Olá,
Visitante
. Por favor
entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Fórum
Ajuda
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Clube Português Motociclismo
»
GERAL
»
Assuntos Diversos
»
Duvidas sobre Adaptações
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Duvidas sobre Adaptações (Lida 1272 vezes)
Abril 02, 2025, 20:11:03, 20:11
Lida 1272 vezes
RaitoPT
Motociclista: 1 estrela ❇
4
Marca Motociclo: apeado
Modelo Motociclo: apeado
Localidade: Porto
Duvidas sobre Adaptações
Boa Noite,
Estou a postar este tópico pois não mencionei na minha apresentação, porque queria que fosse um tópico á parte e que todos me possam ajudar de uma forma ou outra.
É o seguinte: Sou uma pessoa que nasceu com paralisia cerebral e que me afetou maioritariamente as pernas, consigo andar, mas apenas por curtas distancias e o meu equilibrio, apesar de algum, não é o mais estável... e não consigo passar a perna por cima do assento de um Motociclo, mas resumindo a minha deficiência em uma palavra: Sou Coxo.
Tenho carta de condução e carro e desloco-me sem problemas, mas como referi na minha apresentação, sempre tive a vontade de ter a experiencia de andar de moto e sempre tive aquele bichinho de ter uma mota e fazer umas viagens, mas é aqui que a minha deficiência me limita...
O meu equilibrio não é muito bom e dai o não puder equilibrar uma mota... e não consigo passar a perna por cima do assento de um Motociclo, dai eu querer uma Scooter com o assento aberto, mas recentemente tem aparecido umas Scooters 125cc "Trikes" a gasolina, tanto no Brasil, como Filipinas, China e Estados Unidos, estilo esta:
Mas apesar de encontrar videos e sites fora da Europa que têm estas Scooters adaptadas ou que se pode comprar um Kit de Adaptação, para que se possa alterar a Scotter para que não seja necessário equilibrar a mota, pois esse é o meu objetivo, gostaria de questionar esta comunidade, se existe forma de adaptar uma Scooter ou alguém que possa fazer essa mesma adaptação, para que eu pelo menos possa ter a experiencia de conduzir um motociclo e também desta forma, ter outro veiculo para além do carro para fazer o meu dia-a-dia de uma forma mais econômica, de certa forma.
O meu objetivo é um Motociclo a Gasolina e não Elétrico, pois conheço pessoas que tiveram elétrico e depois de uns tempos tiveram que vender ou verem-se livres do veiculo pois a troca de bateria era superior ao valor do veiculo em causa.
Acredito que exista empresas ou alguém que possa fazer este tipo de adaptações, pois existem fora de Portugal.
Espero que me possam ajudar de alguma forma.
«
Última modificação: Abril 02, 2025, 20:18:26, 20:18 por RaitoPT
»
Registado
Abril 03, 2025, 09:29:11, 09:29
Responder #1
TuCa
Motociclista: 2 estrelas ❇❇
80
Marca Motociclo: EFS
Modelo Motociclo: GT Super
Re: Duvidas sobre Adaptações
uma yamaha Tricity 125 com standing assist, não é suficiente?
alguma situação pontual, consegues manter o equilíbrio?
ou terá mesmo que ser uma trike?
Registado
Abril 03, 2025, 13:02:56, 13:02
Responder #2
RaitoPT
4
@TuCa
Poderia, mas nunca tentei segurar ou melhor, equilibrar uma Scooter. E posso também dizer que a perna que confio mais, é a perna direita.
Já fui a stands com essa mota que referiste, e eles não recomendam a mota, pois ela tem que ser tratada como as outras motas e o Stand assist apenas funciona com ela parada, segundo me foi informado pelos funcionarios.
Também esqueci de mencionar que também já falei com uma loja que vende umas novas scooters de 4 rodas chamadas "Qooder" que basicamente elas têm um sistema de quase equilibrio automático, mas tem que se equilibrar a mota nas curvas na mesma, e aqui tens uma imagem delas:
E foi-me confirmado pelo dono do Stand, que sim, elas ajudam a equilibrar, mas é sempre bom ter a precaução de pousar o pé para caso aconteça algo e que também têm um travão para que ela se equilibre automaticamente, quando esta parada, o que sim, a mota que indicaste, também o tem.
Apesar de puder pousar o pé, e ter mais confiança na minha perna direita, não confio muito nas minhas pernas para segurar peso, daí achar ser o mais correto, uma mota com essa alteração que indiquei.
Também descobri á uma coisa de duas semanas esta scooter:
Parece que se equilibra sozinha, apesar de parecer que se tem que tombar nas curvas na mesma, mas terei que fazer uma visita e tentar testar, apesar de não gostar da cesta na frente e a mala... mas não se pode ter tudo, não é?
Agradeço a atenção e espero que continuem com as dicas e talvez possamos encontrar uma solução juntos
Registado
Abril 03, 2025, 21:06:23, 21:06
Responder #3
rsilvestre
9
Marca Motociclo: Honda
Modelo Motociclo: NC750X
Localidade: Santa Maria da Glória
Boa noite.
Até que ponto é viável importar umas das scooters que refere no primeiro post? Nenhuma das marcas tem representação em Portugal?
Por exemplo, a da imagem do primeiro post é uma Honda. Até que ponto é que falando com a Honda Portugal em conseguir adaptar ou importar não conseguiria encontrar uma solução? O mesmo se aplica para as restantes marcas com representação em Portugal.
Curioso que antigamente alguém se dignava em pensar nos menos capazes e hoje não se vê o mesmo.
Registado
Abril 03, 2025, 21:42:17, 21:42
Responder #4
RaitoPT
4
Boa Noite,
Sobre a mota do primeiro post é uma Honda Elite 125cc em que foi adaptada com um Kit para pessoas com mobilidade reduzida e o país em questão é o Brasil.
Infelizmente, não se encontra motos já adaptadas ou entidades que tenham esse tipo de Kits...
Pelo que parece, tem muita falta de representação por cá, mas os meus pais confirmam que essa moto que indicou, foi muito usada antigamente, mas esse tipo foi descontinuado...
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Clube Português Motociclismo
»
GERAL
»