Li esta notícia e achei interessante o facto que no início dos automóveis já havia elétricos, a gasolina e a vapor e o que vingou foi o carro a gasolina... hoje estamos numa nova encruzilhada! https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160228_carros_eletricos_tg
Do lítio em Portugal:“Se o meu sustento me for retirado, não terei futuro noutro local”, contou Paulo Pires, um dos moradores afetados pela vontade de quem quer fazer buracos no chão em busca de lítio – componente necessário ao fabrico de baterias utilizadas em carros eléctricos, smartphones e armazenamento de energia. Segundo a Reuters, Portugal soma reservas de 60 mil toneladas de lítio.(...)Do lado das comunidades, é encarada como um meio de destruição de territórios actualmente usados para caça ou agricultura: “Uma das nossas montanhas irá simplesmente desaparecer. Será cortada ao meio. O impacto será brutal”, contou Fernando Queiroga, presidente da Câmara de Boticas.Fonte: https://automonitor.sapo.pt/2020/02/15/novidades/noticias/minas-de-litio-em-portugal-a-investigacao-da-reuters/E um artigo muito interessante na National Geographic (Portuguesa)Fonte: https://nationalgeographic.sapo.pt/ciencia/grandes-reportagens/1221-o-litio-pode-ser-a-energia-do-futuro-e-ha-abundancia-em-PortugalO "outro" lado das baterias de lítio.
Parece que na Europa andam a roubar os cabos de carregamento...e que custam umas boas centenas de Euros, conforme os modelos.Uma pessoa deixa o seu veículo a carregar, ausenta-se e nessa altura levam os ditos cabos, que mesmo com os actuais sistemas de segurança, acabam por ser falíveis. Como sabemos que tanto nas 4 rodas como nos motociclos eléctricos existe recurso a cabos próprios, aí fica a notícia do que andam a fazer uns patifes. Se até agora recai essencialmente sobre a Tesla, não é de pensar que não pode acontecer com outras marcas de automóveis e mesmo motociclos... https://electrek.co/2020/12/23/thieves-stealing-tesla-charging-cables-suspecting-lock-defect-cold/
Mas o motivo do roubo é apenas a venda da matéria prima (metais)? Ou é para revender no mercado negro a preços de amigo?(....)
Mas o motivo do roubo é apenas a venda da matéria prima (metais)?
Podiam adoptar um sistema a lá Apple com uns upgrades. Os cabos ou a própria ficha serem codificados e apenas funcionar com o veículo para o qual estão programados.
Boas,as fichas nao saem, só destruindo o cabo ou o carro.(....)
Conforme referi, por questão de escala, o setor das motas será o ultimo a ser explorado na minha opinião, nomeadamente no consumidor final.
Baterias formato uniformes vai levar algum tempo e tem que existir legislação.
Claro nessa altura o petróleo estará ao preço da chuva e o electrico caríssimo com os impostos a mover do lado do petróleo parao lados do eléctrico.
Citação de: nfkart em Dezembro 28, 2020, 17:58:48, 17:58Conforme referi, por questão de escala, o setor das motas será o ultimo a ser explorado na minha opinião, nomeadamente no consumidor final.Não concordo que seja por uma questão de escala.Na minha opinião acontece precisamente o oposto: Os construtores de motociclos produzem o que o mercado procura. E neste momento o público que deseja uma uma moto eléctrica representa um nicho restrito de consumidores.Citação de: Cross em Dezembro 28, 2020, 18:13:04, 18:13Baterias formato uniformes vai levar algum tempo e tem que existir legislação.Ironicamente, muitas das "baterias" dos EV têm formatos uniformes. Obviamente estão acomodadas numa estrutura adequada ao chassis do veículo.Mas desmontando aquilo, em muitos vais encontrar "pilhas" como estas:Claro que os construtores mandam fabricar seguindo as suas especificações.Mas o "formato" é tão standard quanto umas AA ou AAA.Há uns tempos andei à procura no ebay de 21700 idênticas à samsung 40T (roxa) que aparece na foto.E encontrei gente a vender 21700 provenientes dum Tesla.(fui pesquisar e ainda encontre um anuncio aqui)Citação de: Cross em Dezembro 28, 2020, 18:13:04, 18:13Claro nessa altura o petróleo estará ao preço da chuva e o electrico caríssimo com os impostos a mover do lado do petróleo parao lados do eléctrico.Ou não...Nada garante uma maior procura de consumo para... produzir energia electrica!
Eu acredito que num futuro próximo a Tesla abdique do negócio dos carros mas mantenha o negócio das baterias. Será por certo mais rentável vender baterias a várias marcas do que produzir apenas para consumo próprio, e nessa altura a uniformização será uma garantia.
Eu sei que estamos aqui para falar de motas mas, não podia deixar de mencionar este Micro-carro eléctrico que aparentemente verá a luz do dia já em 2021. Este modelo vai de encontro à tese que tenho defendido sobre veículo urbanos de utilização comunitária. Pequeno, ágil, prático e elétrico.Apresento-vos o remake do BMW Isseta, mais conhecido pelo cognome de "o Ovo" Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Citação de: JoãoPVCarvalho em Dezembro 31, 2020, 01:05:55, 01:05Eu sei que estamos aqui para falar de motas mas, não podia deixar de mencionar este Micro-carro eléctrico que aparentemente verá a luz do dia já em 2021. Este modelo vai de encontro à tese que tenho defendido sobre veículo urbanos de utilização comunitária. Pequeno, ágil, prático e elétrico.Apresento-vos o remake do BMW Isseta, mais conhecido pelo cognome de "o Ovo" Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkLembro-me de, no século passado haverem uns carrinhos assim, para 2 ou 4 pessoas, e a porta abria assim mesmo.... Anos 60/70....,, motor atrás, e até eram castiços....Lembro-me de, no século passado haverem uns carrinhos assim, para 2 ou 4 pessoas, e a porta abria assim mesmo.... Anos 60/70....,, motor atrás, e até eram castiços.... um deles era mesmo esse Isseta, o Goggomobil, etc.... https://pt.slideshare.net/henrychinaglia/minicarros-antigos ...
A única hipótese é reduzirmos as necessidades. O 5g vai massificar a condução autónoma. Vai deixar de fazer sentido ter um veículo próprio. Acredito que ser proprietário de um carro ou moto vai ser tão caro que não fará sentido ter um. O mesmo vai acontecer com a água e electricidade. Gastamos demais
O Polígrafo debruçou-se sobre o tema dos veículos eléctricos e da poluição num área muito específica...a produção das baterias e a poluição emitida. Vale a pena ler até ao fim, para se perceber a diferença que resulta quando a origem da eletricidade para a produção das baterias é afinal de fonte 100% renovável...ou fóssil. Faz toda a diferença. Toda... https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/producao-de-baterias-para-carros-eletricos-liberta-tanto-co2-como-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina