Autor Tópico: Ajuda na escolha da primeira mota  (Lida 1738 vezes)

Março 20, 2025, 00:38:28, 00:38
Lida 1738 vezes

gnaf

• Visitante
Olá a todos  :scooter:

Irei comprar a minha primeira mota, mas estou com algumas dúvidas/ indecisões e gostava de ter a vossa ajuda.
Há alguns anos que penso em comprar moto e desta vez tomei coragem para o fazer.
Comecei a tirar a carta de moto para mais tarde não ficar preso às 125.
Até há uns tempos andava a ver as tricity , em parte pelo receio e pela estabilidade que supostamente essas motas podem ter. Não que tenha dificuldades de equilíbrio, sempre andei de bicicleta e muitas vezes vou para o trabalho assim (mas uma bicicleta não é uma mota).
Entretanto fui fazer o curso da Honda para iniciantes, em Palmela, e lá conduzi uma honda PCX e foi bastante pacífico, ficando assim na dúvida se vale a pena ir para uma tricity ou para uma scooter.
Digo scooter porque irei usar no dia a dia, para casa trabalho, em Lisboa, sendo mais simples por causa de não ter mudanças e pelo espaço de bagagem.

Estava a ver ou uma nmax ou uma forza (ambas 125).
As tricity podia ir para uma cc mais alta, mas tendo corrido bem com a PCX não sei se vale a pena a diferença de preço e se realmente são assim tão mais estáveis que me façam fazer essa escolha.

Gostava de ouvir as vossas opiniões 🙂

:scooter:

Março 20, 2025, 11:45:47, 11:45
Responder #1

nfkart

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 422

Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Boas,

Acho que para primeira moto devias de comprar uma Triumph Rocket 3 com 2500 cc e 167 cv  :D :D :lolol: :lolol: :lolol:

Agora a sério, depende da tua altura e peso, mas qq opção entre as marcas japonesas ficas bem servido!

A Pcx ou a Nmax sao as rainhas do segmento!

Experimenta antes de comprar!

Boas Curvas
 :convivio:

Março 20, 2025, 18:08:05, 18:08
Responder #2

gnaf

• Visitante
Olá , obrigado pela resposta nfkart  :)

Acho que para primeira moto devias de comprar uma Triumph Rocket 3 com 2500 cc e 167 cv  :D :D :lolol: :lolol: :lolol:

Com essa Triumph nem conseguia sair do stand :D

Sim, verdade, o peso e altura contam bastante, eu tenho 1.68 e 59 kg, tendo em conta isto, não poderá ser uma mota muito grande nem pesada, daí a minha opção inicial por uma scooter 125 e depois vou vendo como me adapto.

Já fui a alguns stands mas tenho de fazer um test antes.

Obrigado,
Gonçalo.
 :convivio:

Março 20, 2025, 18:56:30, 18:56
Responder #3

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5388
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Uma vez que estás a tirar a carta se calhar poderias iniciar numa moto ligeiramente acima de 125cc sem ser já uma 600cc/700cc.
Atendendo que tens também uma estatura muito semelhante à minha apesar de seres bastante mais leve experimenta a Royal Enfield Guerrilla 450, acho que ficas bem servido como 1ª moto. Em consumos é muito semelhante a uma 125cc. Em autoestrada já vai até aos 160/165kmh e a 120/130kmh não está ali nos limites... É confortável, moderna qb(inclui ecrã com conecção telemóvel com google maps GPS no ecrã via app da Royal Enfield, dá para ver chamadas, sms,....musica...) com um design cheio de carácter.
A Himalayan 450 é um pouco mais alta pelo que não te aconselho para já... tal como a concorrente CFmoto 450MT que é ainda mais alta...

Para 2ª moto irias adorar a Kawasaki ER6F 2009/2011 mas terias de encontrar uma com ABS. (procura motos SÓ COM ABS, porque sem, basta uma travagem à chuva e estás no chão e começas a ficar com medos e tal...).
As alternativas a esta "velhinha" kawasaki são as yamaha xj6n da mesma altura ou mais recente as yamaha mt07 sem bem que ambas são mais altas e irias te sentir perfeitamente na Kawasaki, dois pés assentes no chão.

A Triumph Rocket 3 é um brinquedo de luxo, não é fácil de um tipo de quase 1,70m pegar nela e usar em ambiente urbano porque a manobrar passaria muitas vezes deitada no alcatrão... é bem pesada...
Por incrivel, a Honda Goldwing é bastante manobrável e eu não teria receio de andar diariamente com uma... se fosse o modelo F6B...  :corado:

Para 3ª e 4ª moto e por aí fora já terias certamente "conhecimentos" para encontrares o que realmente gostas ou procuras numa moto.
A Hiamalyan 450 poderia ser uma 3ª moto por acrescentar a mais valia de poderes ir à vontade para fora de estrada...

É bastante importante uma pessoa se sentir confortável na moto mas o conforto não é só o rabo sentir o banco fofinho mas sim não ficares em bicos dos pés e não teres receios de manobrar a moto a por exemplo fazeres oitos...
Mas para pessoas de estatura ali até 1,72m não é muito fácil encontrar motos à altura...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

Março 20, 2025, 21:38:33, 21:38
Responder #4

JustGil

• **

• 499

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Saudações meu caro!

Se estás à procura de algo fiável, barato, divertido e de fácil aprendizagem, recomendo a Honda CB300R.
Além disso, é a 300cc/500cc mais leve do mercado, são 31cv para 144kg em ordem de marcha. Tem uma velocidade final de 165km/h, mas dá para andar tranquilo na casa dos 120/130km/h.

Consumos entre os 2.7 e 3.8/100km, se andares relativamente calmo, na casa dos 80-100km/h facilmente dá para fazer consumos na casa dos 2.8-3l/100km e numa condução mista, entre cidade, autoestrada e umas aceleradelas, ando na casa dos 3.6 l/100km.
Em termos de manutenção, levo-a à Honda aqui perto de casa e uma revisão fica em torno dos 70 - 110€ e é de 6 em 6 mil kms ou de ano em ano.

Em termos de fiabilidade, a minha tem 55mil kms e só me deu 2 pequenos problemas, um foi aos 22 mil kms onde arrebentou o cabo de embraiagem e depois foi relativamente à pouco tempo, que fiquei sem bateria na mota, mas foi resolvido pondo outra nova, a original já ia fazer 6 anos.

Como pontos negativos, é uma mota que para fazer muitos kms em autoestrada, para além de ser uma naked onde levas com toda a pressão do vento no peito, é uma mota de 1 cilindro, o que é normal sentires vibrações na zona das peseiras e sentires o motor a fazer mais ruído por ir em rotações mais altas.
E depois, caso queiras tirar ou mudar a bateria, tens que remover o depósito da mota, ao contrário de algumas que é só remover o banco  ;)

Março 21, 2025, 14:04:42, 14:04
Responder #5

lferreira

• **

• 216
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa
Olá a todos  :scooter:

...
Até há uns tempos andava a ver as tricity , em parte pelo receio e pela estabilidade que supostamente essas motas podem ter. Não que tenha dificuldades de equilíbrio, sempre andei de bicicleta e muitas vezes vou para o trabalho assim (mas uma bicicleta não é uma mota).
Entretanto fui fazer o curso da Honda para iniciantes, em Palmela, e lá conduzi uma honda PCX e foi bastante pacífico, ficando assim na dúvida se vale a pena ir para uma tricity ou para uma scooter.
Digo scooter porque irei usar no dia a dia, para casa trabalho, em Lisboa, sendo mais simples por causa de não ter mudanças e pelo espaço de bagagem.

Estava a ver ou uma nmax ou uma forza (ambas 125).
As tricity podia ir para uma cc mais alta, mas tendo corrido bem com a PCX não sei se vale a pena a diferença de preço e se realmente são assim tão mais estáveis que me façam fazer essa escolha.

Gostava de ouvir as vossas opiniões 🙂

Viva,

Para 1ª mota tb tive uma Forza 125 (em 2015), super prática, com um enorme espaço de arrumação por baixo do banco, já com alguns extras na altura que outras marcas ñ contemplavam, como o ABS, tudo em led's, o vidro que ajustava a altura, etc. Adorava a mota pelo seu consumo, quase o mesmo de uma PCX, mas com um depósito maior (fazia quase 500km com um depósito), mas tudo o resto era muito superior a uma PCX e às restantes concorrentes da altura!
Se já está a tirar a carta e se de facto ñ quer ficar refém de uma 125, pelas caracteristicas limitadas delas a nível de velocidade se usar AE, e se gosta da Forza, existe a Forza 300/350cc, que mantem os atributos das 125 a nível tecnológico e de espaço mas já com um certo pulmão para enfrentar uma AE mais à vontade na velocidade permitida!
Na minha opinião esqueça as motas de 3 rodas, mais despesa em tudo, pneus, combustível, mais peso, enfim.

Abraço

Março 21, 2025, 16:50:01, 16:50
Responder #6

gnaf

• Visitante
Olá a todos, obrigado pelas vossas respostas :)
É uma grande ajuda, pois já têm experiência e elucidam-me de coisas que muitas vezes o pessoal mais novo pode não ter perceção.

500km numa forza é muito bom.
Eu estou inclinado ou para a Forza ou para a NMAX, os percursos que farei maioritariamente serão um pouco de IC e centro de cidade de Lisboa.

Realmente muitas das motas que existem, para pessoal que tenha menos de 1.72 é um filme, tem de se procurar bem.

Obrigado pelas respostas.

Março 21, 2025, 20:28:50, 20:28
Responder #7

gnaf

• Visitante
Para além destas também pensei na Honda Rebel 500.
Mas tenho receio de para primeira mota ser um passo acima.
O assento é baixo, a mota não é muito pesada, mas não sei se para o trânsito da cidade seja a melhor opção :).

Março 22, 2025, 17:48:54, 17:48
Responder #8

turbomonster

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 31
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
Para ir e vir do trabalho. Acredito que possas ter que levar alguma carga. Nesse caso a scooter é mais prática.
Se andares em AE, procura pela Forza ou Xmax

Abril 02, 2025, 11:10:28, 11:10
Responder #9

gnaf

• Visitante
Olá a todos.
Antes de mais agradeço as vossas respostas e feedback :)
Estou a pensar entre a Nmax e a Forza , ambas no modelo 125cc.
Se bem que estou inclinado para a Forza 125.

Obrigado  :scooter: