Autor Tópico: DB Killers fixos... mais uma oportunidade para inventar?!  (Lida 2396 vezes)

Março 19, 2025, 09:30:25, 09:30
Lida 2396 vezes

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1138

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Nova legislação sobre equipamento que mais afecta o aftermarket.

DB Killer não se poderão retirar... eterna discussão entre segurança e ruído.

https://www.andardemoto.pt/moto-news/72879-leis-anti-ruido-vao-fazer-escapes-opcionais-mais-silenciosos/

Sent from my SM-S918B using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Março 19, 2025, 10:26:15, 10:26
Responder #1

ThatsMe

• 1413

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Arrisco-me a dizer que nunca foi propriamente legal tirar o dbKiller, até porque acredito que os escapes sejam homologados com níveis de ruído com o dbKiller colocado. Ao retirá-lo, está a emitir ruído superior ao homologado.

Quanto à segurança, na minha opinião, não passa de uma desculpa de quem quer ter a mota barulhenta.
Para que um escape seja audível a um carro que circula à sua frente, é preciso que seja um escape alto ao ponto de ir a ensurdeceder toda a gente que vai atrás da mota e isto é um facto. O escape aponta para trás, portanto para o ruído ser significativo à frente da mota terá que ser obsceno atrás da mota.

"Loud pipes save lives" é um mito muitas vezes cientificamente desmentido, sobretudo nos dias de hoje com carros genericamente bem insonorizados.

Março 19, 2025, 13:04:46, 13:04
Responder #2

dfelix

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4970
Os escapes aftermarket só cumprem a respectiva homologação o dbkiller estiver instalado.
Nunca foi legal circular sem o mesmo.

Muito honestamente, não acredito que haverá grandes mudanças.
Até porque tecnicamente, a generalidade dos dbkiller já são fixos por um parafuso.
Desmontar o mesmo é como desmontar outro componente que seja necessário estar presente para se circular em conformidade.

"Loud pipes save lives" é um mito muitas vezes cientificamente desmentido, sobretudo nos dias de hoje com carros genericamente bem insonorizados.

A "rasgar" na autoestrada só te ouvem quando já passaste por eles.
Já a circular entre filas de trânsito (onde é comum apertarem, mudarem de direção sem sinalizar ou simplesmente estarem distraídos com o telemóvel) acredita que te ouvem.

É perfeitamente legitimo criticar este tipo de opção pelo incomodo que possa causar.
Andar a acelerar sobretudo em zonas residenciais à noite está longe de ser uma atitude civilizada.

Já querer "comprovar cientificamente" o que qualquer um pode comprovar empiricamente soa demasiado forçado.
Não precisas sequer de instalar um escape barulhento. Basta circulares no trânsito atrás de alguém que tenha... e verás que é como se te estendessem um tapete vermelho.

Março 19, 2025, 16:40:30, 16:40
Responder #3

ThatsMe

• 1413

Masculino
Não precisas sequer de instalar um escape barulhento. Basta circulares no trânsito atrás de alguém que tenha... e verás que é como se te estendessem um tapete vermelho.

Não concordo.
Faço "diariamente" VCI (ponte arrábida ou freixo, dependendo do dia) e Via Norte em hora de ponta, e apanho frequentemente uma MT09 de escape direto no mesmo sentido que eu. A mota é barulhenta ao ponto de que é intransitável atrás dela, não consigo sequer ouvir a minha própria mota ou música do intercom quando estou atrás dela, tenho a certeza que o tubo do coletor vai direto para a ponteira curta.

Sempre que o vejo deixo-o ir à vida dele porque é realmente incomodativo circular junto dele, e não foram poucas as vezes em que mais à frente o apanho parado no trânsito pura e simplesmente porque há carros que não dão passagem.

Falo agora de mim: Há dias em que tenho a sorte de apanhar N condutores atentos às redondezas e estão a abrir caminho quando ainda venho 1 ou 2 carros atrás deles. Isto não é do meu escape, é da atenção com que eles estão.

Quando estou eu de carro no trânsito, entre música e insonorização do interior, só ouço as motas quando elas passam ao meu lado. Indo de vidros abertos é outra história, que cada vez tende a ser menos o cenário normal devido à generalização do ar condicionado.

Podemos ter opiniões diferentes e está tudo bem com isso, é saudável. Mas não consigo aceitar que escapes barulhentos salvem vidas de forma geral e consistente. Na minha modesta opinião, isso é pura e simplesmente uma desculpa para quem quer poder andar com motas barulhentas de consciência tranquila.

Podemos também fazer outro exercício, que é fazer a comparação dos tipos de condutores de mota dependendo do escape que usam. Atenção que isto é uma grande (enorme) generalização:
Regra geral, motas de escape direto andam com tipos de capacete AGV, casaco de bossa, calça pelo tornozelo e sapatilha new balance.
Conta-se pelos dedos das mãos o "commuter" que ande equipado da cabeça aos pés e com mota de escape direto.
E não acredito que uns se preocupem mais com a segurança do que os outros, caso contrário um escape aberto seria a primeira coisa que todos compraríamos logo a seguir ao capacete.

Volto a dizer que isto é uma enorme generalização e que vale o que vale, mas é a visão que eu tenho das coisas.

Se aceitamos que os escapes barulhentos sejam a norma, o próximo passo é andarmos constantemente a buzinar tal como se faz de forma mundana na Índia ou Brasil.
E se pensarmos bem, ao menos a buzina está apontada para a frente ao contrário do escape que está apontado na direção literalmente oposta àquela que seria o ideal para "salvar vidas".
« Última modificação: Março 19, 2025, 16:44:29, 16:44 por ThatsMe »

Março 19, 2025, 16:50:55, 16:50
Responder #4

ThatsMe

• 1413

Masculino
E só para atirar lenha para a fogueira, vou deixar uma provocação:

Onde vemos os escapes diretos a ser mais usados:
- Nos arruaceiros ou nos commuters diários?
- Nos grupos similares ao Dark Night, ou nos grupos de passeios organizados?
- Nas motas desportivas ou nas motas utilitárias?
- Nas motas baratas (tipicamente de quem tem um budget mais curto) ou nas motas caras e premium (que à partida terá mais budget para investir em segurança)?

E atenção que não falo de escapes aftermarket devidamente homologados com catalisador, porque esses não fazem o barulho de que me estou a queixar.
Já fiz largos km atrás de uma MT07 com o Akrapovic com catalisador e nada tem a ver com o típico barulho das MT com escape aftermarket.

Março 19, 2025, 17:28:50, 17:28
Responder #5

Gentleman rider

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 421
  • Localidade: Lisboa
Sim, um escape ruidoso, porque anuncia a chegada da moto mais cedo, tem o potencial de prevenir alguns acidentes.

Mas conduzir motos a contar com o escape e não com a prudência não será a melhor forma de sobreviver em duas rodas no longo prazo.

Eu nunca modifiquei nenhuma moto para além de protecções de quadro/motores ou um vidro deflector.

Jamais me passaria pela cabeça mudar o escape de uma moto.

Quanto a mim o ponto mais débil que encontro nas motos é a suspensão. Se alguma vez gastasse dinheiro em aftermarket seria aí.

Os travões vêm a seguir.

E uma moto com a suspensões ou travões melhorados é imperceptível para os outros.

Contudo nunca o fiz porque, quando não estou satisfeito, tem feito mais sentido trocar de moto para algo com suspensões e travões melhores.

Voltando aos escapes. Existem circuitos e estradas de montanha por essa Europa fora a restringir motos ruidosas ou, simplesmente, a banir qualquer moto indiscriminadamente.

Quem coloca escapes ilegais em motos devia ter a consciência de que está lentamente a matar a liberdade de circular de moto a todos os motociclistas.

É exactamente a mesma situação de um aluno fazer porcaria e, como não se acusa, o professor mete toda a turma na rua com falta.

Eu gostava que a polícia fosse implacável com escapes ruidosos ou com qualquer modificação que não tenha mais nenhum propósito que não seja incomodar todos à volta.
« Última modificação: Março 19, 2025, 17:35:23, 17:35 por Gentleman rider »

Março 19, 2025, 18:39:08, 18:39
Responder #6

Joao_Cruz

• 1522

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,
Eu também sou defensor que escapes ruidosos,  não salvam nada de nada.
Nem sei se há estudos conclusivos, mas da minha experiência diária de andar de moto, só servem para acordar a vizinhança e que nos vejam como "fora da lei", que é algo que muitos combatemos.

Os automobilistas não nos veem, connosco pintados de fluorescente mesmo ao lado deles,  quanto mais a fazer barulho com os escapes ( para mais, com eles com janelas fechadas e a ouvir música).

Enviado do meu SM-A546B através do Tapatalk

Março 20, 2025, 11:47:14, 11:47
Responder #7

nfkart

• **

• 422

Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Se colocarem escapes de marcas conhecidas e nao tirarem o db killer, fica com um som TOP! e nao faz basqueiro!!!!

Quem gosta de barulho, nao deve fazer concerteza muitos kms é insurdecedor!!! E nao piada nenhuma!

Março 20, 2025, 12:27:43, 12:27
Responder #8

Nemo_Fz

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 20
  • Texto Pessoal
    Non inultus premor
  • Modelo Motociclo: 1290 SAS
  • Localidade: Bombarral
Tenho uma opinião mista sobre isto.

Já me aconteceu estar no meio de filas e, simplesmente estar ao lado de carros que simplesmente não me estavam a ver nem a ouvir e quase que corria mal. Tenho a noção que se tivesse um escape mais sonoro (não confundir com barulhento), esses condutores teriam notado a minha presença.

Como exemplo posso dar que já me aconteceu ir a conduzir o carro, motos estarem no campo morto dos meus retrovisores e só não deu esterco porque as ouvi, sendo que numa das situações só me apercebi porque o condutor da moto fez uma aceleração a seco para se fazer notado pois estava completamente fora do meu campo de visão.

Posto isto, escapes barulhentos sou contra, É um incomodo e também já me aconteceu ir atrás de um "zé" que levava aquilo quase directo e tive de me deixar ficar para trás porque era insuportável e sim, a fiscalização deveria cair em cima dessa malta.
« Última modificação: Março 20, 2025, 12:29:37, 12:29 por Nemo_Fz »

Março 20, 2025, 13:03:20, 13:03
Responder #9

Gentleman rider

• **

• 421
O que me parece que vai acontecer é os fabricantes de motos montarem escapes originais nas motos novas cada vez mais feios e baratos (até inacabados) para oferecerem alternativas de marcas aftermarket como opção.

A diferença não será sonora mas sim estética.

Na verdade é isso que já acontece com muitas motos novas.

Março 20, 2025, 21:01:53, 21:01
Responder #10

JustGil

• **

• 499

Masculino
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Uma coisa que já me apercebi, é que o pessoal que anda aí com escapes todos "abertos" é malta que só anda de mota quando está sol/calor, para ir ao café ou para ir para o Cais de Gaia mandar uns cortes  :D

Março 21, 2025, 10:27:09, 10:27
Responder #11

dfelix

• 4970
Sempre que o vejo deixo-o ir à vida dele porque é realmente incomodativo circular junto dele, e não foram poucas as vezes em que mais à frente o apanho parado no trânsito pura e simplesmente porque há carros que não dão passagem.
(...)
Falo agora de mim: Há dias em que tenho a sorte de apanhar N condutores atentos às redondezas e estão a abrir caminho quando ainda venho 1 ou 2 carros atrás deles. Isto não é do meu escape, é da atenção com que eles estão.

A atenção que um condutor de motociclo tem na sua própria condução não faz "abrir o trânsito".
É imperativo que o faça (tenha uma moto com escape barulhento ou não) para garantir a sua própria segurança.
Mas é irrelevante para qualquer automobilista que vá na sua "bolha"...

O incómodo que descreves com o barulho é a prova que o ouves...
Tal como tu, também outros. E seja por incómodo ou porque se apercebem... lá deixam "ir à sua vida".
O que não significa que todos o façam.

Podemos ter opiniões diferentes e está tudo bem com isso, é saudável. Mas não consigo aceitar que escapes barulhentos salvem vidas de forma geral e consistente. Na minha modesta opinião, isso é pura e simplesmente uma desculpa para quem quer poder andar com motas barulhentas de consciência tranquila.

Uma coisa é discutir a "moralidade" da coisa...
E em momento algum vou estar aqui a escrever que um escape barulhento seja algo "civilizado", que não cause incomodo a terceiros.

Outra é que efetivamente (seja pelo incomodo ou não) acaba por ter este efeito de fazer "sentir presença".
E podes puxar de "estudos científicos" ou da tua experiência pessoal com os vidros fechados... o que não implica que seja consonante com a experiência de quem circula no transito com estas condições.

A questão da "consciência tranquila" é relativa.
Diria que a esmagadora maioria está-se a borrifar para o que os outros acham.

E não acredito que uns se preocupem mais com a segurança do que os outros, caso contrário um escape aberto seria a primeira coisa que todos compraríamos logo a seguir ao capacete.
(...)
Volto a dizer que isto é uma enorme generalização e que vale o que vale, mas é a visão que eu tenho das coisas.

Como referes, é uma enorme generalização.  :)

Se aceitamos que os escapes barulhentos sejam a norma, o próximo passo é andarmos constantemente a buzinar tal como se faz de forma mundana na Índia ou Brasil.

Mas isso é o que observo no dia-a-dia, particularmente com scooters.
Também te digo que "apitar" é de longe uma postura mais agressiva e consequentemente menos civilizada que simplesmente circular com uma moto que se faz ouvir.
É um "sai da frente" ao invés de um "eu estou aqui".

Claro que a imagem que está na vossa cabeça será a de quem circula a dar "gazadas"... o que também considero desnecessário.

Voltando aos escapes. Existem circuitos e estradas de montanha por essa Europa fora a restringir motos ruidosas ou, simplesmente, a banir qualquer moto indiscriminadamente.

Há vários locais onde houve essa intenção mas não sei ao certo se chegou a ser aplicado.
A última vez que li alguma coisa sobre o tema, a tendência até será no sentido de impedir veiculos a combustão.

Os automobilistas não nos veem, connosco pintados de fluorescente mesmo ao lado deles,  quanto mais a fazer barulho com os escapes ( para mais, com eles com janelas fechadas e a ouvir música).

Até podes irradiar luz que não te vêem porque os olhos se não estiverem a olhar para a frente.. estão no telemóvel.

O que me parece que vai acontecer é os fabricantes de motos montarem escapes originais nas motos novas cada vez mais feios e baratos (até inacabados) para oferecerem alternativas de marcas aftermarket como opção.

Diria que no presente até existe um maior cuidado por parte do fabricante em produzir escapes originais apelativos.
Não acho que os fabricantes tenham interesse em abrir assim essa porta a qualquer um.
Faz sentido que se mantenha aquilo que é a pratica corrente: parcerias com um fabricante específico e introduzir essa opção no catálogo de extras.

« Última modificação: Março 21, 2025, 10:39:29, 10:39 por dfelix »

Março 21, 2025, 12:05:20, 12:05
Responder #12

ThatsMe

• 1413

Masculino
O incómodo que descreves com o barulho é a prova que o ouves...
Tal como tu, também outros. E seja por incómodo ou porque se apercebem... lá deixam "ir à sua vida".
O que não significa que todos o façam.

Eu ouço-o porque vou atrás dele (exatamente a direção para a qual o escape está apontado) e porque não tenho nada fisicamente à minha volta além do capacete.
Os carros vão à frente (direção oposta à do escape) e têm 4 paredes metálicas e de vidro à volta deles, já para não falar na música, conversa ou até a pura distração.

São dois cenários totalmente opostos.

Março 21, 2025, 12:30:16, 12:30
Responder #13

dfelix

• 4970
Os carros vão à frente (direção oposta à do escape) e têm 4 paredes metálicas e de vidro à volta deles, já para não falar na música, conversa ou até a pura distração.

Exacto...   :)

(roubado daqui)

Pelos vistos há quem abra o vídeo para ouvir aquelas pipocas...  :love0001:  :D
« Última modificação: Março 21, 2025, 12:32:59, 12:32 por dfelix »

Março 21, 2025, 12:55:47, 12:55
Responder #14

Gentleman rider

• **

• 421
Diria que no presente até existe um maior cuidado por parte do fabricante em produzir escapes originais apelativos.
Não acho que os fabricantes tenham interesse em abrir assim essa porta a qualquer um.
Faz sentido que se mantenha aquilo que é a pratica corrente: parcerias com um fabricante específico e introduzir essa opção no catálogo de extras.

A moto do momento, a Hornet 1000, tem um escape muito feio. Certo que toda a moto tem um ar budget mas o escape, mesmo assim, salta à vista pelas piores razões.

O SC Project alternativo só pode ser comprado via concessionários Honda.

Acho que é uma win-win-win situation

Para a SC project é um win porque vai continuar a vender escapes. De outra forma estas marcas ficam basicamente sem mercado. Ou restringidas a motos de pista

Para a Honda é um win porque eles ganham alguma coisa no escape SC project que vendem. De certeza que a margem da marca na moto é baixa, têm de vender acessórios.

Para os cromos é um win porque vão ficar satisfeitos com o bling de um escape "de marca" que ainda por cima está legal.

Acredito que haja outros exemplos semelhantes.

Por exemplo, sem dúvida que o pormenor mais feio das Yamaha CP3 é o escape. E a Yamaha também oferece uma solução Akrapovic (não sei se em exclusivo)

Outro bom exemplo, a Triumph nunca ofereceu um escape "de marca" na primeira geração da Speed 1200RS dizendo que não havia ganhos de potência.

Mas já se juntou à Akrapovic para oferecer um escape para a versão 2025. Continua a não haver ganhos de performance mas a verdade é que muitos, se não a maioria, dos utilizadores alteram o escape destas motos.
« Última modificação: Março 21, 2025, 13:00:07, 13:00 por Gentleman rider »

Março 22, 2025, 21:38:18, 21:38
Responder #15

dfelix

• 4970
Acho que é uma win-win-win situation

Sim, por isso é pratica corrente há algum tempo..
O akrapovic que tenho na minha R1200S já era um exclusivo do catálogo de extras há 20 anos atrás.
O termignoni que tenho na minha Scrambler há 10 anos atrás também.

Uma grande vantagem destas soluções é que o fabricante fornece mapa eletrónico especifico.
Enquanto as versões genéricas acabam por obrigar a recorrer a outro tipo de soluções.

E a Yamaha também oferece uma solução Akrapovic (não sei se em exclusivo)

O comercializado pela Yamaha tem uma tonalidade mais escura e o logotipo é gravado a laser.
Mas certamente haverá outras diferenças.

Outro bom exemplo, a Triumph nunca ofereceu um escape "de marca" na primeira geração da Speed 1200RS dizendo que não havia ganhos de potência.
.
A Triumph neste campo toma decisões um pouco aleatórias.
Não me admiraria que a relação que tinha com a Arrow possa ter atrasado as coisas.

Continua a não haver ganhos de performance mas a verdade é que muitos, se não a maioria, dos utilizadores alteram o escape destas motos.

Diria que o único ganho verdadeiramente significativo e que por norma surge ignorado nestas discussões é o peso...
« Última modificação: Março 22, 2025, 21:39:21, 21:39 por dfelix »

Março 24, 2025, 09:48:36, 09:48
Responder #16

Cross

• Global Moderator

• 1138

Masculino
Certamente que qualquer que seja o dispositivo que nos alerta ou estimula os nossos sentidos faz nos tornar mais seguros. Quem nunca esteve naquela situação de " aquele !?!&%€#€! não me viu e quase me..." que diga parque será excepção.

Concordo que os escapes não tiverem dbkillers que os contrutores serão obrigados a olhar para este tema e escutar o consumidor porque agora não se importam pela alternativa que existe no aftermatket e fazerem como Pilatos...

Alinhado com os escapes sempre esteve a discussão de usar luzes ou intermitentes ou ligadas à velocidade de circulação e situação na estrada, tipo das autoridades utilizam ...que seriam mais eficazes aqual eu estou de acordo, apesar dos mesmos do costume reclamarem de poluição pelas luzes neste caso igualmente mas pelo menos não padecem do efeito de doppler relacionado pelo som nem o efeito de "bad boys" da estrada associado ao barulho.

Sent from my SM-S918B using Tapatalk
« Última modificação: Março 24, 2025, 11:47:43, 11:47 por Cross »

Março 24, 2025, 11:44:48, 11:44
Responder #17

Reiner

• **

• 260
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Olá a todos!!!
Dando meu pitaco. É mais lógico, seguro e saudável todos dirigir ou pilotar em modo defensivo. Ou seja sempre prevendo o que pode acontecer de acidente.
Para isso é só seguir atento às sinalizações de trânsito e movimentações à frente. Não tem lógica abrir caminho com barulho.
Imagina todos os veículos ou mesmo somente as motos com escapamento aberto....
Seria o inferno na terra....tanto barulho que não saberia de onde vinha.....loucura total.
Temos a orientação e o costume de sempre estar atentos ao retrovisor e ate mesmo ao movimento da roda dianteira do veículo à frente para ultrapassar. Buzina e barulho só motoboys desorientados que utilizam....

Pois, pois.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Março 26, 2025, 18:59:51, 18:59
Responder #18

Cross

• Global Moderator

• 1138

Masculino

Março 28, 2025, 15:34:34, 15:34
Responder #19

RicardoGaio

• **

• 173

Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: NH-T 125
  • Localidade: Torres Vedras
Vi isso ontem nesse site.
Simplesmente  :zangadoplus: :zangadoplus: :zangadoplus: :zangadoplus:
Atitude de quem não tem nada para fazer, quer ficar famosa e "quer aparecer"!
« Última modificação: Março 28, 2025, 16:08:33, 16:08 por RicardoGaio »

Março 28, 2025, 15:44:56, 15:44
Responder #20

dfelix

• 4970

Março 28, 2025, 16:23:40, 16:23
Responder #21

Reiner

• **

• 260