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Normativa Euro 4: algumas considerações

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Pianoman:


EURO 4 PARA MOTOS

A normativa Euro 4 para motos já está em vigor. É mais restritiva em relação aos gases poluentes e obriga a que as motos e scooters tenham ABS (cilindradas superiores a 125cc) ou CBS (cilindradas inferiores a 125cc). Este ano não se poderá fabricar nenhuma moto que não cumpra a norma Euro 4 e em 2017 não se poderá matricular nenhuma moto fora do Euro 4.

Que consequências tem isto tudo para nós?

Antes de mais, uma pequena história:
1992: começa o Euro 1, aplicado aos carros. Para as motos só se aplicou em 1999.
2003: Entra a norma Euro 2 para as motos.
2006: Euro 3, que se mantém em vigor por 10 anos. Neste período foram controladas fundamentalmente duas coisas: os limites das emissões de CO e os hidrocarbonetos não queimados. Aqui se incluem, por exemplo, os óleos dos motores de 2T ou a gasolina que sai directamente pelo tubo de escape (quando o motor está muito frio, por exemplo.


OS TESTES

Os testes (desde este ano mais complexos e especificos para os motociclos) classificam as motos em 5 grupos:
- Motos com cilindrada inferior a 150cc e com velocidade máxima que não ultrapasse os 100km/h
- Motos com cilindrada inferior a 150cc e com uma velocidade que supere os 115km/h
- Motos de qualquer cilindrada mas que não superem os 130km/h
- Motos de qualquer cilindrada mas que não superem os 140km/h
- Motos de qualquer cilindrada e que superem is 140km/h

Estes testes agora incluem (para além das já existentes provas urbanas e prova de estrada) uma prova interurbana. Assim, as motos são testadas a 60km/h (urbana), entre 53 e 100km/h (interurbana) e entre 111 e 120km/h (estrada).

Para além destes testes também são feitas outras medições e verificações, como por exemplo:
- As emissões do cárter para a atmosfera (que devem ser zero)
- A obrigação de a moto não ser contaminante parada (imaginem uma moto ao sol que deixa escapar vapores de gasolina)
- Que as peças usadas com a função de não contaminar (o catalisador, por exemplo) tenham uma duração garantida
- A verificação dos consumos de combustível
- Os sistemas de informação e diagnóstico a bordo (OBD)


AS CONQUISTAS DO EURO 4

Com esta normativa as motos estão obrigadas a emitir MENOS 56% de CO do que as motos do Euro 3, ou seja, se a uma moto com Euro 3 era permitido emitir 2,620 g de CO por quilómetro, com o Euro 4 só poderá emitir 1,140.
No caso dos hidrocarbonetos não queimados (THC) as reduções entre o Euro 3 e o Euro 4 andam na ordem dos 50% (é aqui que as motas de 2T têm mais dificuldades...)


ENTÃO E AS CONSEQUÊNCIAS PARA NÓS?

Pois...posso lançar algumas ideias:

Como os fabricantes terão que lançar motores mais complexos e com mais elementos que limitem a contaminação e que façam o diagnóstico do motor (mais sondas e catalisadores), de início será difícil controlar isto tudo sem um sistema de injeção, logo uma das primeiras consequências será a substituição dos sistemas se carburadores por sistemas de injeção (lembro-me aqui da SYM GTS 125 evo...)

Todo este aumento de complexidade e processos terá outra consequência: o aumento do custo de fabricação

Isto poderá levar a uma pressão extra aos pequenos fabricantes que não terão capacidade para suportar este aumento se custos e, eventualmente, terão que comprar motores aos grandes.

mneves:
Bom aqui posso contribuir com o que sei da minha kxct.
O motor é o sk25aqui na versao b que ja faz esta norma.
Em relaçao as downtown  por ex o construtor diz no manual que esta um tubo no cárter a aproveitar possíveis gases contaminantes e envia para a admiçao outra vez.
Resumindo ,ha menos potencia declarada no mesmo motor .

Cross:
Bom post companheiro! Algumas coisas que não estava ao corrente!

João_Santos:
Obrigado pela partilha destas informações tão importantes e esclarecedoras.

João  :scooter: :scooter:

JViegas:
Obrigado pela partilha.
Não estava ciente da diferença.
É um assunto deveras interessante numa altura em que se fala no desaparecimento de modelos míticos de alguns dos fabricantes e também dos escândalos da falsificação de testes.

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