Autor Tópico: Mota de serviço?  (Lida 1803 vezes)

Agosto 31, 2018, 20:21:41, 20:21
Lida 1803 vezes

AGVRider

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Como alguns de vocês sabem, vou dentro em breve subir de cilindrada e por curiosidade andei a ver o mercado de usados, pois não tinha a mínima noção até que ponto é que podem custar alguns dos modelos que estão na minha lista de preferências.

Encontrei um anúncio dum stand duma mota de Maio deste ano, com dois mil e poucos kms a um preço muito apetecível.

O que me fez confusão era dizer no anúncio que era uma mota de serviço.

Ora bem, carros de serviço em stands de automóveis já eu sei há milhões de anos que se vendem. Carros normalmente utilizados pelos vendedores dos respectivos stands.

Agora a minha duvida é, utiliza-se o mesmo conceito nos stands de motas, ou são as que são utilizadas pelos potenciais compradores ou motovloggers em test-drives?


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Agosto 31, 2018, 20:45:17, 20:45
Responder #1

Sapiens21

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São motos que tanto são utilizadas pelos colaboradores de determinado concessionário, como também para disponibilização de test-rides a clientes...ou até mesmo para servir de unidade de empréstimo temporário enquanto se deixa a nossa para revisão. Nalguns casos o maior uso é até para test-rides, mas...pode sê-lo para qualquer um dos casos que indiquei. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 31, 2018, 22:52:09, 22:52
Responder #2

AGVRider

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São motos que tanto são utilizadas pelos colaboradores de determinado concessionário, como também para disponibilização de test-rides a clientes...ou até mesmo para servir de unidade de empréstimo temporário enquanto se deixa a nossa para revisão. Nalguns casos o maior uso é até para test-rides, mas...pode sê-lo para qualquer um dos casos que indiquei. :)
Certo, vem de encontro ao que eu pensava.

Ou seja, não se sabe em que mãos é que aquilo andou, nem como foi tratada.

É sempre um risco comprar uma mota nestas condições

Obrigado pela resposta.

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Agosto 31, 2018, 23:02:19, 23:02
Responder #3

jmartins13

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É sempre um risco, essas motos as rodagens são feitas a frio e redline com elas pela maior parte da malta. Muitos experimentam com descernimento, respeito e consciência, mas há sempre uns tantos macacos que assim que viram a curva do stand é prego a fundo e travões tb.  São mais sujeitas a folgas mais cedo e algum desgaste de material, como pneus e pastilhas. De resto, não é comum haver problemas de maior.  Tens a vantagem de um excelente preço, garantia e ficar como primeiro dono da moto. Sendo motos fiáveis, diria para avançares :cool:
« Última modificação: Agosto 31, 2018, 23:05:02, 23:05 por jmartins13 »

Setembro 01, 2018, 20:47:09, 20:47
Responder #4

AGVRider

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É sempre um risco, essas motos as rodagens são feitas a frio e redline com elas pela maior parte da malta. Muitos experimentam com descernimento, respeito e consciência, mas há sempre uns tantos macacos que assim que viram a curva do stand é prego a fundo e travões tb.  São mais sujeitas a folgas mais cedo e algum desgaste de material, como pneus e pastilhas. De resto, não é comum haver problemas de maior.  Tens a vantagem de um excelente preço, garantia e ficar como primeiro dono da moto. Sendo motos fiáveis, diria para avançares :cool:
Sim o preço está excelente e a marca é de confiança mas fico de pé atrás em relação a ter sido conduzida por éne de pessoal e do tratamento que levou durante este tempo.

Obrigado pela opinião e conselho.

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Setembro 02, 2018, 17:06:17, 17:06
Responder #5

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Tanto pode correr muitíssimo bem e conseguir-se uma unidade em condições e com um desconto valente (que faça o negócio valer mesmo a pena)....como tornar-se um problema a prazo, por via de uma utilização sempre sem cuidados nenhuns, por dezenas de pessoas.

Discos, pastilhas, pneus, suspensões...motor. Isto e outras coisas mais, podem levar em poucos meses um "tratamento" tal, que só mesmo a um olhar conhecedor revelará algo mais do que a apresentação exterior.
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Setembro 02, 2018, 17:26:14, 17:26
Responder #6

AGVRider

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Tanto pode correr muitíssimo bem e conseguir-se uma unidade em condições e com um desconto valente (que faça o negócio valer mesmo a pena)....como tornar-se um problema a prazo, por via de uma utilização sempre sem cuidados nenhuns, por dezenas de pessoas.

Discos, pastilhas, pneus, suspensões...motor. Isto e outras coisas mais, podem levar em poucos meses um "tratamento" tal, que só mesmo a um olhar conhecedor revelará algo mais do que a apresentação exterior.
Exactamente amigo. Por todas essas razões é que fico com um pé atrás, para não dizer mesmo os dois pés para me meter num negócio desses.

Obrigado pela opinião.

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Setembro 02, 2018, 22:59:17, 22:59
Responder #7

dfelix

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É como estar interessado numa miúda jovem, atraente e pelos vistos até de "boas famílias"...mas cujo passado é uma incógnita!

Sabemos que não é propriamente virgem...
E isso não incomoda.
Fica é a dúvida de quantos já terão montado, abusado e destruído aquilo neste curto espaço de tempo.
E se trará de brinde alguma DST...

