Diria que ambas (se tiverem em condições e se foram sempre bem mantidas) serão fiáveis.Entre as duas, preferia a CBR por simples razões:-existem muitas CBR à venda-Fazer dessas há muito poucas à venda-há mais peças em aftermarket, mesmo as peças de desgaste/manutençãoA CBR parece-me ter um design mais moderno e apelativo que essa Fazer de 1998/2000 mas se fosse entre CBR e Fazer de 2006/2008 escolheria a Fazer...A Fazer 600 era conhecida por ter caixa mais longa e era meter a 6ª e subir subir subir subir...A CBR deverá ter uma caixa mais curta e mais divertida.Ambas devem ser comilonasSe encontrares uma CBR600F hurricane é mais económica que as CBR600F F3/F4 5Lt/100km VS 6Lt/100km mas tem design mais antigo, é já uma clássica.http://www.fuelly.com/motorcycle/honda/cbr600f_hurricanewww.fuelly.com/motorcycle/honda/cbr600f_f4http://www.fuelly.com/motorcycle/honda/cbr600f_f3As Fazer dessa epoca têm consumos identicos a essas CBR600F hurricane: http://www.fuelly.com/motorcycle/yamaha/fzs600_fazerTodas as motas têm custos de manutenção não muito diferentes para uma mesma utilização e mesmos quilómetros feitos.Só haverá diferença de preço de peças daquelas com desgaste duradouro ou alguma avaria mas diria que ainda assim seja mais facil arranjar peças para a CBR que para a Fazer.Quanto às especificações...CBR600F hurricane85cv/9500rpm com binário 59Nm/8500rpmvelocidade máxima 230kmhpeso vazio 182kgdepósito 15,5LtCBR600F F3105cv/12000rpm com binário 66Nm/10500rpmvelocidade máxima 250kmhpeso vazio 186kgdepósito 17,0LtCBR600F F4110cv/12500rpm com binário 65Nm/10500rpmvelocidade máxima 260kmhpeso vazio 168kgdepósito 18,0LtFazer 600 1998/199995cv/11500rpm com binário 61,2Nm/11000rpmvelocidade máxima 230kmhpeso vazio 189kgdepósito 18,0LtAssim... tenta ver uma CBR600F F3 ou F4 conforme o estado das mesmas.Se gostares de algo mais classico tens a CBR600F hurricaneA Fazer talvez se adeque mais ao uso dia-a-dia com passeios aos fds.
Mas já vi relatos de dizerem que a CBR não é desconfortável por não ser aquela desportiva de gema.
A manutenção é algo que se possa fazer em casa? Tendo conhecimentos básicos e já fazendo alguma coisa nos carros cá de casa.
Para ter uma ideia, qual o custo de pneus para este tipo de motas?
O que dizem de uma Kawasaki ZZR600? Já mais antiga...
Citação de: pedrocrv em Agosto 26, 2018, 19:38:27, 19:38Mas já vi relatos de dizerem que a CBR não é desconfortável por não ser aquela desportiva de gema.Na altura, a CBR era uma "desportiva de gema".Só que os standards eram um bocadinho mais conservadores.Quando em 99 saiu a R6 com uma abordagem bem mais radical é que a coisa mudou de figura... e nos anos seguintes as restantes foram acompanhando a tendência.Ambas as motos que indicas estão entre as mais fiáveis alguma vez produzidas pelos respectivos construtores.Agora, a CBR é algo mais desportivo e apetecível de acelerar. A Fazer tem um desempenho mais conservador mas é bem mais versátil.Citação de: pedrocrv em Agosto 26, 2018, 19:38:27, 19:38A manutenção é algo que se possa fazer em casa? Tendo conhecimentos básicos e já fazendo alguma coisa nos carros cá de casa.Nessas motos, sim.Ainda não havia electrónica muito complexa. Portanto consegue-se fazer o essencial recorrendo aos manuais de serviço (não é os de utilizador) que facilmente se encontra na net.Se implicar afinar e sincronizar carburadores ou afinar válvulas é que é recomendável ir a alguém que esteja mais confortável com o assunto.Citação de: pedrocrv em Agosto 26, 2018, 19:38:27, 19:38Para ter uma ideia, qual o custo de pneus para este tipo de motas?Pneus é sempre a dor de cabeça no mundo das motos.São caros e duram pouco.E os preços podem variar bastante entre ser um produto mais antigo ou mais recente no mercado.Assim a olho diria que dificilmente compras um par por menos de 150 euros tal como dificilmente ultrapassará os 300.Citação de: pedrocrv em Setembro 06, 2018, 21:26:39, 21:26O que dizem de uma Kawasaki ZZR600? Já mais antiga...Há 20 anos atrás era considerado uma loucura começar-se com uma 600, sobretudo desportiva. Se calhar por ser da "velha guarda", tenho alguma dificuldade em concordar que sejam boa opção...Hoje em dia começar-se por uma 600 não é algo que faça tanta confusão.Mas... porque as motos evoluíram muito! São menos falsas, mais equilibradas, têm ajudas electrónicas, etc.
Porque dizes que não concordas que seja uma boa opção?
Falas que os pneus duram pouco. Mais ou menos quantos quilómetros faz um conjunto de pneus? Sem andar aí a queimar claro.
Citação de: pedrocrv em Setembro 06, 2018, 22:51:05, 22:51Porque dizes que não concordas que seja uma boa opção?Só há uns 15 anos atrás é que os construtores começaram a preocupar-se em fabricar motos "equilibradas" e só há uns 10 é que se começaram a preocupar mais com a segurança.Não quero com isto dizer que as mais antigas não prestavam...O que acontece é que perdoavam menos os erros. E era muito habitual acontecer azares quando a malta começava a ganhar excesso de confiança.Por isso a recomendação habitual da malta mais experiente é que se deveria começar por baixo.Nos últimos anos tem se perdido esta ideia. Pois qualquer canhão que lancem actualmente oferece maior facilidade de utilização e ajudas electrónicas que tornam a coisa mais simples.Citação de: pedrocrv em Setembro 06, 2018, 22:51:05, 22:51Falas que os pneus duram pouco. Mais ou menos quantos quilómetros faz um conjunto de pneus? Sem andar aí a queimar claro.Depende muito do tipo de pneu, do andamento e do piso predominante.A última vez que tive uma 600 desse género, um traseiro estilo BT-16 fazia-me 6 a 8 mil km. O da frente o dobro.Outras opções mais "duras" duravam mais mas tinham uma aderência de bosta.Hoje em dia ha pneus com melhor aderencia e a durar mais. Há bons tópicos sobre pneus espalhados pelo forum com feedback dos utilizadores. Basta pesquisar um pouco.
-Qual o intervalo de mudas de óleo?
-Que tipo de óleos são os mais adequados?
-De quanto em quanto tempo se deve mudar a corrente de distribuição?
-E a transmissão?
Muito obrigado pela ajuda!Ando à meses a tentar arranjar uma moto, mas o orçamento também limita um pouco.
Óleo? 10w60 sem pensar duas vezes 😂😂😂
Como não foi respondido, eu respondo:Os 32,5 do Clemente resultam da mistura de óleos com indices diferentes.É uma espécie de média.Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk