Autor Tópico: O paradigma dos motociclos eléctricos: debates sobre a transição  (Lida 17890 vezes)

Novembro 25, 2021, 21:57:24, 21:57
Responder #200

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 25, 2021, 22:02:32, 22:02
Responder #201

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Os factos vão aparecendo...


https://www.turbo.pt/volvo-c40-xc40-emissoes/

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Falta ainda comprovar que um Volvo que esteja limitado a 180kmh é mais poluidor que um Volvo que esteja limitado a 250kmh...  :D :lolol:

Sobre a publicação, falta falar que o sistema capitalista do incentivo ao consumo e troca de produtos extremamente descartáveis como estão a ficar cada vez mais os veículos torna-os numa das maiores fontes de poluição e de ataque ao meio ambiente - produção de novos veículos, dificuldade na reciclagem de tantos veículos de combustão trocados por eléctricos, necessidades elevadas de matérias primas por impossibilidade de se utilizar determinados materiais reciclados, etc...
 
« Última modificação: Novembro 25, 2021, 22:08:37, 22:08 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 26, 2021, 09:56:36, 09:56
Responder #202

Tojas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 36
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT-07
  • Localidade: Maia
Os factos vão aparecendo...


https://www.turbo.pt/volvo-c40-xc40-emissoes/

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Mas no final de contas o elétrico continua a poluir menos do que o a combustão... Nada é perfeito mas se há garantias que a longo prazo o elétrico acaba por ser mais ecológico, não vejo o problema.

Novembro 26, 2021, 10:13:17, 10:13
Responder #203

ALCLCF

  • Visitante
Não é nada, ecológico é eu andar agora a 98 octanas a fazer múltiplos pequenos percursos que não chegam para aquecer motor a +8L/100 :D

Novembro 26, 2021, 10:25:36, 10:25
Responder #204

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Um problema existente é que nem toda a gente faz os tais 200.000km num carro antes deste "desaparecer"...
E os tais 110.000km do break-even, num carro eléctrico, se calhar ainda leva uma muda de bateria pelo meio, o que não aparenta estar considerado nas contas feitas. Isso por si só, "empurra" mais para a frente o tal "break-even".

Continua a ser uma fase transitória...

O que será a derradeira solução?

Tele-transporte só com a força da mente.

E transportes colectivos para tudo e mais um par de botas, juntamente com a proiibição de transporte individual nos centros urbanos.

O horror a que nos vão obrigar pelos excessos do passado e do presente...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 26, 2021, 11:27:33, 11:27
Responder #205

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Vou escrever isto de forma muito sucinta...
O resto, será juntarem 2 + 2.

As baterias de uma grande parte dos dos veículos eléctricos, depois de fazerem 200.000Kms ou mais (que os há!), podem ter uma 2ª vida!!
Os artigos - quase todos - que falam no break-even quando comparam com um ICE, normalmente esquecem esse aspecto extremamente importante!!

E essa 2ª vida significa que esta tecnologia permite-nos ter depois baterias a menor custo, reduzir o desperdício, reduzir as emissões, uma vez que é aumentado o ciclo de vida das baterias...

A utilização para armazenamento de energia estacionário (com energia solar), está presentemente a ser uma das vias.
E com uma duração suplementar de vários anos dessas mesmas baterias...


Os artigos raramente falam nesse aspecto e iludem as pessoas!
A bateria é um componente que pode ir para lá da vida do veículo de onde saiu originalmente!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 26, 2021, 13:05:12, 13:05
Responder #206

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Também o resto do carro pode ser reciclado, em grande parte e cada vez mais - para a tal 2ª vida.

O uso dessa bateria para outro fim que não aquele a que se destina, não pode ser contemplado neste tipo de análise directa, pois então teríamos de fazer o mesmo com um motor a Diesel, por exemplo para ser usado como gerador em situações onde a rede eléctrica não chega, ou para movimentar carrocéis, etc etc..

Nunca se poderá avaliar de forma estanque uma duração + reutilização de tudo o que vem num carro (a sumo de dinossauro ou a electrões) pois são tantas as possibilidades e as variáveis que o torna impracticável.

De bom e diferente aqui é que no caso dos a pilhas, se está já a arranjar uma 2ª e uma 3ª vida para as mesmas sem a necessidade de serem imediatamente desmanteladas após abate do carro.
Nos a fósseis não se coloca tal cenário.

continuo com a mesma opinião - transporte individual vai ser a excepção à regra. Isto para os 7 ou mais Biliões de gente que por aqui anda, e dos quais só uma minoria tem acesso a ter carro.
Imaginem se todos quisessem ou pudessem ter carro.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 26, 2021, 13:15:37, 13:15
Responder #207

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A minha menção para a 2a vida da bateria tinha que ver concretamente com a análise dos artigos que referem o break-even, esquecendo a maioria deles que as baterias podem ser usadas (sem emissões) durante muito mais tempo.

Carregadas com painéis solares e servindo assim para energia estacionária.

E isso muda, de forma muito ampla, as 'contas da pegada' de emissões poluentes.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 27, 2021, 16:22:54, 16:22
Responder #208

ALCLCF

  • Visitante
Cada um debita o que lhe massajar o ego, depois há os factos: Grupo Energica (motas desde 2017) » baterias avariadas, raríssimo e todas por mau uso (deixar meses e meses a fio sem carga ou ter um acidente e encostar a mota meses a fio).
*NOTA: E são gozados forte e feio por isso :lolol:

A segunda vida da baterias é mais que conhecida e o preço elevado de baterias "cansadas" idem. Tanto que quem pensa num gridtie/hybrid anda meses na dúvida entre recauchutadas e novas LiFePO4 (os ~10.000 ciclos são engraçados).

Ninguém quer saber de motores diesel ou a gasolina para enfiar em casa. Mas podem perguntar a quem está no negócio de aquisição, reconversão, upgrade, reparação (ex: e-mobilidade) ou simplesmente colocarem-se no lugar de quem quer comprar baterias em segunda mão e olharem para os preços.

Garantidamente a bateria da minha mota irá (salvo avaria grave ou acidente) durar nas minhas mãos metade do que resta da minha esperança média de vida :bejeca:

NOTA2: Tenho a garantia da minha mota elétrica nula desde os 1200 e poucos km (bateria incluída).....mas já sei sou um fanático :D
« Última modificação: Novembro 27, 2021, 16:26:25, 16:26 por ALCLCF »

Novembro 27, 2021, 18:49:56, 18:49
Responder #209

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já agora companheiro @ALCLCF e porque talvez saibas até melhor do que eu e muitos membros aqui do fórum...

A aquisição de baterias de veículos para conversão, destinado-se as mesmas a uma 2a vida útil (e que poderão ter sido retiradas de um automóvel por um sem número de motivos), estão muito pouco tempo no mercado, certo?

Pergunto isto sem saber a realidade nacional, mas já li que noutros países muitas baterias são destinadas como 2a vida útil - e longa ao que julgo saber - para unidades de armazenamento de energia domésticas.
Não tenho já a certeza qual era a empresa (Powervault?) mas praticamente não tinha stock, pois vendia-se tudo.

Tinha sistema modular que começava por 4kWh e à qual se acrescentava, querendo, mais capacidade...

Ligadas a um par de painéis solares, imagino que a poupança anual em electricidade fosse significativa, após a amortização do custo do próprio equipamento.
« Última modificação: Novembro 27, 2021, 18:58:30, 18:58 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 27, 2021, 18:53:13, 18:53
Responder #210

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Cada um debita o que lhe massajar o ego, depois há os factos: Grupo Energica (motas desde 2017) » baterias avariadas, raríssimo e todas por mau uso (deixar meses e meses a fio sem carga ou ter um acidente e encostar a mota meses a fio).
*NOTA: E são gozados forte e feio por isso :lolol:

A segunda vida da baterias é mais que conhecida e o preço elevado de baterias "cansadas" idem. Tanto que quem pensa num gridtie/hybrid anda meses na dúvida entre recauchutadas e novas LiFePO4 (os ~10.000 ciclos são engraçados).

Ninguém quer saber de motores diesel ou a gasolina para enfiar em casa. Mas podem perguntar a quem está no negócio de aquisição, reconversão, upgrade, reparação (ex: e-mobilidade) ou simplesmente colocarem-se no lugar de quem quer comprar baterias em segunda mão e olharem para os preços.

Garantidamente a bateria da minha mota irá (salvo avaria grave ou acidente) durar nas minhas mãos metade do que resta da minha esperança média de vida :bejeca:

NOTA2: Tenho a garantia da minha mota elétrica nula desde os 1200 e poucos km (bateria incluída).....mas já sei sou um fanático :D

Consegui há dias uma Nissan Leaf na Alemanha com 72% para um colega um pouco acima do budget que ele tinha estabelecido mas está contente, foi um leilão até ao ultimo minuto com o dono.
Não é o tipo de bateria que quereria para mim mas ele vai utiliza-la de forma pouco intensiva e num anexo.
Para estacionário pretendo mais tarde obter uma LFP com capacidade consequente, a que tenho está impecável mas é pequena para os painéis que tenho e penso vir a acrescentar, quase sem degradação perceptível em meses de uso intensivo com praticamente 2/3 de ciclo diariamente (20/90).

Estamos por agora e até meados de 2022 a chegar ao fim da propriedade intelectual desta química, as patentes estão a expirar e apesar de ter de esperar, (fazem de facto milhares de ciclos), pode ser que  com a massificação comecem a aparecer de acidentados, os Tesla baixa e média performance já as estão a utilizar, até agora só nos 3 da fábrica Chinesa (os melhor conseguidos, melhor acabados e mais fiáveis) mas vão generalizar a partir deste ano.

Novembro 27, 2021, 22:40:36, 22:40
Responder #211

ALCLCF

  • Visitante
As LiFePO4? Em veículos só conheço o uso em autocarros fornecidas pela GWL (https://shop.gwl.eu/blog/About-GWL/Electric-busses-powered-by-GWL--2-000-000-passengers-on-free-rides.html) e pensava que seriam mais viradas para uso estacionário....


Novembro 27, 2021, 23:15:39, 23:15
Responder #212

marcopns

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Aveiro
As LiFePO4? Em veículos só conheço o uso em autocarros fornecidas pela GWL (https://shop.gwl.eu/blog/About-GWL/Electric-busses-powered-by-GWL--2-000-000-passengers-on-free-rides.html) e pensava que seriam mais viradas para uso estacionário....
Os Tesla fabricados na fábrica chinesa têm LFP.

Eu tenho já um sistema solar com 10kwh de baterias provenientes de um BMW acidentado. Confirmo, estes packs são muito procurados e atingem preços por vezes demasiado elevados. Ainda há quem diga que vão parar a aterros


Novembro 28, 2021, 10:31:48, 10:31
Responder #213

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
https://www.must.jornaldenegocios.pt/prazeres/drive/detalhe/quanto-tempo-dura-a-bateria-de-um-carro-eletrico-as-opinioes-dos-especialistas?utm_source=priberam&utm_medium=referral&utm_campaign=dbi_cruzados&utm_term=det_outras_noticias_cofina&utm_content=cm&from_pub=CM

Carregamentos rápidos contínuos é um dos motivos da redução de durabilidade das baterias dos automóveis eléctricos enquanto o carregamento tradicional lento doméstico (wallbox) é o carregamento que menos danos provoca nas baterias...

"O carregamento rápido com carregadores CC (corrente contínua), no entanto, provoca efeitos consideráveis, com aquelas baterias sujeitas a repetidos a carregamentos CC mais de três vezes por mês a evidenciarem quase o dobro do nível de degradação. "Descobrimos que carregamento rápido com CC é o que produz o maior impacto em termos de degradação ao longo do tempo"

Lá se vai a ideia que podemos diminuir postos de carregamento para veículos eléctricos.  :zangadoplus:
É melhor colocar um posto de carregamento a cada m2 de via publica - podem retirar os bancos de jardim e árvores que ninguém anda a pé, só de veiculo eléctrico.
Todas as vias com mais de duas faixas de rodagem, que se retire mais uma para criar zonas de estacionamento para os veículos poderem carregar calmamente sem danificar a bateria...

Desconhecia que um mitsubishi outlander phev tinha uma degradação tão acentuada da durabilidade da pequena bateria tal como um bmw i3 anterior a 2018 (de 2018 e 2019 a tecnologia de baterias deve ter sido alterada), já de um Tesla model S, pelos vistos o modelo de 2017 e 2018 é melhor que o de 2019...
https://www.geotab.com/fleet-management-solutions/ev-battery-degradation-tool/
A maior curiosidade para mim é a durabilidade de um A3 etron 2017 não ter quase nenhuma degradação com quase 3 anos de uso e o Ford Focus EV de 2014 ter uma durabilidade de bateria quase semelhante a um Tesla model S de 2015...  :palmas:

Por outro lado proponho que seja alterado a designação do fórum para fórum dos automóveis eléctricos de portugal (acrescentando ainda ao slogan "e 4 rodas") pois é o assunto que pelos vistos mais move a malta por aqui.
A malta vibra!


« Última modificação: Novembro 28, 2021, 10:54:28, 10:54 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 28, 2021, 12:22:56, 12:22
Responder #214

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
As LiFePO4? Em veículos só conheço o uso em autocarros fornecidas pela GWL (https://shop.gwl.eu/blog/About-GWL/Electric-busses-powered-by-GWL--2-000-000-passengers-on-free-rides.html) e pensava que seriam mais viradas para uso estacionário....

Na Europa e USA a tecnologia LFP, LiFePO4 está presente por todo o lado em todos os formatos desde as 18650 ás prismáticas e em todo o tipo de utilizações excepto em veículos que não sejam fabricados na China, aliás até agora todas as células LFP tinham de ser fabricadas na China ou sob licença.
Como os veículos eléctricos Chineses só há pouco começaram a chegar á Europa só agora começaremos a ter uma maior divulgação de VEs com LFP. Entretanto com o fim dos prazos de proteção das patentes as baterias LFP podem ser fabricadas por todos e vão ser generalizadas por todo o lado e por todas as marcas de todas as origens sobretudo em veículos onde a performance extrema deixa de ser o critério primeiro.

A BYD talvez o maior fabricante mundial de baterias e VEs, características que em simultâneo só a BYD e a Tesla possuem, fabrica veículos com baterias LFP e é fornecedora de baterias LFP a muitas marcas de VEs mundiais e detentora de, até agora, uma das baterias mais avançadas e utilizada sem milhões de veículos eléctricos , a Blade LFP battery. A CATL é outra grande marca de LFP mas enveredou pelas prismáticas apesar de ter outros formatos e fornecedora também de muitas marcas.

As LFP:
-Não precisam de níquel nem de cobalto.
-São muito seguras, não explodem e são auto-extinguíveis.
-Aceitam altas taxas de recarga.
-Sofrem menos o efeito tempo.
-Se bem tratadas e de qualidade fazem milhares de ciclos, algumas mais de cinco mil o que daria para milhões de quilómetros ou seja se estandardizadas facilmente passariam de um veículo em fim de vida com 500 000 quilómetros para um veículo novo ou serviriam ainda durante muitos anos em estacionário, mais de 10 anos a um ciclo por dia depois de terem atingido os 75% de capacidade máxima em relação á original num veículo onde já tivessem feito mais de 500 000 quilómetros.
-Requerem muito menos matérias raras.
-São totalmente recicláveis.
-São mais baratas que as outras Li-ion nas mais variadas tecnologias, NMC, NCA, LMO, LCO, LNMO, etc.

Por outro lado:
-Só agora as patentes caem.
-Ainda têm menos densidade apesar de já ter melhorado, cerca de menos 20 a 30% o que se traduz em maior peso para a mesma capacidade e daí não terem sido utilizadas nos recentes VEs em que houve uma corrida á potência e performance para justificar os preços altos e criar economia de escala conforme o Secret Tesla Motors Master Plan que já em 2006 definia que começando com VEs potentes e caros com maiores margens conseguiriam balanço para construir carros elétricos mais baratos para todos.
-Sofriam de problemas em recarga com temperaturas ambiente negativas mas as marcas atualmente condicionam termicamente as LFP para essas situações extremas.
-As curvas de carga e descarga são muito diferentes das outras tecnologias e exigem BMS específicos ou seja a capacidade da célula LFP está 75/85% numa tensão constante de 3.2V com minimo e máximo recomendável entre 2.9 e 3.5 V, uma amplitude de tensão com pouca variação de 0 a 100% de capacidade.
-São menos sensíveis ás cargas a 100%, aliás é recomendada uma carga total semanalmente ou periodicamente.

Para quem quer e pode e no caso dos fãs Tesla, há muitos deles que estão a trocar ou á espera de trocar o seu 3 ou Y por ... 3 ou Y mas chineses com LFP, europeus ou americanos só para o fim 2022 ou 2023.

Conheço a GWL. Não são fabricantes, importavam sobretudo prismáticas da china. Algumas prismáticas LFP que vendiam há quase dois anos quando estudei o assunto, custavam o dobro de umas EVE originais importadas diretamente com transporte, taxas e IVA e de categoria A, em relação a categoria B eram 4 vezes mais caras.

Novembro 28, 2021, 12:51:24, 12:51
Responder #215

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
As LiFePO4? Em veículos só conheço o uso em autocarros fornecidas pela GWL (https://shop.gwl.eu/blog/About-GWL/Electric-busses-powered-by-GWL--2-000-000-passengers-on-free-rides.html) e pensava que seriam mais viradas para uso estacionário....
Os Tesla fabricados na fábrica chinesa têm LFP.

Eu tenho já um sistema solar com 10kwh de baterias provenientes de um BMW acidentado. Confirmo, estes packs são muito procurados e atingem preços por vezes demasiado elevados. Ainda há quem diga que vão parar a aterros

Quem diz isso dos aterros desconhece o que são baterias de EV, o que são EVs, a que é a mobilidade eléctrica e consciente ou inconscientemente está a comparar as baterias de Evs a baterias de telemóveis, brinquedos, vibradores, bicicletas (algumas), trotinetes (algumas), máquinas de barbear, power banks, escovas de dentes, lanternas, tablets, PCs portáteis, máquinas fotográficas, etc., que estão carregadas de metais e produtos altamente tóxicos, poluentes, que só servem uma vez, com vida util muito curta e ineficaz, e que na maioria das situações obrigam á substituição de todo o aparelho ou máquina acabando tudo no lixo, na água e napa freática e no ar e que os negacionistas ambientais e opositores da mobilidade eléctrica utilizam frequentemente como exemplo para atacar todas as iniciativas de transição energética.

As baterias de VEs usadas são demasiado valiosas, não há oferta e muita procura e são construídas para serem, no fim de uma segunda, terceira ou outras vidas e outras utilizações, completamente recicladas. Brevemente nem utilizarão estas baterias quaisquer tipo de terras raras ou metais caros porque já chega de dependência. Preocupem-se os negacionistas com por exemplo o fósforo ou a futura falta dele, que pode provocar fome em todo o Mundo.

Os packs de baterias EV que circulam hoje e todos os que forem fabricados nos próximos anos já estão reservados  ;). Há neste momento uma tentativa de algumas marcas de veículos novos comprometerem os compradores a devolverem de forma contratual e remunerada a bateria no fim de vida veicular porque querem fazer negócio com empresas que lhas compram.

Novembro 28, 2021, 13:09:00, 13:09
Responder #216

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Há neste momento uma tentativa de algumas marcas de veículos novos comprometerem os compradores a devolverem de forma contratual e remunerada a bateria no fim de vida veicular porque querem fazer negócio com empresas que lhas compram.

Verdade.

E até há marcas que vão mais longe...

Após o uso do VE ao longo de 'x' anos, a marca pretende adquirir de volta o veículo que inicialmente vendeu, recondicionando-o depois e...colocando novamente no mercado para mais uns anos de uso.

Em Sevilha e com a nova fábrica designada por Refactory (nome bem empregue, por sinal!), serão recondicionados 10.000 veículos/ano.

Nada se desperdiça...
Tudo (ou quase tudo) se aproveita.  :)
« Última modificação: Novembro 28, 2021, 13:12:35, 13:12 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 28, 2021, 18:11:45, 18:11
Responder #217

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)




Por outro lado proponho que seja alterado a designação do fórum para fórum dos automóveis eléctricos de portugal (acrescentando ainda ao slogan "e 4 rodas") pois é o assunto que pelos vistos mais move a malta por aqui.
A malta vibra!


É normal discutir a massificação desmesurada da electrificação dos veiculos, em especial dos de 4 rodas porque antes de chegar às nossas motos passa por aí o investimento e linhas de decisão. Só assim saberemos donde vamos e que será a moto de/do futuro.

Por outro lado é um tema ligado à revolução que estamos a viver sem precedentes e talvez ao nível da primeira revolução industrial onde o carvão era Rei, e depois tivemos a grande depressão, a rivalidade dos petrol heads com os, environmentalist freeks, com negacionistas, aos agnósticos e os fanáticos do all cost green... tem muito assunto.
Todavia ainda estou para encontrar alguém que conheça que comprou eléctrico devido ao ambiente... sim começam por aí mas ao 5 minutos saí logo as razões reais...

O que está a passar nas cadeias da produção e logística é tambem algo nunca visto e é preocupante sem falar nas consequências no equilíbrio de poderes no mundo. Quem trabalha directa ou indiretamente na industria sabem a *Modere a sua linguagem* em que estamos metidos e o impacto que tem já, queremos trabalhar e não podemos. No final da cadeia está o Zé povinho, vejam o cabaz básico de consumo muito mais caro, os productos mais específicos sem stock, os direitos revogados no consumo.... tempos interessantes no mínimo.
Ája cobre e alumínio para este novo mundo eléctrico... porque já se sabe que não chega para o que se necessita.

Já agora as LFP, será do pior que existe para duas rodas, no que respeita ao maior peso versus capacidade, e na inflexibilidade relativa dos carregamentos muito sensíveis a intervalo de tensões que até torna complicado saber o simples estado da carga. No Alasca ou no deserto pois melhor pensar duas vezes
Penso que li aqui que se deveria carregar 100%, não estou de acordo com isso, deveria-se ficar nos 3.4v se queremos os ciclos anunciados... mas isto é como as vacinas do covid deixa ver que dizem os anos e varias aplicações para saber se valem ou não... de qualquer modo é a química mais segura e mais adequada para a malta inventar com...

Já existem outras "baterias" com melhor potencial mas há que dar tempo que os lobbies funcionem... quando o mercado estiver inundado de LFP's e mais baratas  já vai aparecer outras de sódio e etc...

A pseuda teoria da conspiração ou negócio da china na energia é mesmo esse, controlar a distribuição, acabar com produção fóssil e criar dependência das renováveis nos painéis (mais fácil) na produção (no dia) e no armazenamento para depois vender a preço mais caro quando for necessário (à noite). Long live to the nuke já dizem alguns.

Continuarei a consumir os meus 8-9lts/100km com um som espetacular até quando puder e farei a transição quando achar que for a melhor altura para o fazer.


Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 28, 2021, 21:56:41, 21:56
Responder #218

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Todavia ainda estou para encontrar alguém que conheça que comprou eléctrico devido ao ambiente... sim começam por aí mas ao 5 minutos saí logo as razões reais...

Subjetivo e circunstancial  ;) Diz-me com quem andas digo-te quem és, no limite do preconceito este popularismo mas acredita, há muito quem tenha aderido á mobilidade elétrica desde há mais de dez anos e no presente com motivação principal baseada no ambiente mesmo pagando mais e com custos superiores sobretudo no início.
Assim como há quem escolha construir uma casa mais cara em isolamentos e arquitetura para poluir menos posteriormente, quem não tenha esperado a proibição das incandescentes para colocar LEDs, quem separe lixos criteriosamente a pensar no ambiente, quem recuse lareiras e salamandras porque mesmo sendo mais barato e com abundancia de lenha própria prefira outros modos de aquecimento sem fumo, quem tenha deixado de fumar em casa, no carro ou de todo não só por si mas pelos filhos e família, quem compre eletrodomésticos mais caros mas com melhor eficácia mesmo sabendo que nem sempre compensa financeiramente, quem dimensione a sua instalação fotovoltaica com mais um ou dois painéis sabendo que vai injetar energia de borla na rede e sabendo que não vale a pena contrato de venda mas sim por questão de consciência para compensar um pouco a sua própria pegada ecológica, etc., podia dar centenas de exemplos mas estes são alguns dos que me são caros a mim pessoalmente e estou rodeado de centenas de pessoas que conheço profissionalmente e pessoalmente que são ainda regra geral mais disciplinados na matéria que eu e que se preocupam com o ar que respiram e com o futuro mas que sobretudo sabem que é insustentável continuar como tem sido e mais ainda: respeitam o ambiente e a natureza.

Á anos uma pessoa com quem partilhava transporte abiu a janela e enviou a embalagem do iogurte líquido para os eucaliptos numa estrada nacional, fiz parar o veículo e fui apanhar o plástico e disse ao senhor que não o devia fazer obtendo como resposta que "toda a gente o faz, o que é que eu ia fazer com a embalagem?"; expliquei que deve respeitar a natureza, o ambiente e o senhor disse-me que então não conhece ninguém que respeite e eu acreditei mas sei que uma parte respeita ele é que não conhece essa parte.

Já agora as LFP, será do pior que existe para duas rodas, no que respeita ao maior peso versus capacidade, e na inflexibilidade relativa dos carregamentos muito sensíveis a intervalo de tensões que até torna complicado saber o simples estado da carga. No Alasca ou no deserto pois melhor pensar duas vezes

Complicado porquê? Em veículos ou estacionário é tão simples saber o estado de carga (eu até sei que é mais simples mas iriamos para detalhes técnicos) em baterias LFP como em outras baterias, excepto no antigo chumbo que é apesar de impreciso mais fácil de verificar seguindo e observando a tensão.

A sensibilidade á amplitude de tensões é perfeitamente dominada, aliás podes aumentar e diagnosticar a capacidade da baterias de quase 10% a quase 90% com precisão mesmo que a tensão nas células se mantenha nos 3.2 V o que é uma vantagem, o que não se pode fazer é deixar descer abaixo de 2.9/2.8V ou passar os 3.6/3.65V mas o BMS não deixa chegar a esses valores mantendo conforme os casos entre 2.9/3 e 3.4/3.45 que são os valores que por exemplo o fabricante das minhas células prismáticas aconselha.

A minha scooter tem uma bateria LFP de 5.4 kWh amovível e tenho uma segunda que alterna. estas baterias fazem segundo exemplos de frotas que as utilizam, cerca de 125 000 quilómetros cada uma antes de começarem a reduzir substancialmente a capacidade, ou seja salvo algum precalço vai-se a scooter e ficam as baterias para uma nova scooter (são amovíveis as baterias e tem conversor integrado e carregador externo) ou passam para estacionário em paralelo desfazado. Em conversa com um dos engenheiros da marca disse-me que com outra tecnologia Li-ion com que realizaram testes o máximo de quilometragem atingida era de 45 000 e venderam algumas.

Porque dizes que são do pior? Pelo único aspeto em que perdiam, (ainda perdem mas reduziram a perda e espera que vão superar essa perda com ligeiras mas complicadas mudanças tecnológicas) que é a densidade? Pois são mais baratas, envelhecem 4 vezes menos, fazem pelo menos 4 x mais ciclos, não explodem ou incendeiam em caso de acidente o que penso tem a sua importância nas duas rodas, não utilizam níquel nem cobalto e sabemos o que este dois elemento significam, etc..

O pior para mim em duas rodas (como em quatro) são algumas marcas ou modelos que vêm com baterias que pela capacidade ou pela química, ou por todo o sistema BMS e condicionamento térmico, não vão passar dos 50 a 60 000 quilómetros no melhor dos casos e sendo bem tratadas. Há já vários modelos de duas rodas nestas condições e imensos carros elétricos cuja esperança de vida não irá alem dos 150 000 quilómetros suportando os 75% de capacidade inicial mas é o mercado a funcionar e as pessoas até comprarem preocupam-se em criticar e só depois de comprar percebem que compraram o tipo de veículo que não se adequa á sua realidade e sem entender ou procurar perceber as diferenças seguindo os exemplos dos construtores que já deram provas, recorrendo ao ultimo modelo e marca a aparecer na mobilidade elétrica que por vezes está a colocar no mercado o seu primeiro EV quando outros já têm vários modelos de veículos que fizeram centenas de milhar ou milhões de quilómetros.


Penso que li aqui que se deveria carregar 100%, não estou de acordo com isso, deveria-se ficar nos 3.4v se queremos os ciclos anunciados... mas isto é como as vacinas do covid deixa ver que dizem os anos e varias aplicações para saber se valem ou não... de qualquer modo é a química mais segura e mais adequada para a malta inventar com...

Talvez tenhas lido que uma vez por semana ou periodicamente as LFP devem ser carregadas a 100% e apesar de não concordares é mesmo assim ou pelo menos é assim recomendado pelas marcas e para quem conhece o modo de funcionamento das LFP e das outras tecnologias Li-ion percebe porquê as diferenças.
Uma vez por semana para quem circula diariamente e faz por exemplo 3 ciclos por semana, mais espaçado se faz 3 ciclos num mês.
E sim carregar a 100% da capacidade o que nada tem a ver diretamente com os 3.4V de cada célula que referes porque como os BMS estão regulados para detetar e parar a carga a 3.4/3.45V nas células, nesse ponto estão atingidos os 100% de carga. Se alguma vez te deparares com uma bateria LFP que não tenhas sido tu a construir e verificares que nas células a a carga a 100% faz as faz ultrapassar os 3.45 ou 3.50V pára imediatamente a carga e devolve a bateria. As minhas células só as fiz passar os 3.55V quando as balancei em cima em paralelo e por cada série, depois disso a carga pára a 3.35 com balanceamento passivo e são balanceadas ativamente e manualmente a 3.45 periodicamente.

Esse raciocínio é valido para o chumbo e para outras tecnologias Li-ion como por exemplo algumas delas possuem nominal de 3.7 e podemos carregar até 4.2 embora aguentem mais mas a curva de carga é quase constante até quase aos 4.2V e os 100% correspondem em teoria a 4.2, na pratica as marcas colocam um buffer que pode ser de 5, 10 ou mais %.
Células LFP nominal é 3.2 podem mas não devem ir até 3.65 e estão reguladas em baterias para não passarem dos 3.4, 3.45 em função da respetiva curva de carga que é exponencial.

Já existem outras "baterias" com melhor potencial mas há que dar tempo que os lobbies funcionem... quando o mercado estiver inundado de LFP's e mais baratas  já vai aparecer outras de sódio e etc...

Existirem em laboratório e experimentalmente é uma realidade que pode não ser, existirem aprovadas e comercializadas é outra realidade e é com esta que o mercado avança e não sei se existem lobbies nas tecnologias das baterias, há muita concorrência muita pressa de patentear mas será um dos domínios onde não há espaço para lobbies ao contrário por exemplo dos carregamentos de veículos eléctricos na rede pública em Portugal onde aí sim estamos entregues a um vergonhoso lóbi.

A pseuda teoria da conspiração ou negócio da china na energia é mesmo esse, controlar a distribuição, acabar com produção fóssil e criar dependência das renováveis nos painéis (mais fácil) na produção (no dia) e no armazenamento para depois vender a preço mais caro quando for necessário (à noite). Long live to the nuke já dizem alguns.

Conspiração ou pseudo conspiração ou teoria? Creio que referes a produção, armazenamento e distribuição de eletricidade em comparação á "produção fóssil" mas pensa bem: Podes produzir petróleo em tua casa? Podes refinar, transformar e armazenar petróleo em tua casa? Podes utilizar petróleo em tua casa? Pois, eletricidade podes, tudo isto e ainda a podes levar para fora de casa, no smartphone, na power bank, no veículo elétrico e com alguns até já podes chegar a outra casa e alimentá-la ou ligar o teu VE a outro para o "abastecer", há alguma energia que seja menos dependente a nível pessoal e nacional?


Continuarei a consumir os meus 8-9lts/100km com um som espetacular até quando puder e farei a transição quando achar que for a melhor altura para o fazer.

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Exatamente, é esse o caminho a seguir, aliás seria completamente absurdo demolir ou antecipar o fim de vida de veículos a combustão só para os substituir por veículos elétricos excepto talvez para os que poluem mesmo em excesso, com mais de 20/25/30 anos e muitos completamente á margem da lei com modificações ou sem os dispositivos anti poluição originais.
Apenas com a substituição dos veículos a combustão em fim de vida a serem substituídos por elétricos o mercado estaria todo elétrico em 25 anos a contar de 2015 o que eu não acredito mas é mais ou menos o que a Europa decidiu em relação a esta matéria. Eu aderi á mobilidade elétrica no momento que julguei oportuno mas os meus veículos a combustão não foram demolidos estão a servir e muito bem outros proprietários e também porque gosto de acompanhar as novas tecnologias, defeito profissional, e porque me preocupo com o ambiente e porque  quero e posso  ;) .

Espero ter conseguido ser explícito.  :nice:

Edição. Acabei de ver um vídeo do nosso amigo Will Prowse a propósito dos racks LFP, sistema completo, plug and play, escalonável, BMS de qualidade, 5.12 kWh, avaliadas para mais de dez anos mesmo 20 e 4000 ciclos sem perda, por menos de $2,000.
Algumas noções importantes sobre as prismáticas LFP.

« Última modificação: Novembro 28, 2021, 22:45:59, 22:45 por Lourenço »

Novembro 29, 2021, 16:44:45, 16:44
Responder #219

ALCLCF

  • Visitante
Eu comprei mota elétrica por várias razões e ecologia está lá no fundinho. No topo da lista: dedo do meio aos chulos do estado; prefiro 109cv numa mota do que num carro; dá jeito no dia a dia de trabalho onde tiro o maior rendimento-poupança/km anuais; para o tamanho do nosso país atingiu para mim o "ponto".

Mantenho o ICE que fazia ~15mil ano e passou a 1000-2000km ano.

Eu continuo a discutir estas coisas porque ainda ontem fiz Viseu-Maia-Viseu de mota elétrica....só para averiguar se ficava eletrocutado, a degradação de autonomia com temperaturas próximas ou inferiores a zero (igual ao litro...135km+14% CC a 110km/h) e porque entre desconto VV para 2 rodas e ~7€ de electrões são umas coroas que ficam no bolso.

Novembro 29, 2021, 19:58:28, 19:58
Responder #220

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Eu comprei mota elétrica por várias razões e ecologia está lá no fundinho. No topo da lista: dedo do meio aos chulos do estado; prefiro 109cv numa mota do que num carro; dá jeito no dia a dia de trabalho onde tiro o maior rendimento-poupança/km anuais; para o tamanho do nosso país atingiu para mim o "ponto".

Mantenho o ICE que fazia ~15mil ano e passou a 1000-2000km ano.

Eu continuo a discutir estas coisas porque ainda ontem fiz Viseu-Maia-Viseu de mota elétrica....só para averiguar se ficava eletrocutado, a degradação de autonomia com temperaturas próximas ou inferiores a zero (igual ao litro...135km+14% CC a 110km/h) e porque entre desconto VV para 2 rodas e ~7€ de electrões são umas coroas que ficam no bolso.

 :D Pois, por aqui, "lá no fundinho" mas sempre presente, o dedo do meio foi e é mais para aqueles de quem dependemos há décadas nos fósseis o que nos tem colocado nas mãos de um cartel mundial formado por países e estados pelos quais, com algumas pouca excepções, não tenho simpatia, manipuladores mundiais, quase todos ditaduras, quase todos sem respeito pelas mulheres e pelos direitos Humanos, boa parte deles por de trás das piores atrocidades terroristas mundiais e o gozo que dá quando penso que no meu consumo direto de energia em casa, na locomoção e em boa parte na empresa já não dependo deles, por mim podiam colocar betão nos poços.  :D Claro que ainda não, a economia ocidental ainda depende demais dos fósseis para funcionar mas já dependeu mais  ;)

Novembro 29, 2021, 21:26:25, 21:26
Responder #221

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A realidade é que teremos de queimar combustíveis de origem fóssil por mais alguns anos.
Não há outra forma. É a mais pura e nua realidade!!

E usei a palavra 'teremos' de forma propositada, pois uma interrupção abrupta ou massiva do consumo de petróleo (mesmo que acontecesse em 3 ou 4 anos), seria catastrófica.

Aliás, numa entrevista que o CEO da Tesla deu há uns anos e com uma plateia de altos cargos ligados ao petróleo, ele explicou-o...

E fê-lo também num podcast muito conhecido com o Joe Rogan.
Ficou particularmente conhecido esse podcast por ter sido fumada um pouco de marijuana  :stuck_out_tongue_winking_eye: mas o homem estava ciente...bem ciente do que dizia e olhava para o futuro da transição sem 'diabolizar' os combustíveis fósseis...

Foi isto que disse o Elon Musk (e vou-me furtar aqui à tradução) :

"I’m not in favor of demonizing the oil and gas industry. Because like we can’t stop instantaneously and not have oil and gas. You know, like, we’ll likely die of starvation basically. We’re going to need to burn fossil fuels for a long time—the question is just at what rate do we move to a sustainable energy future. So, I think we should probably move there faster than slower."

Mas é necessária essa mudança. Para o bem do que resta e para a saúde dos que por cá andam neste Mundo, assim como para os que estão para nascer...

O ritmo de mudança e a forma como é feita , sem deixar o Mundo 'às escuras', serão a chave.

E sim...é desejável que as tecnologias em uso (que não necessariamente só uma!), possam fazer a substituição com uma muito menor pegada ambiental e de riscos para a saúde humana.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 07, 2021, 10:43:59, 10:43
Responder #222

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
As LiFePO4? Em veículos só conheço o uso em autocarros fornecidas pela GWL (https://shop.gwl.eu/blog/About-GWL/Electric-busses-powered-by-GWL--2-000-000-passengers-on-free-rides.html) e pensava que seriam mais viradas para uso estacionário....
Os Tesla fabricados na fábrica chinesa têm LFP.

Eu tenho já um sistema solar com 10kwh de baterias provenientes de um BMW acidentado. Confirmo, estes packs são muito procurados e atingem preços por vezes demasiado elevados. Ainda há quem diga que vão parar a aterros

Quem diz isso dos aterros desconhece o que são baterias de EV, o que são EVs, a que é a mobilidade eléctrica e consciente ou inconscientemente está a comparar as baterias de Evs a baterias de telemóveis, brinquedos, vibradores, bicicletas (algumas), trotinetes (algumas), máquinas de barbear, power banks, escovas de dentes, lanternas, tablets, PCs portáteis, máquinas fotográficas, etc., que estão carregadas de metais e produtos altamente tóxicos, poluentes, que só servem uma vez, com vida util muito curta e ineficaz, e que na maioria das situações obrigam á substituição de todo o aparelho ou máquina acabando tudo no lixo, na água e napa freática e no ar e que os negacionistas ambientais e opositores da mobilidade eléctrica utilizam frequentemente como exemplo para atacar todas as iniciativas de transição energética.

As baterias de VEs usadas são demasiado valiosas, não há oferta e muita procura e são construídas para serem, no fim de uma segunda, terceira ou outras vidas e outras utilizações, completamente recicladas. Brevemente nem utilizarão estas baterias quaisquer tipo de terras raras ou metais caros porque já chega de dependência. Preocupem-se os negacionistas com por exemplo o fósforo ou a futura falta dele, que pode provocar fome em todo o Mundo.

Os packs de baterias EV que circulam hoje e todos os que forem fabricados nos próximos anos já estão reservados  ;). Há neste momento uma tentativa de algumas marcas de veículos novos comprometerem os compradores a devolverem de forma contratual e remunerada a bateria no fim de vida veicular porque querem fazer negócio com empresas que lhas compram.

Ainda a propósito da diferença entre baterias de todo tipo, das quais cada um de nós tem várias unidades em casa e que amiúde acabam no lixo indiferenciado com o próprio aparelho de que fazem parte, ao contrário das baterias de veículos elétricos que serão sempre reutilizadas noutras funções ou recicladas, pode ser que seja desta que a UE estabeleça a obrigatoriedade de bateria amovíveis (depois da saga com os carregadores de smartphones):

Baterias impossíveis de substituir aumentam desperdício e gastos

A maioria das baterias da eletrónica de consumo ou das bicicletas elétricas são impossíveis de substituir ou reparar, o que aumenta o desperdício e as despesas, alerta um relatório divulgado esta segunda-feira.

O relatório foi divulgado hoje pelo Gabinete Europeu do Ambiente (EEB na sigla original), uma federação europeia de organizações não governamentais de ambiente, que faz questão de lembrar no início do documento que a Europa se afirma como líder em matéria de clima e de sustentabilidade.

É nessa Europa que a maioria das baterias recarregáveis de iões de lítio dos materiais eletrónicos ('smartphones', computadores portáteis ou 'tablets', bicicletas ou 'scooters' elétricos) ou não são substituíveis ou não são reparáveis.

Tal resulta, diz a EEB, "em períodos de vida mais curtos do produto, aumento do desperdício eletrónico, perda de materiais raros e despesas desnecessárias para os consumidores".

E as estimativas, alerta também, "mostram que a procura continuará a crescer na próxima década: até 60% para baterias na eletrónica de consumo e 15% para bicicletas e scooters elétricas, até 2030".

No relatório, a federação de organizações ambientais europeias diz que a falha de baterias é um dos problemas mais comuns em muitos produtos eletrónicos, sendo também frequentemente o primeiro componente a falhar em bicicletas e 'scooters'.

Segundo o relatório, 42% das reparações de 'smartphones' e 27% das reparações de computadores portáteis estão relacionadas com a substituição de baterias.

"No entanto, entre o design para dificultar a acessibilidade, a utilização de colas, bloqueios de software, falta de peças de substituição, ferramentas e informação sobre reparações, muitas baterias estão destinadas a nunca serem substituídas, reparadas ou recicladas", escreve o EEB.

BATERIAS REMOVÍVEIS E SUBSTITUÍVEIS
Nas contas da organização, se em 2030 todos os novos telefones e 'tablets' vendidos na União Europeia tiverem baterias facilmente removíveis e substituíveis as emissões anuais destes dispositivos podem cair 30%, será menor a perda de matérias-primas críticas como o cobalto e índio, e os consumidores europeus poupam 19,8 mil milhões de euros.

Além do relatório, uma coligação de reparadores de equipamentos eletrónicos e de baterias, a indústria da reciclagem e organização não governamentais ligadas ao ambiente, representando pelo menos 500 organizações, publicou hoje uma declaração apelando à Comissão Europeia para que tome medidas no sentido de mais baterias amovíveis, substituíveis e reparáveis no próximo regulamento sobre baterias.

Jean-Pierre Schweitzer, do EEB, diz citado no documento que ainda que haja muitas empresas a trabalhar para substituir, reparar e reciclar baterias, a má conceção dos produtos e software estão a tornar a tarefa difícil, se não impossível.

"Os fabricantes estão a desperdiçar recursos preciosos e a forçar os consumidores a substituir os aparelhos antes de precisarem de o fazer. O Conselho Europeu e o Parlamento Europeu estão agora a negociar o Regulamento Europeu de Baterias e têm o poder de negociar todas estas questões".

A Comissão Europeia propôs um Regulamento sobre Baterias que visa abordar todo o seu ciclo de vida, desde a cadeia de abastecimento até à eliminação. O documento está atualmente nas mãos do Parlamento Europeu e do Conselho.


https://sicnoticias.pt/mundo/2021-12-06-Baterias-impossiveis-de-substituir-aumentam-desperdicio-e-gastos-d577fc64


Fevereiro 10, 2022, 09:33:56, 09:33
Responder #223

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
É pena que os jornalistas da especialidade se foquem apenas num determinado tipo de veiculo quando é uma situação que abrange todos os tipos de veículos...

Mas dando o devido "desconto" e aproveitando o que escrevem e pensarmos que também se estejam a referir aos motociclos, felizmente têm aparecido mais soluções para a transição para uma mobilidade mais "amiga do ambiente" sem ter que ser apenas pela via dos veículos elétricos, e como esses se tratassem da única solução e que realmente fosse a mais amiga do ambiente...

"Muitas pessoas ainda relutam em desistir dos veículos com motores a combustão, uns por falta de soluções no que toca ao carregamento, outros porque simplesmente, não gostam dos carros eléctricos."
Mais info: https://www.motorspot.pt/2021/02/23/combustiveis-sinteticos-sao-tao-limpos-quanto-os-carros-electricos/?fbclid=IwAR2OOEIQHUyeDCdVll69fX3kbI40wb-4PQqc62NzMRhlXJczIlXw0oB5Fhk

O combustível sintético poderá ser uma boa solução até pela sustentabilidade de não se ter que perder tantos materiais aplicados nos actuais veículos de combustão a circular, quando estes chegarem a um ponto onde os tradicionais combustíveis poderão deixar de ser comercializados ou com enormes restrições de circulação...

Sobre a questão das energias, antes da privatização da EDP, tive oportunidade de ter uma visita guiada à central termoelétrica de Setúbal e onde foi apresentado o paradigma da altura, onde a sustentabilidade parecia ser melhor aplicada, sendo ainda melhor gerido os dinheiros públicos na poupança de custos com produção e importação energética...
Agora com as recentes políticas socialistas, que se têm demonstrando totalmente contraproducentes, deveria-se regredir nessa acção gerida pelas modas da pseudo-sustentabilidade e realmente resolver as questões de fundo de poluição como por exemplo criação de legislação a penalizar fortemente as industrias que insistem em não fazer a transição na questão de extracção de fumos poluentes, proibição de circulação em águas nacionais de navios altamente poluentes, etc...
Em Lisboa, por ser-me próxima, continuo a achar que foi uma total parolice o que o Medina fez na cidade, e por muito que haja opiniões diferentes da minha, mas é certo que o problema da poluição não se resolve provocando o caos na circulação na cidade, isso é totalmente distinto.
Lisboa tinha um sistema de gestão de tráfego (semáforos) cada vez mais preciso...deveria ter sido mantido e não alterado - um veiculo parado ou andar devagar gera mais poluição quem em circulação.
Mas o Medina poderia ter optado por politicas que lhe poderiam sair caro nas eleições, como, proibição de circulação em determinadas vias de veículos anteriores a 2005 e na próxima alteração, para veículos anteriores a 2016...
Resumindo... em Lisboa, uma coisa são os veiculos poluentes e outra coisa distinta é a gestão de tráfego porque o tráfego inclui veiculos já mais modernos, hibridos ou electricos, e não é normal penalizar todos só para defender uma ideia romântica da mobilidade sustentável...

Mas venham lá mais opiniões...
Pelo menos será bom, através dos combustíveis sintéticos continuarmos a ter a oportunidade de circular com as nossas actuais motos...  :cool:



Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 10, 2022, 13:31:51, 13:31
Responder #224

ALCLCF

  • Visitante
Numa perspectiva de veículo de trabalho não percebo onde está a penalização....especialmente em semanas como esta em que ando com média de 17kWh/100km

Como já disse inúmeras vezes. "C*guei" para a ecologia, eu saltei para veículo de trabalho elétrico (por acaso de 2 rodas, dava-me mais jeito) porque é muito dinheiro no final do mês.

Fevereiro 10, 2022, 14:16:35, 14:16
Responder #225

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Andam por aí uns construtores de carros em parceria com uns de motos que puseram um V8 de um RC-F a trabalhar a Hidrogénio, com a queima disso em vez de gasosa.

Parece melhor opção que mais cenas sintéticas (leia-se combustíveis sintéticos que requerem matéria prima)..

Pode ser uma boa opção se não final, pelo menos complementar...

Eu gosto mais desta solução, apesar de ter raízes electrotécnicas.

https://www.autoevolution.com/news/yamaha-unveils-hydrogen-powered-toyota-v8-174970.html
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 10, 2022, 14:17:54, 14:17
Responder #226

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Estamos numa época fascinante e decisiva para o futuro disto tudo...

Espero que se consiga levar o barco a bom porto, apesar de tudo o que se encontra pelo caminho!!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 12, 2022, 12:17:42, 12:17
Responder #227

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Estamos numa época fascinante e decisiva para o futuro disto tudo...

Espero que se consiga levar o barco a bom porto, apesar de tudo o que se encontra pelo caminho!!!

A Koeningsegg desenvolveu um motor eléctrico de apenas 30kg que garante qualquer coisa como ~340cv e 600NM e pelos vistos testou esse motor num motociclo...
Infelizmente estas inovações serão só boas para quem tem muito dinheiro...  :D

https://news-cision-com.translate.goog/koenigsegg/r/quark-and-terrier--koenigsegg-s-first-in-house-e-motor-and-ev-drive-unit-with-pioneering--raxial-flu,c3495628?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-PT&_x_tr_pto=op

Já agora... desconhecia que os veículos eléctricos teriam também de ter um dístico próprio...
https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/VeiculosEletricos/Paginas/VeiculosElectricos.aspx
 :toma:
« Última modificação: Fevereiro 12, 2022, 12:19:15, 12:19 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 12, 2022, 14:37:30, 14:37
Responder #228

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Estamos numa época fascinante e decisiva para o futuro disto tudo...

Espero que se consiga levar o barco a bom porto, apesar de tudo o que se encontra pelo caminho!!!

A Koeningsegg desenvolveu um motor eléctrico de apenas 30kg que garante qualquer coisa como ~340cv e 600NM e pelos vistos testou esse motor num motociclo...
Infelizmente estas inovações serão só boas para quem tem muito dinheiro...  :D

https://news-cision-com.translate.goog/koenigsegg/r/quark-and-terrier--koenigsegg-s-first-in-house-e-motor-and-ev-drive-unit-with-pioneering--raxial-flu,c3495628?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-PT&_x_tr_pto=op

Já agora... desconhecia que os veículos eléctricos teriam também de ter um dístico próprio...
https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/VeiculosEletricos/Paginas/VeiculosElectricos.aspx
 :toma:
Sim são obrigatorios para circular na via publica e os híbridos plug-in também, mas as autoridades a não ser que alguem se queixe não andam a activamente a procurar e autoar os infractores. Devia sair do stand já com o dístico, ou não?!?!

Se estiverem em um estacionamento reservado para veículos eléctricos e não terem o dístico é 300 Euros coima entendi.

Até agora nunca vi uma mota com dístico nem nenhum tesla por sinal mas deve existir claro.




Sent from my SM-G780F using Tapatalk
« Última modificação: Fevereiro 12, 2022, 21:09:23, 21:09 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 12, 2022, 16:22:48, 16:22
Responder #229

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Existem várias questões ligadas ao dístico azul, nomeadamente o estacionamento.

decreto-lei 90/2014 de 11 junho, formaliza o dístico identificativo, no nº 4 do artigo 3º:

“4 – Os veículos elétricos devem afixar, para efeitos de circulação nas vias públicas ou equiparadas, o dístico identificativo que consta do anexo I ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, sendo este o elemento identificativo a nível nacional para efeitos de identificação e usufruto de mecanismos de discriminação positiva de veículos elétricos, designadamente para efeitos de estacionamento.”

É comum ver ainda alguns sem dístico, eu cheguei a circular algum tempo no meu primeiro VE sem dístico mesmo depois da publicação da lei, nunca fui multado na altura, mas conheço quem já tenha tido aborrecimentos por não o ter pedido neste caso num importado.

Não confundir com o dístico verde da EMEL e outros.
« Última modificação: Fevereiro 12, 2022, 16:35:38, 16:35 por Lourenço »

Março 27, 2022, 12:45:58, 12:45
Responder #230

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sendo este tópico quanto ao debate da transição energética, gostaria de aqui deixar este artigo sobre a forma de obtenção dessa mesma energia para depois ser utilizada.

O que está em causa é o uso da... fusão nuclear (não confundir com fissão nuclear!) e que poderá estar ao serviço dentro de poucas décadas.

Se este projecto que junta investigadores de 35 países (incluindo de Portugal) vier a funcionar como é expectável que aconteça, então teremos uma produção de energia limpa, sem emissões e sem resíduos radioactivos.


https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/santo-graal-da-fusao-nuclear-pode-estar-acessivel-em-poucas-decadas-perceba-o-que-esta-em-causa

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 07, 2022, 20:06:41, 20:06
Responder #231

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
No Reino Unido, a escalada do preço da electricidade está já de tal forma, que se compara aos gastos com o abastecimento de um veículo a combustão.

Os utilizadores de veículos eléctricos no Reino Unido viram o custo no uso de um carregador público (rapid-charger) aumentar 42% desde Maio.

Um aumento que não tem paralelo - ou pelo menos não me recordo de outro país ter tido um aumento assim em tão poucos meses - na electricidade.



https://www.cnbc.com/2022/09/27/ev-drivers-in-britain-see-jump-in-public-charging-cost-.html
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 12, 2023, 12:17:51, 12:17
Responder #232

Sergioandrules

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 14
  • Marca Motociclo: Efun
  • Modelo Motociclo: Money
  • Localidade: Lisboa
No tocante aos motociclos elétricos, eu vejo como uma alternativa interessante para as cidades e trajetos com deslocamentos curtos diários. Estou a falar como quem migrou da combustão para a eletricidade.

Ao meu ver, os prós:
-Carregamento barato quando é em casa (evite postos públicos pelos preços e pelos motoristas de carros zagarem-se com o tempo que a sua mota vai permanecer a carregar);
-Menos barulho (embora isso possa ser uma desvantagem às vezes);
-Menos emissões de gases (ou zero);
-Torque absurdo e instãntaneo (a depender do modelo e marca);
-Liberdade de escolher quando e onde carregar a bateria;
-Alguns modelos regeneram a carga enquanto trava ou em descidas.
-Ter duas rodas  :D

Agora os contras:
- São poucas marcas de confiança a vender por um preço justo (Eu mesmo aconselho a silence, niu e super soco, desaconselhando completamente a MOTI ou EFUN) - cuidado ao comprar!
-Nem todas as motas tem bateria amovível, algo que pode limitar o carregamento a alguns lugares;
-o silêncio da mota pode ser perigoso em ultrapassagens ou para os peões;
-Não são indicadas para grandes deslocamentos.

Agosto 13, 2023, 08:40:55, 08:40
Responder #233

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Actualmente já se pode aceitar a ideia de uma utilização satisfatória de veículos eléctricos em ambiente urbano, uso dia a dia MAS ainda estamos longe de aceitar a ideia que os veículos eléctricos vieram para substituir os veículos de combustão.
Isto porque os veículos eléctricos não têm capacidade para uma utilização normal fora do ambiente urbano e se se fizer uma viagem até à terrinha num qualquer dia a meio do ano até se pode ter a ideia que se consegue, só que quando existem grandes afluências ou quando a tendência para haver mais veículos eléctricos no nosso trajecto então podem surgir os problemas e constrangimentos...

O posto carregamento rápido Tesla ali perto de alcácer do sal/marateca num destes dias de verão em direcção ao Algarve ou no regresso...
 :lolol:
Pessoalmente vejo-me a possuir a médio prazo (quando tiver capacidade para adquirir) um veículo eléctrico de 2 e 4 rodas apenas para deslocações diárias locais, porque de resto é para manter ou mesmo substituir o actual veículo 4 rodas de combustão por outro de combustão mais eficiente e actual.
« Última modificação: Agosto 13, 2023, 09:07:47, 09:07 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 14, 2023, 10:17:14, 10:17
Responder #234

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Isso é fila para abastecer (carregar) um carro elétrico?

Os Tesla só carregam em postos de carregamento Tesla? Não sabia...  :pensador:

Fogo que azar desse pessoal...

Quanto a mim num futuro provável, vejo-me mais proprietário de um carro hibrido do que de um totalmente elétrico pela impossibilidade de carregar em casa e da autonomia de um carro elétrico que não me custe "os olhos da cara".

Agosto 14, 2023, 10:26:44, 10:26
Responder #235

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não podem ter parado simplesmente para comer uma bifana?

Agosto 14, 2023, 13:04:47, 13:04
Responder #236

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.
Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.
Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.
membro numero 16

Agosto 14, 2023, 14:09:59, 14:09
Responder #237

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.
Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.
Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.

E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?

Ou de Miranda do Corvo?
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 14, 2023, 15:18:47, 15:18
Responder #238

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.
Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.
Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.

E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?

Ou de Miranda do Corvo?
Pois,isso e muitas outras coisas não sei responder,também não tenho um carro elétrico,mas o companheiro que é bem mais entendido poderá responder?
É que existem sempre muitas dúvidas e questões sobre o assunto...
Nas duas rodas ando a aprender em primeira pessoa e não a ir em críticas.
membro numero 16

Agosto 14, 2023, 20:02:42, 20:02
Responder #239

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.
Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.
Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.

E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?

Ou de Miranda do Corvo?
Pois,isso e muitas outras coisas não sei responder,também não tenho um carro elétrico,mas o companheiro que é bem mais entendido poderá responder?
É que existem sempre muitas dúvidas e questões sobre o assunto...
Nas duas rodas ando a aprender em primeira pessoa e não a ir em críticas.

mneves,

Como disse atrás, uma utilização urbana de dia a dia, não tiro razão inclusive aos fanáticos dos veículos eléctricos, realmente cada vez se tornam mais uma solução válida, tanto que aos poucos vão começando a ficarem mais baratos.
Mas em ambiente não urbano, uma viagem longa, são mais os cuidados que se têm que ter para garantir uma viagem sem se ter que parar e perder algum tempo em carregamentos do que se fosse com um veiculo tradicional de combustão, os de dimensão já de uso familiar, acabam por terem depósitos de combustível com uma autonomia que com os mesmos cuidados chegam a ultrapassar 1100km e sem cuidados pelo menos 700km fazem à vontade... e a uma velocidade que normalmente se vê nas autoestradas a rondar os 140/150kmh.
Faz isso com um eléctrico e depois conta como foi a experiência.  :D
(um Tesla afinal em velocidades superiores se fizer 300km pelos vistos já é muito bom e não é preciso procurar muito na internet por essas noticias sobre autonomias reais de veículos eléctricos, ou seja, a relação autonomia/preço veiculo torna o mesmo numa má solução em determinados usos, porque os usos são muito subjectivos conforme cada proprietário/utilizador)

Não se trata de haverem fanáticos mais entendidos na matéria que nos possam debitar os seus estudos de doutoramento como se fossem totalmente verdadeiros, diariamente surgem sempre publicações ou noticias (por parte de jornalistas e especialistas na matéria) sobre o assunto e uma pessoa atenta acaba por se ir informando...

Estamos actualmente num tempo de transição mas acredita, os veículos tradicionais de combustão ainda vão ficar uns bons anos a circular nas estradas.
Já sobre o que se passam nos principais centros urbanos de vários países da UE, pode-se dizer que são exageros de tolinhos com a ideia que estão a resolver totalmente as questões ambientais do planeta quando na pratica se resolverem 5%... (estou a atirar este numero para o ar, dá o desconto)
E sobre os veículos eléctricos, como disse, para o panorama nacional ainda conta com pelo menos 5 a 7 anos para veres um parque automóvel mais preenchido de veículos eléctricos mas desconfio que ainda esteja longe de matar a circulação e venda de veículos tradicionais de combustão (híbridos), que neste caso talvez façam bem mais sentido que os puramente eléctricos, até pelo avanço de tecnologias de baterias que permitem maior autonomia em menos espaço físico...
E não esquecer que na UE os grandes produtores de automóveis alemães, na sua maioria já estão a começar a atrasar o processo de se verem livres de motores de combustão...

Sobre as duas rodas, como disse, ambiente urbano dia a dia, acredito que já possamos ter uma utilização satisfatória de um motociclo eléctrico, até porque neste ambiente também não se espera que tenhamos ou possamos andar a 300kmh  :D
Na prática, face às deslocações médias de 30/60km diários feitos, sem duvida que são já uma solução de mobilidade.
Mas mneves... por se usar um motociclo no dia a dia não se pode dizer que possa ser uma solução para se fazer passeios longos...
Aliás...consegue-se mas é fruto de muito cuidado, tempo perdido em logística de se preparar a viagem, perceber onde há carregamentos e alojamentos onde pernoitar com carregamentos...etc...

Já agora, que motociclo eléctrico tens tido a oportunidade de experimentar?

 :convivio:
 
« Última modificação: Agosto 14, 2023, 20:05:27, 20:05 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 14, 2023, 20:19:59, 20:19
Responder #240

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.
Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.
Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.

E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?

Ou de Miranda do Corvo?
Pois,isso e muitas outras coisas não sei responder,também não tenho um carro elétrico,mas o companheiro que é bem mais entendido poderá responder?
É que existem sempre muitas dúvidas e questões sobre o assunto...
Nas duas rodas ando a aprender em primeira pessoa e não a ir em críticas.

mneves,

Como disse atrás, uma utilização urbana de dia a dia, não tiro razão inclusive aos fanáticos dos veículos eléctricos, realmente cada vez se tornam mais uma solução válida, tanto que aos poucos vão começando a ficarem mais baratos.
Mas em ambiente não urbano, uma viagem longa, são mais os cuidados que se têm que ter para garantir uma viagem sem se ter que parar e perder algum tempo em carregamentos do que se fosse com um veiculo tradicional de combustão, os de dimensão já de uso familiar, acabam por terem depósitos de combustível com uma autonomia que com os mesmos cuidados chegam a ultrapassar 1100km e sem cuidados pelo menos 700km fazem à vontade... e a uma velocidade que normalmente se vê nas autoestradas a rondar os 140/150kmh.
Faz isso com um eléctrico e depois conta como foi a experiência.  :D

Não se trata de haverem fanáticos mais entendidos na matéria que nos possam debitar os seus estudos de doutoramento como se fossem totalmente verdadeiros, diariamente surgem sempre publicações ou noticias (por parte de jornalistas e especialistas na matéria) sobre o assunto e uma pessoa atenta acaba por se ir informando...

Estamos actualmente num tempo de transição mas acredita, os veículos tradicionais de combustão ainda vão ficar uns bons anos a circular nas estradas.
Já sobre o que se passam nos principais centros urbanos de vários países da UE, pode-se dizer que são exageros de tolinhos com a ideia que estão a resolver totalmente as questões ambientais do planeta quando na pratica se resolverem 5%... (estou a atirar este numero para o ar, dá o desconto)
E sobre os veículos eléctricos, como disse, para o panorama nacional ainda conta com pelo menos 5 a 7 anos para veres um parque automóvel mais preenchido de veículos eléctricos mas desconfio que ainda esteja longe de matar a circulação e venda de veículos tradicionais de combustão (híbridos), que neste caso talvez façam bem mais sentido que os puramente eléctricos, até pelo avanço de tecnologias de baterias que permitem maior autonomia em menos espaço físico...
E não esquecer que na UE os grandes produtores de automóveis alemães, na sua maioria já estão a começar a atrasar o processo de se verem livres de motores de combustão...

Sobre as duas rodas, como disse, ambiente urbano dia a dia, acredito que já possamos ter uma utilização satisfatória de um motociclo eléctrico, até porque neste ambiente também não se espera que tenhamos ou possamos andar a 300kmh  :D
Na prática, face às deslocações médias de 30/60km diários feitos, sem duvida que são já uma solução de mobilidade.
Mas mneves... por se usar um motociclo no dia a dia não se pode dizer que possa ser uma solução para se fazer passeios longos...
Aliás...consegue-se mas é fruto de muito cuidado, tempo perdido em logística de se preparar a viagem, perceber onde há carregamentos e alojamentos onde pernoitar com carregamentos...etc...

Já agora, que motociclo eléctrico tens tido a oportunidade de experimentar?

 :convivio:
Obrigado pelas informações
Eu desde Maio tenho um motociclo elétrico equivalente a 125cc ,claro que é só para o meu uso diário o que fazia 90% dos km totais da xmax que está e estará comigo com cerca de 53000 km.
Cada viagem que faço é um teste,que já vai com 3000 km desde que saiu do representante no final de maio.
Há limitações,tem de existir outro tipo de condução, tem de existir um planejamento do uso da viatura,coisa que para mim dá e é fácil,tenho dias que posso passar dos 100 km mas o normal serão uns 60/70 km ,em que a carga dá e sobra,o resto está noutro sítio tudo explicado ao detalhe.
Também tenho muitas dúvidas, questões,mas vou testando e vendo,se correr bem ainda bem senão serei o primeiro a tornar isso público.
O modelo em questão é uma silence s01 que já personalizei entretanto,não é perfeita,tem muito a fazer mas no meu caso vou comunicando a marca.
membro numero 16

Agosto 14, 2023, 20:26:16, 20:26
Responder #241

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Só me esqueci de referir,que,para mim a mobilidade eléctrica não é nem será solução mas sim uma alternativa no ambiente urbano.
membro numero 16

Agosto 14, 2023, 21:13:23, 21:13
Responder #242

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.
Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.
Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.

E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?

Ou de Miranda do Corvo?
Pois,isso e muitas outras coisas não sei responder,também não tenho um carro elétrico,mas o companheiro que é bem mais entendido poderá responder?
É que existem sempre muitas dúvidas e questões sobre o assunto...
Nas duas rodas ando a aprender em primeira pessoa e não a ir em críticas.

Não lhe tiro o mérito da argumentação, apenas não pode partir do princípio que toda a gente dia de Lisboa ou que o vão fazer de bateria carregada


Cada um terá o seu ponto de partida e chegada e rumo a sul e óbvio que o percurso passara sempre pelo ic1 ou A2, logo serão ao longo destes que quem necessitar carregar o irá fazer

Há postos para todos nós dias de maior migração?
Não há !  Então tem de esperar. Não me escandaliza e acho que também não escandaliza ninguém.


O problema não é meu, por isso não tenho raiva, preconceito e nem desconhecimento pois já tive 2 veículos eléctricos. Hoje não tenho porque não porque não quero, não tenho nada contra o carro electrico, ou melhor nada contra o motor eléctrico apenas acho que as baterias são uma solução pouco ecológica e técnicamente não chegamos ainda ao ponto devido e que corremos o sério risco de que de repente surja uma solução melhor.


Penso pela própria cabeça e aquilo que vejo e que o carro eléctrico e uma imposição política



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 15, 2023, 01:23:29, 01:23
Responder #243

marcopns

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Aveiro
Actualmente já se pode aceitar a ideia de uma utilização satisfatória de veículos eléctricos em ambiente urbano, uso dia a dia MAS ainda estamos longe de aceitar a ideia que os veículos eléctricos vieram para substituir os veículos de combustão.
Isto porque os veículos eléctricos não têm capacidade para uma utilização normal fora do ambiente urbano e se se fizer uma viagem até à terrinha num qualquer dia a meio do ano até se pode ter a ideia que se consegue, só que quando existem grandes afluências ou quando a tendência para haver mais veículos eléctricos no nosso trajecto então podem surgir os problemas e constrangimentos...

O posto carregamento rápido Tesla ali perto de alcácer do sal/marateca num destes dias de verão em direcção ao Algarve ou no regresso...
 :lolol:
Pessoalmente vejo-me a possuir a médio prazo (quando tiver capacidade para adquirir) um veículo eléctrico de 2 e 4 rodas apenas para deslocações diárias locais, porque de resto é para manter ou mesmo substituir o actual veículo 4 rodas de combustão por outro de combustão mais eficiente e actual.
Eu faço uma interpretação diferente dessa imagem.

Vejo uma estação de carga constituída por 10 postos a rebentar pelas costuras.
Vejo um posto de combustível às moscas.
Será que nem a própria Galp constata o óbvio?

Agosto 15, 2023, 01:48:39, 01:48
Responder #244

marcopns

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Aveiro
Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.
Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.
Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.

E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?

Ou de Miranda do Corvo?
De Aveiro um 3LR faz directo, mas não o faz a 150kmh…
Se vier do Porto, ou de outro local mais a norte, pode parar nos SC de Fatima.

A situação vai piorar muito nos próximos tempos porque o crescimento da rede não acompanha o crescimento das vendas.

Agosto 16, 2023, 14:57:17, 14:57
Responder #245

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Eu faço uma interpretação diferente dessa imagem.

Vejo uma estação de carga constituída por 10 postos a rebentar pelas costuras.
Vejo um posto de combustível às moscas.
Será que nem a própria Galp constata o óbvio?
Eu faço uma interpretação mais diferente ainda, vejo um posto de abastecimento "Golpe" invadido por filas de carros em que para além do combustível ser demasiado caro, as próprias filas aparentes afastam quem passe na rua e lá pretenda ir abastecer.

Agosto 17, 2023, 11:30:40, 11:30
Responder #246

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.
Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.
Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.

E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?

Ou de Miranda do Corvo?
De Aveiro um 3LR faz directo, mas não o faz a 150kmh…
Se vier do Porto, ou de outro local mais a norte, pode parar nos SC de Fatima.

A situação vai piorar muito nos próximos tempos porque o crescimento da rede não acompanha o crescimento das vendas.

Agora se entende o porquê do governo andar a colocar radares em todo o lado...
Dessa forma continua a ideia (por enquanto farsa) que os veículos eléctricos vieram para realmente substituir os veículos tradicionais de combustão.
Assim também eu! Contudo se colocarem todos os veículos à mesma velocidade (inferior ao normal ainda praticado) a autonomia dos veículos tradicionais acaba por aumentar mas a autonomia dos veiculos eléctricos acaba por passar a falsa ideia que têm uma autonomia muito boa!  ::P:
E depois vêm todos pomposos para a TV dizer que não estão a fazer caça à multa e que estão a salvar vidas...
São mentiras atrás de mentiras.
Vá... comprem lá mais um popó eléctrico que o costa agradece! E não se esqueçam de se fazerem coitadinhos e se candidatarem ao apoiozito...
Resta saber quem anda realmente a ganhar com esta farsa que nada vem resolver as questões ambientais estruturantes do mundo!

Fica entretanto o novo calendário de 2024 da Tesla:

(convém dizer que não é tão diferente dos mais recentes veículos de combustão com filtro de partículas)
« Última modificação: Agosto 17, 2023, 11:51:11, 11:51 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 17, 2023, 12:54:47, 12:54
Responder #247

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.
Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.
Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.

E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?

Ou de Miranda do Corvo?
De Aveiro um 3LR faz directo, mas não o faz a 150kmh…
Se vier do Porto, ou de outro local mais a norte, pode parar nos SC de Fatima.

A situação vai piorar muito nos próximos tempos porque o crescimento da rede não acompanha o crescimento das vendas.

Agora se entende o porquê do governo andar a colocar radares em todo o lado...
Dessa forma continua a ideia (por enquanto farsa) que os veículos eléctricos vieram para realmente substituir os veículos tradicionais de combustão.
Assim também eu! Contudo se colocarem todos os veículos à mesma velocidade (inferior ao normal ainda praticado) a autonomia dos veículos tradicionais acaba por aumentar mas a autonomia dos veiculos eléctricos acaba por passar a falsa ideia que têm uma autonomia muito boa!  ::P:
E depois vêm todos pomposos para a TV dizer que não estão a fazer caça à multa e que estão a salvar vidas...
São mentiras atrás de mentiras.
Vá... comprem lá mais um popó eléctrico que o costa agradece! E não se esqueçam de se fazerem coitadinhos e se candidatarem ao apoiozito...
Resta saber quem anda realmente a ganhar com esta farsa que nada vem resolver as questões ambientais estruturantes do mundo!

Fica entretanto o novo calendário de 2024 da Tesla:

(convém dizer que não é tão diferente dos mais recentes veículos de combustão com filtro de partículas)
Pois...
Faltam as fotos dos veículos "normais" que arderam no IC 19 em junho,na A5 em julho ,etc,etc ,não são assim tão poucos...
Uns é caça a multa outros embirram com algo,outros são mesmo assim,outros mentem,assim se vê que não há pandemia,não há guerra que mude o ser humano que se mata a ele próprio por ganância.
Ah ,já me esquecia ,falta a notícia do Mercedes eléctrico que ardeu nos usa e queimou a casa junto....
membro numero 16

Agosto 17, 2023, 13:15:05, 13:15
Responder #248

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Como já aqui disseram, o futuro é hidrogénio.

Veiculos hibridos, elétricos etc são soluções de transição. A não ser que arrangem um forma de controlar um isótopo radioativo dentro de uma bateria, e aí a bateria dura o tempo do carro, da do dono, dos filhos, dos netos, dos bisnetos, é só ir passando de veiculo para veiculo  :D é um pouco sci-fi porque no limite cada bateria seria um bomba nuclear em miniatura, mas li que há "gente" que anda a investigar essa possiblidade.

Veremos o que nos trás o futuro.

Agosto 17, 2023, 14:01:11, 14:01
Responder #249

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Muitas fotos e informações não são reais , são sim fruto de uma chamada raiva, preconceito, desconhecimento sobre o assunto.
Falando com quem os tem com quem trabalha com eles consegue perceber mais do assunto.
Qualquer Tesla carregado faz Lisboa Porto ou Lisboa Algarve sem parar relembrando que um veículo elétrico não se pode conduzir com um a combustão,aqui o erro grave de muitos treinadores de bancada.

E se o Tesla vier de Coimbra ou do Porto?

Ou de Miranda do Corvo?
De Aveiro um 3LR faz directo, mas não o faz a 150kmh…
Se vier do Porto, ou de outro local mais a norte, pode parar nos SC de Fatima.

A situação vai piorar muito nos próximos tempos porque o crescimento da rede não acompanha o crescimento das vendas.

Agora se entende o porquê do governo andar a colocar radares em todo o lado...
Dessa forma continua a ideia (por enquanto farsa) que os veículos eléctricos vieram para realmente substituir os veículos tradicionais de combustão.
Assim também eu! Contudo se colocarem todos os veículos à mesma velocidade (inferior ao normal ainda praticado) a autonomia dos veículos tradicionais acaba por aumentar mas a autonomia dos veiculos eléctricos acaba por passar a falsa ideia que têm uma autonomia muito boa!  ::P:
E depois vêm todos pomposos para a TV dizer que não estão a fazer caça à multa e que estão a salvar vidas...
São mentiras atrás de mentiras.
Vá... comprem lá mais um popó eléctrico que o costa agradece! E não se esqueçam de se fazerem coitadinhos e se candidatarem ao apoiozito...
Resta saber quem anda realmente a ganhar com esta farsa que nada vem resolver as questões ambientais estruturantes do mundo!

Fica entretanto o novo calendário de 2024 da Tesla:

(convém dizer que não é tão diferente dos mais recentes veículos de combustão com filtro de partículas)
Pois...
Faltam as fotos dos veículos "normais" que arderam no IC 19 em junho,na A5 em julho ,etc,etc ,não são assim tão poucos...
Uns é caça a multa outros embirram com algo,outros são mesmo assim,outros mentem,assim se vê que não há pandemia,não há guerra que mude o ser humano que se mata a ele próprio por ganância.
Ah ,já me esquecia ,falta a notícia do Mercedes eléctrico que ardeu nos usa e queimou a casa junto....


E preciso que ardam mesmo.


Porque com a diminuição da queima de petroleo, corremos o risco do planeta arrefecer  :lolol: :lolol: :lolol: :D .Quem nasceu na decada de 70 como eu, sabe que na escola nos diziam que o planeta estava a arrefecer e que provavelmente teríamos uma era glaciar em breve e como sabem, os seres humanos sao uma espécie tropical.  Pena conseguimos viver no frio por termos desenvolvido a capacidade de nos vestimos.  :zangadoregras: acho que quem vai achar que nao porque viu uns Filandeses a correr nus pela neve para dentro de uma piscina no tiktok ::P:


E o CO2? se não tivermos CO2 as plantas vão morrer, porque a estamos a asfixiar. portanto, é sabido que a natureza funciona de uma forma em que todo e qualquer ecossistema se desenvolve sempre para o equilibrio  :D :lolol: :D :lolol:

Portanto se a gasolina nao vair arder dentro do motor dos carros, terao de ser os carros a arder  :D :D :D :lolol: :lolol: :lolol: :convivio:

E para o nosso bem!   :D ;)
« Última modificação: Agosto 17, 2023, 14:04:12, 14:04 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l