Autor Tópico: O paradigma dos motociclos eléctricos: debates sobre a transição  (Lida 17816 vezes)

Outubro 13, 2019, 11:52:39, 11:52
Responder #100

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tendo em conta que a bateria estará actualmente a coberto da garantia por 8 anos, eu pessoalmente não via impedimento para avançar na compra de um veículo eléctrico. :)

Já se a opção passa por ter em ideia ficar com o eléctrico por muitos mais anos, ou comprar um usado também com alguma idade...aí já será outra coisa.

Isto é igualmente válido para motociclos, já que (pelo que sei...) as garantias também são de vários anos.  :nice:

Agora se fosse de menos tempo a garantia (como o caso do link e relativo a um veículo de 2014)...podem gerar-se esse tipo de probl€mas.


EDIT: Não deixo de estranhar a notícia, pois mesmo sendo de 2014, era suposto ter já uma garantia equiparável ao que hoje é standard na indústria, com os tais 8 anos.
« Última modificação: Outubro 13, 2019, 11:55:29, 11:55 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Outubro 13, 2019, 14:17:55, 14:17
Responder #101

tiagofo20

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Possivelmente ultrapassou os 160.000km. Na fatura da reparação a quilometragem está ocultada.

Outubro 13, 2019, 14:33:12, 14:33
Responder #102

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Hum...

Deve ser isso então.
É que a notícia estava-me mesmo a estranhar pois há 4 anos atrás já a garantia das baterias seriam de 8 anos e por isso estariam sempre a coberto da mesma.

Mas se fez uma quilometragem fora do preconizado pelo fabricante (provavelmente fez +40.000kms/ano com esse eléctrico), então pagou caro, de facto...  :-\

De qualquer forma o habitual é duraram bastante. Esse teve azar e não foi pouco.  :you.bet:
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Outubro 13, 2019, 14:35:04, 14:35
Responder #103

JoãoPVCarvalho

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Atualmente já possível fazer um renting de um Tesla (mais de 900€ mês) , acredito que em breve esta modalidade será aplicável a qualquer veículo elétrico e todos esses custos deixam de ser relevantes.
Acredito que a mobilidade eléctrica vai alterar também o paradigma do "veículo próprio", num futuro próximo ou as baterias ou os veículos inteiros vão deixar de ser uma propriedade para serem apenas um serviço contratado.

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by JDilemas

Novembro 03, 2019, 13:31:58, 13:31
Responder #104

2low

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Por falar em Tesla...



 :lolol:


nota: pensei em colocar a imagem no tópico "rir é o melhor remédio" mas depois iria-se perder a oportunidade da própria imagem servir para a temática deste tópico... uma provocaçãozita construtiva... 
« Última modificação: Novembro 03, 2019, 13:34:23, 13:34 por 2low »
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Novembro 03, 2019, 15:48:20, 15:48
Responder #105

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 :nice:

É uma cena caricata, de facto.

Não tenho muitos conhecimentos de quem tenha veículos eléctricos, mas algo me diz que a fase de ambientação deve levar o seu tempo.
Confiar demais na autonomia pode dar mau resultado, pois quando chega o momento de carregar mesmo as baterias... das duas uma, ou não há carregadores por perto e disponíveis, ou estão avariados.

Edit: a realidade presente noutros países será diferente e mais favorável aos mesmos.
« Última modificação: Novembro 03, 2019, 16:19:31, 16:19 por Sapiens21 »
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Novembro 03, 2019, 19:50:22, 19:50
Responder #106

EML

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A Nissan perante a opinião pública muito desfavorável, assumiu que as baterias para o Leaf vão custar 7 mil euros + instalação + IVA. Também as baterias custarem quase tanto como o carro novo ia desencorajar quem pensava comprar um! :pensador:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Novembro 08, 2019, 22:21:37, 22:21
Responder #107

EML

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Li esta notícia e achei interessante o facto que no início dos automóveis já havia elétricos, a gasolina e a vapor e o que vingou foi o carro a gasolina... hoje estamos numa nova encruzilhada! :have.idea:
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160228_carros_eletricos_tg
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Novembro 09, 2019, 12:01:32, 12:01
Responder #108

Moto2cool

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A reacção das opções está sempre ligada à tecnologia e economia.
Um protótipo que serve apenas para demonstrar uma tecnologia está longe das exigências da produção em massa e esta só funciona se for eficiente.
Claro que existem sempre teorias da conspiração, mas um sistema tecnologicamente exequível é com custos suportáveis é sempre uma solução boa para o mercado.
Nestes momento tenho dúvidas que qualquer tecnologia além da combustão reúna estas condições
Mas tudo pode mudar em pouco tempo
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"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 10, 2019, 09:50:01, 09:50
Responder #109

JoãoPVCarvalho

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Li esta notícia e achei interessante o facto que no início dos automóveis já havia elétricos, a gasolina e a vapor e o que vingou foi o carro a gasolina... hoje estamos numa nova encruzilhada! :have.idea:
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160228_carros_eletricos_tg
Visitei o museu do automóvel em Mulhouse em 2008 e também fiquei surpreendido ao saber que este exemplar foi mesmo comercializado no final do séc. IX, e ao que parece já na altura era mais caro que a maioria.

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Novembro 13, 2019, 14:36:58, 14:36
Responder #110

2low

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Em Itália são poucos os municípios que estão a investir nos novos meios de mobilidade menos poluentes e de carácter mais prático, nomeadamente Turim, que iniciou agora o seu período experimental, para já apenas com a utilização (e permissão) para uso de "Segway" e/ou trotinetes eléctricas, com determinada velocidade máxima permitida, capacidade do motor limitada até 500W, obrigação de iluminação à frente e atrás (se a utilização for nocturna), obrigação de uso de colete reflector (pelo menos à noite), ficando assim de fora os "MonoWheels", os "Hoverboards" ou equivalentes com selim.
As infracções serão punidas conforme as mesmas regras de código para velocípedes (ciclovias) - variam entre 41€ e 168€ (desconheço se em Portugal os valores possam ser mais ou menos inconvenientes).
A utilização destes "veículos" está restrita a ciclovias ou vias com velocidade limitada a 30kmh, sendo igualmente proibida a utilização em galerias, passeios e zonas exclusivas pedestres.
Se por cá a fiscalização é pouca ou nada eficaz, de Itália sabe-se que será o oposto...

Mais info: https://www.moto.it/elettrico/monopattini-elettrici-parte-la-sperimentazione-anche-a-torino.html
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Março 12, 2020, 17:53:31, 17:53
Responder #111

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As baterias continuam a ser alvo de atenção e as notícias poderão ser muito animadoras de futuro, nomeadamente da sua capacidade em reter energia, fiabilidade, segurança e na possibilidade de fazer muitos mais ciclos de carga.

Neste caso a Samsung avança com o ter actualmente em fase de teste baterias de estado sólido e onde conseguiram uma densidade energética de 900 Wh/L, ou seja, presentemente acima das melhores que existem de iões de lítio.

Como se não bastassem as boas notícias no campo das baterias eléctricas, os materiais utilizados nas mesmas serão menos tóxicas do que as actualmente utilizadas.

Aqui fica um link para vossa leitura:

https://automonitor.sapo.pt/2020/03/11/novidades/noticias/o-fim-das-baterias-de-ioes-de-litio-samsung-promete-revolucao/
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Abril 25, 2020, 12:46:38, 12:46
Responder #112

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Ainda neste tema da transição, apesar de tudo quanto se vive a nível Mundial com a pandemia do Covid-19, o que é certo é que certos projectos prosseguem e, no caso das baterias e da sua capacidade em ter uma grande autonomia...não é algo a ver como ficção.

Pelo menos assim o indicam com a mais recente geração de baterias Lithium-Sulphur.

Baterias que levam à possibilidade de superar mesmo o que se consegue com os actuais de combustão em termos de autonomia e (...esta parte é interessante) conseguem reter acima de 90% da sua capacidade original mesmo após 1.700 ciclos de cargas/descargas completas em postos fast charging.

Fantástico...  :nice:

https://insideevs.com/news/411567/lithium-sulphur-li-s-batteries-tech/
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Maio 28, 2020, 22:31:56, 22:31
Responder #113

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Agora parece que é de vez...

Falta já pouco para acabarem as "borlas", o que não é necessariamente mau.

Existem coisas boas que esta situação (com pagamento) trará.  :nice:

Um artigo de hoje trás esta questão ao de cima e pode ser que muitos mais postos venham também a ser instalados.
Aliás, aumento em número e em postos mais modernos (e rápidos).  :nice:

https://observador.pt/2020/05/28/electricos-passar-a-pagar-a-recarga-vai-ser-bom/
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Julho 18, 2020, 12:44:07, 12:44
Responder #114

2low

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Sobre a questão da transição, acabando por cada um ter o seu papel "fundamental ou não" venho transcrever uma mensagem de alguém que decidiu abandonar todos os grupos em redes sociais de e sobre veículos eléctricos, recordando que se tratava alguém que pretendia fazer essa passagem, só que se queixou de determinada situação que o fez rapidamente abandonar "o barco da electrificação e inovação".

Eis a mensagem:
"Comunicado.
Decidi abandonar todos os grupos ligados a carros eléctricos. A minha forma de estar não combina com fanatismos sejam eles quais forem. O fanatismo à volta dos carros eléctricos levou-me a começar a não gostar cada vez mais deles.
Dentro de horas, abandonarei também este grupo. A todos, até um dia destes e bons kms fósseis e eléctricos.
Mário

"

Realmente há que reconhecer determinado fanatismo em redor do que sejam veículos eléctricos, mesmo nas "apenas" bicicletas ou tudo o que seja relacionado com as meras questões ambientais.
Há de certa forma um cada vez numero mais crescente de pessoas que se relacionam com estes assuntos e que têm a sua maneira de certa forma bem arrogante, acutilante e rispida e fanática para "pregar o sermão", da qual acho incorrecto e não é capaz de captar mais "sócios para o clube", antes pelo contrário, ajuda a criar anti-corpos e fazer com que as pessoas ganhem um determinado ódio a todas essas inovações - é como que uma reacção à acção desses "fanáticos de seita".

O mundo está preenchido infelizmente destes "fanáticos de seita" e ora podíamos vê-los a defender um iphone, como agora os podemos ver a defender um tesla, uma bicicleta...
E quase todos eles vestem-se de certa forma tão idêntica, falam todos o mesmo vocábulo - parecem extra-terrestres - entre outras tantas características...
E o mais grave é que se usam destas "inovações" ou "diferentes alternativas ao tradicional" como forma de se sentirem como "os seres perfeitos e correctos" ou na mera questão de terem algo diferente para se distanciarem da maioria e criarem o seu próprio bullying como forma exterior de libertarem de tantos anos de insucessos e/ou tristezas e frustrações pessoais.
Pelo menos é o que parece! (e qual a diferença para um fanático de determinado clube de futebol?)

E tal como aqui já alonguei demasiadas palavras sobre este assunto - que não deveria ser importante ou significante -, verifica-se que as marcas terão de investir fortemente em criar grupos em redes sociais (ou não) de debate "sem filtros", para combaterem estes fanatismos que são talvez um dos motivos para a fraca adesão a estas inovações - o papel das marcas será preponderante e terão mesmo de se distanciarem destes "fanáticos" mesmo que até defendem determinada marca!

Eis outro item para o debate que ainda não tinha sido mencionada... julgo eu de que...

notas:
- todos os fanáticos (dos eléctricos e das bicicletas) têm uma forma tão igual e repetida de magoarem todos os restantes - "lá vai o poluidor ou amigo do ACP"
[ para esses "seres infelizes" nada como eles terem a noção de irem verificar o que significa a palavra "fanatismo"https://pt.wikipedia.org/wiki/Fanatismo ]
- é por estas e por outras que eu defendo a transição gradual e adequada a cada um, respeitando sempre todos os restantes e sou contra estes "fanáticos da treta"


« Última modificação: Julho 18, 2020, 13:09:35, 13:09 por 2low »
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Julho 18, 2020, 14:37:40, 14:37
Responder #115

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Nisto, como em tantas outras coisas, uma árvore não faz a floresta... :)

O indivíduo em questão teria as suas razões para a mudança e para se querer afastar, mas custa-me sempre um bocado em embarcar na generalização.

Bem ou mal comparado, seria como tomar os maus comportamentos de um punhado motociclistas pelo todo.
Maus comportamentos de uns poucos e que depois (infelizmente) levam recorrentemente a uma certa opinião negativa e a colocar tudo no mesmo saco...injustamente.

No caso dos veículos eléctricos passa-se o mesmo.

Haverá os que exageram e chegarão mesmo a fazer uso excessivo das suas convicções.
Haverá os que vêm as suas vantagens, se interessam nas tecnologias e nas potencialidades, mas não acreditam estar ainda reunido o momento para avançar numa aquisição (incluo-me aqui).
Haverá os que nem podem ouvir falar em veículos eléctricos e não perdem uma oportunidade para os denegrir.

No meio disto existem uma série de variações de pessoa para pessoa.

Diria que é normal.
Tudo isto faz parte de uma transição.
É pena que haja excessos (é certo!), mas o tempo encarrega-se de levar a que as coisas vão correndo o seu curso.
E esta transição é bem capaz de levar mais tempo do que se julgava... Em números significativos, entenda-se.  :)
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Dezembro 01, 2020, 23:14:10, 23:14
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Parece-me pertinente remexer este tópico, já que foi publicada há poucos dias uma notícia bastante interessante num website da Comissão Europeia, com o discurso do vice-presidente, Maroš Šefčovič

E de forma muito directa é dito que dentro de poucos anos (2025 para ser mais preciso) a Europa deixará de estar dependente de baterias vindas "de fora", como acontece agora.

Poderemos (a Europa) vir a ter a capacidade de brevemente produzir baterias para a indústria automóvel, sem depender da China, dos Estados Unidos da América, da Coreia do Sul...

Os investimentos são grandes, mas a estratégia de o conseguir e almejar a  "independência", não me parece que seja dinheiro mal gasto. Pelo contrário...

https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/SPEECH_20_2202
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Dezembro 02, 2020, 08:42:13, 08:42
Responder #117

JViegas

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Do lítio em Portugal:

“Se o meu sustento me for retirado, não terei futuro noutro local”, contou Paulo Pires, um dos moradores afetados pela vontade de quem quer fazer buracos no chão em busca de lítio – componente necessário ao fabrico de baterias utilizadas em carros eléctricos, smartphones e armazenamento de energia. Segundo a Reuters, Portugal soma reservas de 60 mil toneladas de lítio.

(...)
Do lado das comunidades, é encarada como um meio de destruição de territórios actualmente usados para caça ou agricultura: “Uma das nossas montanhas irá simplesmente desaparecer. Será cortada ao meio. O impacto será brutal”, contou Fernando Queiroga, presidente da Câmara de Boticas.

Fonte: https://automonitor.sapo.pt/2020/02/15/novidades/noticias/minas-de-litio-em-portugal-a-investigacao-da-reuters/


E um artigo muito interessante na National Geographic (Portuguesa)
Fonte: https://nationalgeographic.sapo.pt/ciencia/grandes-reportagens/1221-o-litio-pode-ser-a-energia-do-futuro-e-ha-abundancia-em-Portugal

O "outro" lado das baterias de lítio.

Dezembro 02, 2020, 11:17:28, 11:17
Responder #118

2low

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Do lítio em Portugal:

“Se o meu sustento me for retirado, não terei futuro noutro local”, contou Paulo Pires, um dos moradores afetados pela vontade de quem quer fazer buracos no chão em busca de lítio – componente necessário ao fabrico de baterias utilizadas em carros eléctricos, smartphones e armazenamento de energia. Segundo a Reuters, Portugal soma reservas de 60 mil toneladas de lítio.

(...)
Do lado das comunidades, é encarada como um meio de destruição de territórios actualmente usados para caça ou agricultura: “Uma das nossas montanhas irá simplesmente desaparecer. Será cortada ao meio. O impacto será brutal”, contou Fernando Queiroga, presidente da Câmara de Boticas.

Fonte: https://automonitor.sapo.pt/2020/02/15/novidades/noticias/minas-de-litio-em-portugal-a-investigacao-da-reuters/


E um artigo muito interessante na National Geographic (Portuguesa)
Fonte: https://nationalgeographic.sapo.pt/ciencia/grandes-reportagens/1221-o-litio-pode-ser-a-energia-do-futuro-e-ha-abundancia-em-Portugal

O "outro" lado das baterias de lítio.

Parece que é um assunto pouco importante para os apelidados "Verdadeiros Amigos da Sustentabilidade", os tipos doutorados (apanhadinhos) em veículos eléctricos e que só sabem criticar o Diesel como que se fosse o responsável por todos os problemas da poluição mundial.

Pessoalmente tenho noção que o parque automóvel claramente um dia estará todo diferente do que ocorre actualmente mas não vejo os eléctricos como realmente o futuro e como os veículos realmente sustentáveis... pelo menos os actuais e os que estão a ser anunciados...
Infelizmente o investimento no Hidrogénio é bem mais dispendioso para justificar a curto prazo esse investimento mas...

E sobre verdadeira sustentabilidade...infelizmente nunca a teremos pois "ELES" têm sempre de manter o sistema capitalista a funcionar, produzindo cada vez mais veículos que duram menos que as anteriores gerações, ainda sem serem capazes de fazerem reciclagem total dos anteriores veículos e dos próprios mais recentes, além de que as questões relacionadas com as ainda actuais baterias, fazem dos eléctricos ainda não veículos totalmente sustentáveis e como real vantagem para os utilizadores interessados em.... no que isso lhes signifique em termos de "investimento" e "capacidade monetária" para a substituição do actual veículo por outro que finalmente lhe ofereça bem mais características do que o actual, pois se oferece características inferiores (ao tipo de utilização conforme necessidades pessoais e/ou profissionais) por um preço elevado...quem é que tem interesse em substituir por substituir?!

Mas sobre a exploração do lítio... lá vem a cartilha de que se falava no tempo do então Socrates... "iremos ser uma potência mundial na produção e comercialização de baterias para veículos eléctricos (na altura até se falava em sermos os fornecedores principais para a Nissan), na produção e comercialização de componentes (cpu's) e baterias para aparelhos electrónicos...bla bla bla"
Depois veio a crise financeira, a troika, os Germans, Amaricanos que queriam Portugal insolvente (tal como virem Estados Amaricanos insolventes), e restantes afins e kaput!

Essa questão da transformação da envolvente claramente que não favorece os veículos eléctricos como sendo SUSTENTÁVEIS.
ISSO NÃO É SUSTENTABILIDADE. Não basta o ser sem andar e sem recurso a petróleo refinado...

Como gosto da natureza (e de a realmente usufruir sem danificar), é um assunto que me cria anti-corpos a essa "pseudo sustentabilidade" dos veículos eléctricos, e não concordando, obviamente que não mudo, a não ser no dia que seja como que obrigado por não existir alternativa. Até lá vou juntando umas coroas para essa eventualidade.

MAS tenho a certeza que o primeiro veículo dentro deste "prisma da sustentabilidade" cá/lá de casa, será mesmo um motociclo!
Assim que tiverem uma autonomia de 400/500km sem necessidade de "andar a pisar ovos" para manter essa autonomia...
O primeiro passo estará brevemente dado com a garagem da próxima habitação preparada com tomada para o efeito...

Tanto que é obrigatório desde Setembro 2018 qualquer habitação estar preparada, mas não existindo obrigação de estar lá de facto a tomada já com ligação eléctrica...
Isto é... para se ter uma tomada própria (automóveis), só de electricidade há que ter 5,5kva próprios o que para juntar aos mínimos 6,9kva obriga claramente a um quadro trifásico de pelo menos 13,80kva (20Amp por fase).
Agora a questão pertinente é o porquê da real sustentabilidade estar a ser utilizada de forma errada para fazer ganhar dinheiro através de negociatas lá dos Políticos... é que uma pessoa para ser sustentável perde significativamente mais dinheiro só em "aluguer de contador/potencia contratada" face a manter-se menos amigo do ambiente...
A tal negociata da privatização da EDP e venda aos chineses que começa só agora a dar a entender às pessoas o que lhes foi escondido...
Repare-se também que as tais vantagens com "descontos energéticos" só é válido para quadros eléctricos até 3,45kva (15Amp monofásico)...
E juntando isto ao facto de que fica caríssimo investir (e sem retorno sequer a médio prazo) na auto-produção de energia solar/eólica...

Querem mesmo falar de real sustentabilidade (que não há e não haverá) ou querem manter-se iludidos pelo que eles "vendem" e esquecidos destas questões pertinentes?!
Se não concordam com o paradigma actual, há que mudar e vai custar... acabar com o sistema capitalista que destrói tudo!
Viver em comunidade...isso é outro estória!

 :pensador: :pensador: :pensador:

nota: se alguém se sentir magoado como algo que tenha escrito, peço desculpa mas não tenho intuito de magoar ninguém em particular mas sim dar o meu contributo com este assunto, dando conteúdo e "items" para o debate obviamente também sobre uma leitura e "experiência" pessoal do assunto...
« Última modificação: Dezembro 02, 2020, 11:30:35, 11:30 por 2low »
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Dezembro 02, 2020, 19:20:41, 19:20
Responder #119

Sapiens21

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A evolução no campo das baterias tem sido de tal forma, que não tarda e até mesmo a matéria prima usada será outra... :)

Nisto das baterias e das suas potencialidades, o que era "ontem", não quer dizer que "amanhã" seja na mesma..

Aliás, as baterias de íons de sódio (Na) têm sido das que têm mostrado grande potencial para representar a próxima geração de solução de armazenamento de energia de baixo custo e - talvez mais importante aqui para o contexto - ecologicamente correcta.

Seja como for, a viragem já está a dar-se...
Em Portugal talvez não se imponha um deadline tão próximo como noutros países Europeus, mas no espaço de 10 a 15 anos as mudanças no parque automóvel e (imagino) nos motociclos, serão notórias.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 02, 2020, 19:54:55, 19:54
Responder #120

Lourenço

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Portugal tem condições para estar á frente na transição. como aliás está, em renováveis e na mobilidade elétrica e isto apesar do diferencial na capacidade financeira.
País pequeno com distâncias curtas, ausência de lobbies no setor da construção automóvel, do petróleo, do nuclear, do carvão e uma estrutura de rede eléctrica bem dimensionada e com origem diversificada. Assim se passe bem com o Hidrogénio, (o novo Mirai está um mimo), sem sócratices e sem criar um monstro labiríntico como no caso dos carregamentos de VEs.

Dezembro 04, 2020, 22:54:33, 22:54
Responder #121

Sapiens21

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Outra empresa que vai conseguindo o seu "tempo de antena" é a francesa NAWA Technologies.

Provavelmente contam-se pelos dedos de uma só mão os que por aqui no fórum já terão lido ou ouvido falar dela, mas estão a apostar muito forte nas baterias eléctricas..

Trata-se de eletrodo de nanotubo de carbono alinhado verticalmente que a NAWA Technologies projetou e patenteou...

Esse eletrodo de carbono que dizem ser ultra-rápido, tem o potencial de uso no mercado de baterias dos veículos eléctricos, com a NAWA a dizer que pode aumentar a energia da bateria em até dez vezes, aumentar o armazenamento de energia por um factor de três e aumentar o ciclo de vida de uma bateria cinco vezes...o que representaria uma durabilidade muito relevante nesse campo.
O trabalho que está já a ser feito actualmente por esta empresa Francesa, prevê o resultado efectivo e já no mercado em... 2023.

Veremos no que vai dar, mas claramente que várias marcas e empresas estão a dar passos largos para melhorar bastante o que existe actualmente.

É verdade que a Panasonic, a Samsung, a Catl ou a LG (para mencionar algumas) têm condiço€s e know-how mais que suficientes para estar na linha da frente das novas tecnologias e revoluções nesta área, mas há sempre empresas que podem surpreender.
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Dezembro 26, 2020, 23:11:12, 23:11
Responder #122

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Parece que na Europa andam a roubar os cabos de carregamento...e que custam umas boas centenas de Euros, conforme os modelos.

Uma pessoa deixa o seu veículo a carregar, ausenta-se e nessa altura levam os ditos cabos, que mesmo com os actuais sistemas de segurança, acabam por ser falíveis.

Como sabemos que tanto nas 4 rodas como nos motociclos eléctricos existe recurso a cabos próprios, aí fica a notícia do que andam a fazer uns patifes. :zangadoplus:

Se até agora recai essencialmente sobre a Tesla, não é de pensar que não pode acontecer com outras marcas de automóveis e mesmo motociclos...  :curtocircuito:

https://electrek.co/2020/12/23/thieves-stealing-tesla-charging-cables-suspecting-lock-defect-cold/

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Dezembro 27, 2020, 02:06:53, 02:06
Responder #123

JoãoPVCarvalho

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Parece que na Europa andam a roubar os cabos de carregamento...e que custam umas boas centenas de Euros, conforme os modelos.

Uma pessoa deixa o seu veículo a carregar, ausenta-se e nessa altura levam os ditos cabos, que mesmo com os actuais sistemas de segurança, acabam por ser falíveis.

Como sabemos que tanto nas 4 rodas como nos motociclos eléctricos existe recurso a cabos próprios, aí fica a notícia do que andam a fazer uns patifes. :zangadoplus:

Se até agora recai essencialmente sobre a Tesla, não é de pensar que não pode acontecer com outras marcas de automóveis e mesmo motociclos...  :curtocircuito:

https://electrek.co/2020/12/23/thieves-stealing-tesla-charging-cables-suspecting-lock-defect-cold/



Não tenho a menor dúvida que quando esses veículos se generalizarem vão ser alvo desse tipo de roubo. Se os amigos do alheio arriscam a vida a roubar cabos eléctricos dos postes, mais depressa vão atacar esses que estão muito mais acessíveis.

Por outro lado estou convencido que o sistema de carregamento tal como as baterias ainda vão evoluir bastante no sentido de se tornarem de utilização mais prática, esse cabos vão ficar obsoletos muito em breve, assim como o actual processo de carregamento de baterias. basta olhar para outros equipamentos móveis já em utilização há vários anos para perceber que o futuro passa obrigatoriamente, ou por um sistema de substituição rápida da bateria (deixando estas de ser propriedade do utilizador e passando a ser um serviço, situação que vai carecer de uma uniformização dos modelos à semelhança do que acontece com as vulgares pilhas), ou então de sistemas de carregamento do tipo de ancoragem em doca.

Não estou a divagar (embora pareça  :stuck_out_tongue_winking_eye:) estes sistemas já são utilizados desde há muito tempo na industria quer por simples empilhadores como por veículos autónomos, de modo que é uma questão de adaptação.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 27, 2020, 11:00:09, 11:00
Responder #124

Lourenço

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Os cabos de carregamento que não sendo os que estão fixos nos PCR ou PCN, ou seja, os cabos portáteis, são os alvos desta onda de roubos recente.
Normalmente os cabos ficam "trancados" até o proprietário do veículo dar por finda a recarga.
Nomeadamente com os Tesla e em climas muito frios aconteciam alguns problemas com a dificuldade de "destrancar" as fichas e respetivos pinos.
A Tesla resolveu a questão com uma alteração de software mas que se revelou demasiado permissiva para os amigos do alheio e estes assim que detetaram esta vulnerabilidade aproveitaram.
Segundo parece já foi feita ou está a ser feita uma atualização mais elaborada que resolve os dois aspetos.

Dezembro 27, 2020, 11:03:34, 11:03
Responder #125

replicantz

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Mas o motivo do roubo é apenas a venda da matéria prima (metais)?
Ou é para revender no mercado negro a preços de amigo?

Se for o segundo caso, se calhar os fabricantes podiam dar uma ajudinha. 
Podiam adoptar um sistema a lá Apple com uns upgrades. Os cabos ou a própria ficha serem codificados e apenas funcionar com o veículo para o qual estão programados.

Sim, encarece o preço final. Mas o mesmo valor ou até superior se gastará ao ter que comprar um sistema qualquer anti-roubo, como cadeados ou algo do gênero.



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Dezembro 27, 2020, 11:09:30, 11:09
Responder #126

Sapiens21

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Uma outra forma João poderá ainda passar pelos carregamentos por indução.

Falei disso neste tópico mais abaixo há uns tempos...

Seja por zonas fixas destinadas ao dito carregamento, seja pelo tipo de projectos que estão já em desenvolvimento em plena estrada...

Creio que o problema actual se prende ainda é com a dissipação de energia não aproveitada neste tipo de carregamento, apesar de a evolução deste tipo de tecnologia ter ainda muito potencial para melhorar.

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2603.msg68751#top
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Dalai Lama

Dezembro 27, 2020, 13:00:49, 13:00
Responder #127

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Mas o motivo do roubo é apenas a venda da matéria prima (metais)?
Ou é para revender no mercado negro a preços de amigo?

(....)


Por aquilo que se vai sabendo, de facto parece já existir um 'mercado negro' para cabos de carregamento...usados.

E sim...quem os adquire acaba por alimentar este problema.  :curtocircuito:

Tendo em conta que adquirido na marca pode chegar a algumas centenas de Euros, já se está a ver que a patifagem lá arranjou um novo passatempo para estragar o dia a quem leva a vida de forma honesta.  :napodeser:

Ora lê este artigo, entre outros, onde falam deste mercado de cabos usados..

https://ksusentinel.com/2020/12/26/someone-is-stealing-tesla-cables-and-not-only/
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Dezembro 28, 2020, 17:16:01, 17:16
Responder #128

dfelix

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Mas o motivo do roubo é apenas a venda da matéria prima (metais)?

Suponho que seja mesmo pelo facto de serem estupidamente caros!
Sobretudo o que têm inversor acoplado. Embora esses sejam os que se usam em fichas domésticas e não nos pontos de carregamento.

Parece-me que será um problema idêntico ao que acontecia com as antenas dos automoveis ha uns anos atrás.
Bastou começarem a roubar.. para se iniciar um negocio paralelo em que se ia à feira comprar antenas a quem as roubava.
 :D

Podiam adoptar um sistema a lá Apple com uns upgrades. Os cabos ou a própria ficha serem codificados e apenas funcionar com o veículo para o qual estão programados.

A maioria dos veículos trancam o cabo...
Poderá haver muitos que não o fazem e aí para o amigo do alheio seja só puxar.
Ou este caso que desconhecia referido pelo Lourenço, de haver forma de abrir o trinco.

Agora... se andam a rebentar com grelhas para extrair o cabo, já é vandalismo.  :-X



Dezembro 28, 2020, 17:58:48, 17:58
Responder #129

nfkart

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Boas,

as fichas nao saem, só destruindo o cabo ou o carro.

Elas trancam automaticamente.

Conforme referi, por questão de escala, o setor das motas será o ultimo a ser explorado na minha opinião, nomeadamente no consumidor final.

Nas empresas é diferente, dado que já existem pizzarias e empresas de entregas urbanos que usam as motos eletricas.

Dezembro 28, 2020, 18:13:04, 18:13
Responder #130

Cross

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É uma questão de tempo até identificarem outra vulnerabilidade no sistema para continuarem a roubar. Acho que li algures que utilizam uma rebarbadora como fazer aos cadeados nas motas.

Baterias formato uniformes vai levar algum tempo e tem que existir legislação. Sem isso o mercado de troca baterias mono marca não é rentável comercialmente e economicamente viável para o utilizador.
Claro nessa altura o petróleo estará ao preço da chuva e o electrico caríssimo com os impostos a mover do lado do petróleo parao lados do eléctrico.


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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Dezembro 28, 2020, 19:03:18, 19:03
Responder #131

Sapiens21

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Boas,

as fichas nao saem, só destruindo o cabo ou o carro.

(....)

No caso referido mais acima e comprovado, o problema é que quando sujeito a certa temperatura (e recordo que por exemplo nos países mais a norte da Europa as temperaturas descem bastante), mostrou-se demasiado fácil de desconectar.  :-\

Os pinos que prendem o cabo no local (em ambas as extremidades, entenda-se), pelos vistos mostram algumas fragilidades quando as temperaturas são negativas.

Ok...é verdade que têm dito em diversas publicações que vão proceder a actualizações de software over-the-air (OTA), mas tenho algumas reservas em crer que só isso e sem alguma mudança adicional, será insuficiente para travar os larápios.
Espero enganar-me...
« Última modificação: Dezembro 29, 2020, 12:10:54, 12:10 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 29, 2020, 12:18:59, 12:18
Responder #132

dfelix

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Conforme referi, por questão de escala, o setor das motas será o ultimo a ser explorado na minha opinião, nomeadamente no consumidor final.

Não concordo que seja por uma questão de escala.
Na minha opinião acontece precisamente o oposto: Os construtores de motociclos produzem o que o mercado procura.
E neste momento o público que deseja uma uma moto eléctrica representa um nicho restrito de consumidores.

Baterias formato uniformes vai levar algum tempo e tem que existir legislação.

Ironicamente, muitas das "baterias" dos EV têm formatos uniformes.  :)
Obviamente estão acomodadas numa estrutura adequada ao chassis do veículo.
Mas desmontando aquilo, em muitos vais encontrar "pilhas" como estas:



Claro que os construtores mandam fabricar seguindo as suas especificações.
Mas o "formato" é tão standard quanto umas AA ou AAA.


Há uns tempos andei à procura no ebay de 21700 idênticas à samsung 40T (roxa) que aparece na foto.
E encontrei gente a vender 21700 provenientes dum Tesla.

(fui pesquisar e ainda encontre um anuncio aqui)

Claro nessa altura o petróleo estará ao preço da chuva e o electrico caríssimo com os impostos a mover do lado do petróleo parao lados do eléctrico.


Ou não...
Nada garante uma maior procura de consumo para... produzir energia electrica!  :D
« Última modificação: Dezembro 29, 2020, 12:21:22, 12:21 por dfelix »

Dezembro 29, 2020, 12:46:29, 12:46
Responder #133

JoãoPVCarvalho

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Conforme referi, por questão de escala, o setor das motas será o ultimo a ser explorado na minha opinião, nomeadamente no consumidor final.

Não concordo que seja por uma questão de escala.
Na minha opinião acontece precisamente o oposto: Os construtores de motociclos produzem o que o mercado procura.
E neste momento o público que deseja uma uma moto eléctrica representa um nicho restrito de consumidores.

Baterias formato uniformes vai levar algum tempo e tem que existir legislação.

Ironicamente, muitas das "baterias" dos EV têm formatos uniformes.  :)
Obviamente estão acomodadas numa estrutura adequada ao chassis do veículo.
Mas desmontando aquilo, em muitos vais encontrar "pilhas" como estas:



Claro que os construtores mandam fabricar seguindo as suas especificações.
Mas o "formato" é tão standard quanto umas AA ou AAA.


Há uns tempos andei à procura no ebay de 21700 idênticas à samsung 40T (roxa) que aparece na foto.
E encontrei gente a vender 21700 provenientes dum Tesla.

(fui pesquisar e ainda encontre um anuncio aqui)

Claro nessa altura o petróleo estará ao preço da chuva e o electrico caríssimo com os impostos a mover do lado do petróleo parao lados do eléctrico.


Ou não...
Nada garante uma maior procura de consumo para... produzir energia electrica!  :D
É tal como refere o Dfelix no que conserne à uniformização das baterias.

Reparem que a Tesla na verdade não está muito preocupada com o design dos seus carros tanto com está com o desenvolvimento das suas baterias, a Porche e a Mercedes há muito que superaram os Tesla. Já para não referir alguns Hipercar_e extremamente exclusivos.

Eu acredito que num futuro próximo a Tesla abdique do negócio dos carros mas mantenha o negócio das baterias. Será por certo mais rentável vender baterias a várias marcas do que produzir apenas para consumo próprio, e nessa altura a uniformização será uma garantia.

No meu caso, como muitos de vocês já sabem, sou um entusiasta do material Chinês, sou daqueles que acredita que não devo pagar mais quando posso pagar menos, por isso baterias cá em casa só há disto... (verdade seja dita, comprei muito lixo até encontrar umas que valem a pena mas, mesmo assim ficou mais barato que comprar Duracell).

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Dezembro 29, 2020, 13:45:14, 13:45
Responder #134

dfelix

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Eu acredito que num futuro próximo a Tesla abdique do negócio dos carros mas mantenha o negócio das baterias. Será por certo mais rentável vender baterias a várias marcas do que produzir apenas para consumo próprio, e nessa altura a uniformização será uma garantia.

Do pouco que li sobre o tema, as baterias foram sempre uma pedra no sapato da Tesla.
Sobretudo porque têm dependido de parcerias para as fabricar, quase sempre com a Panasonic.
As 21700 do link para o ebay que coloquei atrás é um exemplo.

No ano passado foi notícia a Tesla ter comprado a Maxwell.
E supostamente estes andaram nos últimos anos a investir em tecnologia que se tornou conveniente para a Tesla.
Nunca mais li nada sobre isto.. mas tal como tu, acredito que a Tesla possa se tornar um player poderoso no fornecimento de componentes.

Já quanto ao abandonar o negócio dos carros tenho sérias dúvidas.
Vejo cada vez mais a Tesla como uma espécie de Apple dos EV.
Os produtos não são necessariamente superiores ao que oferece a concorrência, mas têm algo que os torna apelativos ao consumo.

« Última modificação: Dezembro 29, 2020, 13:46:38, 13:46 por dfelix »

Dezembro 31, 2020, 01:05:55, 01:05
Responder #135

JoãoPVCarvalho

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Eu sei que estamos aqui para falar de motas mas, não podia deixar de mencionar este Micro-carro eléctrico que aparentemente verá a luz do dia já em 2021. Este modelo vai de encontro à tese que tenho defendido sobre veículo urbanos de utilização comunitária. Pequeno, ágil, prático e elétrico.
Apresento-vos o remake do BMW Isseta, mais conhecido pelo cognome de "o Ovo"

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Dezembro 31, 2020, 01:22:51, 01:22
Responder #136

MaisUm

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Eu sei que estamos aqui para falar de motas mas, não podia deixar de mencionar este Micro-carro eléctrico que aparentemente verá a luz do dia já em 2021. Este modelo vai de encontro à tese que tenho defendido sobre veículo urbanos de utilização comunitária. Pequeno, ágil, prático e elétrico.
Apresento-vos o remake do BMW Isseta, mais conhecido pelo cognome de "o Ovo"

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Lembro-me de, no século passado haverem uns carrinhos assim, para 2 ou 4 pessoas, e a porta abria assim mesmo.... Anos 60/70....,, motor atrás, e até eram castiços.... um deles era mesmo esse Isseta, o Goggomobil, etc....  https://pt.slideshare.net/henrychinaglia/minicarros-antigos ...
« Última modificação: Janeiro 03, 2021, 00:11:36, 00:11 por MaisUm »
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Dezembro 31, 2020, 11:03:43, 11:03
Responder #137

2low

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Eu sei que estamos aqui para falar de motas mas, não podia deixar de mencionar este Micro-carro eléctrico que aparentemente verá a luz do dia já em 2021. Este modelo vai de encontro à tese que tenho defendido sobre veículo urbanos de utilização comunitária. Pequeno, ágil, prático e elétrico.
Apresento-vos o remake do BMW Isseta, mais conhecido pelo cognome de "o Ovo"

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Lembro-me de, no século passado haverem uns carrinhos assim, para 2 ou 4 pessoas, e a porta abria assim mesmo.... Anos 60/70....,, motor atrás, e até eram castiços....Lembro-me de, no século passado haverem uns carrinhos assim, para 2 ou 4 pessoas, e a porta abria assim mesmo.... Anos 60/70....,, motor atrás, e até eram castiços.... um deles era mesmo esse Isseta, o Goggomobil, etc....  https://pt.slideshare.net/henrychinaglia/minicarros-antigos ...

Companheiro, o link está incompleto...

MAS será que se trata do BMW Isetta?


JoãoPVCarvalho, o receio em redor dos tais "veículo urbanos de utilização comunitária" é que se forem em numero suficiente para toda a população possam na mesma não solucionar actuais problemas das grandes zonas urbanas que são o excesso de veículos...e muito para lá das questões ambientais.... além de que a sua produção se não for baseada na quase totalidade de reciclagem de veículos entregues para abate, será algo pouco sustentável, é que as questões ambientais são muito mais complexas do que meras e simplorias questões baseadas na comparação "deita fuma ou não" ou "é eléctrico ou combustão" e vai mais para se é necessário fazer mais rombos ao meio ambiente retirando dele mais recursos naturais para a produção desses veículos... e nisso, se o mesmo sentimento egoísta se prevalecer em continuarmos a ter veículos próprios mesmo que "supostos amigos do ambiente" é estarmos a nos enganar por não nos preocuparmos com essas questões da sustentabilidade da produção desse "novo veiculo" que NÃO FOI produzido totalmente com materiais reciclados e a agravante que continua a ocupar o mesmo espaço de um vulgar veiculo tradicional e que não resolve nada das questões actuais das grandes cidades...o tal excesso numero de veículos próprios e insuficiência de lugares estacionamento.
Aprecio soluções mais comunitárias tipo o Hyperloop para deslocações de média e grande distância ou mais semelhantes aos vulgares metropolitanos "electricos" para deslocações mais curtas desde que todas as soluções permitam devolver aos cidadãos mais "via publica livre" para andar a pé À vontade sem correr risco de apanhar com uma bicicleta ou trotinete ou outro veiculo que venha substituir... portanto... via publica ao nível térreo para peões, bicicletas, trotinetes,etc e nivel suberraneo para transportes pessoais ou outros tipos de transporte, mas isto é utopia... e infelizmente já lá não chegamos...
Pessoalmente entendo que é bem mais sustentavel manter os veículos actuais que já foram produzidos e enquanto a sua manutenção se restringir a muito poucas peças de susbtituição e manutenção, o veiculo é certo que possa produzir um pouco mais de gases nocivos mas por outro lado tenho vindo a restringir os percursos para o estritamente necessário e tenho optado por mesmo que cá a Lisboa estacionar o veiculo em determinada parte da cidade e fazer um significativo percurso a pé que dá gozo usufruir os novos passeios, faz bem e estou assim a também fazer a minha parte sustentavel dentro do possível e por isso mesmo entra na equação a aquisição de uma ou duas trotinetes ou veículos não muito diferentes que não ocupam de  forma egoísta a via publica!

Na questão de produção automóvel há um lado negro relativo à falsa sensação de veículos mais seguros que é a diferença de tamanho que é um actual "carrito" para o que era um "antigo carrito" dos anos 1990/2000, sem fazer essa comparação nos veículos familiares onde as diferenças são bem significativas...
A legislação manteve-se inalterada e os lugares de estacionamento normalmente têm 2,5m por 5,0m que face ao tamanho dos actuais familiares pode significar que não caibam lá...
Portanto...os veiculos não têm tecnologia mais segura XPTO, foram é cada vez aumentando porque há também as formulas da fisica que respondem a muitas destas questões e a mais conhecida P = m X V é uma que está também presente nessa situação dos veículos terem crescido de forma desmesurada e se pegarmos num antigo veiculo familiar grande anterior a 2010 que até tenha obtido pontuação 5 estrelas naquele comparometro da EURONCAP, se tiver o azar de ter um acidente até com um actual pequeno carrito familiar que tenha a actual pontuação máxima nesses mesmos testes... está desgraçado...
Era bom a industria desenvolver reais tecnologias que melhorem a segurança sem a necessidade de tornar os carros gigantes!
Tanto pelo problema que indiquei ali atrás sobre as questões problemáticas das actuais zonas urbanas...a falta de espaço publico para tantos veículos...
Em tempos havia um exemplo significativo desta premissa que era por exemplo que ... o VW Polo que saiu em 1995 já tinha dimensões semelhantes do primeiro VW Golf...
VW Golf MK1 - 3705mm X 1610mm X 1395mm
VW Polo - 3715mm X 1655mm X 1420mm
actual VW Polo - 4053mm X 1751mm X 1461mm
VW Golf 1997 - 4150mm X 1740mm X 1440mm

Ficam aqui mais dados para o debate...

Quanto às motos, já transmiti que sendo um veiculo com dimensões reduzidas não prejudica significativamente a cidade e reduz mesmo esse lado egoísta de preenchermos as cidades com veículos ditos tradicionais (eléctricos ou de combustão).
Trata-se de MOBILIDADE urbana no que isso possa significar!

nota: sinto-me no mesmo direito de apontar o dedo aos egoístas quando me apontam o dedo por não ter um eléctrico  :lolol:


« Última modificação: Dezembro 31, 2020, 11:10:01, 11:10 por 2low »
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Dezembro 31, 2020, 12:34:27, 12:34
Responder #138

JoãoPVCarvalho

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Amigo @2low,

Compreendo os teus argumentos e, é sem dúvida um risco essa possibilidade que levantas mas, eu acredito mais no veículo comunitário em detrimento do veículo pessoal, e ainda tenho a esperança que num futuro próximo possamos encontrar nas grandes metrópoles veículos AI sem condutor. Os transportes coletivos como o metro e outros afins continuará a existir em rotas fixas, pelo que o veículo autónomo que te leva onde os outros não chegam tem o seu lugar garantido na sociedade do futuro. Por ser um veículo comunitário anula a necessidade da existência de um veículo próprio, reduzindo drásticamente o número de efetivos, sendo autónomo reduz a necessidade de espaço de estacionamento.

Andei a ver muita ficção científica

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 31, 2020, 19:57:18, 19:57
Responder #139

2low

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E no seguimento do que disse anteriormente...

Até a Audi também já apresentou a sua proposta para ajudar à Mobilidade Urbana Mais Sustentável e Menos Egoista e vem com uma boa autonomia... 65km...

https://www.autofoco.pt/noticia/ver/870686
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Maio 09, 2021, 22:34:29, 22:34
Responder #140

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O Polígrafo debruçou-se sobre o tema dos veículos eléctricos e da poluição num área muito específica...a produção das baterias e a poluição emitida.

Vale a pena ler até ao fim, para se perceber a diferença que resulta quando a origem da eletricidade para a produção das baterias é afinal de fonte 100% renovável...ou fóssil.

Faz toda a diferença. Toda...  :read.calm:

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/producao-de-baterias-para-carros-eletricos-liberta-tanto-co2-como-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Maio 09, 2021, 22:52:16, 22:52
Responder #141

FilipeC

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A única hipótese é reduzirmos as necessidades. O 5g vai massificar a condução autónoma. Vai deixar de fazer sentido ter um veículo próprio. Acredito que ser proprietário de um carro ou moto vai ser tão caro que não fará sentido ter um. O mesmo vai acontecer com a água e electricidade. Gastamos demais

Maio 09, 2021, 23:26:45, 23:26
Responder #142

EML

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A única hipótese é reduzirmos as necessidades. O 5g vai massificar a condução autónoma. Vai deixar de fazer sentido ter um veículo próprio. Acredito que ser proprietário de um carro ou moto vai ser tão caro que não fará sentido ter um. O mesmo vai acontecer com a água e electricidade. Gastamos demais
Para mim andar num veículo autónomo é como andar de táxi!
Eu na cidade tento andar o mais possível a pé! E quando são distâncias maiores, se houver um transporte público com um preço mais baixo do que ir de carro para o sítio onde vou, também o escolho. Mas faço contas e já descobri que se formos dois ou três o carro fica, a maioria das vezes, mais barato.
De scooter 125, então é sempre mais barato! :scooter:
« Última modificação: Maio 09, 2021, 23:28:00, 23:28 por EML »
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Maio 09, 2021, 23:39:53, 23:39
Responder #143

Lourenço

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O Polígrafo debruçou-se sobre o tema dos veículos eléctricos e da poluição num área muito específica...a produção das baterias e a poluição emitida.

Vale a pena ler até ao fim, para se perceber a diferença que resulta quando a origem da eletricidade para a produção das baterias é afinal de fonte 100% renovável...ou fóssil.

Faz toda a diferença. Toda...  :read.calm:

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/producao-de-baterias-para-carros-eletricos-liberta-tanto-co2-como-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina

Faz todo o sentido, para a produção de baterias e para a eletricidade utilizada para recarregar as baterias.
Boa parte da eletricidade em Portugal já é de origem renovável, em crescendo.

O irónico no modelo Português é que o OPC (operador de postos de carregamento) não vende energia, vende minutos, quem vende energia é o CEME, com o Estado através da Mobi.e a gerir e mais ninguém pode vender, existe em Portugal um tabu na venda de energia elétrica como no século passado com os notários e farmácias; por esta razão ao contrário do que se passa noutros países, a produção local ou próxima ao posto de carregamento, mesmo que parcial não interessa ao investidor do posto porque este não pode comprar nem vender energia.
Um particular ou empresa sim, já conheço muitos casos que alem de circularem elétrico asseguram quase a totalidade de recarga de baterias com fotovoltaico próprio.

Maio 17, 2021, 16:57:41, 16:57
Responder #144

2low

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Atendendo a tudo o que foi já aqui dito, existe uma outra componente que poderá ajudar a "malta a aderir (ou não)" a esta nova tecnologia supostamente mais amiga do ambiente - a importância da divulgação com iniciativas que demonstram reais capacidades destas tecnologias.

Por cá começam a existir alguns eventos muito pouco divulgados e sem grande expressão mas em Espanha já se vêem outro tipo de iniciativas e o próximo é uma espécie de volta a Espanha em moto eléctrica, em que era suposto a presença de 50 Zero Motorcycles e já contam com mais de 100 inscrições.
Essa volta a Espanha em Eléctrica tem o nome de "A Tocha Eléctrica" e terá inicio já no próximo dia 22 de Maio.
(Por cá esse nome naquilo que pode representar, certamente que ainda roubará alguma gargalhada se se dizer algo como significar o juntar de pelo menos 50 motos eléctricas e acender a fogueira...)

Mais info:
https://www.motor24.pt/sites/motos-sites/mais-de-50-motos-zero-motorcycles-vao-correr-o-desafio-a-tocha-eletrica/1520414/?utm_source=ojogo.pt&utm_medium=recomendadas&utm_campaign=rec_edit_externo
https://www.motorbikemag.es/antorcha-electrica-vuelta-espana-relevos-motos-electricas-2021/
https://antorchaelectrica.org/

A única iniciativa parecida que aconteceu em Portugal foi uma iniciativa particular de duas amigas que deram a volta a Portugal em moto eléctrica, isto ainda em 2010/2011!!!
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/volta-a-portugal-de-moto-electrica
www.portugaldemotaelectrica.blogspot.com

Em termos mundiais já foi dado um passo importante (na propaganda da tecnologia) com o inicio do MotoE e FormulaE mas ainda está só no começo!
Daqui a 10 anos ainda estaremos aqui a debater porque razão ainda não se fez a transição de forma definitiva e porque razão ainda o nosso vizinho é um grande poluidor com o seu velhinho turbo diesel, aposto nisso! Mas obviamente que o panorama geral será bem distinto do que já actualmente assistimos, tanto que só neste ultimo ano as marcas começam em força a publicitar a venda de veículos eléctricos (4 rodas)!

No geral mas mais nos automóveis ainda não temos veículos genéricos capazes de se bater nas características gerais com modelos idênticos de motorização tradicional "a carvão ou vapor" (isto para roubar gargalhada aos que já evoluiram e como devem chamar aos retrogrados) e (no caso pessoal) enquanto não aparecerem por exemplo modelos em formato de típica carrinha "Passat variant/A4 e A6 Avant/serie 3 e 5 touring/Octavia e Superb break/etc" e os modelos eléctricos que são comercializados e que vão sendo apresentados vêm limitados a uma velocidade máxima que até um Clio 1.0 de 1996 era capaz de fazer, é difícil e ridículo de se aceitar que isto é o moderno ou evolução... mais parece um retrocesso!!!

E acredito que as actuais criticas que se possam fazer aos veiculos eléctricos já não sejam tanto quanto eram no passado e até sejam agora diferentes, uma vez que os próprios veiculos eléctricos têm sido desenvolvidos de forma muito célere (aparente) e têm vindo a conseguir ultrapassar as dificuldades outrora apontadas:
Vamos andar a 20 à hora porque se andarmos a 200 o carro só faz 10km e se andar a 300 arde (a chamada velocidade do fogo  :lolol: ).
Vamos andar de big monovolume porque ainda não conseguiram desenvolver baterias para voltar a ter uma vulgar carrinha sem se perder espaço de mala.
(a 330e touring que é uma mera híbrida tem uma significativa redução do tamanho da mala)
...


« Última modificação: Maio 17, 2021, 17:18:40, 17:18 por 2low »
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Maio 17, 2021, 19:16:44, 19:16
Responder #145

ALCLCF

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A publicidade para muitos (como eu) é um "no go".

Portanto as voltas grandes ou pequenas serão sempre incógnitas, vídeos do "youtubi" e afins zero, FB/Instagram/etc nada, máximo algumas fotos e descritivos e só no grupo da marca. Aliás tirando um amigo com que ando nalgumas voltas, mais nenhum (que anda e não anda de mota) lhe colocou os olhos há um ano....é tipo as OS's, entro em "coasting" e passo de fininho que nem me ouvem :lolol:

A transição para eléctrico em motociclos vai demorar muitos anos e como utilizador das ">125cc" é para o lado que durmo melhor. Já os ciclomotores e com carta provisória já se vai vendo vários.

Os utilizadores de VE's (4 ou 2 rodas) não têm de convencer nada nem ninguém nesta altura do campeonato (já foi o tempo) e como muitos já só mando a minha posta para corrigir algumas imprecisões. É preciso é tempo para aproveitar e fazer km




Julho 20, 2021, 23:28:53, 23:28
Responder #146

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Se isto se tornar mesmo uma realidade (ver link que colocarei abaixo)...

...então o Reino Unido poderá ter como deadline para a venda de motos com motor de combustão novas, o ano 2035, ou seja, dentro de apenas década e meia!!

Sim, isto significa por lá que a mudança pode muito bem não se ficar só pelos automóveis. :-X

https://www.rideapart.com/news/521418/uk-combustion-vehicle-ban-2035/
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Julho 20, 2021, 23:51:04, 23:51
Responder #147

TMXR

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Não vai ser o Reino Unido, vai ser toda a Europa

A Europa está a apostar em auto-destruir a sua economia para criar uma nova nova economia baseada no CO2 com a esperança que essa nova economia possa criar desenvolvimento e crescimento


Neste momento a questão será das motos, embora as taxas que a médio prazo penso que farão incidir nos combustíveis penalizem quem anda de moto

A questão da mudança neste momento não e ambiental porque está mudança apenas tem a capacidade de baixar uma décima de grau até 2050. A questão é as escolhas por parte das elites e o forçar por parte dos governos a mudarmos os nosso hábitos
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Julho 21, 2021, 08:51:15, 08:51
Responder #148

Sapiens21

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É para aí que tudo aponta...

Ainda ontem estive a ver o interessante Calero do Carwow.es a explicar detalhadamente tudo isso.  :nice:

No entanto, a Comissão Europeia julgo que (ainda) não colocou os motociclos novos com motor de combustão com o mesmo prazo limite de vendas.
Apenas os automóveis...

Agora que isto que se vai passar no Reino Unido terá reflexos e também aplicação nos restantes países da Europa Ocidental, pois...para te ser franco também me parece que pode muito bem ser o caso.  :pensador:
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Julho 21, 2021, 11:15:16, 11:15
Responder #149

TMXR

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Sim, por acaso o termo que usei e até e dele e concordo inteiramente com a análise dele e que já era a minha antes de a ouvir, contud, a capacidade de condensação de ideias e pragmatismo com a que a as apresenta e excente


Mas já achava tudo isto há alguns anos, e daí  a minha ideia de deixar de morar na Europa….  Isto vai aqui vai azedar, e vai ser mais divertido assistir de camarote e com o balde de pipocas na mão  :D :D
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