Autor Tópico: Ducati possivelmente "à venda"  (Lida 10145 vezes)

Março 24, 2018, 16:02:47, 16:02
Responder #50

Moto2cool

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Queria dizer que naquela que poderia vir a ser uma luta pelo controle do mercado de motas europeu e onde a BMW atualmente dá cartas. Um grupo rival poderá tentar paulatinamente ganhar quota. Neste momento estão ainda demasiado concentrados nos veículos automóveis.

Concentrados nos veículos automóveis?!?
Partilham o mesmo grupo, mas são companhias que operam de forma distinta e independente!
 ;)

A BMW Motorrad está obviamente a trabalhar no sentido de consolidar a sua posição. E certamente aspira obter essa posição de domínio.
Pelo menos é isso que o catálogo de produtos sugere, tendo em conta uma tão vasta oferta desde o quase low-cost ao premium.

Já a Ducati... não sei se terá essa aspiração.
Acredito que existe ainda muito espaço para crescimento.
Porém, não sei até que ponto uma massificação será algo positivo para a marca. Sobretudo quando o sucesso de muitos dos seus produtos deve-se ao facto de serem menos... banais!

Mas a Ducati já não pertence ao grupo Volkswagen Audi? O grande rival da BMW?

É exatamente a essa rivalidade que me refiro, não à luta Ducati/BMW.
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Dezembro 11, 2018, 21:00:27, 21:00
Responder #51

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Desta feita é o próprio CEO da KTM e Husqvarna (Stefan Pierer) a dizer que tem interesse na Ducati....

Quem diria... ;)

(....)"Asked about the enormous takeover price that current owner Audi will ask for a possible sale , the wealthy Austrian replies that it is not so much the price, but that engine brands might be better prepared for the future through cooperation(....)

(....)I have an emotional relationship with Ducati (...) The only brand that suits us is Ducati, everything else you can forget." MV Agusta is too small, because of the diesel affair and e-mobility will soon have different priorities than a motor factory. (...) Of course it would be interesting in our group to have such a brand: it is not about the price, but about: when everyone realizes what situation he is in. "New homologation challenges are waiting for us. (...) And there is demographic development in Europe as well - today you have to go to Asia with a motorcycle company, to India If you are not successful there, you are ultimately So it's not about the purchase price at Ducati, but the question: How can we become stronger together?"(....)


https://www.nieuwsmotor.nl/motorbranche/23960-ktm-baas-stefan-pierer-ducati-zou-goed-bij-ons-passen
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Dezembro 11, 2018, 22:06:15, 22:06
Responder #52

dfelix

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Interesse tem certamente... voto na matéria é que não.
E dinheiro para isso, ao contrário do que sugere... muito menos.  :D

Porém, manifestar publicamente este interesse pode de certa forma despertar novamente interesse à Bajaj.
Esses sim, podem bem se chegar à frente.

De qualquer forma, a Ducati até pode voltar a trocar de administração... duvido é que troque de direcção.

Dezembro 11, 2018, 23:54:00, 23:54
Responder #53

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Em 2107 e numa altura em que o Grupo VW parecia ter mesmo ideia de vender a Ducati (que provavelmente até foi "jogada")....tinha fixado um valor de 1.6 Biliões de Euros.

Ora aquilo que disseste anteriormente despertou-me interesse e fui tentar perceber quanto faturou a KTM Industries AG no ano transacto, tendo percebido que nem com o valor total de todas as vendas ao longo do ano, chegava para a comprar.
Se falássemos então no lucro propriamente dito dessas vendas e após todas as continhas feitas, ainda o distanciamento seria maior.

Pedir p.ex. um empréstimo de 1 bilião de Euros para comprar a Ducati, convenhamos que talvez não fosse muito fácil.
Que garantias dariam? O banco ficaria com a própria KTM como garantia?  :zangadoregras:

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Dezembro 12, 2018, 00:16:21, 00:16
Responder #54

dfelix

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Obviamente que nunca seria com o próprio dinheiro...
Já através da Bajbaj...

Dezembro 12, 2018, 00:31:05, 00:31
Responder #55

TMXR

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De qualquer forma, a Ducati até pode voltar a trocar de administração... duvido é que troque de direcção.


Agora e que disseste tudo.


Para mim e bastante claro aquilo queda Ducati e: e uma marca de luxo

Os Asiático podem ter o dinheiro mas deste jogo percebem pouco. Por isso tudo se manterá na mesma.

Um pouco à semelhança do grupo jaguar Land Rover qure para além destas marcas também tem a Range Rover, o dono verdadeiro e o Grupo Indiano Tata, mas que só aparecem para passar o cheque quando e preciso e no final do ano sacarem os dividendos.
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Dezembro 12, 2018, 11:18:04, 11:18
Responder #56

Moto2cool

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Normalmente estas aquisições não são pagas em dinheiro vivo, envolvem negociação de parceiros, manutenção de uma quota dos anteriores e um sindicato bancário.
E o preço pedido é sempre negociável :)

Nestes casos de indústria com peso relevante também mete o poder político.

Não me surpreenderia uma solução com compra de parte da quota com poderes decisivos aliando um parceiro asiático ou outro e um parceiro europeu, (poderia ser uma exigência da UE)
Aqui podemos ver apenas alguém da Europa a marcar posição para esse cenário.
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Dezembro 12, 2018, 11:43:47, 11:43
Responder #57

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

https://imotorbike.my/news/en/2018/12/its-official-ktm-wants-to-buy-ducati

O "problema" é que entre o querer e o acontecer...vai muita distância.

Nomeadamente a própria vontade do Grupo VW abrir mão da mesma...

Se bem que pelo "preço certo"... :-\
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Dalai Lama

Dezembro 12, 2018, 13:14:14, 13:14
Responder #58

dfelix

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Nomeadamente a própria vontade do Grupo VW abrir mão da mesma...

Até porque compraram um porco que continua a engordar...


Dezembro 12, 2018, 13:20:32, 13:20
Responder #59

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Precisamente...

As "finanças" da Ducati, segundo os últimos reports estão óptimas.

Os tais 1.6 Biliões de Euros em 2017 já subiram... :zangadoregras:
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Dalai Lama

Dezembro 12, 2018, 15:06:30, 15:06
Responder #60

JViegas

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E se conseguissem comprar?

Penso que a Ducati ganharia(?) mais com a experiência da KTM (ou o contrário?) do que ficar no grupo VW.

O que acham?

Dezembro 12, 2018, 18:45:31, 18:45
Responder #61

dfelix

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O que é que Ducati e KTM têm em comum?

- Ambas são marcas europeias.
- Ambas são marcas com prestígio.
- Ambas são marcas que encaram o mercado com uma abordagem própria e diferenciada.

O que é que Ducati e KTM têm em comum nas suas diferenças?

- Ambas têm um forte pedigree desportivo.
A Ducati nas competições de velocidade.
A KTM no offroad, tendo nos últimos desbravado de forma exemplar caminho no GP.

O que é que Ducati e KTM têm de diferente?

- A Ducati é totalmente detida por um grande grupo económico, a VW AG.
No entanto, é totalmente independente na forma como gere o seu catálogo de produtos. É totalmente responsável por todos os passos desde o R&D à produção.

- A KTM é a principal accionista de si própria. Embora tenha uma participação considerável por parte da Bajbaj.
No entanto, não é de todo independente na forma como gere o seu catálogo de produtos. Parte considerável da sua produção é responsabilidade da Bajbaj.

Ducati vs KTM?

A Ducati é provavelmente a seguir à Harley Davidson o construtor com maior "brand equity".
E isto é algo que se traduz no carisma dos seus produtos mais exclusivos e pela forma como se estende por todo o catálogo até aos de menor custo.

A KTM tem traçado de forma exemplar o seu percurso.
Mas será sempre uma marca cuja génese está ligada ao offroad. E muito correctamente faz-se valer disso nos seus produtos de estrada.
Mas pelas suas próprias características e legado, mesmo que no futuro apresente propostas melhores e mais eficientes  nunca será a "Ferrari das motos".
Poderá ser "outra coisa qualquer das motos"... mas nunca algo com o mesmo peso.

A KTM pode ter adoptado de forma bastante bem sucedida a treliça. Mas será sempre algo associado ao legado da Ducati mesmo tendo já as abandonado nas suas SBK.
A KTM pode ter um excelente V2 a 75º. Mas nunca terá o carisma do V2 a 90° que por posicionarem "deitado" ficou popularmente conhecido por ser em L (apesar que desde a 1098 foram rodando sempre mais um bocadinho ao ponto de ser já quase um V)
A KTM pode aplicar especificades técnicas e inovadores. Dificilmente alguma terá o carisma do desmo que a Ducati usa desde a década de 50.

A KTM ao optar por um twin paralelo fabricado na India seguiu uma tendência do mercado e com isso não se livrou de comparações a outros construtores. A Ducati ao se render ao V4 na suas SBK... foi aclamada por herdar pedigree do MotoGP!

Nestes pequenos pormenores destaca-se uma enorme diferença no que diz respeito à gestão (e preservação) da "brand equity".
A própria estratégia da VW AG demonstra uma enorme inteligência neste aspecto.
Pois ao enquadrá-la no grupo como uma subsidiária da Lamborghini preservam uma ligação directa a algo desportivo, luxuoso e italiano.

Precisamente o oposto da estratégia da KTM, que ao se vender a um grupo indiano (que por acaso até fabrica parte considerável dos seus produtos) com resultados evidentes na quantidade e qualidade do seu catálogo... não deixou de abdicar um pouco da imagem e peso da marca.

Quanto ás declarações do Stefan Pierer...
Parece-me uma forma de se colocarem em bicos dos pés.
Ao publicamente sugerir que têm interesse na compra Ducati passam a imagem de que estão num patamar superior.
E numa perspectiva financeira até podem estar. Mas... através do dinheiro da Bajbaj.

Perante uma eventual aquisição o que poderia acontecer?
A Ducati passaria a ter uma nova administração como muitas outras que já teve, mantendo certamente a sua autonomia desde a concepção á produção, pois é isso que a torna rentável.
É que o cliente que dá 45K por uma V4R provavelmente deixa de o fazer se passar a ser produzida na India.
E qualquer seja o investidor não irá deixar de querer que esse produto se venda. Pois deixaria de receber os dividendos.

A Ducati ganharia com a experiência da KTM? Só se fosse no offroad, segmento de mercado em que não aposta.
A KTM ganharia com a experiência da Ducati? Sem dúvida no que diz respeito a super-desportivas, segmento em que já apostou mais não foi sucedida.

A Ducati adoptar motorizações KTM/Bajbaj? Seria um enorme tiro no pé da Ducati
A KTM adoptar motorizações Ducati? Seria um enorme tiro no pé de ambos.

A Ducati beneficiaria mais em pertencer á KTM/Bajbaj do que pertencer à VW enquanto subsidiária directa duma marca de desportivos de luxo italiana?
Penso que o que escrevi atrás retira qualquer dúvida.  :)
« Última modificação: Dezembro 12, 2018, 20:46:47, 20:46 por dfelix »

Dezembro 12, 2018, 19:37:13, 19:37
Responder #62

2low

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De acordo com a ultima intervenção do Dfelix e conforme a indicação do Sapiens21 a informar que as contas da Ducati estão optimas, a(as) pergunta(as) agora faz-se(fazem-se) de outra forma:

- qual o motivo pelo qual a KTM/Bajaj leva a esta publicidade toda de querer comprar a Ducati? (o que ganham com isso)
- qual o motivo pelo qual a Ducati não vem a publico colocar ponto final no assunto a informar que não está à venda e nem tem interesse em adquirir outras marcas como KTM/Bajaj?
- qual o motivo pelo qual ainda recentemente a VW ponderou vender a Ducati (pós DieselGate) e pós nova-administração (mesmo motivo DieselGate)? [julgo que tenha sido isto que tenha lido]

Dfelix, há um mercado por explorar que pelo menos a KTM sai em vantagem contra a Ducati, aqueles "bólides de corridas" 4 rodas com motores de moto/carro, o X-bow, que veja-se só… conta com um motor AUDI 2.0L TFSI 300cv. [grupo VW]
https://www.ktm.com/en/x-bow/
https://www.topspeed.com/cars/car-news/ducati-sports-car-concept-ar90582.html
https://carbuzz.com/news/this-is-the-future-vw-unveils-ducati-powered-xl-sport
https://www.motorcyclistonline.com/news/ducati-superleggera-powered-sports-car-vw
Perante isto, vem a 2ª parte da minha intervenção:
- será que já há/havia estratégia de grupo KTM/Ducati/Bajaj a médio/longo prazo sem se acabar com o DNA de cada uma dessas marcas?

Digo isto por ver envolvidas as marcas precisamente no desenvolvimento deste tipo de veiculos…
Ducati+VW
KTM+AUDI
AUDI+VW
« Última modificação: Dezembro 12, 2018, 19:55:03, 19:55 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Dezembro 12, 2018, 23:25:00, 23:25
Responder #63

Sapiens21

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O que é certo é que aquele rumor, nascido da entrevista com o CEO da KTM....está a gerar uma onda de notícias por todos os sites ligados ao sector do motociclismo.

Vai na volta e até ao final do fim-de-semana aparece o desmentido do tal interesse...  :-\

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Dezembro 12, 2018, 23:54:15, 23:54
Responder #64

dfelix

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2low,
Lendo as coisas assim dessa forma dá para divagarmos numa valente teoria da conspiração.  :)

Na minha resposta anterior foquei KTM enquanto construtor. E não a KTM enquanto holding de empresas que além de incluir a KTM enquanto construtor de motociclos detém ainda outras marcas como a Husqvarna, Husaberg, as suspensões WP, a KTM enquanto construtor auto (x-bow), e uma série de outras.

A Ducati também tem subsidiárias, mas.. acabam por estar intimamente ligadas com a sua presença enquanto construtor.

O x-bow segundo o google foi apresentado em 2008.
Considerando que terão iniciado o seu desenvolvimento uns (optimistas) 3/4 anos antes... estamos a falar de um período de 7/8 anos antes da Ducati ser adquirida pela VW. Um período de tempo em que a Ducati terá passado por... duas diferentes administrações.

A realidade é que desde a Babaj abriu a torneira que a KTM foi crescendo e adquirindo outros construtores.
E adquirir a Ducati seria um bilhete certo para se tornar o maior e mais forte grupo europeu.
Não que a Ducati lhes faça sombra no que diz respeito a vendas. Mas faz indiscutivelmente no que diz respeito a tudo aquilo que já descrevi atrás.

Se há "esta publicidade toda de querer comprar a Ducati"... é relativo.
Estamos a especular em torno do que foi dito numa simples entrevista.
Portanto... não há sequer motivo que justifique a Ducati pronunciar-se sobre o quer que seja. Até porque... acaba por lhes ser irrelevante pelo que também já foi aqui escrito. São um construtor de motos focado sobretudo no desenvolvimento dos seus produtos independentemente das administrações por onde têm passado. E certamente assim irão continuar enquanto for sustentável.

Quanto à VW ter ponderado vender a Ducati, penso que isso já foi debatido em posts mais antigos.
Mas basicamente o dieselgate levou a que os accionistas pressionassem para que diversos assets do grupo fossem despachados de forma a obter encaixe financeiro...porém, assim que o alarmismo passou as coisas voltaram ao normal.

Dezembro 13, 2018, 10:52:26, 10:52
Responder #65

JViegas

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Dezembro 21, 2018, 13:40:30, 13:40
Responder #66

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Dei com esta imagem interessantíssima num site de motociclismo...

É do género...."Aqui está todo o dinheiro que nós (KTM) conseguimos para mudares de dono, querida Ducati".

Como se o maior Grupo automóvel da Europa e um dos que actualmente vende mais em todo o Mundo, a fosse agora a largar facilmente...

