Os factos vão aparecendo... https://www.turbo.pt/volvo-c40-xc40-emissoes/Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Cada um debita o que lhe massajar o ego, depois há os factos: Grupo Energica (motas desde 2017) » baterias avariadas, raríssimo e todas por mau uso (deixar meses e meses a fio sem carga ou ter um acidente e encostar a mota meses a fio). *NOTA: E são gozados forte e feio por isso A segunda vida da baterias é mais que conhecida e o preço elevado de baterias "cansadas" idem. Tanto que quem pensa num gridtie/hybrid anda meses na dúvida entre recauchutadas e novas LiFePO4 (os ~10.000 ciclos são engraçados).Ninguém quer saber de motores diesel ou a gasolina para enfiar em casa. Mas podem perguntar a quem está no negócio de aquisição, reconversão, upgrade, reparação (ex: e-mobilidade) ou simplesmente colocarem-se no lugar de quem quer comprar baterias em segunda mão e olharem para os preços. Garantidamente a bateria da minha mota irá (salvo avaria grave ou acidente) durar nas minhas mãos metade do que resta da minha esperança média de vida NOTA2: Tenho a garantia da minha mota elétrica nula desde os 1200 e poucos km (bateria incluída).....mas já sei sou um fanático
As LiFePO4? Em veículos só conheço o uso em autocarros fornecidas pela GWL (https://shop.gwl.eu/blog/About-GWL/Electric-busses-powered-by-GWL--2-000-000-passengers-on-free-rides.html) e pensava que seriam mais viradas para uso estacionário....
Citação de: ALCLCF em Novembro 27, 2021, 22:40:36, 22:40As LiFePO4? Em veículos só conheço o uso em autocarros fornecidas pela GWL (https://shop.gwl.eu/blog/About-GWL/Electric-busses-powered-by-GWL--2-000-000-passengers-on-free-rides.html) e pensava que seriam mais viradas para uso estacionário....Os Tesla fabricados na fábrica chinesa têm LFP. Eu tenho já um sistema solar com 10kwh de baterias provenientes de um BMW acidentado. Confirmo, estes packs são muito procurados e atingem preços por vezes demasiado elevados. Ainda há quem diga que vão parar a aterros
(....) Há neste momento uma tentativa de algumas marcas de veículos novos comprometerem os compradores a devolverem de forma contratual e remunerada a bateria no fim de vida veicular porque querem fazer negócio com empresas que lhas compram.
Por outro lado proponho que seja alterado a designação do fórum para fórum dos automóveis eléctricos de portugal (acrescentando ainda ao slogan "e 4 rodas") pois é o assunto que pelos vistos mais move a malta por aqui.A malta vibra!
Todavia ainda estou para encontrar alguém que conheça que comprou eléctrico devido ao ambiente... sim começam por aí mas ao 5 minutos saí logo as razões reais...
Já agora as LFP, será do pior que existe para duas rodas, no que respeita ao maior peso versus capacidade, e na inflexibilidade relativa dos carregamentos muito sensíveis a intervalo de tensões que até torna complicado saber o simples estado da carga. No Alasca ou no deserto pois melhor pensar duas vezes
Penso que li aqui que se deveria carregar 100%, não estou de acordo com isso, deveria-se ficar nos 3.4v se queremos os ciclos anunciados... mas isto é como as vacinas do covid deixa ver que dizem os anos e varias aplicações para saber se valem ou não... de qualquer modo é a química mais segura e mais adequada para a malta inventar com...
Já existem outras "baterias" com melhor potencial mas há que dar tempo que os lobbies funcionem... quando o mercado estiver inundado de LFP's e mais baratas já vai aparecer outras de sódio e etc...
A pseuda teoria da conspiração ou negócio da china na energia é mesmo esse, controlar a distribuição, acabar com produção fóssil e criar dependência das renováveis nos painéis (mais fácil) na produção (no dia) e no armazenamento para depois vender a preço mais caro quando for necessário (à noite). Long live to the nuke já dizem alguns.
Continuarei a consumir os meus 8-9lts/100km com um som espetacular até quando puder e farei a transição quando achar que for a melhor altura para o fazer.Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Eu comprei mota elétrica por várias razões e ecologia está lá no fundinho. No topo da lista: dedo do meio aos chulos do estado; prefiro 109cv numa mota do que num carro; dá jeito no dia a dia de trabalho onde tiro o maior rendimento-poupança/km anuais; para o tamanho do nosso país atingiu para mim o "ponto". Mantenho o ICE que fazia ~15mil ano e passou a 1000-2000km ano.Eu continuo a discutir estas coisas porque ainda ontem fiz Viseu-Maia-Viseu de mota elétrica....só para averiguar se ficava eletrocutado, a degradação de autonomia com temperaturas próximas ou inferiores a zero (igual ao litro...135km+14% CC a 110km/h) e porque entre desconto VV para 2 rodas e ~7€ de electrões são umas coroas que ficam no bolso.
Citação de: marcopns em Novembro 27, 2021, 23:15:39, 23:15Citação de: ALCLCF em Novembro 27, 2021, 22:40:36, 22:40As LiFePO4? Em veículos só conheço o uso em autocarros fornecidas pela GWL (https://shop.gwl.eu/blog/About-GWL/Electric-busses-powered-by-GWL--2-000-000-passengers-on-free-rides.html) e pensava que seriam mais viradas para uso estacionário....Os Tesla fabricados na fábrica chinesa têm LFP. Eu tenho já um sistema solar com 10kwh de baterias provenientes de um BMW acidentado. Confirmo, estes packs são muito procurados e atingem preços por vezes demasiado elevados. Ainda há quem diga que vão parar a aterros Quem diz isso dos aterros desconhece o que são baterias de EV, o que são EVs, a que é a mobilidade eléctrica e consciente ou inconscientemente está a comparar as baterias de Evs a baterias de telemóveis, brinquedos, vibradores, bicicletas (algumas), trotinetes (algumas), máquinas de barbear, power banks, escovas de dentes, lanternas, tablets, PCs portáteis, máquinas fotográficas, etc., que estão carregadas de metais e produtos altamente tóxicos, poluentes, que só servem uma vez, com vida util muito curta e ineficaz, e que na maioria das situações obrigam á substituição de todo o aparelho ou máquina acabando tudo no lixo, na água e napa freática e no ar e que os negacionistas ambientais e opositores da mobilidade eléctrica utilizam frequentemente como exemplo para atacar todas as iniciativas de transição energética.As baterias de VEs usadas são demasiado valiosas, não há oferta e muita procura e são construídas para serem, no fim de uma segunda, terceira ou outras vidas e outras utilizações, completamente recicladas. Brevemente nem utilizarão estas baterias quaisquer tipo de terras raras ou metais caros porque já chega de dependência. Preocupem-se os negacionistas com por exemplo o fósforo ou a futura falta dele, que pode provocar fome em todo o Mundo.Os packs de baterias EV que circulam hoje e todos os que forem fabricados nos próximos anos já estão reservados . Há neste momento uma tentativa de algumas marcas de veículos novos comprometerem os compradores a devolverem de forma contratual e remunerada a bateria no fim de vida veicular porque querem fazer negócio com empresas que lhas compram.
Estamos numa época fascinante e decisiva para o futuro disto tudo...Espero que se consiga levar o barco a bom porto, apesar de tudo o que se encontra pelo caminho!!!
Citação de: MotardFeio em Fevereiro 10, 2022, 14:17:54, 14:17Estamos numa época fascinante e decisiva para o futuro disto tudo...Espero que se consiga levar o barco a bom porto, apesar de tudo o que se encontra pelo caminho!!!A Koeningsegg desenvolveu um motor eléctrico de apenas 30kg que garante qualquer coisa como ~340cv e 600NM e pelos vistos testou esse motor num motociclo...Infelizmente estas inovações serão só boas para quem tem muito dinheiro... https://news-cision-com.translate.goog/koenigsegg/r/quark-and-terrier--koenigsegg-s-first-in-house-e-motor-and-ev-drive-unit-with-pioneering--raxial-flu,c3495628?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-PT&_x_tr_pto=opJá agora... desconhecia que os veículos eléctricos teriam também de ter um dístico próprio...https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/VeiculosEletricos/Paginas/VeiculosElectricos.aspx
Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.
Citação de: mneves em Agosto 14, 2023, 13:04:47, 13:04Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?Ou de Miranda do Corvo?
Citação de: TMXR em Agosto 14, 2023, 14:09:59, 14:09Citação de: mneves em Agosto 14, 2023, 13:04:47, 13:04Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?Ou de Miranda do Corvo?Pois,isso e muitas outras coisas não sei responder,também não tenho um carro elétrico,mas o companheiro que é bem mais entendido poderá responder?É que existem sempre muitas dúvidas e questões sobre o assunto...Nas duas rodas ando a aprender em primeira pessoa e não a ir em críticas.
Citação de: mneves em Agosto 14, 2023, 15:18:47, 15:18Citação de: TMXR em Agosto 14, 2023, 14:09:59, 14:09Citação de: mneves em Agosto 14, 2023, 13:04:47, 13:04Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?Ou de Miranda do Corvo?Pois,isso e muitas outras coisas não sei responder,também não tenho um carro elétrico,mas o companheiro que é bem mais entendido poderá responder?É que existem sempre muitas dúvidas e questões sobre o assunto...Nas duas rodas ando a aprender em primeira pessoa e não a ir em críticas.mneves,Como disse atrás, uma utilização urbana de dia a dia, não tiro razão inclusive aos fanáticos dos veículos eléctricos, realmente cada vez se tornam mais uma solução válida, tanto que aos poucos vão começando a ficarem mais baratos.Mas em ambiente não urbano, uma viagem longa, são mais os cuidados que se têm que ter para garantir uma viagem sem se ter que parar e perder algum tempo em carregamentos do que se fosse com um veiculo tradicional de combustão, os de dimensão já de uso familiar, acabam por terem depósitos de combustível com uma autonomia que com os mesmos cuidados chegam a ultrapassar 1100km e sem cuidados pelo menos 700km fazem à vontade... e a uma velocidade que normalmente se vê nas autoestradas a rondar os 140/150kmh. Faz isso com um eléctrico e depois conta como foi a experiência. Não se trata de haverem fanáticos mais entendidos na matéria que nos possam debitar os seus estudos de doutoramento como se fossem totalmente verdadeiros, diariamente surgem sempre publicações ou noticias (por parte de jornalistas e especialistas na matéria) sobre o assunto e uma pessoa atenta acaba por se ir informando... Estamos actualmente num tempo de transição mas acredita, os veículos tradicionais de combustão ainda vão ficar uns bons anos a circular nas estradas.Já sobre o que se passam nos principais centros urbanos de vários países da UE, pode-se dizer que são exageros de tolinhos com a ideia que estão a resolver totalmente as questões ambientais do planeta quando na pratica se resolverem 5%... (estou a atirar este numero para o ar, dá o desconto)E sobre os veículos eléctricos, como disse, para o panorama nacional ainda conta com pelo menos 5 a 7 anos para veres um parque automóvel mais preenchido de veículos eléctricos mas desconfio que ainda esteja longe de matar a circulação e venda de veículos tradicionais de combustão (híbridos), que neste caso talvez façam bem mais sentido que os puramente eléctricos, até pelo avanço de tecnologias de baterias que permitem maior autonomia em menos espaço físico...E não esquecer que na UE os grandes produtores de automóveis alemães, na sua maioria já estão a começar a atrasar o processo de se verem livres de motores de combustão...Sobre as duas rodas, como disse, ambiente urbano dia a dia, acredito que já possamos ter uma utilização satisfatória de um motociclo eléctrico, até porque neste ambiente também não se espera que tenhamos ou possamos andar a 300kmh Na prática, face às deslocações médias de 30/60km diários feitos, sem duvida que são já uma solução de mobilidade.Mas mneves... por se usar um motociclo no dia a dia não se pode dizer que possa ser uma solução para se fazer passeios longos...Aliás...consegue-se mas é fruto de muito cuidado, tempo perdido em logística de se preparar a viagem, perceber onde há carregamentos e alojamentos onde pernoitar com carregamentos...etc...Já agora, que motociclo eléctrico tens tido a oportunidade de experimentar?
Actualmente já se pode aceitar a ideia de uma utilização satisfatória de veículos eléctricos em ambiente urbano, uso dia a dia MAS ainda estamos longe de aceitar a ideia que os veículos eléctricos vieram para substituir os veículos de combustão.Isto porque os veículos eléctricos não têm capacidade para uma utilização normal fora do ambiente urbano e se se fizer uma viagem até à terrinha num qualquer dia a meio do ano até se pode ter a ideia que se consegue, só que quando existem grandes afluências ou quando a tendência para haver mais veículos eléctricos no nosso trajecto então podem surgir os problemas e constrangimentos...O posto carregamento rápido Tesla ali perto de alcácer do sal/marateca num destes dias de verão em direcção ao Algarve ou no regresso... Pessoalmente vejo-me a possuir a médio prazo (quando tiver capacidade para adquirir) um veículo eléctrico de 2 e 4 rodas apenas para deslocações diárias locais, porque de resto é para manter ou mesmo substituir o actual veículo 4 rodas de combustão por outro de combustão mais eficiente e actual.
Eu faço uma interpretação diferente dessa imagem.Vejo uma estação de carga constituída por 10 postos a rebentar pelas costuras.Vejo um posto de combustível às moscas. Será que nem a própria Galp constata o óbvio?
Citação de: TMXR em Agosto 14, 2023, 14:09:59, 14:09Citação de: mneves em Agosto 14, 2023, 13:04:47, 13:04Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?Ou de Miranda do Corvo?De Aveiro um 3LR faz directo, mas não o faz a 150kmh… Se vier do Porto, ou de outro local mais a norte, pode parar nos SC de Fatima. A situação vai piorar muito nos próximos tempos porque o crescimento da rede não acompanha o crescimento das vendas.
Citação de: marcopns em Agosto 15, 2023, 01:48:39, 01:48Citação de: TMXR em Agosto 14, 2023, 14:09:59, 14:09Citação de: mneves em Agosto 14, 2023, 13:04:47, 13:04Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?Ou de Miranda do Corvo?De Aveiro um 3LR faz directo, mas não o faz a 150kmh… Se vier do Porto, ou de outro local mais a norte, pode parar nos SC de Fatima. A situação vai piorar muito nos próximos tempos porque o crescimento da rede não acompanha o crescimento das vendas.Agora se entende o porquê do governo andar a colocar radares em todo o lado... Dessa forma continua a ideia (por enquanto farsa) que os veículos eléctricos vieram para realmente substituir os veículos tradicionais de combustão.Assim também eu! Contudo se colocarem todos os veículos à mesma velocidade (inferior ao normal ainda praticado) a autonomia dos veículos tradicionais acaba por aumentar mas a autonomia dos veiculos eléctricos acaba por passar a falsa ideia que têm uma autonomia muito boa! E depois vêm todos pomposos para a TV dizer que não estão a fazer caça à multa e que estão a salvar vidas...São mentiras atrás de mentiras. Vá... comprem lá mais um popó eléctrico que o costa agradece! E não se esqueçam de se fazerem coitadinhos e se candidatarem ao apoiozito...Resta saber quem anda realmente a ganhar com esta farsa que nada vem resolver as questões ambientais estruturantes do mundo!Fica entretanto o novo calendário de 2024 da Tesla:(convém dizer que não é tão diferente dos mais recentes veículos de combustão com filtro de partículas)
Citação de: 2low em Agosto 17, 2023, 11:30:40, 11:30Citação de: marcopns em Agosto 15, 2023, 01:48:39, 01:48Citação de: TMXR em Agosto 14, 2023, 14:09:59, 14:09Citação de: mneves em Agosto 14, 2023, 13:04:47, 13:04Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?Ou de Miranda do Corvo?De Aveiro um 3LR faz directo, mas não o faz a 150kmh… Se vier do Porto, ou de outro local mais a norte, pode parar nos SC de Fatima. A situação vai piorar muito nos próximos tempos porque o crescimento da rede não acompanha o crescimento das vendas.Agora se entende o porquê do governo andar a colocar radares em todo o lado... Dessa forma continua a ideia (por enquanto farsa) que os veículos eléctricos vieram para realmente substituir os veículos tradicionais de combustão.Assim também eu! Contudo se colocarem todos os veículos à mesma velocidade (inferior ao normal ainda praticado) a autonomia dos veículos tradicionais acaba por aumentar mas a autonomia dos veiculos eléctricos acaba por passar a falsa ideia que têm uma autonomia muito boa! E depois vêm todos pomposos para a TV dizer que não estão a fazer caça à multa e que estão a salvar vidas...São mentiras atrás de mentiras. Vá... comprem lá mais um popó eléctrico que o costa agradece! E não se esqueçam de se fazerem coitadinhos e se candidatarem ao apoiozito...Resta saber quem anda realmente a ganhar com esta farsa que nada vem resolver as questões ambientais estruturantes do mundo!Fica entretanto o novo calendário de 2024 da Tesla:(convém dizer que não é tão diferente dos mais recentes veículos de combustão com filtro de partículas)Pois...Faltam as fotos dos veículos "normais" que arderam no IC 19 em junho,na A5 em julho ,etc,etc ,não são assim tão poucos...Uns é caça a multa outros embirram com algo,outros são mesmo assim,outros mentem,assim se vê que não há pandemia,não há guerra que mude o ser humano que se mata a ele próprio por ganância.Ah ,já me esquecia ,falta a notícia do Mercedes eléctrico que ardeu nos usa e queimou a casa junto....