No final, será sempre o amor que falará mais alto.
E há coisas que é preferível não saber. "Olhos que nao vêem, coração que não sente".

No entanto, quando se trata de motos de serviço há uma vantagem:
Temos direito a garantia do stand. E caso ainda nem tenha feito 2 anos, sobra alguma garantia do fabricante.
 :)
« Última modificação: Setembro 02, 2018, 23:00:21, 23:00 por dfelix »

Setembro 02, 2018, 23:48:35, 23:48
Responder #8

jmartins13

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É como estar interessado numa miúda jovem, atraente e pelos vistos até de "boas famílias"...mas cujo passado é uma incógnita!

Sabemos que não é propriamente virgem...
E isso não incomoda.
Fica é a dúvida de quantos já terão montado, abusado e destruído aquilo neste curto espaço de tempo.
E se trará de brinde alguma DST...

No final, será sempre o amor que falará mais alto.
E há coisas que é preferível não saber. "Olhos que nao vêem, coração que não sente".

No entanto, quando se trata de motos de serviço há uma vantagem:
Temos direito a garantia do stand. E caso ainda nem tenha feito 2 anos, sobra alguma garantia do fabricante.
 :)

Isso das garantias e outras coisas convém confirmar e não deixar dormir.
Nas Hds de serviço, a garantia conta a partir da data de registo em nome do cliente. Soube isso quando ponderei a compra de uma e, embora a moto já tivesse 9 meses, a garantia começava a contar a partir da data do registo feito meu nome caso a comprasse. Já por exemplo numa yamaha, a garantia começava a contar da data da matrícula.

Neste tipo de motos convem estar atento a vários pontos. Não esquecer que em média, um test drive dura 30 minutos e provavelmente 10-20kms. A moto sendo de serviço, normalmente está ao dispor de um vendedor, e isso pode querer dizer que ele se desloca vários dias por semana casa-trabalho-casa, e algumas deslocações ao fim de semana também, vai depender do stand.

Pedir uma revisão presencial e verificação de pontos chave será algo a ponderar, bem como lançar a escada para um jogo de pneus novos ou negociar uma manutenção futura.
Durante o primeiro Mês, aconselho a circular bastante com a moto, e ter um olhar atento a tudo e, reclamar de imediato caso algo não esteja bem.
A factura de comprar uma moto de serviço, pode ser 0 ou muito num futuro, dependendo da marca. Pelo sim pelo não, indagar se a viatura esteve envolvida em algum sinistro e situação legal da mesma, também não é nada mal pensado.  :cool:

Setembro 03, 2018, 01:21:58, 01:21
Responder #9

dfelix

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Isso das garantias e outras coisas convém confirmar e não deixar dormir.

É algo sujeito a leis!
Os fabricantes são obrigados a dar dois anos de garantia contra "defeitos de fabrico" a contar a partir do momento da venda.
Os stands são obrigados a dar "um ano" de garantia a partir do momento da venda.

Coloquei "um ano" entre aspas porque na prática até deveriam ser dois.
Mas a lei permite reduzir para um por "mútuo acordo".
O que acontece é que muitos vendedores "forçam" este acordo sem que o cliente se aperceba.

Algo que também acontece com regularidade é os stands é negociarem um bom desconto caso o cliente abdique da garantia.
Mas penso que isso não é sequer legal.

Nas Hds de serviço, a garantia conta a partir da data de registo em nome do cliente. Soube isso quando ponderei a compra de uma e, embora a moto já tivesse 9 meses, a garantia começava a contar a partir da data do registo feito meu nome caso a comprasse.

Por norma as garantias activam no momento em que o produto é facturado.
(O registo serve apenas para que o veículo circule legalmente na via pública. E circular na via publica não é requisito para existir garantia.)

Considerando que o que indicas como "data de registo" seja a data em que materializas a compra... até me parece o "normal"!
Até porque ao comprares essa moto, ela ainda estaria ao abrigo dos restantes 15 meses de garantia do fabricante.
Garantia essa que iniciou no dia em que foi facturada.

Ao comprares essa moto iniciaria a garantia de "usado" que é da responsabilidade do stand.
Tendo em conta que é já prática comum o tal "mútuo acordo" que reduz esta garantia para um ano... ironicamente ela até irá vencer antes de terminar a garantia do fabricante;)

Caso o stand seja honesto e cumpra os dois de garantia de "usado", eles nem precisam de se aborrecer muito nos primeiros 15 meses.
Perante qualquer stress... chutam para o fabricante.
Só nos 9 meses seguintes é que a coisa muda de figura.
Perante qualquer stress... sai do bolso deles.

Já por exemplo numa yamaha, a garantia começava a contar da data da matrícula.

O Bernardo Maria tem uma quinta com centenas de hectares!
Então decide comprar umas quantas NIKEN para que os seus empregados se desloquem nas suas tarefas.
Estamos a falar de uma vasta área de terreno privado!
E como não há intenção que as motos saiam desse espaço para circular na via pública... decide não as matricular.

Se uma destas motos avariar, não está coberta pela garantia?
Claro que está.
Começou a contar na data da compra.
 ;)
« Última modificação: Setembro 03, 2018, 01:23:15, 01:23 por dfelix »