Um manual é assim bastante importante e creio não me enganar se disser que não haverá um único membro do fórum que não lhe dê o devido valor...
Leio sempre religiosamente o manual e tenho uma cópia debaixo do banco para as pequenas coisas que não escolhem dia nem hora
Também é coisa que anda sempre no telemóvel em formato pdf.
A leitura de "fio a pavio" como se costuma dizer e que te levou muito bem a utilizar a expressão, por acaso foi coisa que também fiz...e ainda nem sequer tinha esta moto de que agora sou proprietário. Antes de chegar às minhas mãos "oficialmente", já tinha lido aquilo... Já quanto ao Service Manual e que obtive (em pdf.) através de um tópico por cá criado no fórum, apenas o tenho em Inglês...E admito com humildade que muitas das coisas que li - a maioria a bem dizer - são "demasiada areia p'rá minha comionete".É que nem sequer penso em alguma vez me por a abrir p.ex. o sistema de transmissão HFT. Safa...se de olhar para as imagens no manual fico perplexo. São 654 páginas com informação super detalhada e que dá para desmontar e montar peça por peça, parafuso por parafuso de toda a mota.
´Pera lá... estamos a falar do Manual do Proprietário e não do Service Manual. O primeiro serve para o proprietário saber as coisas básicas sobre a sua mota... o que significam as luzinhas e informações do painel de bordo, como por a mota a trabalhar, trocar lâmpadas fundidas, etc etc... o segundo serve para ensinar a desmontar/montar a mota toda e esse destina-se aos mecânicos profissionais (que provavelmente também têm o habito de não o ler) ou para o mecânico amador que tem ferramentas e conhecimentos técnicos que lhe permitam fazer intervenções mais complicadas.
... Ao contrário da minha mulher que prefere ir "adivinhando" como se configura o telemóvel, como se trancam as portas ou como funciona o cruise control.
Ou seja, prefere que eu leia e lhe ensine do que "perder" tempo a ler manuais, diz ela.