Autor Tópico: Honda Rebel 300  (Lida 1292 vezes)

Setembro 02, 2020, 17:21:24, 17:21
Lida 1292 vezes

javac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 19
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: ainda à procura
  • Modelo Motociclo: ainda à procura
  • Localidade: Lisboa
Boa tarde,

tenho andado a pesquisar e não encontro nenhum artigo a falar sobre isto. Alguém sabe porque a Honda não lançou na europa a Honda Rebel 300?  Será porque não cumpre as normas de poluição ou simplesmente decidiram não lançar este modelo na europa?

Tirando a marcas chinesas o mercado cruiser de cilindradas baixas não há muita oferta.

Obrigado pela atenção.

Setembro 02, 2020, 18:31:55, 18:31
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Está destinada ao mercado Americano e Asiático.
Terá essencialmente que ver com uma questão de posicionamento, estratégia de mercado e, consoante o país, por uma questão de fiscalidade.

Manter por cá o mesmo modelo com uma cilindrada tão próxima, talvez fosse visto como pouco viável.

Se ao menos uma delas fosse 125cc, a conversa seria outra.
Mas sendo uma 300 e outra 500, implicando ambos ter-se carta (pelo menos A2), tornava a coexistência no mesmo mercado como pouco viável.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 02, 2020, 18:50:38, 18:50
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Pelo menos a CMX300 é comercializada nos EUA desde 2017, e tem sido praticamente actualizada todos os anos apenas nas cores disponíveis.

Na Europa, uma vez que a naked CB300R é comercializada, e utilizando a mesma motorização dessa CMX300, não me parece que seja uma questão a ver com normas Euro5 mas talvez uma questão de lógica de marketing e posicionamento, pois sendo praticamente a mesma moto (tudo o resto é mesmo partilhado) e apenas com a diferença do motor, a Honda Europa talvez tenha achado que não se justificasse colocar à venda a CMX300 com um preço quase ali parecido com a CMX500...
Em termos de especificações, o motor já se viu que é diferente (dimensões diferentes de cilindro+pistão e monocilindro em vez de bicilindro) e existe anda a diferença do kit de transmissão, e a meu ver talvez a CMX300 seja um produto bem mais cativante que propriamente a CMX500, por ser mais mexida e menos relaxada que essa CMX500...

Desconheço se em algum país da UE terá sido comercializada esse modelo mais "pequeno em cilindrada" e também não encontro mais informações.
Em todo o caso, a HONDA prepara-se (Outubro/Novembro) para fazer renovação da linha 500cc e talvez avançar já para a renovação da linha NC com nova motorização 800cc ou 850cc e pode ser que nessa altura venha alguma novidade como a introdução da CMX300...

EDITADO: não tinha reparado que ali o Sapiens já tinha opinado, pelo que funciona como complemento  :tornarseanjinho: :D
« Última modificação: Setembro 02, 2020, 18:53:59, 18:53 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 02, 2020, 19:51:14, 19:51
Responder #3

javac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 19
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: ainda à procura
  • Modelo Motociclo: ainda à procura
  • Localidade: Lisboa
Boas,
Faz sentido o raciocínio. Espero que possam vir a ponderar colocar na europa pois eu tenho como pontos positivos o seguinte, isenção IUC e seguro seria mais baixo para quem apenas quer dar uma volta de vez em quando e apenas gosto do estilo cruiser.

Cruisers de baixa cilindrada apenas encontro marcas chinesas 125cc a maioria sem ABS e sem a mesma qualidade da honda ou outras marcas de prestigio. Fico triste pelo mercado das cruiser não ter interesse pelas marcas de prestigio. Talvez por haver poucas pessoas que gostem deste estilo.

Muito obrigado pelas respostas. Ficarei atento ás novidades :-)

Setembro 02, 2020, 22:10:50, 22:10
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quanto a valores de seguro serem mais baixos numa 300 do que numa 500cc, dizes isso porque tens ideia que assim seria...ou fizeste de facto uma simulação?

Eu pergunto isto (sem maldade alguma, claro) porque, curiosamente, não faltam exemplos de motos com cilindrada até bem mais alta que esta Rebel e a pagar valores extraordinariamente baixos.

Aliás, existem scooters e motos 125cc com valores de seguro mais elevados do que algumas pessoas estão a pagar pelas suas 1000cc ou de ainda maior cilindrada.
Isto é verídico.  :)

Existe por cá um tópico que tem o contributo de vários membros e onde cada um foi por lá deixando o que paga de seguro.
Alguns valores são surpreendentes.  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 02, 2020, 22:18:27, 22:18
Responder #5

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Para a Axa o intervalo 125 - 500 é igual. São outros fatores que depois fazem a diferença.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Setembro 03, 2020, 11:00:46, 11:00
Responder #6

javac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 19
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: ainda à procura
  • Modelo Motociclo: ainda à procura
  • Localidade: Lisboa
Obrigado pela informação dos seguros. Realmente não cheguei a simular. Também me esqueci de referir que o preço de uma Rebel 300 vs Rebel 500 será mais baixo o que também ajuda.

Digo Honda Rebel porque outras marcas de prestigio não encontro nada de cruisers. Apenas Harley e Indian que são motos de cilindradas muito superiores ao que procuro.

Obrigado pelas dicas. Ficarei no entanto atento até que apareça no mercado mais opções para cruisers. Quem sabe com os tempos de agora terem mudado o mundo possa extender o modelo Rebel 300 para a europa.

Setembro 03, 2020, 11:36:50, 11:36
Responder #7

Rodrigues1

  • Visitante
Se puderes opta pela Rebel 500 porque além de ter um motor mais que comprovado como fiável acaba por ser mais económica que a 300 porque tem cv suficientes para o peso.

Eu até trocava a minha CB500X pela Rebel se fosse parecida com a antiga Shadow.

19,53 € ao ano de IUC não é nada e podes crer que compensa.

Setembro 03, 2020, 13:05:11, 13:05
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Obrigado pelas dicas. Ficarei no entanto atento até que apareça no mercado mais opções para cruisers. (....)

Ainda que num preço um pouco mais elevado (existe uma diferença de ~1.500€), tens sempre a hipótese de olhar para a Vulcan.
É uma 650cc e efectivamente já não pode ser conduzida com carta A2, em face da potência ultrapassar os 35kW*.
Mas pronto, pensa nessa também como uma hipótese a considerar.


* Não sei se tem versão A2 de fábrica.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 12, 2020, 11:02:14, 11:02
Responder #9

javac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 19
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: ainda à procura
  • Modelo Motociclo: ainda à procura
  • Localidade: Lisboa
(....)
Obrigado pelas dicas. Ficarei no entanto atento até que apareça no mercado mais opções para cruisers. (....)

Ainda que num preço um pouco mais elevado (existe uma diferença de ~1.500€), tens sempre a hipótese de olhar para a Vulcan.
É uma 650cc e efectivamente já não pode ser conduzida com carta A2, em face da potência ultrapassar os 35kW*.
Mas pronto, pensa nessa também como uma hipótese a considerar.


* Não sei se tem versão A2 de fábrica.

Lamento mas procuro baixa cilindrada que essa ainda é superior á 500cc da honda. Mas obrigado na mesma.
« Última modificação: Setembro 16, 2020, 17:03:18, 17:03 por javac »