Autor Tópico: Buzinar? Sim...mas sejamos breves!  (Lida 1097 vezes)

Maio 17, 2019, 20:08:45, 20:08
Lida 1097 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Buzinar? Sim...mas sejamos breves!






Este assunto foi despoletado de forma muito breve num outro tópico e achei por bem recordar...a buzina.

É daquelas coisas que ninguém fala.
Aliás, não me lembro de um único review que abordasse a qualidade sonora da buzina de "X" ou "Y" modelo. :)

Mas mais uma vez não será sobre isso que se vai escrever, mas sim...sobre a forma como o Código da Estrada vê o acto de buzinar.

Se calhar aqui os membros do fórum que tiraram a carta há menos tempo ainda terão presente alguma coisa sobre isto.

O Código da Estrada impõe que os “sinais sonoros” sejam “breves” e usados apenas em situações de “perigo eminente” (podem conferir o artigo 22.º).

E não se fica por aí...

É que o art. 23º do mesmo Código deixa bem expresso que: “Dentro das localidades, durante a noite, é obrigatória a substituição dos sinais sonoros pelos sinais luminosos utilizados nas condições previstas no número anterior.”

Vale isto por dizer que de noite não é permitido buzinar a ninguém. Utilizem-se as luzes...

Se acaso um agente de autoridade se deparar com isso, não posso deixar de aproveitar o momento para informar que a sanção com coima pode ir de 60€ a 300€.

Imaginando eu que alguns dos membros do fórum se preparam para fazer esvoaçar cascóis já este fim-de-semana (por questões futebolísticas), fica então por aqui a lembrança... ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 18, 2019, 01:03:20, 01:03
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Faz todo o sentido que à noite não se buzine.
Mas quando os olhos do outro condutor estão no telemóvel há o risco de não ver as luzes.
 :-\

Porém, as buzinadelas que mais me aborrecem são as que parecem recorrentes entre os "novos" motociclistas das 125.
Malta que certamente já era selvagem de carro, e agora que passou a andar de moto continua a ter um comportamento igualmente selvagem. E naturalmente consideram que circular entre faixas é um direito e não um privilégio.

Ainda hoje passei por uma situação, que infelizmente há uns anos para cá se tornou recorrente. E que  considero bastante desconfortável:
A Av. Infante D. Henrique iniciou esta semana obras, em algumas zonas as faixas foram subtraídas e naturalmente o transito tornou-se caótico.

Está tudo mais estreito e torna-se mais difícil circular entre faixas.
Como a minha moto tem escape e faz algum barulho, os condutores habitualmente ouvem e ao detectar a presença tendem a facilitar.
E quando não facilitam, espero. Ninguém é obrigado a fazer.

Hoje apareceu um indivíduo atrás de mim a apitar que nem um louco.
E nas situações que eu ficava encravado... continuava a apitar! E isto foi constrangedor, pois foi fiquei com a sensação que alguns condutores achavam que seria eu a apitar.

Quando finalmente o transito desimpedia, seguia viagem... mas continuava a ouvir ao longe a apitar.
Até novamente ficar encravado e continuar a ouvir aquele teatro atrás de mim.

Isto aconteceu várias vezes ao longo da avenida.
A vontade era mesmo de parar a moto e ir perguntar porque raio era aquilo.
Não fosse sexta-feira, estar bem disposto e pouco virado para confusões... certamente o teria feito.
« Última modificação: Maio 18, 2019, 01:07:26, 01:07 por dfelix »

Maio 18, 2019, 01:22:34, 01:22
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Online
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Faz todo o sentido que à noite não se buzine.
Mas quando os olhos do outro condutor estão no telemóvel há o risco de não ver as luzes.
 :-\

Porém, as buzinadelas que mais me aborrecem são as que parecem recorrentes entre os "novos" motociclistas das 125.
Malta que certamente já era selvagem de carro, e agora que passou a andar de moto continua a ter um comportamento igualmente selvagem. E naturalmente consideram que circular entre faixas é um direito e não um privilégio.

Ainda hoje passei por uma situação, que infelizmente há uns anos para cá se tornou recorrente. E que  considero bastante desconfortável:
A Av. Infante D. Henrique iniciou esta semana obras, em algumas zonas as faixas foram subtraídas e naturalmente o transito tornou-se caótico.

Está tudo mais estreito e torna-se mais difícil circular entre faixas.
Como a minha moto tem escape e faz algum barulho, os condutores habitualmente ouvem e ao detectar a presença tendem a facilitar.
E quando não facilitam, espero. Ninguém é obrigado a fazer.

Hoje apareceu um indivíduo atrás de mim a apitar que nem um louco.
E nas situações que eu ficava encravado... continuava a apitar! E isto foi constrangedor, pois foi fiquei com a sensação que alguns condutores achavam que seria eu a apitar.

Quando finalmente o transito desimpedia, seguia viagem... mas continuava a ouvir ao longe a apitar.
Até novamente ficar encravado e continuar a ouvir aquele teatro atrás de mim.

Isto aconteceu várias vezes ao longo da avenida.
A vontade era mesmo de parar a moto e ir perguntar porque raio era aquilo.
Não fosse sexta-feira, estar bem disposto e pouco virado para confusões... certamente o teria feito.

Um amigo (que tinha uma ZX12R), uma vez olhou para o espelho da moto e pareceu-lhe uma CBR600R (2004) a fazer-lhe sinais de luzes para o picanço…
A moto bem que tentou acompanhar aquele andamento louco ao mesmo tempo que ia fazendo sinais de luzes…
Só no dia seguinte num determinado local em que ambos se encontraram… é que eu lhe disse que tinha sido eu a tentar acenar-lhe para irmos beber uma jola e meter conversa em dia…
Ele bem disse "não me pareceu a tua moto mas sim uma CBR600R... desculpa"

Por acaso o tipo louco não seria alguém teu conhecido? ou o que poderás ter feito ali atrás para ele estar tão enlouquecido?
 :nice: :convivio:

nota: actualmente aquela perseguição daria lugar a ficarmos sem carta - radar fixo bem assinalado…
« Última modificação: Maio 18, 2019, 01:25:24, 01:25 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 18, 2019, 08:53:26, 08:53
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A situação relatada é de facto constrangedora.
Isto porque há pessoas que fazem uso da buzina como se aquilo fosse dar direito a um 'livre trânsito' para passar tudo e todos.
De noite então é de tirar uma pessoa do sério...

E não é um breve buzinar... Fazem uso da mesma como que simulando o acto de gritar ou berrar do interior do seu veículo.

Além de ser totalmente ilegal aos olhos da lei, acabam por criar esse tipo de situações, em que numa fila de vários veiculos parados ou a andar devagar, acaba por não se saber quem é o intolerante lá para trás (ia chamar-lhe energúmeno) que se acha no direito daquele espectáculo e de levar os outros a encostar para deixar passar sua alteza...

Já vi tanto disto, com um buzinar que é tudo menos breve...  :napodeser:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 18, 2019, 22:42:28, 22:42
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Ele bem disse "não me pareceu a tua moto mas sim uma CBR600R... desculpa"

Deduzo que fosse numa autoestrada...
Pois fora desse contexto, manobrar um barco como a ZX12 implicaria algum empenho para acompanhar a 600RR.
 :D

De qualquer forma, é muito raro um "picanço" nascer a partir dos sinais de luzes.
O padrão habitual é alguém ir distraído e ser ultrapassado por outro. E nesse momento decidir que tem de recuperar a posição.
story of my life
 :D

A situação relatada é de facto constrangedora.

Ir confortavelmente a filtrar entre carros e surgir alguém a apitar atrás...
Ou parar num semáforo e alguém aparecer atrás e decidir contornar para parar mesmo em frente...
Isto são as situações do dia-a-dia que mais me aborrecem.
 :-X

Maio 18, 2019, 22:50:30, 22:50
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Online
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ele bem disse "não me pareceu a tua moto mas sim uma CBR600R... desculpa"

Deduzo que fosse numa autoestrada...
Pois fora desse contexto, manobrar um barco como a ZX12 implicaria algum empenho para acompanhar a 600RR.

 :D

De qualquer forma, é muito raro um "picanço" nascer a partir dos sinais de luzes.
O padrão habitual é alguém ir distraído e ser ultrapassado por outro. E nesse momento decidir que tem de recuperar a posição.
story of my life
 :D

A situação relatada é de facto constrangedora.

Ir confortavelmente a filtrar entre carros e surgir alguém a apitar atrás...
Ou parar num semáforo e alguém aparecer atrás e decidir contornar para parar mesmo em frente...
Isto são as situações do dia-a-dia que mais me aborrecem.
 :-X

ZX12R versão deslimitada (de ponteiro dá mais de 299  :D ) e completamente artilhada…
Foi pois numa autoestrada…
A "CBR600R" era antes a minha ER6F...  :lolol:
(pelo espelho, pelos vistos são parecidas - ER6F e CBR600R)
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin