GERAL > Legislação e informações relevantes na área do motociclismo

caça à multa : cogumelos e top-cases

(1/9) > >>

Luis Salgueiro:
Agora com esta história do confinamento aconteceu há uma semana atrás ter sido mandado parar (a 100 mts de casa) por uma operação-stop.
Após a vistoria aos documentos e uma pequena 'troca de bitaites ' entre mim e o sr. agente , o indíviduo antes de me dar 'ordem de marcha' vira-se para mim e diz-me que numa outra qualquer situação idêntica que me venha a acontecer o mais normal será um seu colega me passar multa por ter cogumelos e top-case na mota visto serem 'extras' não averbados no livrete e que alteram a 'configuração' original do modelo.

Eu não estava virado para mais conversa e apenas rematei a conversa alegando que sempre interpretei aquelas coisas como sendo acessórios e não 'alterações ao modelo' , tal como nos carros haja quem tenha suportes para bicicletas , etc,

O sr. agente não aceitou o argumento e em tom mais ameaçador reiteirou que 'desta vez passava' mas que eu não achasse estranho ele me aplicar a coima  numa '2ª oportunidade' de nos virmos a encontrar.

Já tinha ouvido por pessoal do Norte que a polícia de lá andava a martelar os motociclistas por situações idênticas mas achei que era coisa pontual , mas agora já acho que é uma 'política concertada' a nível nacional.

Komékié ?? Sabem que passos a dar para 'legalizar' esta situação ? Como se averbam no livrete as malas e os cogumelos ? Alguém sabe indicar os procedimentos ?

ThatsMe:
Isso é mito.

Ele não te multou porque não te pode multar, simples. Há muitos anos que se fala de multas de top-case, mas nunca vi uma única.
Até ao dia em que vir uma à minha frente, é mito.

Quis tentar ser o polícia mauzão, mas fez só figurinhas tristes.

Quanto aos cogumelos nem comento.

Raminhos:
Segue e continua.
Não dês discussão.

No dia em que te passarem uma multa dessas é não pagar e contestar.

JoãoPVCarvalho:

--- Citação de: ThatsMe em Dezembro 05, 2020, 13:52:28, 13:52 ---Isso é mito.

Ele não te multou porque não te pode multar, simples. Há muitos anos que se fala de multas de top-case, mas nunca vi uma única.
Até ao dia em que vir uma à minha frente, é mito.

Quis tentar ser o polícia mauzão, mas fez só figurinhas tristes.

Quanto aos cogumelos nem comento.

--- Fim de Citação ---
É isto...

O conselho que Eu dou cá em casa é :
Aprendam a viver, se eles têm "supremacia" nestes casos, então o melhor é abanar com a cabeça enquanto o nosso subconsciente os manda "Modere a sua linguagem" e assim normalmente a malta resiste para viver mais um dia.
Lembrem-se que os Agentes da Autoridade são homens e mulheres como nós, e por mais isenção que a profissão exija, têm sentimentos e temperamento nem sempre fáceis de dominar.

Já diz o Povo que discutem dois tolos enquanto um quer.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

dfelix:

--- Citação de: Raminhos em Dezembro 05, 2020, 13:55:31, 13:55 ---No dia em que te passarem uma multa dessas é não pagar e contestar.

--- Fim de Citação ---

Infelizmente não é assim que funciona.

Eles têm poder de decisão sobre aplicar este tipo de multa por "ordens superiores" que indicam que alterações ás características de veículo têm de constar no DUA.
Porém estão isentos de aceitar qualquer contestação.

O procedimento é pagares sob a forma "caução".
E a contestação é feita conforme as instruções que estão no verso do documento do auto.
Implica enviar carta registada para a ANSR que iniciará um processo.
E é nessa carta que terás de apresentar a tua defesa.

A minha experiência com contestações é que o processo expira antes de obter qualquer resposta.
Nunca consegui reaver o dinheiro de qualquer caução.
A única vez que tentei obter mais informação sobre isto, rapidamente percebi que iria gastar mais com advogados do que aquilo que iria reaver. E rapidamente desisti.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa