Autor Tópico: Levar peso demais na moto pode estragar a viagem  (Lida 1889 vezes)

Novembro 07, 2016, 11:32:42, 11:32
Lida 1889 vezes

Morgas

  • Visitante






Veja as dicas!!!



Viajar de moto é uma experiência incrível, que pode ser ainda melhor que os mais manjados clichês que exaltam a emoção de ir para a estrada e rolar pelo mundo sem uma carroceria em volta. No entanto, é preciso ter em mente que uma moto o espaço para bagagem é restrito e que qualquer viagem, curta ou longa, pode virar um verdadeiro inferno se:

1) Você exagerar na quantidade ou…
2) Sua bagagem não estiver adequadamente presa à sua moto.


Peso/volume. Nada disso combina com moto. É claro que modelos maiores, de alta cilindrada, permitem levar mais tralha, mas é sempre importante lembrar que, por maior que seja, uma moto terá apenas dois pontos de apoio com o piso. E para fazer curvas, ela deve ser inclinada. Essa peculiar dinâmica não permite alterar o equilíbrio com excessos.

A prática de amarrar bagagem ao banco com elásticos ou as malhas é prática comum, mas isso também implica em respeitar a regra número um de não exagerar na quantidade. Além disso, esse estilo dá trabalho: a cada paragem ou se arrisca deixando tudo na moto ou leva e depois volta a ter o trabalho de recolocar de novo.

Qual é a melhor das soluções? Sem dúvida, colocar na sua moto malas específicas, projetadas para resolver de maneira definitiva, fácil e prática a necessidade de levar coisas. Melhor ainda é escolher um modelo de moto que já venha de fábrica com malas – ou ao menos as ofereça como acessórios originais. Isso te dará a certeza de que, no projeto de sua moto, os volumes, o sistema de fixação, o peso decorrente e, inclusive, a interferência aerodinâmica de tais acessórios foram estudados de maneira séria.

Há hoje uma razoável oferta de modelos de moto que trazem como equipamento original malas laterais e o chamado “top cases”. Aliás, "top case" é um dos acessórios mais vendidos, e quem os compra nem sempre tem o intuito de viajar. O uso da moto em centros urbanos também demanda – e muito – um espaço para guardar coisas. Grandes, médios ou pequenos, tais baús tornaram a vida do motociclista mais prática e dão à moto maior versatilidade.

No caso das malas destinadas a um viagem de moto, mesmo sendo equipamento original, é importante lembrar que há sempre um limite de peso a ser religiosamente respeitado. A cifra máxima de carga admitida está usualmente colada em autoadesivo interno à mala ou evidenciado no manual do uso. Não levar a sério tal recomendação implicará em desequilíbrio que pode se manifestar com a oscilação do guiador conforme a velocidade aumenta ou também em trincas na estrutura que suporta as malas.

Outro limite a ser considerado é o da velocidade máxima, pois tanto com a “top case” ou o par de malas laterais afetam de modo importante a aerodinâmica e, consequentemente, a dirigibilidade.

Como dissemos, modelos que oferecem malas como acessório original recebem reforços para o peso que será acrescido. No entanto, também há bons fabricantes de malas e suas respetivas estruturas que, mesmo não fazendo parte da lista de acessórios originais do fabricante, são plenamente confiáveis.

As malas mais usuais são as feitas em plástico rígido, material que combina leveza com resistência. Há também malas realizadas em materiais têxteis reforçados com resina, assim como as vistosas malas de alumínio. Praticamente todas oferecem a possibilidade de serem retiradas de modo rápido, bastando para tal apenas a chave e certa habilidade pala desencaixá-las.

Neste maravilhoso mundo de possibilidades no qual não está excluída a também válida mala de tanque.

De qualquer modo, é importante não perder de vista o que dissemos no início: conter excessos. Desrespeitar o frágil equilíbrio de uma moto levando peso a mais ou volumosos é definitivamente algo que não combina com o verdadeiro prazer de viajar de moto, assim usar o bom senso é a melhor decisão.



Fonte: http://g1.globo.com

Novembro 07, 2016, 12:08:18, 12:08
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Num motociclo a distribuição correcta do peso é extremamente importante, tal como o respeito do peso máximo admissível.  :nice:

Depois, claro...tentar que não vá muito para lá de uma dimensão dentro do "tolerável", ou a coisa pode correr mal.  :D

Em certos países até fardos de palha com + do dobro da largura do motociclo, são transportados.  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 07, 2016, 12:37:02, 12:37
Responder #2

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Na Ásia até já vi fotos a transportar porcos e carneiros.

João  :scooter: :scooter:

Novembro 07, 2016, 12:45:51, 12:45
Responder #3

Morgas

  • Visitante




Na Ásia até já vi fotos a transportar porcos e carneiros.

João  :scooter: :scooter:



Isso é para meninos.

A dois anos passei uma época por Angola, tenho que encontrar uma foto que tirei a um motociclista.  :napodeser:

Novembro 07, 2016, 12:51:12, 12:51
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Na sequência do que escrevi mais atrás...isto é altamente desaconselhável.


Mas claro, são outras culturas, outras formas de utilizar um motociclo (trabalho)....no fundo é o seu ganha pão e por lá as autoridades são condescendentes para este tipo de coisas.

Por cá...era o bom e o bonito.  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 07, 2016, 17:46:27, 17:46
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O pior disto é que existem modelos que estruturalmente não estão aptos a tanta carga...e nem estou a falar da circulação em segurança, pois essa e como se vê em vários vídeos e fotos, é inexistente.  :D

Pura e simplesmente têm quadros que não aguentam com tanta coisa que lhes colocam em cima....chegando a ser aflitivo verem-se modelos de 110cc carregados até à "espinha".  :toma:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 08, 2019, 17:20:23, 17:20
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por vezes, para estragar uma viagem ou então (não sendo tão excessivo...) para retirar uma boa dose da emoção na condução, não é preciso que a "carga" seja do género das que existe imagem mais acima.

Basta apenas que as condições existentes na retaguarda do veículo de 2 rodas não sejam as mais vantajosas.

Nem o Rossi conseguia melhor...  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama