"Loud pipes save lives" é um mito muitas vezes cientificamente desmentido, sobretudo nos dias de hoje com carros genericamente bem insonorizados.
Não precisas sequer de instalar um escape barulhento. Basta circulares no trânsito atrás de alguém que tenha... e verás que é como se te estendessem um tapete vermelho.
Sempre que o vejo deixo-o ir à vida dele porque é realmente incomodativo circular junto dele, e não foram poucas as vezes em que mais à frente o apanho parado no trânsito pura e simplesmente porque há carros que não dão passagem.(...)Falo agora de mim: Há dias em que tenho a sorte de apanhar N condutores atentos às redondezas e estão a abrir caminho quando ainda venho 1 ou 2 carros atrás deles. Isto não é do meu escape, é da atenção com que eles estão.
Podemos ter opiniões diferentes e está tudo bem com isso, é saudável. Mas não consigo aceitar que escapes barulhentos salvem vidas de forma geral e consistente. Na minha modesta opinião, isso é pura e simplesmente uma desculpa para quem quer poder andar com motas barulhentas de consciência tranquila.
E não acredito que uns se preocupem mais com a segurança do que os outros, caso contrário um escape aberto seria a primeira coisa que todos compraríamos logo a seguir ao capacete. (...)Volto a dizer que isto é uma enorme generalização e que vale o que vale, mas é a visão que eu tenho das coisas.
Se aceitamos que os escapes barulhentos sejam a norma, o próximo passo é andarmos constantemente a buzinar tal como se faz de forma mundana na Índia ou Brasil.
Voltando aos escapes. Existem circuitos e estradas de montanha por essa Europa fora a restringir motos ruidosas ou, simplesmente, a banir qualquer moto indiscriminadamente.
Os automobilistas não nos veem, connosco pintados de fluorescente mesmo ao lado deles, quanto mais a fazer barulho com os escapes ( para mais, com eles com janelas fechadas e a ouvir música).
O que me parece que vai acontecer é os fabricantes de motos montarem escapes originais nas motos novas cada vez mais feios e baratos (até inacabados) para oferecerem alternativas de marcas aftermarket como opção.
O incómodo que descreves com o barulho é a prova que o ouves...Tal como tu, também outros. E seja por incómodo ou porque se apercebem... lá deixam "ir à sua vida".O que não significa que todos o façam.
Os carros vão à frente (direção oposta à do escape) e têm 4 paredes metálicas e de vidro à volta deles, já para não falar na música, conversa ou até a pura distração.
Diria que no presente até existe um maior cuidado por parte do fabricante em produzir escapes originais apelativos.Não acho que os fabricantes tenham interesse em abrir assim essa porta a qualquer um.Faz sentido que se mantenha aquilo que é a pratica corrente: parcerias com um fabricante específico e introduzir essa opção no catálogo de extras.
Acho que é uma win-win-win situation
E a Yamaha também oferece uma solução Akrapovic (não sei se em exclusivo)
Outro bom exemplo, a Triumph nunca ofereceu um escape "de marca" na primeira geração da Speed 1200RS dizendo que não havia ganhos de potência.
Continua a não haver ganhos de performance mas a verdade é que muitos, se não a maioria, dos utilizadores alteram o escape destas motos.