Autor Tópico: O 112 passará a detectar o local exacto da origem da chamada...  (Lida 1523 vezes)

Julho 21, 2022, 15:40:58, 15:40
Lida 1523 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O 112 passará a detectar o local exacto da origem da chamada...




Já lá vão cerca de 11-12 anos a esta parte que tive de ligar para o 112 por causa do abalroamento que foi feito ao meu irmão, quando ele seguia de moto.
Nessa altura e após ligar para o 112, fui eu quem teve de fornecer os dados (o mais exactos que me foi possível), quanto ao local da ocorrência, no sentido de uma ambulância ir ao local, pois ele tinha um golpe profundo na mão.

Passaram estes anos, as coisas têm vindo a ficar substancialmente melhores nesse particular, mas ainda ficarão melhores!

Isto porque o Ministério da Administração Interna (MAI) lançou esta semana um concurso internacional para a manutenção dos centros operacionais 112.pt, o serviço de chamadas de emergência gratuito, sendo que uma das novidades deste novo serviço de emergência será a deteção do local exacto de origem das chamadas.

Entre outras coisas, é introduzido o 5G e os centros operacionais passam a receber a geolocalização diretamente dos terminais móveis. Os centros operacionais vão continuar a receber a geolocalização oriunda de outras fontes já implementadas no 112 nacional (Cell ID, AML), mas esta actualização vai permitir uma localização muito mais precisa para um socorro mais rápido e eficaz.

Isto é especialmente importante, pois existem casos em que por exemplo a pessoa que liga para o 112 é um sinistrado rodoviário e pode estar numa zona de mais difícil localização pelos métodos actualmente ao dispor do 112.

A bem dizer, um sinistrado poderá não estar em condições de facultar a sua situação, quanto mais o local onde se encontra, sendo assim de uma enorme importância que esta tecnologia permita o socorro no menor tempo possível, com a precisão de saber o local exacto de onde partiu a chamada telefónica.
« Última modificação: Julho 21, 2022, 15:43:38, 15:43 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 21, 2022, 15:52:14, 15:52
Responder #1

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Muito boa notícia. Em especial agora que alguns intercomunicadores teem um algoritmo que, em caso de detectaram uma queda, podem fazer una chamada para até 3 telefones pré estabelecidos (o caso dos Uclear Motion).
Esperemos é que nunca seja necessário usar esse serviço.



Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk