Autor Tópico: Manual do Proprietário. Importante ou dispensável?  (Lida 3495 vezes)

Julho 10, 2017, 17:42:54, 17:42
Lida 3495 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Manual do Proprietário. Importante ou dispensável?






A resposta a este título parece ser de facto a mais óbvia...e por certo praticamente todos dirão que "Sim, é importante!".

Mas no meio disto claro que existe a interpretação desse mesmo "Sim"... :)

E desde já indico que não falta quem não o faça. Nada há de condenável nisso, são opções e respeita-se.

Mas dentro daqueles que de facto lêem o manual, ou então que dizem lê-lo, ainda existe uma franja de pessoas que o faz do estilo "Deixa lá ver a pressão dos pneus", ou então "quantos litros me levará o depósito", ou "quando pisca a reserva, ainda quanto lá terei".

Mas a verdade é que um Manual de Proprietário tem mais informações e características do veículo que se julga, levando a um uso correcto e seguro da máquina que conduzimos e também dos seus comandos, por forma a permitir tirar o melhor da máquina.

Claro que não vamos fazer isto no período que antecede a condução de uma moto de test-ride...nem nada que se pareça. :D
Mas relativamente a um motociclo que seja nosso, deverá haver (salvo melhor opinião), uma leitura atenta daquilo que tem para oferecer e não apenas uns tópicos dispersos e que mais "agradam" à curiosidade.

E depois existe a parte da manutenção - importantíssima - e que vai muito para lá do "até tenho a máquina estimada".
Uma lavagem regular não é o suficiente como se compreende, pelo que os momentos indicados para a manutenção mecânica, lubrificação ou mesmo produtos a utilizar, acaba por ser de enorme relevância.

A própria simbologia que pode aparecer no painel de instrumentos tem a sua parte importante, mais não seja para identificar algo que não esteja bem e nos leve a tomar a decisão mais acertada no momento. Inclusivamente a de imobilizar a marcha e, se preciso for, chamar um reboque.

Um manual é assim bastante importante e creio não me enganar se disser que não haverá um único membro do fórum que não lhe dê o devido valor...e o guarde para consultas posteriores, até porque não tem de se saber tudo no momento. :)
« Última modificação: Julho 10, 2017, 19:46:50, 19:46 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 10, 2017, 18:23:37, 18:23
Responder #1

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
É como se fosse gasolina para viajar. O Manual de qualquer moto que me passou pelas mãos, sempre foi de leitura obrigatória.

Está sempre á mão para qualquer duvida. Nunca me sentei numa moto para começar a tripulá-la que não tivesse lido o Manual de Proprietário.

João  :scooter: :scooter:

Julho 10, 2017, 19:01:58, 19:01
Responder #2

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Idem no que o João disse,leio muitas vezes e anda sempre lá dentro
membro numero 16

Julho 10, 2017, 22:02:51, 22:02
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Leio sempre religiosamente o manual e tenho uma cópia debaixo do banco para as pequenas coisas que não escolhem dia nem hora  ::P:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 10, 2017, 23:09:09, 23:09
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Um manual é assim bastante importante e creio não me enganar se disser que não haverá um único membro do fórum que não lhe dê o devido valor...

Se toda a gente consultasse o manual, muitas questões lançadas no fórum nunca teriam acontecido!  :D
Portanto... há que ver o lado positivo de não dar muita atenção ao mesmo!
 :D

Julho 11, 2017, 11:07:56, 11:07
Responder #5

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Leio sempre religiosamente o manual e tenho uma cópia debaixo do banco para as pequenas coisas que não escolhem dia nem hora  ::P:

Na questão do manual do utilizador, a Honda Integra tem um excelente manual em Português, eu tive o prazer de ler pelo menos o mais importante, porque o básico já é o utilizado em todos os manuais de qualquer coisa.

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Julho 11, 2017, 12:08:59, 12:08
Responder #6

rodrigues

  • Visitante
Importantíssimo andar sempre com ele mesmo que seja o básico.

Também vejo muitas questões levantadas no fórum que estão bem explícitas no manual,...ai a preguiça.

No meu Smartphone tenho o manual completo em PDF, cerca de 300 Megabytes.

Julho 11, 2017, 13:08:36, 13:08
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :nice:

Também é coisa que anda sempre no telemóvel em formato pdf.
E para ser franco, nem o tenho consultado ali, mas sim em papel  :D Mas se for necessário, está lá para tirar alguma dúvida.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 11, 2017, 13:35:20, 13:35
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
:nice:

Também é coisa que anda sempre no telemóvel em formato pdf.


Também aqui anda o manual em pdf

Julho 11, 2017, 17:17:37, 17:17
Responder #9

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Está provado que mais de 80% das pessoas deita fora o manual de instruções (do que quer que seja) sem o ler e, como já foi dito atrás, se toda a gente lesse o manual de instruções das suas motas, algumas perguntas aqui feitas não teriam razão de existir.

Por outro lado andar com o manual só para aquelas "ocasiões" também não me parece ser a melhor situação, mas é melhor do que nada. Pessoalmente, sou daqueles que leio o manual de "fio a pavio" e, enquanto o leio, vou experimentando as coisas para mais fácilmente as memorizar... e nas coisas mais complicadas, faço isso 2 ou 3 vezes se for necessário.

Julho 11, 2017, 17:48:49, 17:48
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A leitura de "fio a pavio" como se costuma dizer e que te levou muito bem a utilizar a expressão, por acaso foi coisa que também fiz...e ainda nem sequer tinha esta moto de que agora sou proprietário.  :D
Antes de chegar às minhas mãos "oficialmente", já tinha lido aquilo...

Já quanto ao Service Manual e que obtive (em pdf.) através de um tópico por cá criado no fórum, apenas o tenho em Inglês...
E admito com humildade que muitas das coisas que li - a maioria a bem dizer - são "demasiada areia p'rá minha comionete".

É que nem sequer penso em alguma vez me por a abrir p.ex. o sistema de transmissão HFT. Safa...se de olhar para as imagens no manual fico perplexo. :???:
São 654 páginas com informação super detalhada e que dá para desmontar e montar peça por peça, parafuso por parafuso de toda a mota.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 11, 2017, 21:53:01, 21:53
Responder #11

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
A leitura de "fio a pavio" como se costuma dizer e que te levou muito bem a utilizar a expressão, por acaso foi coisa que também fiz...e ainda nem sequer tinha esta moto de que agora sou proprietário.  :D
Antes de chegar às minhas mãos "oficialmente", já tinha lido aquilo...

Já quanto ao Service Manual e que obtive (em pdf.) através de um tópico por cá criado no fórum, apenas o tenho em Inglês...
E admito com humildade que muitas das coisas que li - a maioria a bem dizer - são "demasiada areia p'rá minha comionete".

É que nem sequer penso em alguma vez me por a abrir p.ex. o sistema de transmissão HFT. Safa...se de olhar para as imagens no manual fico perplexo. :???:
São 654 páginas com informação super detalhada e que dá para desmontar e montar peça por peça, parafuso por parafuso de toda a mota.

´Pera lá... estamos a falar do Manual do Proprietário e não do Service Manual. O primeiro serve para o proprietário saber as coisas básicas sobre a sua mota... o que significam as luzinhas e informações do painel de bordo, como por a mota a trabalhar, trocar lâmpadas fundidas, etc etc... o segundo serve para ensinar a desmontar/montar a mota toda e esse destina-se aos mecânicos profissionais (que provavelmente também têm o habito de não o ler) ou para o mecânico amador que tem ferramentas e conhecimentos técnicos que lhe permitam fazer intervenções mais complicadas.

Julho 11, 2017, 22:09:45, 22:09
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
´Pera lá... estamos a falar do Manual do Proprietário e não do Service Manual. O primeiro serve para o proprietário saber as coisas básicas sobre a sua mota... o que significam as luzinhas e informações do painel de bordo, como por a mota a trabalhar, trocar lâmpadas fundidas, etc etc... o segundo serve para ensinar a desmontar/montar a mota toda e esse destina-se aos mecânicos profissionais (que provavelmente também têm o habito de não o ler) ou para o mecânico amador que tem ferramentas e conhecimentos técnicos que lhe permitam fazer intervenções mais complicadas.

Caro pjmartinho, leste bem aquilo que escrevi??  :)
Julgo que não.... :) :nice:

Sei naturalmente o que é um e outro e menciono distintamente ambos em parágrafos diferentes.
Basta atentar na expressão que utilizei para destrinçar outro tipo de manual "(....)Já quanto ao Service Manual(....)".

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 12, 2017, 09:48:29, 09:48
Responder #13

rodrigues

  • Visitante
Obviamente que o básico é mesmo para gente básica, quem não tem medo de sujar as mãos e gosta de mexer mesmo que sobrem parafusos terá de ter o completo.

O manual básico da minha não ensina como mudar as velas, filtro de ar, trocar líquido de refrigeração, retirar alguns plásticos para termos acesso aos componentes etc.

Limita-se a, mudança de óleo, mudar lâmpadas, lubrificar a corrente e pouco mais !!!!

Aconselha diversas vezes a ir à oficina caso detete anomalias  :lolol:

Algumas simples de resolver até com um corta unhas.

Julho 12, 2017, 11:32:55, 11:32
Responder #14

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O manual do proprietário e o livro de registo das revisões em formato de papel encontra-se em minha casa.

O manual de proprietário (físico) tem servido para esclarecimentos e leitura, para além da leitura de que foi alvo quando comprei a minha maquina.

O manual do proprietário (digital) está no telemóvel para consulta rápida. Já me foi útil para quando precisei de comparar alguma característica da minha máquina com outra de algum amigo/conhecido.

Recentemente arranjaram-me o livro (digital) "Service Manual" onde posso (já o li quase todo) realizar intervenções de maior porte na máquina e onde encontro discrições mais pormenorizadas relativamente a intervenções abordadas no manual do proprietário que vinha com a máquina: mudar óleo, pastilhas, afinar válvulas, sangrar o sistema de liquido do refrigeração, desmanchar o motor, etc. etc. (coisas que nem me arrisco a fazer).

Comprei um carro há cerca de um mês e quando me entregaram a viatura, a leitura do manual do proprietário foi "obrigatória" para mim. Ao contrário da minha mulher que prefere ir "adivinhando" como se configura o telemóvel, como se trancam as portas ou como funciona o cruise control.

Ou seja, prefere que eu leia e lhe ensine do que "perder" tempo a ler manuais, diz ela.

Penso que a leitura de um manual de instruções para determinados equipamentos/veículos é imprescindível pois para além de se poder estar a utilizar incorretamente o "produto" não se poderá, em tempo útil, identificar comportamentos anormais do mesmo.



Julho 12, 2017, 12:13:31, 12:13
Responder #15

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
... Ao contrário da minha mulher que prefere ir "adivinhando" como se configura o telemóvel, como se trancam as portas ou como funciona o cruise control.

Mas isto é o que a maioria das pessoa faz... atira o manual para o lixo sem o ler, e depois vai às apalpadelas tentar perceber como funcionam as coisas e, muitas vezes comentam "isto é demasiado complicado... podiam fazer isto mais simples e fácil"

Ou seja, prefere que eu leia e lhe ensine do que "perder" tempo a ler manuais, diz ela.

Assim faz perder tempo 2 vezes... o dela porque tem de gastar tempo a perguntar e das outras pessoas que têm de gastar o seu tempo a responder às perguntas que poderiam ter resposta se tivessem lido o manual .

Isto faz-me lembrar quando, à muitos anos atrás, o meu pai comprou um leitor de cassetes de video lá para casa... eu atirei-me ao manual para saber como aquilo funcionava e como activar as diferentes configurações... a minha mãe fazia-me perguntas sobre o funcionamento da maquineta e depois escrevia apontamentos numas folhas de papel... mais tarde voltava a perguntar como aquilo funcionava e a minha resposta era simples "Mã... vai ler os apontamentos que escreveste!"

Julho 23, 2017, 23:44:51, 23:44
Responder #16

AVPrendas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
O manual da minha também o li diversas vezes antes de a ter... E a versão inglesa pois não me fio em algumas traduções!
Agora tenho offline na nuvem, para consulta caso seja necessário...

O Cruise Control foi o que deu mais complicação na leitura, mas com o uso foi mais fácil de interpretar.
ducati escreve-se com letra pequena

Agosto 07, 2017, 16:20:00, 16:20
Responder #17

PARDAL

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
Boas,

O manual é essencial. Pelo menos quando a moto é nova e aparece um qualquer sinal no quadrante e nós ficamos preocupados se aquilo é falta de óleo, ou não, e se descobre que é um "trip" da mudança de óleo!

Eu até arrisco a dizer que, além do manual, é essencial ter o "livro de serviço" em PDF, para saber reparar alguma avaria (cada vez menos se pode fazer isso, mas numa urgência e quando estamos longe dá MUITO jeito).

Grande abraço.

Agosto 07, 2017, 16:35:01, 16:35
Responder #18

Black

  • Visitante
Ter o manual da mota implica muito mais que conhecer a sua mota.
Tenho o manual de quase todas as motas que tive. Ultimamente descarguei em formato PDF o da TwoFifty que em breve vou começar a recuperar. Já o ando a ler mas acho que ainda não é desta que me atrevo a abrir o motor!
No entanto espero poder fazer tudo o resto, desde a desmontagem até o trabalho ficar terminado e pronto para devolvê-la ao seu proprietário!
E com ela devo virar mais uma página da minha vida motociclistica  (perfume a romance)....