco e  a mesma falta de respeito com que partilha as vias.

Se perguntares porque andam assim, a resposta é que por estarem mais visíveis sentem-se mais seguros!  ;)


Maio 23, 2017, 14:21:35, 14:21
Responder #11

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Outra questão que me ocorre é quando começarem as inspeções, lá para ano 2050, se isso não trará complicações aos proprietários, pois se a iluminação não estiver homologada ou corretamente afixada, poderão ocorrer situações de cláusulas negativas durante a inspeção do veiculo.

Já vivenciei situações no trânsito onde vinha de enlatado e tive que virar o espelho refletor pois a luz da moto que seguia atrás era tão intensa que prejudicava-me a condução.

É claro que não sou contra o uso de uma luz forte/boa nas nossas máquinas e que à noite ajuda imenso ter uma boa iluminação durante a nossa condução, no entanto existem situações que iluminação a mais (e já aqui referiram) contribuí para agravar as condições de condução.

Maio 23, 2017, 14:28:43, 14:28
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Outra questão que me ocorre é quando começarem as inspeções, lá para ano 2050, se isso não trará complicações aos proprietários, pois se a iluminação não estiver homologada ou corretamente afixada, poderão ocorrer situações de cláusulas negativas durante a inspeção do veiculo.

Há uns 12 anos que as inspecções estão para chegar...
Todos os anos surge uma ou outra notícia. E há sempre alguém a insistir que agora é que é de vez...

Não sabemos quando. Mas mais tarde ou mais cedo elas vão chegar.
E aí, quem diz iluminação, diz escapes e toda uma panóplia de acessórios...

Portanto, até lá vamos ter que gramar com as arvores natais que circulam fora de época nas nas nossas vias.
Também se trata duma moda recente, alinhada com o crescente interesse nas maxitrails mas que parece ter se apoderado das NC's

Se a maioria dos motociclistas mantiver um espirito crítico, acredito que muita gente seja levada á razão.  :nice:



Maio 23, 2017, 14:37:00, 14:37
Responder #13

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sim concordo.
Repara que é graças foi graças às trails que o mercado de luzes subiu exponencialmente. Hoje em dia não existe nenhuma marca de equipamento motard que não tenha uma adaptação/luzes para a barra de proteção de motor que fabricam.

Pesquisando sobre lights/led (whatever) e aparecem centenas de modelos de lâmpadas para pendurar na mota. Então dos países do oriente...ui ui são imensos e para todos os gostos.

É claro que para uma utilização off road e com as condições adequadas acredito que a iluminação extra é uma mais valia. Tenho acompanhado relatos de pessoas dos "States" ou na terra dos cangarus, onde se podem andar kms em terra batida durante dias ou semanas e acredito que no "luscofusco" ou à noite toda a iluminação ajudará.
« Última modificação: Maio 23, 2017, 14:38:34, 14:38 por JViegas »

Maio 23, 2017, 15:05:01, 15:05
Responder #14

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Claro que sim...
Esse tipo de situação costuma ocorrer em toda a caravana.

É o chamado "esquecimento colectivo".  ;)

O que eu já me ri contigo :)

Maio 23, 2017, 15:12:00, 15:12
Responder #15

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Outra questão que me ocorre é quando começarem as inspeções, lá para ano 2050, se isso não trará complicações aos proprietários, pois se a iluminação não estiver homologada ou corretamente afixada, poderão ocorrer situações de cláusulas negativas durante a inspeção do veiculo.

Há uns 12 anos que as inspecções estão para chegar...
Todos os anos surge uma ou outra notícia. E há sempre alguém a insistir que agora é que é de vez...

Não sabemos quando. Mas mais tarde ou mais cedo elas vão chegar.
E aí, quem diz iluminação, diz escapes e toda uma panóplia de acessórios...

Portanto, até lá vamos ter que gramar com as arvores natais que circulam fora de época nas nas nossas vias.
Também se trata duma moda recente, alinhada com o crescente interesse nas maxitrails mas que parece ter se apoderado das NC's

Se a maioria dos motociclistas mantiver um espirito crítico, acredito que muita gente seja levada á razão.  :nice:

Cada vez mais os motociclos vão tendo iluminação mais adequada e mais visivel. Os leds, a tecnologia, os pontos de focagem, os lumens. A minha opinião é o pessoal meter este tipo de luzes mais por estética e não tanto por utilidade. Eu pessoalmente gosto de ver alguns modelos em alguns modelos de motos, e se fossem mais em conta possivelmente seria dos que meteria. Não meto acessorios que não acha utilidade, mas quem não gosta de olhar a para uma moto bem composta :)

Maio 23, 2017, 15:28:34, 15:28
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
É claro que para uma utilização off road e com as condições adequadas acredito que a iluminação extra é uma mais valia. Tenho acompanhado relatos de pessoas dos "States" ou na terra dos cangarus, onde se podem andar kms em terra batida durante dias ou semanas e acredito que no "luscofusco" ou à noite toda a iluminação ajudará.

Não são situações de via pública...  portanto até um feixe de lasers podem usar que não aborreçam quem vem de frente.
Quanto muito encandeiam é a faunal local!  :D

Cada vez mais os motociclos vão tendo iluminação mais adequada e mais visivel. Os leds, a tecnologia, os pontos de focagem, os lumens.

Os médios durante o dia sempre ofereceram visibilidade e uma importante distinção face aos automobilistas!  :nice:
E sempre me recordo de serem obrigatórios.
A minha primeira multa de transito foi em 1995 por não os ter ligado!
Mas há uns 15 anos que as motos passaram a manter ligados por defeito e portanto não há risco de esquecimento.

A grande vantagem dos leds é mesmo o consumo de bateria.
Mas, na generalidade dos casos só estão presentes nos mínimos.

Quanto á qualidade da iluminação no que diz respeito a iluminar a estrada... é que depende muito de moto para moto.
E honestamente acho que têm piorado ao longo do tempo.
Sobretudo por razões estéticas! Os construtores de forma a criarem opticas bonitas e com formas diferentes têm perdido imenso face ás tradicionais opticas redondas.


Maio 23, 2017, 16:15:49, 16:15
Responder #17

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Se tal não ficou perceptível, esclareço que não tenho nada contra que se instalem luzes nas motas.
A minha opinião vale tanto como outra de sentido contrário. "O amor é louco não faças pouco".

Aliás, luzes nunca são demais, que o diga o jovem Sting:
http://www.popmatters.com/review/163470-quadrophenia/


Certo, fazem-no para se serem "vistos".
Eu até acreditaria na preocupação exclusiva, nesse salutar instinto de... auto-preservação, não ouvisse (alguns) chamarem "azeiteiros" aos reflectores nas montadas (que nos EUA até são obrigatórios) e aos autocolantes com o mesmo fim nos capacetes.
E não reparasse que até a "cor" do casaco é da marca... Aliás, do ponto de vista sociológico, acho que a mimetização já atingiu um nível que permitirá dizer-se que estamos perante uma nova "tribo urbana". Danke, Deutsche Bank!

De uma certa forma comparo a coisa a alguém que gosta de ouvir música em altos berros. Nada a apontar, a não ser que decida impor o seu gosto com ao resto do prédio.
Só que, se em matéria de música há muito inventaram os "phones" (antes era "auscultadores" mas o princípio de funcionamento é o mesmo: um gajo ensurdece mas ensurdece sozinho), em matéria de estrada há coisas chamadas irritabilidade por exposição sistemática, encadeamento ocasional, e mais umas coisas cujo nome nem me atrevo a dizer para não dizerem que inventei...
E, sendo o "prédio" bem maior, rapidamente entra-se na escalada: haverá sempre um "vizinho" que colocará a "música" ainda mais alta para demonstrar que está ser incomodado pelo barulhento.
No fim, quem paga são os que não compraram aparelhagens a pensar em animar o baile dos bombeiros...



Da mesma forma, a utilização de alguns tipos de lâmpadas, normalmente associadas a uma instalação cujo critério é o gosto particular que não tem em conta a partilha das vias por outrem. Nos carros, então...

"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Maio 23, 2017, 18:14:07, 18:14
Responder #18

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Ainda hoje, numa rua do centro do Porto,cerca das 14h passou por mim uma NC 750 X com os dois faróis auxiliares ligados. Foi um dia muito escuro ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 23, 2017, 20:59:31, 20:59
Responder #19

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora

Maio 24, 2017, 06:54:17, 06:54
Responder #20

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Fiquei encadeado com o modelo que sempre achei bonito ;) , agora usar faróis auxiliares como elemento estético não é uma boa ideia, a mota nem precisa. Se tivermos que forçar a lei, ao menos que seja por necessidade, por exemplo circular numa estrada  fora das localidades de noite é algo que merece mais luz, embora possa ser ilegal tem justificação. De dia, no pino do sol, dentro da cidade é mais difícil de compreender.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 30, 2017, 00:35:39, 00:35
Responder #21

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Ao ler alguns fóruns e comentários de utilizadores existe uma grande lacuna (ou não) na legislação acerca do uso deste tipo de farois para motociclos.
O uso de faróis de nevoeiro, como o nome o indica são para usar apenas e só quando há nevoeiro.
Os faróis de presença não assegura iluminação direccionada nem com potência suficiente para condução à noite, servindo apenas para que os outros nos vejam melhor.
Os faróis auxiliares (ou luzes extra) servem o mesmo princípio dos faróis normais, para iluminar a via de circulação à nossa frente.

Mas quais são permitidos? São todos permitidos consoantes a sua função? Se usar de nevoeiro, apenas posso usar com nevoeiro? Se usar de presença posso usar sempre ligados? Se usar auxiliares uso de dia? de noite? Quanto tiver necessidade?

E os faróis chinocas? Onde ficam neste sortido? Como os poderei usar?

E sobre este acessorio de uma marca conceituada? Onde se encaixa na nossa legislaçao? Ou nao encaixa?


Maio 30, 2017, 00:44:28, 00:44
Responder #22

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
E sobre este acessorio de uma marca conceituada? Onde se encaixa na nossa legislaçao? Ou nao encaixa?

Encaixa na mesma não-legislação que os escapes race, espelhos minusculos, piscas minusculos ou integradros no farolin, kits de suporte de matricula, etc, etc, etc também eles produzidos por marcas conceituadas!  ;)

Maio 30, 2017, 10:19:33, 10:19
Responder #23

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Penso que deveriam ser proibidos todos os faróis suplementares. No fim de contas as motos fora Homologadas com os faróis que trazem de origem.

João  :scooter: :scooter:

Maio 30, 2017, 13:15:21, 13:15
Responder #24

las650

  • Visitante

Maio 30, 2017, 18:48:28, 18:48
Responder #25

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Acho que tudo depende daquilo para que foram homologados
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 31, 2017, 12:59:00, 12:59
Responder #26

Lone Wolf

  • Visitante
eu concordo com a maioria do que aqui foi dito  :nice: :nice:

era acabar com tudo o que é extra.... farois extra, top-cases extra, protecções de punhos extra...

tenho uma duvida caso alguém que esteja "dentro do assunto" me possa responder... o que é omisso na lei, é proibido? ou nem sequer poder ser equacionado pelas autoridades em virtude de não haver sequer sanção estipulada?!...

Maio 31, 2017, 13:52:26, 13:52
Responder #27

rodrigues

  • Visitante
Só uso mesmo com nevoeiro, como costumo sair muito cedo para as vadiagens por vezes apanho nevoeiro principalmente no Alentejo, não é que eu veja melhor a estrada quero é que me vejam.

De noite raramente os acendo, mas vejo motas com os faróis de nevoeiro acesos em pleno dia solarengo com muita frequência.


Maio 31, 2017, 18:13:55, 18:13
Responder #28

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A regra geral do direito é que o que não é proibido é permitido (no administrativo é o contrário) mas nem sempre a questão é se é proibido, quando a lei determina a obrigatoriedade de homologação das viaturas, qualquer alteração terá que ser feita com material homologado para esse fim ( e tem que ter averbamento da homologação) um farol chinês dificilmente está homologado para uso na UE porque a enumeração que a lei faz das condições a que devem obedecer as luzes das viaturas é muito restritiva.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 06, 2017, 09:43:23, 09:43
Responder #29

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Este Domingo dia 4 de Junho, circulei por estadas do Alto Alentejo, Portalegre - Évora.

Certo que me cruzei com muitas motos, principalmente BMW (estão na moda) é certo que quase todas circulavam com os ditos faróis suplementares ligados. Para quê pergunto eu? Para dar nas vistas?

São verdadeiramente incomodativos estes faróis suplementares, para quem se cruza com eles, será por má regulação?

João  :scooter: :scooter:

Junho 10, 2017, 18:15:46, 18:15
Responder #30

AVPrendas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
Outra questão que me ocorre é quando começarem as inspeções, lá para ano 2050, se isso não trará complicações aos proprietários, pois se a iluminação não estiver homologada ou corretamente afixada, poderão ocorrer situações de cláusulas negativas durante a inspeção do veiculo.

Já vivenciei situações no trânsito onde vinha de enlatado e tive que virar o espelho refletor pois a luz da moto que seguia atrás era tão intensa que prejudicava-me a condução.

É claro que não sou contra o uso de uma luz forte/boa nas nossas máquinas e que à noite ajuda imenso ter uma boa iluminação durante a nossa condução, no entanto existem situações que iluminação a mais (e já aqui referiram) contribuí para agravar as condições de condução.

Olha que na minha com 2 em cima e a regulação de pré-carga para condutor e pendura e com a regulação da moto para baixo, levas muito bem na mesma com os led's a encandear! E de quem é culpa? Minha não é...
ducati escreve-se com letra pequena

Junho 10, 2017, 19:41:44, 19:41
Responder #31

AVPrendas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
Quanto á qualidade da iluminação no que diz respeito a iluminar a estrada... é que depende muito de moto para moto.
E honestamente acho que têm piorado ao longo do tempo.
Sobretudo por razões estéticas! Os construtores de forma a criarem opticas bonitas e com formas diferentes têm perdido imenso face ás tradicionais opticas redondas.

Outro dos aspetos que me fez escolher a multi, foi ter duas óticas sempre ligadas...
ducati escreve-se com letra pequena

Junho 11, 2017, 16:15:30, 16:15
Responder #32

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Ao longo do tempo tenho percebido que pouco ou nada se liga à legislação quando se fala de instalação de acessórios, ou chamados por outros o tunning. Tenho reparado que quem deseja ter certo acessório que o compra sem se preocupar minimamente se os pode usar, e a forma de instalar tambem fica ao critério do utilizador, sem saber se pode meter a sua segurança ou a dos outros em causa. Importa é a estética!!

Junho 16, 2017, 22:20:41, 22:20
Responder #33

AVPrendas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
E outra coisa...

...o incómodo visual para os restantes utilizadores da via é imenso.

O que incomoda é que cada vez mais carros andam com mínimos/médios ligados, se o querem que andem de moto...
ducati escreve-se com letra pequena

Outubro 02, 2017, 22:20:11, 22:20
Responder #34

frelip

  • Visitante
E outra coisa...

...o incómodo visual para os restantes utilizadores da via é imenso.

O que incomoda é que cada vez mais carros andam com mínimos/médios ligados, se o querem que andem de moto...

Como é que é ?... Os carros não "podem" andar de médios ligados (durante o dia)?

Outubro 02, 2017, 23:22:10, 23:22
Responder #35

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sim muitos andam por ignorância em vários aspectos.
Muitos nem sabem o que é a iluminação diurna,drl, e essa sim é standard em carros novos desde 2011 ....ligam os médios em carros que já tem esse tipo de iluminação.
Outra,alguém se recorda que toda a iluminação ligada ao puxar mais pelo alternador por sua vez aumenta o esforço mecânico aumentando o consumo de combustível?existem vários modelos onde se pode comprovar através do comp de bordo,por isso já começa a ser tudo em led que consome muito menos.
Outros de noite nem se lembram que não levam as luzes ligadas é só as drl.
Sei que no Brasil é obrigatório o seu uso ,confirmei a pouco com alguém de lá,agora cá ....
membro numero 16

Outubro 03, 2017, 11:00:16, 11:00
Responder #36

frelip

  • Visitante
Eu estou de acordo... pareceu-me foi que alguém sugeriu que os carros não podiam/deviam andar de médios ligados durante o dia. essa é que eu não percebi.
não interessa se gasta mais combustível, se é esforço para o alternador... isso é problema do proprietário.
Agora, andar de luzes (médios, entenda-se) ligados, nunca foi proibido, antes pelo contrário... até aconselhável.

E tenho um carro que não tem luzes diurnas, e o interruptor das luzes nunca sai da posição de médios (porque ao desligar o carro ele corta toda a corrente, não deixando os mínimos ligados como aviso). É proibido? Não!
O carro tem tanta necessidade de ser visto na estrada como a mota, tanto que agora que já vêm com DRL, é mesmo com essa intenção. ver e ser visto.

Agora, não me digam que é proibido andar de médios de dia, tenha-se ou não DRL

Outubro 25, 2017, 23:27:05, 23:27
Responder #37

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 712
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Pelo contrario, os carros mais recentes a maioria já traz luzes automáticas e ligam logo no arranque do carro, seja dia ou noite.
Até acho que os carros mais recentes já nem mínimos trazem. Apenas médios e máximos.

Janeiro 28, 2018, 08:51:50, 08:51
Responder #38

AVPrendas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
E de máximos é proibido?
É que eu ando sempre de máximos de dia devido ao aumento de segurança.
ducati escreve-se com letra pequena

Janeiro 28, 2018, 10:00:18, 10:00
Responder #39

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A utilização de máximos fora das condições previstas na lei é proibida :) se o agente entender que podem encadear, na autoestrada, é uma contra ordenação muito grave.

O CE regula a utilização de luzes de presença (mínimos) pelo que são obrigatórios nos automóveis. As chamadas luzes de circulação diurnas não substituem as luzes de presença, até porque são apenas dianteiras enquanto as de presença são à frente e atrás.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 28, 2018, 10:10:11, 10:10
Responder #40

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
É que eu ando sempre de máximos de dia devido ao aumento de segurança.

Hum... :pensador:

Pensas mesmo assim, ou estás a ser um pouco irónico porque leste algo mais acima que te levou a escrever isso?  :)

De dia, com os máximos ligados, pode incomodar (bastante) na mesma, a todoa os condutores com que te cruzes.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 28, 2018, 11:30:18, 11:30
Responder #41

AVPrendas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
A utilização de máximos fora das condições previstas na lei é proibida :) se o agente entender que podem encadear, na autoestrada, é uma contra ordenação muito grave.

O CE regula a utilização de luzes de presença (mínimos) pelo que são obrigatórios nos automóveis. As chamadas luzes de circulação diurnas não substituem as luzes de presença, até porque são apenas dianteiras enquanto as de presença são à frente e atrás.

E a utilização de luzes de cruzamento fora das condições previstas na lei também não é proibido?
ducati escreve-se com letra pequena

Janeiro 28, 2018, 11:34:12, 11:34
Responder #42

AVPrendas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
(....)
É que eu ando sempre de máximos de dia devido ao aumento de segurança.

Hum... :pensador:

Pensas mesmo assim, ou estás a ser um pouco irónico porque leste algo mais acima que te levou a escrever isso?  :)

De dia, com os máximos ligados, pode incomodar (bastante) na mesma, a todoa os condutores com que te cruzes.

Não penso, ando...
ducati escreve-se com letra pequena

Janeiro 28, 2018, 11:56:29, 11:56
Responder #43

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tudo bem...tudo bem.  :)

Mas repara no que diz o art. 61, n.6 do Código da Estrada:

"— Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60 a € 300.  "

Não destrinça se é utilizado de dia ou de noite...

A não ser que de dia, na utilização que fazes dos máximos, acabes por proceder como todos nós durante a noite, alternando para os médios no cruzamento com outros veículos.

Mas a ser assim, nesse caso ainda menos veria sentido para a tal "segurança" acrescida que dizes sentir com os máximos durante o dia. :)

Mas se é assim que te sentes seguro, p.f. continua. ;)
« Última modificação: Janeiro 28, 2018, 12:02:36, 12:02 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 28, 2018, 12:28:29, 12:28
Responder #44

AVPrendas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
O que também vejo nesse artigo é a falar das luzes de estrada. E a referir que não é legal o seu uso desde o amanhecer ao anoitecer, excepto algumas condições.
ducati escreve-se com letra pequena

Janeiro 28, 2018, 17:22:42, 17:22
Responder #45

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O que também vejo nesse artigo é a falar das luzes de estrada. E a referir que não é legal o seu uso desde o amanhecer ao anoitecer, excepto algumas condições.

Luzes de estrada são os máximos, era isso que te dizíamos

Na mota (não sei se é isso a que te referes) é obrigatório o uso de luzes de cruzamento (médios) Usar luzes de cruzamento no carro não é ilegal, é palermice

Eu sugeria cordialmente uma revisão do código da estrada   :pensador:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 28, 2018, 17:53:19, 17:53
Responder #46

AVPrendas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
O que também vejo nesse artigo é a falar das luzes de estrada. E a referir que não é legal o seu uso desde o amanhecer ao anoitecer, excepto algumas condições.

Luzes de estrada são os máximos, era isso que te dizíamos

Na mota (não sei se é isso a que te referes) é obrigatório o uso de luzes de cruzamento (médios) Usar luzes de cruzamento no carro não é ilegal, é palermice

Eu sugeria cordialmente uma revisão do código da estrada   :pensador:

Estava-me a referir a luzes de cruzamento e não de estrada... Enganei-me.
ducati escreve-se com letra pequena

Julho 18, 2022, 13:53:43, 13:53
Responder #47

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Utilizando um tópico antigo...

E voltando às famosas luzes auxiliares laterais...
São auxiliares ou de nevoeiro?  ;D

Concordo com os posts antigos sobre o exagero e a má prática, mas considero um incremento na segurança.

Uma moto ao ter 3 luzes, melhora a presença e a visibilidade na estrada.
Aumenta a área de luz, faz com que a moto se faça notar melhor.

À noite, também melhora a iluminação.

A questão que coloco, usam apenas com nevoeiro? Nevoeiro e à noite?
Há registo de implicação pelas autoridades com a utilização?