Autor Tópico: Inspeção obrigatória a motociclos...o eterno 'será que sim, será que não'  (Lida 78195 vezes)

Outubro 02, 2024, 17:21:17, 17:21
Responder #300

turbomonster

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 31
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
As inspeções seriam úteis se vivessemos num pais de gente séria e preocupada com os moticiclista e outros veiculos na estrada!

Mas todos sabemos como isto vai acabar:

- Esquemas da treta (corrupção) para passar a moto;
- Com IUC´s carissimos ainda vamos pagar mais uma inspeção;
- tempo perdido para ir fazer a inspeção;
- nao incluir as 125 é um erro, existem milhares de motos destas sem as devidas condições, nomeadamente os Glovo e Uber desta vida....

Enfim....é sempre a mesma coisa.....

- Acontece o mesmo nos automóveis
- As 125cc parece o veiculo sem lei, condições mínimas de segurança, condutores sem habilitações para as conduzir.

Outubro 04, 2024, 16:00:31, 16:00
Responder #301

dfelix

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4970
-Não sabia que EV não pagava portagem. Qual o fundamento disso?

Pagam portagens como qualquer outro.
Estão é "isentos" de pagar estacionamento na zonas da emel, através da aquisição do "dístico verde" que é prai 12 euros por ano.

Outubro 05, 2024, 11:45:55, 11:45
Responder #302

Robson

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 219

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Pagam portagens como qualquer outro.
Estão é "isentos" de pagar estacionamento na zonas da emel, através da aquisição do "dístico verde" que é prai 12 euros por ano.

Ok, havia entendido errado. Obrigado

Outubro 07, 2024, 21:50:21, 21:50
Responder #303

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5388
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
A Assembleia da Republica recebeu em Julho o representante dos centros de inspecções que lamentavelmente terá sido pelos vistos às escondidas (não se ouviu em parte alguma) e certamente com o intuito de lá irem tratar da pieguice, e em final de Setembro foi a vez de receberem a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
Já sobre esta noticia da FMP na Assembleia da Republica acabou por ser noticiado mas muito pouco...

Fonte: https://revistamotos.pt/inspecoes-periodicas-obrigatorias-para-motociclos-de-novo-na-ordem-do-dia/

Fica o vídeo que nos interessa:

O vídeo do lobby:

(daqui dá para ver a posição do PS, o partido que jamais um motociclista deveria voltar a votar!)

A visita da FMP poderá ter pecado por ser tão tardia porque deu tempo suficiente para a outra parte ter conseguido influenciar o governo...
Vamos ver o que sairá... A Esperança é a última a morrer!

nota de curiosidade:
Os balizadores que o presidente da FMP fala são os pilaretes que as autarquias colocam nos passeios para os automóveis não estacionarem nos passeios e sim tem total razão de quando diz que deveriam ser todos arrancados, até porque SÃO TOTALMENTE ILEGAIS, não cumprem a legislação de Acessibilidades.
Daqueles pilaretes em cruz era fácil de se ver em Lisboa junto à Ribeira das Naus e felizmente já os tiraram!
O antigo dono da MotoPonto faleceu numa queda do motociclo sobre um desses pilaretes a menos de 40kmh...

SÃO PILARETES, RAILS E O RAIO QUE OS PARTA e depois têm a lata de dizer que são as inspecções que fazem diminuir a sinistralidade e mortes na via publica?!

Alguém encontrou alguma informação se o PS terá feito chantagem sobre as inspecções às motos serem obrigatoriamente colocadas no Orçamento de Estado para que o PS venha a viabilizar o mesmo?
Digo isto por meu desconhecimento de como funciona o Orçamento de Estado mas que estando aqui bem desconfiado não seria de estranhar algum deste tipo de facadas feitas aos motociclistas... reparem que foi ainda o PS que no anterior Orçamento de Estado em vez de criar a classe 5 das portagens para motociclos à ultima de hora encaminhou a folga orçamental para os que choraram mais na altura...
Se assim for e como suspeito, uma manifestação no final do ano não serve de nada, deveria ser ainda antes do OE vir a ser viabilizado!

Ao lobby me dirigo e digo: se querem apenas as inspecções porque fizeram um enorme investimento, sejam sérios e façam justiça contra apenas quem vos obrigou a isso, coloquem o Estado em tribunal por má conduta.

« Última modificação: Outubro 07, 2024, 22:56:15, 22:56 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

Outubro 30, 2024, 17:54:09, 17:54
Responder #304

2low

• 5388
Coisas que vamos deixar de ver com as inspecções:

:lolol:

Novembro 01, 2024, 12:07:32, 12:07
Responder #305

dfelix

• 4970
Sabes que... segundo o regulamento do código da estrada, as luzes frontais podem ser brancas ou amarelas... certo?  :)

Novembro 01, 2024, 15:40:31, 15:40
Responder #306

turbomonster

• *

• 31
Sabes que... segundo o regulamento do código da estrada, as luzes frontais podem ser brancas ou amarelas... certo?  :)

Isso é falso.

Novembro 01, 2024, 15:41:38, 15:41
Responder #307

turbomonster

• *

• 31
Coisas que vamos deixar de ver com as inspecções:

:lolol:

Se o pyrex estiver homologado, passa fácil!  :D

Novembro 03, 2024, 12:07:01, 12:07
Responder #308

dfelix

• 4970

Novembro 03, 2024, 17:13:16, 17:13
Responder #309

turbomonster

• *

• 31
Isso é falso.

Pelo menos é o que consta (ou constava) no n.º 2 do artigo 80.º do Código da Estrada.

No que consta no de Maio de 2002 é cor branca.
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/132-2002-160351

Infelizmente o acesso à informação no que se trata de codigo da estrada é por vezes confusa. Deveria ser mais fácil obter informação atualizada.

Novembro 04, 2024, 11:06:51, 11:06
Responder #310

TuCa

• **

• 80
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
este tema tem andado meio esquecido...
com o final do ano a chegar, sempre é no próximo ano que arrancam as inspeções, ou vai continuar na gaveta?

Novembro 04, 2024, 22:27:11, 22:27
Responder #311

2low

• 5388
Há uma enorme probabilidade de as inspecções aos motociclos começarem já em Janeiro, por mais inconstitucional que seja ou pela não necessidade.

Contudo, parece-me estranho haver acções de formação "à pressa" para inspectores, estarão todos aptos para inciar as inspecções em Janeiro?
Não será este o tal mau presságio que isto vai andar e de novo sempre com o preconceito que o motociclo é mau e tem de ser inspeccionado...  :zangadoplus:

Neste caso, segue exemplo de uma acção de formação para inspectores com inicio já amanhã, 5 Novembro:

Mais info: https://www.cepra.pt/courses/show.html?courseactions_id=3832
« Última modificação: Novembro 04, 2024, 22:37:39, 22:37 por 2low »

Novembro 05, 2024, 14:01:57, 14:01
Responder #312

dfelix

• 4970
Infelizmente o acesso à informação no que se trata de codigo da estrada é por vezes confusa. Deveria ser mais fácil obter informação atualizada.

Sim, e acredito que até seja propositado!
Não faz qualquer sentido o "cidadão comum" ter que navegar por um novelo de decretos e portarias até chegar à informação que pretende.

Contudo, parece-me estranho haver acções de formação "à pressa" para inspectores, estarão todos aptos para inciar as inspecções em Janeiro?

Não me parece que seja necessário um curso de engenharia para manusear equipamentos básicos de diagnóstico.
O objetivo das IPO nas motos sempre foi claro e óbvio... que é alargar receita a uma categoria de veículos que ainda estava por desbravar.
Os técnicos irão naturalmente operar segundo diretivas superiores.
E são essas diretivas superiores que preocupam.

Se a bitola para valores de ruído e emissões forem as mesmas da homologação, praticamente nada irá passar.

Novembro 11, 2024, 10:16:35, 10:16
Responder #313

2low

• 5388
Mais "boatos" andam a circular...
Retirado de uma rede social (Triumph motos em Portugal):

"Esta informação é o que anda hoje por aí a circular... Vale o que vale... Vamos ver no que vai dar...
Já sabemos que é um assunto que gera discussão e controversa...
Fica o aviso.
(copiei e partilhei)
Boa noite caros colegas, venho por este meio informar como já de vosso conhecimento as inspecções a motas 2025.
•••Cinco anos e depois sempre de dois em dois.
Alguns já sabem que sou inspector de automóveis, acontece que fui á formação para as mesmas , isto vai ser mais ou menos assim.
Vai ser por etapas, não vai ser para fazer tudo como nos carros.
este ano 2025, vamos ver: (""+/-"")
○Identificação chassi e chapa de construtor com o certificado matricula
○"Estética" da mota, não vamos chatear com as carnagens, 😆 vamos olhar para ela, ver se não pinga óleo, ver calços e mais algumas coisas.
○○○○》》》( QERO REFERIR UM PONTO MUITO IMPORTANTE  a meu ver e que o pessoal faz,  é  colocar a matricula por baixo do farol do stop ou em alguns casos na lateral esquerda..  ATENÇÃO que tem que estar no limite da mota (que é atrás do pneu traseiro) até 1.20cm altura e 20cm do chao e atenção as matriculas pequenas.. isto com as  fotografias não vai ser fácil , acho que me  faço entender. Para não terem uma surpresa no fim..
○ medidas de pneus
○ luzes
○ Espelhos não podem ser aplicados nas pontas do guiador, só em cima e "homologados" e vai haver medidas e tem de ter os 2...
○Atenção às malas aplicadas, preferencialmente venham sem elas, depois o pessoal explica, se não  não saio daqui 😆😅🤣
○ faróis auxiliares, vai ser visto como luzes de nevoeiro
○fazer o teste aos travões .
○ certificado de matrícula com limite de velocidades, temos que fazer o teste de velocidade( nas nossas motas, acho que não há,  só para os ditos "papa reformas" e buggys e outros veículos de 3 rodas.
acho que não me esqueço de nada.
Para 2026 
Vamos ver tudo o que vimos anteriormente e fazer gases de escape, lá está, Atenção aos catalisadores...
E 2027
Se calhar ja vamos fazer o sonometro , para quem não sabe é para ver o ruído🤒🤒🤒.
Vai ser uma faze transitória de 4 anos em 2029 vai ser a doer...
E não vou alongar muito...
O imt ainda tem de esclarecer muitas coisas para os anos seguintes.
Dito tudo isto. Se a mota vier com escape, manetes  chinocas , não entrem em parafuso com as inspecções... para já vai ser um pouco soft. Também não venham com um escape a acordar a vizinhança toda 😅🤣😁
As motas de monte (matriculadas), Atenção tem de ter luzes frt e stop, piscas, espelhos, conta km(como um carro) para registo na ficha ipo,
Matricula de tamanho regular e colocada como referi anteriormente.
O problema que vejo é mais as motas de monte que não tem nada, mas quem quiser tem de colocar em conformidade se quiserem ipo para poder circular.
Alguma coisa, é mais fácil passar por um centro e falar com um inspector pessoalmente.
Se disse alguma errada, peço desculpa e que me corrijam sff...
Um forte abraço a todos e boas curvas..."

Vai um pouco contra o que me tinham dito anteriormente de as IPO entrarem a matar.
Agora pergunto... se isto vai ser soft e não vão proceder à inspecção na totalidade conforme consta no DL, é legal eles cobrarem pela IPO ou procederem à mesma?
Afinal de contas isto assim claramente que não passa de um negócio de um lobby que vá para o raio que o parta!
(incluindo mesmo aqueles que pertencem a esse lobby e ainda tenham a lata de dizer "ah e tal mas nós andamos de moto", esses são os piores, reles/traidores!)
« Última modificação: Novembro 11, 2024, 10:19:02, 10:19 por 2low »

Novembro 11, 2024, 11:42:34, 11:42
Responder #314

TuCa

• **

• 80
fui fazer inspeção a um carro
e lá fiz a pergunta da praxe
e ele respondeu que ainda falta definir muitos temas
mas que tudo aponta que sim, em Janeiro 2025, desta vez, arranca mesmo

Novembro 12, 2024, 09:32:18, 09:32
Responder #315

IS

• *

• 38
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: GSR 600
  • Localidade: Margem Norte Tejo
Tendo em conta o que foi dito acima e já que o que interessa é pagar não seria possível fazer transferência bancária e assim poupar gasolina e tempo?

Novembro 12, 2024, 11:57:52, 11:57
Responder #316

Gentleman rider

• **

• 421
  • Localidade: Lisboa
Tendo em conta o que foi dito acima e já que o que interessa é pagar não seria possível fazer transferência bancária e assim poupar gasolina e tempo?

Acho que faz todo o sentido.

A mim levantou-se a questão. Motos que vêm de origem com espelhos nas pontas do guiador como algumas Triumph ou Yamaha e que nem têm suportes para outro tipo de espelhos é suposto fazer como? Modificar a moto para levar à inspecção?

Novembro 12, 2024, 12:43:39, 12:43
Responder #317

2low

• 5388

A mim levantou-se a questão. Motos que vêm de origem com espelhos nas pontas do guiador como algumas Triumph ou Yamaha e que nem têm suportes para outro tipo de espelhos é suposto fazer como? Modificar a moto para levar à inspecção?

Isso é racismo! Temos de nos associar ao BE para ir avante com o movimento motociclista contra as IPO!  :D

Novembro 12, 2024, 15:05:26, 15:05
Responder #318

TuCa

• **

• 80

Uma coisa é ser de origem, aí nada podem dizer
outra coisa são as alterações que se vê por aí
acredito que falaram nesse tema dos espelhos por ser uma modificação na moda

mesma coisa que os escapes, há carros que nem os ouves, alguns são bem ruidosos.. mas são assim de origem
motos vai dar ao mesmo!

Novembro 13, 2024, 13:07:24, 13:07
Responder #319

dfelix

• 4970
acredito que falaram nesse tema dos espelhos por ser uma modificação na moda

O problema é que muitos modelos equipados com espelhos "bar-end" são habitualmente variantes especificas de algum produto cuja versão base não tem esse equipamento.
Tal como muitos desses espelhos são comercializados como extra opcional com certificado de homologação para os restantes modelos da mesma família.

Isto leva a um problema que não é novo...
Não existe uma diretiva que defina exatamente o que possa estar em conformidade e a aprovação fica ao critério de quem faz a inspeção, e sobretudo do estado de humor com que acordou esse dia.

Foi um problema recorrente nos últimos dois anos, em que houve "operações stop" propositadamente para inspeção de veículos e muitas barbaridades foram cometidas... até que a partir de certa altura, em caso de dúvida, os agentes chutavam para inspeção B.

mesma coisa que os escapes, há carros que nem os ouves, alguns são bem ruidosos.. mas são assim de origem
motos vai dar ao mesmo!

Certo, mas o limite de ruído está descrito nas observações do livrete.
O problema é que a generalidade destes valores foram obtidos como parte do processo de homologação do modelo para início da sua comercialização... sem pensar nas implicações a médio-longo prazo.

Isto sem ignorar que muitos fabricantes durante anos andaram a contornar restrições para conseguir introduzir os modelos no mercado e agora esses mesmos passam a ser avaliados em alguns desses aspetos.

« Última modificação: Novembro 13, 2024, 13:09:32, 13:09 por dfelix »

Novembro 14, 2024, 09:08:08, 09:08
Responder #320

TuCa

• **

• 80

Novembro 14, 2024, 11:48:45, 11:48
Responder #321

2low

• 5388
ainda bem que o governo vem cá ler este tópico

(...)

:cool:

Excelente noticia! Haja alguém com bom senso!
Se assim for passamos a saber e contar com um partido político que nos defende!  :tirarchapeu:

Falta também a revisão dos IUCS porque não faz sentido uma moto de 751cc pagar o mesmo que uma de 2500cc além de que ~140€ por uma típica 800/1000cc é um roubo!
140€/150€ por uma 1200/1300cc não me choca e até 180/200€ por uma 1600/1800cc e 220/240 por uma 2500cc...
Deveria haver um escalonamento 750/999, 1000/1200, etc mas o componente potência também deveria ter algo a ver com o IUC porque uma 1000cc de 90cv não deveria pagar o mesmo que uma 1000cc de 200cv...

Novembro 14, 2024, 11:54:54, 11:54
Responder #322

Gentleman rider

• **

• 421
Eu sei porque as IPO caíram.

A sinistralidade ia aumentar muito.

Quando aconselharam a não levar as malas montadas.

Toda a gente sabe que os condutores de motos aventura não as sabem conduzir sem os três baús metálicos montados  :oops:

Novembro 14, 2024, 12:03:34, 12:03
Responder #323

JViegas

• 4707

Masculino
Mas que boa noticia.
Vamos ver se a proposta avança e se é aprovada.

A avançarem com as inspeções, para mim, deveriam ser todas as cilindradas.

Novembro 14, 2024, 12:03:46, 12:03
Responder #324

Gentleman rider

• **

• 421

(...)

Se assim for passamos a saber e contar com um partido político que nos defende!  :tirarchapeu:

Falta também a revisão dos IUCS porque não faz sentido uma moto de 751cc pagar o mesmo que uma de 2500cc além de que ~140€ por uma típica 800/1000cc é um roubo!
140€/150€ por uma 1200/1300cc não me choca e até 180/200€ por uma 1600/1800cc e 220/240 por uma 2500cc...
Deveria haver um escalonamento 750/999, 1000/1200, etc mas o componente potência também deveria ter algo a ver com o IUC porque uma 1000cc de 90cv não deveria pagar o mesmo que uma 1000cc de 200cv...

Ver lógica nos impostos é como ver vida num cemitério

Novembro 14, 2024, 12:06:59, 12:06
Responder #325

TuCa

• **

• 80

Novembro 14, 2024, 12:21:42, 12:21
Responder #326

2low

• 5388

(...)

Ver lógica nos impostos é como ver vida num cemitério

É uma inevitabilidade!
Dentro do que existe reconhece-se a "injustiça" de uma 800/900cc pagar o mesmo que uma 2500cc e pagar o dobro de uma 749cc...

Se as inspecções forem arredadas de vez poderá ser justo aceitarmos esta rectificação escalões de IUC mas as subidas/actualizações de 5/10€ anual também parece incorrecto!

Mas que boa noticia.
Vamos ver se a proposta avança e se é aprovada.

A avançarem com as inspeções, para mim, deveriam ser todas as cilindradas.

Exactamente! Se andam todas na via pública...

querem melhorar os "cursos", quando se tira a carta, em substituição das inspeções:

https://www.instagram.com/reel/DCWW6q-MEDI/?utm_source=ig_web_copy_link

:palmas: :palmas: :palmas:
Falta então a exigência de aulas extra com essas vertentes para todos os que circulam de motos até 125cc sem terem carta A.
Ou então uma exigência extra para condutores UBER/GLOVO...

Eu com carta A, se vierem a haver essas aulas com esses "tópicos" não sei se não irei mesmo ter aulas para melhorar condução em chuva/curvas/etc porque realmente isso ajuda à nossa segurança!

Em todo o caso têm havido acções de formação neste sentido, não me recordo se organizadas pela GNR e ANSR e de quem as fez só fala bem!
« Última modificação: Novembro 14, 2024, 12:24:22, 12:24 por 2low »

Novembro 14, 2024, 12:32:04, 12:32
Responder #327

Gentleman rider

• **

• 421
É uma inevitabilidade!
Dentro do que existe reconhece-se a "injustiça" de uma 800/900cc pagar o mesmo que uma 2500cc e pagar o dobro de uma 749cc...

Se as inspecções forem arredadas de vez poderá ser justo aceitarmos esta rectificação escalões de IUC mas as subidas/actualizações de 5/10€ anual também parece incorrecto!

A única justiça que pode haver em relação a impostos é não cobrar.

Se é para acabar com IPOs e aumentar IUC então que façam IPOs rigorosas que meçam ruído, emissões e alterações não homologadas.

Novembro 14, 2024, 12:40:46, 12:40
Responder #328

dfelix

• 4970
Para quem ter tiver curiosidade sobre como foi a audiência à FMP.

Novembro 14, 2024, 13:21:03, 13:21
Responder #329

2low

• 5388
 :have.idea:
Para quem ter tiver curiosidade sobre como foi a audiência à FMP.

Se andares atrás nesta publicação até 7 Outubro vais encontrar esse vídeo e também a audiência da outra parte em que se nota claramente o nível de preparação e empenho em justificar a criação de ipo... algo que do nosso lado ficou demasiado informal...
Não achas?

Novembro 14, 2024, 13:29:10, 13:29
Responder #330

dfelix

• 4970
Não me tinha apercebido.
Mas apercebi-me de algumas publicações de desaparecidos membros pro-ipo que envelheceram como leite.

Novembro 14, 2024, 18:02:20, 18:02
Responder #331

pjmartinho

• 1611

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
querem melhorar os "cursos", quando se tira a carta, em substituição das inspeções:

https://www.instagram.com/reel/DCWW6q-MEDI/?utm_source=ig_web_copy_link

Ou seja... tira-se a carta de mota e depois vai-se fazer um curso de pilotagem na escola de condução da honda ou outras que por aí andam.

Eu fiz um curso nessa escola de pilotagem onde aprendi coisas que nunca falaram durante as aulas da carta de condução e que são tudo coisas que, pelos vistos, são para serem propostas (de acordo com esse video) como travagens de emergência, condução com piso escorregadio, etc

Novembro 15, 2024, 11:40:55, 11:40
Responder #332

TuCa

• **

• 80

Novembro 15, 2024, 12:19:13, 12:19
Responder #333

2low

• 5388
parece que se confirma o tema:

https://www.jn.pt/8373046699/psd-ps-...ares-de-motas/

A informação parece contraditória...
A capa de ontem daria a entender que a medida seria definitiva mas esta dá a entender que apenas é para 2025...
Ou estou a ler mal a coisa?

:pensador: :pensador: :pensador:

Entretanto vieram os tipos do GAM avisar a malta para não terem comentários políticos sobre o assunto uma vez que esta medida foi aprovada pelo PSD+PSD+CHEGA...
Realmente devem pensar que nos esquecemos facilmente que se fosse o PS isto já teria seguido em frente...  :toma:

O que eles deixaram escrito no Facebook:

"QUANDO A CAUSA É JUSTA DEVE HAVER ENTENDIMENTO POLÍTICO.
"MOTOS e MOTOCOCICLISTAS" é o nosso partido e a única causa que defendemos.
Damos vós a quem nos dá vós.
Estamos unidos e é nessa união que temos força. Agradecemos por isso que se abstenham de comentários de politiquices partidárias que dividem a união alcançada (até entre partidos rivais), na causa que é a defesa das motos e dos motociclistas.
Obrigado!

"
« Última modificação: Novembro 15, 2024, 13:45:20, 13:45 por 2low »

Novembro 18, 2024, 00:50:41, 00:50
Responder #334

dfelix

• 4970
Que alívio...
Não me estava a apetecer nada desenterrar o escape original da arrecadação...

Dezembro 06, 2024, 11:36:47, 11:36
Responder #335

TuCa

• **

• 80

Fevereiro 26, 2025, 09:07:53, 09:07
Responder #336

2low

• 5388
IPO check
PORTAGENS check
IUC....

FINALMENTE o assunto portagens está a ser tratado, este documento é de ontem, 25 Fevereiro 2025:

Março 13, 2025, 14:43:02, 14:43
Responder #337

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1138

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Março 13, 2025, 19:34:13, 19:34
Responder #338

2low

• 5388
Publicada a lei

https://www.razaoautomovel.com/noticias/legislacao-motociclistas-inspecoes-faixas-bus-estacionamento-03-2025/

Sent from my SM-S918B using Tapatalk

Vamos lá a ver se esta porcaria das eleições antecipadas não trava ou não altera o que se estava a delinear para os motociclos...
Sobre essa legislação já publicada garante que podemos andar em TODAS as faixas BUS sem ser legislação apenas municipal a o permitir porque é uma alteração no código de estrada, julgo...

Março 14, 2025, 14:28:44, 14:28
Responder #339

MotardFeio

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 907
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 14, 2025, 22:28:27, 22:28
Responder #340

EML

• **

• 330

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (23421 Km - 24/10/2024)

Março 25, 2025, 10:49:28, 10:49
Responder #341

TuCa

• **

• 80