Tem de haver muito mais Show me the money! ao estilo Jerry Maguire.  ;)

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Dezembro 21, 2018, 15:43:43, 15:43
Responder #67

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Boa analise do Dfelix ha 2 posts atras  :ok: :ok:




Com este dinheiro todo, a KTM podia era ha uns anos ter comprado a nossa EDP  :D :D :D


Ou entao o BES... para o comprar se calhar nem precisava de dinheiro  :nice: :D



Agora para comprar a Ducati, acredito o Grupo VW tem uns negociadores ligeiramente mais hábeis do que o Miguel Frasquilho (ou o qual tenha sido o boyzinho que negociou a EDP a pataco  :D) e se calhar a KTM vai precisar de meter mais uns quantos zeros (daquelas à esquerda da virgula) para adquirir a Ducati :D :D



Acho que a Ducati não ganharia nada em ser comprada pela KTM. Certamente não ganharia qualquer know-how. (a menos que fosse de off-road o que duvido que tenham interesse)


A Ducati é a Ducati porque é uma marca de luxo. Nao é o tipo de marca que ganhe de massificar a sua oferta com motos "made barato in terceiro-mundo". E quem compra e paga (e paga bem) para ter uma, está a comprar toda a parte "nao tangivel" da mistica e tambem da exclusivdade (embora quaquer teso tenha 15 ou 20 mil € para comprar uma e eu sou bem prova disso  :D) :D.
Um aproximar e uma partilha de motores ou componentes entre as gamas das 2 marcas nao seria nada benéfico.



Acho que se esta a dar demasiada atenção a um "sound bite" de uma entrevista, ate porque pode ser dito sem qualquer intencao de facto. Tambem posso escrever aqui que na ultima semana ja me passou pela cabeça meia duzia de vezes em comprar uma V4S, mas na realidade sei que nunca irei comprar nenhuma  :D :D  Mas sonhar nao custa, e falar nisso muito menos

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Dezembro 22, 2018, 00:21:25, 00:21
Responder #68

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Dezembro 22, 2018, 09:48:39, 09:48
Responder #69

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Já calculava que não abdicassem da marca tão facilmente...

Ainda por cima trata-se de um Grupo automóvel que, neste momento, parece estar novamente com uma enorme saúde financeira.

Com isto já deram umas noites de insónias ao CEO da KTM...  :)
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Dezembro 22, 2018, 14:39:05, 14:39
Responder #70

TMXR

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Não creio que ele tivesse seriamente a considerar a aquisição. Mas durante uns tempos teve publicidade grátis a conta de uma frase numa entrevista que ninguem sequer teve a curiosidade de ler na Íntegra, e de onde saiu apenas um “sound bite”.



Neste momento para o universo VAG, o actual momento da sua economia e de comprar, não de vender.  ;)
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Dezembro 26, 2018, 16:42:05, 16:42
Responder #71

dfelix

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Ou muito me engano, ou a Ducati se voltar a ser património de outro construtor de motos... será a Royal Enfield.  :)

Dezembro 26, 2018, 17:16:42, 17:16
Responder #72

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Janeiro 02, 2019, 17:50:58, 17:50
Responder #73

dfelix

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A A&R publicou há duas semanas atrás um artigo interessante sobre este tema, sobretudo pela forma como pega nas palavras do CEO da VW e retira uma diferente interpretação da seguinte frase:

"We have to look which is the best ownership for Ducati. Either we find a way forward for Ducati, which provides some growth, some probably additional brands, or we have to look for new ownerships...I wouldn’t exclude that."

Perante a ambiguidade do que foi dito... a alternativa a uma possível venda (hipótese que aparentemente foi excluída nos entretantos) não deixa de ser a possibilidade de... aquisições!
Ou seja, outras marcas de motociclos poderem ser adquiridas pela VW.
E estas serem estrategicamente posicionadas (certamente sob alçada da Ducati) de forma a que directa ou indirectamente aumente a rentabilidade desta.




Ahh...
Divagando um pouco sobre isto...
Seria bastante engraçado que MV Agusta e respectivo património (Cagiva, CRC, etc) fosse adquirido pela VW e integrado como subsidiárias da Ducati.
Seria até bastante irónico que a Ducati fosse responsável por tornar a MV rentável. Pois seria uma inversão de papeis do que aconteceu há quase 35 anos atrás.  :D


E já agora mais um edit...


O que te leva a pensar tal coisa?

Reparei entretanto que deixei passar isto...

A Royal Enfield actualmente apresenta uma ascenção meteórica.
E entre os actuais construtores indianos (que já ultrapassaram a China) a RE é o único cuja estratégia passa pela valorização da própria marca ao invés de parcerias com os fabricantes europeus.

A Ducati poderá estar para já fora do alcance... mas ou muito me engano ou assim que surgir oportunidade irão demonstrar interesse na Triumph.
É que a Triumph é das marcas europeias com alguma popularidade a única que está no mercado de forma independente, sem pertencer a um grande grupo.
E os indianos têm um certo fetiche em colonizar o principal colonizador.


« Última modificação: Janeiro 02, 2019, 18:14:25, 18:14 por dfelix »

Janeiro 02, 2019, 18:14:12, 18:14
Responder #74

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O artigo indica que se trata de palavras que foram ditas "ever since".

Palavras essas que já tinham sido colocadas num outro artigo há 7 meses atrás.

Não sei se acaso mantém a mesma ideia de quando disse tal coisa. Só ele (e uns accionistas) o saberá...  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Janeiro 04, 2019, 13:28:21, 13:28
Responder #75

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(....)
Acho que a Ducati não ganharia nada em ser comprada pela KTM. Certamente não ganharia qualquer know-how. (a menos que fosse de off-road o que duvido que tenham interesse)
(....)


Então não é que agora existem rumores a apontar para a intenção da Ducati (ou mesmo já com o projecto em curso...) para uma moto de cross com 450cc.

Hum!  :pensador:



https://www.supermoto8.com/articles/3903

https://www.caradisiac.com/nouveaute-ducati-une-450-motocross-en-approche-173435.htm

https://www.moteo.es/2019/01/02/se-esta-preparando-una-ducati-de-motocross/
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Janeiro 04, 2019, 17:37:33, 17:37
Responder #76

dfelix

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Ao menos faziam a montagem com um motor da KTM...  :D

Janeiro 04, 2019, 21:18:24, 21:18
Responder #77

TMXR

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E tao provável fazerem como fazerem uma moto com 6 rodas :D  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 05, 2019, 01:02:38, 01:02
Responder #78

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Este tipo de notícias vai surgindo...mas não quer dizer que dê em algo.

Curioso foi verificar como este rumor (palavra que decidi utilizar aquando do post anterior) fez com que tenha encontrado esta notícia num grande número de websites ligados ao motociclismo.

Uma Ducati com uma proposta nas motocross...hum.  :)
Mas já fiz o ditado "nunca digas nunca...".
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Janeiro 05, 2019, 10:38:41, 10:38
Responder #79

dfelix

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Não sei se acaso mantém a mesma ideia de quando disse tal coisa. Só ele (e uns accionistas) o saberá...  :)

Não deixa de ser interessante que fossem indicados dois possiveis caminhos...
No entanto, só o que diz respeito à venda mereceu a atenção da generalidade da imprensa.

Curioso foi verificar como este rumor (palavra que decidi utilizar aquando do post anterior) fez com que tenha encontrado esta notícia num grande número de websites ligados ao motociclismo.

Estamos na "silly season" do motociclismo...
As novidades da EICMA já deixaram de ser novidade. A época desportiva ainda não começou.
Ou seja, não há propriamente notícias novas.


Há uns anos atrás estes eram períodos bastante rentáveis para o Oberdan Bezzi..  :)
Era recorrente internet inundar de photoshopadas diversas.

Quanto a esta...
Uma Ducati deste género não é nada que a Aprilia num passado recente não tivesse experimentado.
Mas o problema aqui é não existir actualmente um motor.
E não seria certamente recorrendo aquele motor Honda photoshopado!
 :D

Porém se a Ducati produzisse um mono desmo...  :pensador:
Abria todo um leque de possibilidades interessantes!!!


Volta Supermono!!!  :megafeliz:

« Última modificação: Janeiro 05, 2019, 10:40:45, 10:40 por dfelix »

Outubro 08, 2020, 12:09:12, 12:09
Responder #80

2low

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Com a venda recente da Bugatti pelo grupo Volkswagen, muitos boatos circulam (novamente) desde então sobre a venda da Lamborghini e Ducati.
Se da Lamborghini a VW já veio a publico dizer um NIM, já sobre a Ducati foi peremptória através de Herbert Diess que mencionou que a Ducati não será vendida e que tem conseguido lidar bem com a "crise", tendo aumentado o numero de vendas e até com desenvolvimento de novos modelos.
A questão pertinente é sobre o maior interesse do grupo VW desenvolver veículos eléctricos e o papel actual das marcas de luxo e desportivas que para já são "contraditórias" a esse paradigma das motorizações "pseudo amigas do ambiente".
Especulando, não seria de estranhar a VW lançar umas scooters eléctricas sob a marca VW (já se falou de uma Seat) e manter a Ducati para já tal como está.
Vamos ver...
« Última modificação: Outubro 08, 2020, 12:10:51, 12:10 por 2low »
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Outubro 08, 2020, 15:57:50, 15:57
Responder #81

2low

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Se estiver a venda, eu sou bem capaz de lhe fazer uma OPA...


E só o Porto contratar o khedira, o sporting pagar o treinador ao Braga e o cavani começar a treinar no Seixal  :D :D

 :offtopic:
Deves ter andado na mesma escola do Luis Filipe Vieira... com essas coisas de opas...  :lolol:
https://www.facebook.com/watch/?v=920482411771454
« Última modificação: Outubro 08, 2020, 15:59:42, 15:59 por 2low »
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Outubro 08, 2020, 17:30:50, 17:30
Responder #82

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A venda recente da Bugatti?  :pensador:

Mas já foi formalizada a venda?

Aquilo que me recordo de ler bem recentemente é que o Grupo Volkswagen iria ainda decidir em Novembro qual o futuro de algumas marcas, entre as quais a Bugatti e a Ducati.

Mas que estivesse já oficializado...
Será mesmo?  :pensador:

É que a questão até pode passar por outra via que não necessariamente desfazerem-se totalmemente das marcas.

No caso aqui da Ducati inclusivamente está a dar-lhe um belo lucro desde há uns anos para cá.
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Outubro 08, 2020, 18:55:39, 18:55
Responder #83

2low

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A venda recente da Bugatti?  :pensador:

Mas já foi formalizada a venda?

Aquilo que me recordo de ler bem recentemente é que o Grupo Volkswagen iria ainda decidir em Novembro qual o futuro de algumas marcas, entre as quais a Bugatti e a Ducati.

Mas que estivesse já oficializado...
Será mesmo?  :pensador:

É que a questão até pode passar por outra via que não necessariamente desfazerem-se totalmemente das marcas.

No caso aqui da Ducati inclusivamente está a dar-lhe um belo lucro desde há uns anos para cá.

Praticamente um artigo da "Razão Automóvel" indica que o negócio poderá ter sido já feito, faltando apenas "confirmação de parecer de supervisão".
https://www.razaoautomovel.com/2020/09/bugatti-grupo-volkswagen-vender-rimac

Mas num outro artigo, americano julgo eu, indica que a Rimac compra a Bugatti por troca da compra de acções da Rimac pela VW e Porsche, ficando estas como "donos maioritários da Rimac", ou seja... fica tudo mais ou menos na mesma...  ;)

Outra informação que encontrei é que 70/80% dos veículos Bugatti a produzir em 2021 já foram realmente negociados/adquiridos.

Sobre a Lamborghini e Ducati a VW não deverá ver-se livre tão cedo... dá cada vez mais dinheiro...
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Outubro 22, 2020, 14:33:48, 14:33
Responder #84

dfelix

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É agora!!! É agora!!!

link


Outubro 22, 2020, 15:19:20, 15:19
Responder #85

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Alguma coisa se passa com o link, pois não consigo visualizar.

Mas também pode ser do meu PC.

De qualquer forma já pesquisei por outras bandas sobre o tema e percebi que a VW estará a sondar mercado para eventual venda.

https://expresso.pt/economia/2020-10-20-Volkswagen-sonda-mercado-para-eventual-venda-da-Ducati
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Outubro 22, 2020, 15:25:19, 15:25
Responder #86

ThatsMe

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É agora!!! É agora!!!

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Alguma coisa se passa com o link, pois não consigo visualizar.

Mas também pode ser do meu PC.

De qualquer forma já pesquisei por outras bandas sobre o tema e percebi que a VW estará a sondar mercado para eventual venda.

https://expresso.pt/economia/2020-10-20-Volkswagen-sonda-mercado-para-eventual-venda-da-Ducati

Também não consigo abrir o link.

Outubro 22, 2020, 17:57:12, 17:57
Responder #87

2low

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Lá consegui aceder ao link mas primeiro tive de "citar mensagem do dfelix" para "sacar" o link e aqui deixo o link que o dfelix teve dificuldade em colocar:

https://automonitor.sapo.pt/2020/10/21/novidades/noticias/grupo-volkswagen-pronto-para-vender-ducati/

nota: pessoalmente acho incrível estas noticias contraditórias (não passam de fake news), como esta da venda da Ducati que já tinha sido negada pelo grupo VW e pela nova Suzuki Hayabusa após várias noticias oficiais a indicar que era um produto em fim de linha e fora das condicionantes e tendências energéticas...
« Última modificação: Outubro 22, 2020, 17:59:55, 17:59 por 2low »
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Dezembro 15, 2020, 07:41:28, 07:41
Responder #88

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Parece que a Ducati se manterá no Grupo VW.

Depois de muitas dúvidas, muitas publicações a avançarem recentemente que algo se estaria a passar para uma possível venda...agora a reorganização interna do grupo veio dar conta que  Ducati não vai ser vendida.

A fonte desta informação é a própria VW, pelo que não oferece dúvidas que é mesmo certo.

https://www.motor1.com/news/460287/lamborghini-ducati-no-sale-bentley/
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Dezembro 15, 2020, 08:34:48, 08:34
Responder #89

JViegas

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Fica nas "mãos" dos Europeus mais uns tempos... até que um grupo grande chinês a compre se e quando o grupo da VW estiver mais "apertado" financeiramente.

Dezembro 15, 2020, 15:23:29, 15:23
Responder #90

MotardFeio

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Parece que a Ducati se manterá no Grupo VW.

Depois de muitas dúvidas, muitas publicações a avançarem recentemente que algo se estaria a passar para uma possível venda...agora a reorganização interna do grupo veio dar conta que  Ducati não vai ser vendida.

A fonte desta informação é a própria VW, pelo que não oferece dúvidas que é mesmo certo.

https://www.motor1.com/news/460287/lamborghini-ducati-no-sale-bentley/

As minhas fontes confirmaram isso há bastante tempo, mas a malta não acredita...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 15, 2020, 17:03:47, 17:03
Responder #91

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tendo em conta que o grupo, na parte automóvel, se está a electrificar que é 'uma coisa doida'...

...deixa ver a parte que vai calhar aqui à marca (de 2 rodas) também no campo da electrificação.  :-\
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Dezembro 16, 2020, 17:26:00, 17:26
Responder #92

dfelix

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Tenho dúvidas que o grupo VW interfira na questão da "electrificação" da Ducati.
Sempre fui da opinião que a administração alemã se está borrifando para o que a direcção italiana faz... desde que esta continue a dar-lhes lucro!

Estou curioso pelos próximos tempos da Ducati.
O principal rendimento nos últimos anos se deve a ideias e projectos pré-VW.
E estes estão a esgotar...

Da mesma forma que (talvez por necessidade de mais lucro) se tem assistido com um romper da tradição em alguns modelos.
O desaparecimento do desmo na nova MTSV4 e o desaparecimento da treliça na nova Monster são exemplos.
E acredito que durante alguns anos a marca possa ser espremida desta forma.
Até eventualmente deixar de interessar e aí... finalmente ser vendida.

Um pouco mais atrás houve referencias ao CEO da VW ter sugerido que uma forma de aumentar os lucros da VW poderia passar pela aquisição de outros construtores que ficariam sobre a alçada da Ducati.
O tempo tem passado e não se falou mais disto.

Acredito que um dos caminhos da "electrificação" das motos pode passar também por aqui...
Para grandes construtores, mais fácil que criar será mesmo comprar e absorver outros que já tenham know-how sobre o assunto.

O problema é que neste segmento dos motociclos as opções de eléctricas estão muito aquém das expectativas.
Pelo menos face ao que se esperaria para 2021.
Dos construtores mais populares só a BMW e a Harley têm opções em catálogo.
Entre os menos populares só a Zero e a Energica parece empenhadas a produzir algo que sejam motos e não simples "soluções de mobilidade".
De resto... ou faliram, ou foram absorvidas por construtores que não deram continuidade aos projectos.

Portanto... mesmo numa perspectiva de aquisição não há grandes hipoteses.
A Energica é detida por um grupo de industrias que provavelmente não terá interesse em vender.
Já a Zero é outra história.


Há uns tempos surgiram fotos duma hyper a circular com o motor de uma Zero.



Isto significa que a marca está a trabalhar neste sentido.
Se por tecnologia própria ou não... não sabemos.

Mais algumas semanas deixaremos de ter modelos de 2021 a ser notícia.
E na falta provas desportivas, os jornalistas da especialidade lá terão que fazer o esforço de arranjar conteúdos.
Pode ser que estes temas voltem a ser tema.
 :)
« Última modificação: Dezembro 16, 2020, 17:28:17, 17:28 por dfelix »

Dezembro 17, 2020, 11:18:47, 11:18
Responder #93

JViegas

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Penso que na opinião que nos deixas, dfelix, que a Ducati ao deixar "cair" algumas das "características" que tornaram alguns modelos da mesma famosos é a forma que o grupo VW encontrou para "espremer" mais o lucro dos modelos indicados.

Sabendo que poderá concorrer mais "acerrimamente" com outros modelos do segmento poderão advir daí mais lucros.

Será uma perda de individualidade da marca ou a globalização da mesma?

Recordo-me (apesar de não ser caso idêntico) a Harley com os modelos eletrificados ou a deslocação de alguns procedimentos de fabrico para outros países e tão criticado por alguns fãs da marca.

A ser como referes, a Ducati está a "viver" com projetos anteriores à aquisição, logo entendo as razões dos fãs da marca quanto à forma como a mesma se quer afirmar nestes tempos.

Não será o lançamento destes modelos um "flop" ou a oportunidade para ganhar mais clientes?
Interessante.  :pensador:

Dezembro 17, 2020, 17:11:48, 17:11
Responder #94

dfelix

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Penso que na opinião que nos deixas, dfelix, que a Ducati ao deixar "cair" algumas das "características" que tornaram alguns modelos da mesma famosos é a forma que o grupo VW encontrou para "espremer" mais o lucro dos modelos indicados.

Não acho que a Ducati seja assim tão relevante para o grupo VW quanto muitos motociclistas parecem considerar.
Não acho sequer que a administração alemã seja o "el dorado" das injecções de capital a fundo perdido como algumas opiniões que já li.

Acredito que para o grupo VW o que realmente interessa é que a Ducati continue a valorizar e aumentar a facturação.
Porque é isso que levou estes grupos a atingir a dimensão que têm.
Facturar. E não esbanjar dinheiro só porque há liquidez para isso.

Só que os resultados estão nas mãos dos italianos.
Estes é que terão de gerir o que produzem de forma a manter o crescimento.
Se a estratégia passa por reduzir custos e eventualmente aproximar de concorrentes comercialmente mais bem sucedidas, ou até massificar algo que outrora era "premium"... eles lá saberão.

Não acredito que nenhum construtor abdique de certas características que tornem um produto diferenciado sem antes estudar o impacto que possa ter. Vantagens e desvantagens. 

Sabendo que poderá concorrer mais "acerrimamente" com outros modelos do segmento poderão advir daí mais lucros.

Uma coisa é certa...
Determinados modelos até bastante populares parecem estar a cair no esquecimento quando são efectuados "comparativos" entre as diferentes propostas para um segmento.

Não será o lançamento destes modelos um "flop" ou a oportunidade para ganhar mais clientes?
Interessante.

Eu vejo como uma oportunidade de ganhar mais clientes.
Mas sobretudo novos clientes, que não dão a mesma importância a certos atributos da marca.

A tua comparação com a Harley é um bom exemplo.
Porque a única saída da HD passa por conquistar novos públicos.
Pois o cliente tradicional já está servido. E pelo tipo de motos que são, não é tão recorrente andar a trocar sempre pelo último modelo.
 
Já na Ducati as coisas são um pouco diferentes.




Dezembro 18, 2020, 09:32:55, 09:32
Responder #95

JViegas

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Penso que não...

Na minha opinião a Ducati foi sempre a Ducati.
Aquela vermelhinha que era 100% exclusiva enquanto a Yamaha ou a Honda vendia motos como pãezinhos quentes e as Inglesas lá em Inglaterra faziam as suas vendas e as Indianas também nos Himalaias.

Lembro de ser pequeno e uma Ducati era sempre "aquela" mota que sobressaia do conjunto. Tinha histórias pelas boas e más razões. Como a Alfa Romeo, sabes.

Um gajo sentava-se numa Honda ou Yamaha era fixe, mas quando montava numa Ducati parecia que o Diabo entrava no corpo.

Que motas temos agora que te pões os pelos do pescoço em pé?
Algo que a legislação ambiental anda não "matou"?
Muito poucas.

E penso que a Ducati ainda o faz muito bem com motos muito distintas. Com mais eletrónica, pois é impossível controlar tanta potência só com o punho (pelo menos para a maioria dos comuns mortais).

Quando vejo uma Monster (que foi sempre aquela Ducati que me chamou a atenção, talvez pela sonoridade do motor, pela forma do escape, e porque não: por ser uma Ducati)... quando vejo uma Ducati Monster que se aproxima de uma "comuter" dócil vejo que alguma coisa se "perde".

Talvez agora e porque conduzo de outra forma diariamente (mais apaixonadamente) compreendo o "risco" de utilizar uma mota como uma ferramenta.

E quando um grupo como a VW que gere como gere o seu negócio fico com alguma pena de se estarem talvez a "perder" algumas características que sempre se conheceram da Ducati (e nunca tive ou conduzi uma).
« Última modificação: Dezembro 18, 2020, 09:34:20, 09:34 por JViegas »

Dezembro 18, 2020, 13:13:03, 13:13
Responder #96

2low

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O grupo VW ficou capaz de encarar o futuro com outros olhos pois vendeu a Bugatti a um talvez especifico parceiro (estratégico) que retribuirá de futuro e com grande certeza aquilo que será o futuro dos hiper desportivos eléctricos do grupo, incluindo mesmo o que sairá com ficha para tomada eléctrica de um qualquer stand da Lamborghini por exemplo...
E não será de estranhar que desenvolvimento idêntico seja feito para o futuro das Ducati's de ficha ou com "certificado energético" como existem nos electrodomésticos :D ...
Portanto... não será/seria de estranhar num futuro próximo haver um Lamborghini ou Ducati com designação "powered by rimac" ou mesmo "powered by porsche"...

Mas estou a especular (*) ... baseado na suposta venda da Bugatti à Rimac, sendo que esta mesma noticia também ainda não está totalmente confirmada!
Tanto que por outro lado o grupo VW já tem também uma considerável experiência nesta nova "tecnologia" e veja-se a pujança do grupo em apresentar sistemáticos novos modelos com motorização eléctrica ou híbrida... mesmo que sejam para já apenas duas ou três motorizações distintas para utilização em todas as marcas do grupo...
E a venda da Bugatti poderá também servir apenas para pagar todo o investimento no desenvolvimento de motorizações eléctricas...

(*)
es·pe·cuH·lar |pè| 1 - Conjugar
(latim speculor, -ari, espreitar, espiar; observar)
verbo transitivo
1. Estudar, observar com atenção, não prática, mas teoricamente. = INVESTIGAR
"especular", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/especular [consultado em 18-12-2020].
« Última modificação: Dezembro 18, 2020, 13:14:59, 13:14 por 2low »
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Dezembro 18, 2020, 16:48:12, 16:48
Responder #97

dfelix

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Aquela vermelhinha que era 100% exclusiva enquanto...

Não deixa de ser curioso aquilo que a marca hoje é ter início nos tempos da Cagiva.
O objectivo dos Castiglioni foi vender o máximo possível.
Pois só desta forma poderiam encaixar verba para construir coisas novas.
Portanto lançara tudo o que poderiam fazer com base nas plataformas existentes.
Boa parte pouco tinham de exclusividade.
Caramba.. chegaram a lançar uma "cruiser" para concorrer com a Virago!  :D

E mesmo quando começaram a conceber superdesportivas épicas, o principal encaixe financeiro sempre foi proveniente dos modelos mais baratos.
As Monster durante muito tempo foi a principal fonte de rendimento!

No presente, a outros segmentos emergiram e tanto Multistrada como a linha Scrambler dá enorme lucro.
As Monster certamente não tanto.  E não sei até que ponto pode surgir daqui a razão da mudança.

Portanto... não será/seria de estranhar num futuro próximo haver um Lamborghini ou Ducati com designação "powered by rimac" ou mesmo "powered by porsche"...

A integração no grupo já deu origem a todo o tipo de divagações desse género.
Não faltaram já photoshops de supostos rebrandings e ideias de modelos bastardos resultantes pelo cruzamento entre marcas.

A realidade é que já passaram 8 anos e pouca coisa mudou.

Tanto que por outro lado o grupo VW já tem também uma considerável experiência nesta nova "tecnologia" e veja-se a pujança do grupo em apresentar sistemáticos novos modelos com motorização eléctrica ou híbrida...

O grupo VW também tem uma plataforma logística extremamente eficiente. E a sua própria financeira.
No entanto, 8 anos depois a Ducati continua a ser distribuída e a ter os mesmos intermediários de sempre.
Tal como a aquisição via crédito é sempre delegada a bancos ou financeiras escolhidas pelos próprios agentes e não por directivas do grupo.

Numa visão racional, a Ducati não é mais do que um mero "asset" dum grande grupo económico, que por acaso é a VW.
Poderia ser outro construtor qualquer ou fundos de investimento como aconteceu no passado.
Certamente que seria a mesma coisa.

O mais certo será as únicas referências a marcas do grupo VW serem uma ou outra edição especial como aconteceu com a Diavel. E meros patrocínios nas competições.
Como acontece no motoGP, onde o logo da Lamborghini e a referência a "Audi Sport" está presente.
E nem sequer são major sponsors.
A verba obtida é certamente menor que a Lenovo ou Givi lá colocam!
 ;)
« Última modificação: Dezembro 18, 2020, 16:55:25, 16:55 por dfelix »