Autor Tópico: Escolha de moto  (Lida 3066 vezes)

Agosto 26, 2018, 14:58:58, 14:58
Lida 3066 vezes

pedrocrv

  • Visitante
Boas!

Sendo novo nestas andanças, vinha pedir opinião sobre qual seria a melhor moto para adquirir, sendo a minha primeira moto e o orçamento limitado.
A sua principal função será dar umas voltas ao fim do dia e ao final de semana.

Tenho na lista duas motos:
-Yamaha Fazer 600 '98-'00
-Honda CBR600F '98-'00

Gostaria de saber as vossas opiniões em termos de manutenções, consumos, fiabilidades..

Obrigado!

Agosto 26, 2018, 15:32:17, 15:32
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Diria que ambas (se tiverem em condições e se foram sempre bem mantidas) serão fiáveis.
Entre as duas, preferia a CBR por simples razões:
-existem muitas CBR à venda
-Fazer dessas há muito poucas à venda
-há mais peças em aftermarket, mesmo as peças de desgaste/manutenção

A CBR parece-me ter um design mais moderno e apelativo que essa Fazer de 1998/2000 mas se fosse entre CBR e Fazer de 2006/2008 escolheria a Fazer...
A Fazer 600 era conhecida por ter caixa mais longa e era meter a 6ª e subir subir subir subir...
A CBR deverá ter uma caixa mais curta e mais divertida.
Ambas devem ser comilonas
Se encontrares uma CBR600F hurricane é mais económica que as CBR600F F3/F4 5Lt/100km VS 6Lt/100km mas tem design mais antigo, é já uma clássica.
http://www.fuelly.com/motorcycle/honda/cbr600f_hurricane
www.fuelly.com/motorcycle/honda/cbr600f_f4
http://www.fuelly.com/motorcycle/honda/cbr600f_f3
As Fazer dessa epoca têm consumos identicos a essas CBR600F hurricane: http://www.fuelly.com/motorcycle/yamaha/fzs600_fazer

Todas as motas têm custos de manutenção não muito diferentes para uma mesma utilização e mesmos quilómetros feitos.
Só haverá diferença de preço de peças daquelas com desgaste duradouro ou alguma avaria mas diria que ainda assim seja mais facil arranjar peças para a CBR que para a Fazer.

Quanto às especificações...
CBR600F hurricane
85cv/9500rpm com binário 59Nm/8500rpm
velocidade máxima 230kmh
peso vazio 182kg
depósito 15,5Lt

CBR600F F3
105cv/12000rpm com binário 66Nm/10500rpm
velocidade máxima 250kmh
peso vazio 186kg
depósito 17,0Lt

CBR600F F4
110cv/12500rpm com binário 65Nm/10500rpm
velocidade máxima 260kmh
peso vazio 168kg
depósito 18,0Lt

Fazer 600 1998/1999
95cv/11500rpm com binário 61,2Nm/11000rpm
velocidade máxima 230kmh
peso vazio 189kg
depósito 18,0Lt

Assim... tenta ver uma CBR600F F3 ou F4 conforme o estado das mesmas.
Se gostares de algo mais classico tens a CBR600F hurricane
A Fazer talvez se adeque mais ao uso dia-a-dia com passeios aos fds.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 26, 2018, 19:38:27, 19:38
Responder #2

pedrocrv

  • Visitante
Diria que ambas (se tiverem em condições e se foram sempre bem mantidas) serão fiáveis.
Entre as duas, preferia a CBR por simples razões:
-existem muitas CBR à venda
-Fazer dessas há muito poucas à venda
-há mais peças em aftermarket, mesmo as peças de desgaste/manutenção

A CBR parece-me ter um design mais moderno e apelativo que essa Fazer de 1998/2000 mas se fosse entre CBR e Fazer de 2006/2008 escolheria a Fazer...
A Fazer 600 era conhecida por ter caixa mais longa e era meter a 6ª e subir subir subir subir...
A CBR deverá ter uma caixa mais curta e mais divertida.
Ambas devem ser comilonas
Se encontrares uma CBR600F hurricane é mais económica que as CBR600F F3/F4 5Lt/100km VS 6Lt/100km mas tem design mais antigo, é já uma clássica.
http://www.fuelly.com/motorcycle/honda/cbr600f_hurricane
www.fuelly.com/motorcycle/honda/cbr600f_f4
http://www.fuelly.com/motorcycle/honda/cbr600f_f3
As Fazer dessa epoca têm consumos identicos a essas CBR600F hurricane: http://www.fuelly.com/motorcycle/yamaha/fzs600_fazer

Todas as motas têm custos de manutenção não muito diferentes para uma mesma utilização e mesmos quilómetros feitos.
Só haverá diferença de preço de peças daquelas com desgaste duradouro ou alguma avaria mas diria que ainda assim seja mais facil arranjar peças para a CBR que para a Fazer.

Quanto às especificações...
CBR600F hurricane
85cv/9500rpm com binário 59Nm/8500rpm
velocidade máxima 230kmh
peso vazio 182kg
depósito 15,5Lt

CBR600F F3
105cv/12000rpm com binário 66Nm/10500rpm
velocidade máxima 250kmh
peso vazio 186kg
depósito 17,0Lt

CBR600F F4
110cv/12500rpm com binário 65Nm/10500rpm
velocidade máxima 260kmh
peso vazio 168kg
depósito 18,0Lt

Fazer 600 1998/1999
95cv/11500rpm com binário 61,2Nm/11000rpm
velocidade máxima 230kmh
peso vazio 189kg
depósito 18,0Lt

Assim... tenta ver uma CBR600F F3 ou F4 conforme o estado das mesmas.
Se gostares de algo mais classico tens a CBR600F hurricane
A Fazer talvez se adeque mais ao uso dia-a-dia com passeios aos fds.

Obrigado pela resposta :)

Eu gosto de ambas, e o tipo de utilização que irei fazer não "força" nem a escolha de uma nem de outra.
Pela posição de condução diria mais a Fazer. Mas já vi relatos de dizerem que a CBR não é desconfortável por não ser aquela desportiva de gema.

A manutenção é algo que se possa fazer em casa? Tendo conhecimentos básicos e já fazendo alguma coisa nos carros cá de casa.

Para ter uma ideia, qual o custo de pneus para este tipo de motas?

Que óleos devem utilizar? Qual o período de revisões para oleos, filtros, corrente e distribuição?

Obrigado

Setembro 06, 2018, 21:26:39, 21:26
Responder #3

pedrocrv

  • Visitante
Boas,

O que dizem de uma Kawasaki ZZR600? Já mais antiga...

Será que é uma boa primeira moto?

Obrigado

Setembro 06, 2018, 22:35:30, 22:35
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Mas já vi relatos de dizerem que a CBR não é desconfortável por não ser aquela desportiva de gema.

Na altura, a CBR era uma "desportiva de gema".
Só que os standards eram um bocadinho mais conservadores.
Quando em 99 saiu a R6 com uma abordagem bem mais radical é que a coisa mudou de figura... e nos anos seguintes as restantes foram acompanhando a tendência.

Ambas as motos que indicas estão entre as mais fiáveis alguma vez produzidas pelos respectivos construtores.
Agora, a CBR é algo mais desportivo e apetecível de acelerar. A Fazer tem um desempenho mais conservador mas é bem mais versátil.

A manutenção é algo que se possa fazer em casa? Tendo conhecimentos básicos e já fazendo alguma coisa nos carros cá de casa.

Nessas motos, sim.
Ainda não havia electrónica muito complexa.
Portanto consegue-se fazer o essencial recorrendo aos manuais de serviço (não é os de utilizador) que facilmente se encontra na net.
Se implicar afinar e sincronizar carburadores ou afinar válvulas é que é recomendável ir a alguém que esteja mais confortável com o assunto.

Para ter uma ideia, qual o custo de pneus para este tipo de motas?

Pneus é sempre a dor de cabeça no mundo das motos.
São caros e duram pouco.
E os preços podem variar bastante entre ser um produto mais antigo ou mais recente no mercado.
Assim a olho diria que dificilmente compras um par por menos de 150 euros tal como dificilmente ultrapassará os 300.

O que dizem de uma Kawasaki ZZR600? Já mais antiga...

Há 20 anos atrás era considerado uma loucura começar-se com uma 600, sobretudo desportiva.
 :)

Se calhar por ser da "velha guarda", tenho alguma dificuldade em concordar que sejam boa opção...

Hoje em dia começar-se por uma 600 não é algo que faça tanta confusão.
Mas... porque as motos evoluíram muito! São menos falsas, mais equilibradas, têm ajudas electrónicas, etc.

« Última modificação: Setembro 06, 2018, 22:36:33, 22:36 por dfelix »

Setembro 06, 2018, 22:51:05, 22:51
Responder #5

pedrocrv

  • Visitante
Obrigado pela resposta!

Porque dizes que não concordas que seja uma boa opção?

Falas que os pneus duram pouco. Mais ou menos quantos quilómetros faz um conjunto de pneus? Sem andar aí a queimar claro.

Obrigado.

Mas já vi relatos de dizerem que a CBR não é desconfortável por não ser aquela desportiva de gema.

Na altura, a CBR era uma "desportiva de gema".
Só que os standards eram um bocadinho mais conservadores.
Quando em 99 saiu a R6 com uma abordagem bem mais radical é que a coisa mudou de figura... e nos anos seguintes as restantes foram acompanhando a tendência.

Ambas as motos que indicas estão entre as mais fiáveis alguma vez produzidas pelos respectivos construtores.
Agora, a CBR é algo mais desportivo e apetecível de acelerar. A Fazer tem um desempenho mais conservador mas é bem mais versátil.

A manutenção é algo que se possa fazer em casa? Tendo conhecimentos básicos e já fazendo alguma coisa nos carros cá de casa.

Nessas motos, sim.
Ainda não havia electrónica muito complexa.
Portanto consegue-se fazer o essencial recorrendo aos manuais de serviço (não é os de utilizador) que facilmente se encontra na net.
Se implicar afinar e sincronizar carburadores ou afinar válvulas é que é recomendável ir a alguém que esteja mais confortável com o assunto.

Para ter uma ideia, qual o custo de pneus para este tipo de motas?

Pneus é sempre a dor de cabeça no mundo das motos.
São caros e duram pouco.
E os preços podem variar bastante entre ser um produto mais antigo ou mais recente no mercado.
Assim a olho diria que dificilmente compras um par por menos de 150 euros tal como dificilmente ultrapassará os 300.

O que dizem de uma Kawasaki ZZR600? Já mais antiga...

Há 20 anos atrás era considerado uma loucura começar-se com uma 600, sobretudo desportiva.
 :)

Se calhar por ser da "velha guarda", tenho alguma dificuldade em concordar que sejam boa opção...

Hoje em dia começar-se por uma 600 não é algo que faça tanta confusão.
Mas... porque as motos evoluíram muito! São menos falsas, mais equilibradas, têm ajudas electrónicas, etc.

Setembro 06, 2018, 23:17:13, 23:17
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Porque dizes que não concordas que seja uma boa opção?

Só há uns 15 anos atrás é que os construtores começaram a preocupar-se em fabricar motos "equilibradas" e só há uns 10 é que se começaram a preocupar mais com a segurança.

Não quero com isto dizer que as mais antigas não prestavam...
O que acontece é que perdoavam menos os erros. E era muito habitual acontecer azares quando a malta começava a ganhar excesso de confiança.

Por isso a recomendação habitual da malta mais experiente é que se deveria começar por baixo.
Nos últimos anos tem se perdido esta ideia. Pois qualquer canhão que lancem actualmente oferece maior facilidade de utilização e ajudas electrónicas que tornam a coisa mais simples.

Falas que os pneus duram pouco. Mais ou menos quantos quilómetros faz um conjunto de pneus? Sem andar aí a queimar claro.

Depende muito do tipo de pneu, do andamento e do piso predominante.
A última vez que tive uma 600 desse género, um traseiro estilo BT-16 fazia-me 6 a 8 mil km. O da frente o dobro.
Outras opções mais "duras" duravam mais mas tinham uma aderência de bosta.
Hoje em dia ha pneus com melhor aderencia e a durar mais. Há bons tópicos sobre pneus espalhados pelo forum com feedback dos utilizadores. Basta pesquisar um pouco.
« Última modificação: Setembro 06, 2018, 23:20:36, 23:20 por dfelix »

Setembro 06, 2018, 23:38:26, 23:38
Responder #7

pedrocrv

  • Visitante
Ah, sim nisso também tenho de concordar.

Uma coisa que me preocupa, é o tipo e rotina de manutenções que as motos tem de ter. Isto é:
-Qual o intervalo de mudas de óleo?
-Que tipo de óleos são os mais adequados?
-De quanto em quanto tempo se deve mudar a corrente de distribuição?
-E a transmissão?

Muito obrigado pela ajuda!
Ando à meses a tentar arranjar uma moto, mas o orçamento também limita um pouco.

Porque dizes que não concordas que seja uma boa opção?

Só há uns 15 anos atrás é que os construtores começaram a preocupar-se em fabricar motos "equilibradas" e só há uns 10 é que se começaram a preocupar mais com a segurança.

Não quero com isto dizer que as mais antigas não prestavam...
O que acontece é que perdoavam menos os erros. E era muito habitual acontecer azares quando a malta começava a ganhar excesso de confiança.

Por isso a recomendação habitual da malta mais experiente é que se deveria começar por baixo.
Nos últimos anos tem se perdido esta ideia. Pois qualquer canhão que lancem actualmente oferece maior facilidade de utilização e ajudas electrónicas que tornam a coisa mais simples.

Falas que os pneus duram pouco. Mais ou menos quantos quilómetros faz um conjunto de pneus? Sem andar aí a queimar claro.

Depende muito do tipo de pneu, do andamento e do piso predominante.
A última vez que tive uma 600 desse género, um traseiro estilo BT-16 fazia-me 6 a 8 mil km. O da frente o dobro.
Outras opções mais "duras" duravam mais mas tinham uma aderência de bosta.
Hoje em dia ha pneus com melhor aderencia e a durar mais. Há bons tópicos sobre pneus espalhados pelo forum com feedback dos utilizadores. Basta pesquisar um pouco.

Setembro 07, 2018, 00:14:56, 00:14
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
-Qual o intervalo de mudas de óleo?

Depende muito de moto para moto.
A maioria das motos dos anos 90 tinham revisões a cada 6 mil.
Motores mais modernos que surgiram nos últimos 15 anos passaram a ser cada 10, o que é quase um standard hoje em dia.
Algumas marcas específicas ou modelos específicos oferecem maior longevidade, estilo 12 ou 15.

Mas isto é também relativo.
A minha experiência é que motos com intervalos maiores têm também revisões mais caras por haver mais procedimentos a executar além da troca de lubrificante.

-Que tipo de óleos são os mais adequados?

O mais adequado é o que o fabricante sugerir no manual.

Descobri entretanto que me apagaram alguns posts bastante informativos que coloquei há uns tempos atrás sobre este tema.
Como não me está a apetecer andar com copy/paste, recomendo-te dar uma vista de olhos aqui onde respondo a essa pergunta e coloco links para outras informações relacionadas.
(espero que não me apaguem agora esta resposta)

-De quanto em quanto tempo se deve mudar a corrente de distribuição?

Mais uma vez, dependerá de moto para moto.
Algumas marcas são mais picuinhas que outras. Muitas nem por isso.
Algumas 60, outras 80. A minha Ducati por exemplo como usa correias ao invés de corrente é a cada... 24!
Mais recorrente que a manutenção da correia da distribuição é a afinação das folgas das válvulas. Algo que também pode variar muito. E que muita gente faz milhares de quilometros sem se preocupar com isso.

-E a transmissão?

Mais uma vez, pode variar muito do tipo de corrente, da capacidade do motor... e sobretudo do cuidado do proprietário com a lubrificação da corrente.
Já tive kits a durar quase 100.000. E actualmente tenho um que com pouco mais de 30.000 já está todo mamado.

Muito obrigado pela ajuda!
Ando à meses a tentar arranjar uma moto, mas o orçamento também limita um pouco.

Nesse aspecto do orçameno já não posso ajudar!

Setembro 07, 2018, 14:42:47, 14:42
Responder #9

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Óleo? 10w60 sem pensar duas vezes 😂😂😂

Bom...

 o óleo 10W60 é oque tem o mais alto indice de viscosidade

ele nota-se no motor como um peso excessivo, o escape fica com um som mais grosso

ora observem as fichas técnica de cada um deles,

o 10W60 o indice é de 181, mais um pouco era valvolina ou massa consistente...

https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/motul-production2/images/product_descriptions/technical_data_sheets/83172/7100_4T_10W-60_%28PT%29_0113.pdf?1488194497

o 10W40 o indice é 154, vejam a diferença,

https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/motul-production2/images/product_descriptions/technical_data_sheets/81715/7100_4T_10W-40_%28PT%29_0113.pdf?1488194430

o 10W30 o indice é 147

https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/motul-production2/images/product_descriptions/technical_data_sheets/83170/7100_4T_10W-30_%28PT%29_0113.pdf?1488194393

conseguem ter melhor a noção da grossura dos óleos se os meterem uma pinga em uma colher de sopa por exemplo ou numa superfície plana os três e vejam qual é o mais rápido a escorrer  quando os colocam na vertical

um veiculo que é aconselhado um 10W30 conforme é nas HONDA em um clima de 40 graus até podemos ir um pouco acima para um 10W40 em que o indice é semelhante, mas nunca um 10W50 ou 60

se quiserem fazer testes, metam óleo novo 10W30 em uma NC e com um capacete JET, ouçam o barulho do motor, de seguida tirem esse óleo e coloquem o 10W60 e procedam ao mesmo teste e vêm logo que o motor faz um barulho mais abafado e sente-se mais esforço no motor em movimentar-se

Mas pronto, eu fico por aqui......cada um mete o que quer

Por ultimo quero dizer que  meu ramo neste momento não são óleos, eu trabalho num Municipio mas estudo óleos desde os meus 17 ou 18 anos.

 :convivio:

« Última modificação: Setembro 07, 2018, 15:00:44, 15:00 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 07, 2018, 15:08:21, 15:08
Responder #10

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa


Para assanhar mais esta discussão...

na minha Integra meto Castrol Power 1  -  10W32,5

com o nosso clima  foi o melhor compromisso para o motor

 :convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 07, 2018, 16:13:25, 16:13
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Perdoa-me pela minha ignorância na matéria caro Clemente, até porque em motos ou carros meus só tem levado o que o manual indica...mas existe 10W-32,5??

Não fui sequer pesquisar. Mas como me parece que nunca li nada sobre isso...pergunto.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 08, 2018, 10:46:42, 10:46
Responder #12

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Como não foi respondido, eu respondo:
Os 32,5 do Clemente resultam da mistura de óleos com indices diferentes.
É uma espécie de média.

Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk

Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 08, 2018, 11:48:30, 11:48
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Percebido, Nuno.

Imaginei que o fosse, mas podia haver algo no mercado que não tivesse ainda conhecimento da sua existência.

Nesse caso digamos que é uma "solução laboratorial"...caseira. :)  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 08, 2018, 14:44:33, 14:44
Responder #14

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Como não foi respondido, eu respondo:
Os 32,5 do Clemente resultam da mistura de óleos com indices diferentes.
É uma espécie de média.

Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk

Bom

não respondi porque não tive oportunidade, mas

é isso mesmo

mas não são óleos quaisquer...

são o mesmo óleo (base) marca e gama, neste caso esta marca o Castrol Power 1 racing,  mas com indices de viscosidade diferentes, que aqui entra os aditivos para aguentar mais ou menos temperatura

mais concretamente , isto mais ou menos claro, 3 lts de Castrol Power 1 10W30 Racing e 1 Lt. do mesmo mas em 10W40, isto é +/- igual a um 10W32,5

esta mistura foi testada a altas temperaturas anteriormente para confirmar ou não alguma incompatibilidade

esta mistura foi a melhor  forma que encontrei para o funcionamento do motor no nosso clima 

o 10w40 tem um indice um pouco elevado e forçando mais o som do motor e fica mais abafado

atenção que esta forma pode não resultar com tanto sucesso em outras marcas de óleo, porque cada marca tem o seu indice para a mesma graduação neste caso o 10w30 e 10w40, por exemplo em um Bardhal Racing 10W30 tem que ser mais que 1 lt do 10w40

 :convivio:

« Última modificação: Setembro 08, 2018, 14:59:11, 14:59 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 09, 2018, 19:32:00, 19:32
Responder #15

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Realmente não compreendo…

Até nos manuais de qualquer veiculo diz lá "não misturar óleos diferentes"
E mesmo óleos da mesma marca com características diferentes podem ter aditivos completamente diferentes que podem não ser compativeis, daí que essas misturas possam piorar mais do que melhorar...
As funções do óleo não são apenas de lubrificar reduzindo atritos, protecção contra desgaste e contra corrosão mas também servem para manter limpo o motor e havendo misturas de óleos com aditivos não compatíveis, podem aumentar resíduos dentro do motor e a meio/longo prazo provavelmente podem levar a uma reparação cara…

Também conhecia um tipo que tinha um Seat Ibiza SXI 1.5 (1986/1988) e quando começou a aparecer a gasolina sem chumbo, apesar do Seat não ter catalisador, nem estar adaptado a sem chumbo, não chegou a ter tempo de testar a durabilidade do motor com essa gasolina, espatifou-se depois de entrar a 140 numa rotunda… só com um arranhão.

Mas Clemente, se tens conhecimento tecnico na matéria, já cá não está quem falou... restringo-me apenas a ler o que dizem manuais de veiculos...

Tenham cuidado com essas invenções...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin