Autor Tópico: Como armazenar corretamente uma mota ?  (Lida 1997 vezes)

Dezembro 19, 2018, 16:18:02, 16:18
Lida 1997 vezes

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Boas tardes,

mais uma vez venho pedir alguns conselhos ao CPM.

A questão é o titulo do tópico. Queria ler alguns conselhos de como armazenar da melhor maneira uma mota por longos períodos (mais que um mês). Por exemplo, devo retirar a bateria? Devo deixar o deposito da gasolina cheio ou vazio? Etc.

Obrigado desde já.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Dezembro 19, 2018, 16:56:41, 16:56
Responder #1

ajorge73

  • Visitante
Tenho ideia de ter lido qq coisa sobre isso em tempos. Esqueci-me da maior parte porque a minha roda todos os dias faça chuva ou faça sol.

Mas ai vai o que me lembro.

1. Deposito cheio.
2. Bateria desligada.
3. Lavada antes e um bocado de wd 40 ou similar para proteger mais um pouco da humidade.
4. Guardar com o descanso central e se possivel pneus no ar.

Tenho ideia de aconselharem a fazer qq coisa relativamente ao oleo. só não me lembro se era drenar ou  pôr novo.
se for só um mês é passar por cima deste ponto.

Dezembro 19, 2018, 17:13:16, 17:13
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito boa questão, ricardmag.  :nice:
Se estivesse no separador da mecânica também não estaria nada mal, mas percebo a opção por ter sido criado aqui.

Lembrei-me de ter lido um artigo Espanhol há uns tempos sobre este tema e fui à procura.

O título é "Trucos para hibernar la moto" e dá algumas recomendações para quando a intenção é parar a moto por qualquer motivo, ao longo de alguns meses. Valerá a pena a sua leitura. :nice:

https://www.motociclismo.es/consejos/mantenimiento/articulo/trucos-para-hibernar-la-moto
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 19, 2018, 17:17:38, 17:17
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Tenho ideia de ter lido qq coisa sobre isso em tempos. Esqueci-me da maior parte porque a minha roda todos os dias faça chuva ou faça sol.

Mas ai vai o que me lembro.

1. Deposito cheio.
2. Bateria desligada.
3. Lavada antes e um bocado de wd 40 ou similar para proteger mais um pouco da humidade.
4. Guardar com o descanso central e se possivel pneus no ar.

Tenho ideia de aconselharem a fazer qq coisa relativamente ao oleo. só não me lembro se era drenar ou  pôr novo.
se for só um mês é passar por cima deste ponto.

Concordo com grande parte do que indicaste e também fui ouvindo estas práticas por várias pessoas.
A técnica de besuntar as peças metálicas com óleos não é propriamente nova e não é propriamente contra humidade mas sim fazer camada protectora e que impeça a oxidação.
Já o depósito cheio parece-me não muito correcto e passo a expor o que penso e alguém que me corrige se estiver equivocado:
-o combustível "envelhece", perde características lubrificadoras, nesse processo de envelhecimento as partículas são separadas e poderá haver nessa separação o aumento de partículas de água, provocando corrosão (ferrugem), é assim preferível guardar a moto sem combustível, deposito seco.
Em caso de impossibilidade de se retirar o combustivel é preferível ter na mesma pouco combustível e quando se ligar a moto de novo, antes de o fazer, encher deposito com gasolina premium e encher o deposito novamente com esse combustível premium pelo menos mais uma ou duas vezes.
Julgo até que o Tmaxer já tinha algures falado sobre isto.
O descanso faz com que os pneus não fiquem sobre pressão do peso da moto e não acabem por perder ar ou indirectamente estragar o pneu por falta de ar...
Quanto à bateria, deverá haver duas hipoteses:
-desconectar a bateria dos bornos, armazenar a bateria em local escuro e sem alterações de temperatura
-ter ligado um aparelho de recuperação e manutenção de baterias, tipo Optimate, enquanto o motociclo está parado
Após longa paragem, é aconselhavel uma revisão geral, mudança de filtros e oleos, incluindo oleo de travões. (mesmo que não seja mais de 6/8meses)
(este procedimento eu faço - mando fazer)

Agora a piada...
Se for uma Kawasaki, basta ligar e andar! (é quase verdade)
 :lolol: :lolol: :lolol:

nota: uma moto se se mantiver limpa de areias/lamas, fazendo lavagens regulares mas sempre secando convenientemente, a moto durará mais tempo com um aspecto de quase nova… caso contrário, vai começar a ganhar "patines" de calcários e ferrugens...
« Última modificação: Dezembro 19, 2018, 17:29:08, 17:29 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 19, 2018, 17:32:37, 17:32
Responder #4

ajorge73

  • Visitante
O que me explicaram acerca do depósito cheio é que era exactamente para evitar o aparecimento dessas  ferrugens. Isto porque um deposito cheio não tem ar...e porque um vazio e COMPLETAMENTE SECO será utópico

Mas sim, é verdade que a gasolina armazenada vai perdendo propriedades. Mas também me pareceu que estariamos a falar de 1 mês ou dois de armazenamento.

Dezembro 19, 2018, 20:16:37, 20:16
Responder #5

Quico

  • Visitante
Já li bastante sobre o assunto mas o que eu ainda não consegui perceber é o que é considerado longo período.
Quanto tempo tempo tem de estar parada para valer a pena isto tudo, 1 mês? 3 meses? meio ano?

Dezembro 19, 2018, 20:33:34, 20:33
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Para ter apenas 1 mês parada, a única "preocupação" que poderei ver é colocar a bateria ligada a um Optimate ou similar.

De resto, no dia de voltar a andar é só verificar a pressão dos pneus...e siga.

Os conselhos mais acima são sempre para imobilização muito mais prolongada de que apenas 1 mês. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 20, 2018, 13:36:59, 13:36
Responder #7

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Simplesmente não comprei mota para a ter parada,ou a fazer de montra,quanto muito dou-lhe uma folga de dois dias, a minha
membro numero 16

Dezembro 20, 2018, 14:13:08, 14:13
Responder #8

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Caro mneves, estar frio ou a chover não são os únicos motivos para armazenar a mota.
Existem vários motivos como por exemplo doença ou férias, outros haverão.

Obrigado a todos pelas respostas.

A questão de quanto é um período longo é pertinente.
Em jeito de resumos podemos dizer que,

-- Para períodos próximos de um mês:
- Desligar a bateria ou ligar a um tender;
- Deposito cheio;
- Uma limpeza;
- Cobertura adequada;

-- Para períodos superiores;
- Cuidados anteriores;
- Estabilizador de combustível; (edit Tmaxer)
- Óleo de motor;
- Liquido de refrigeração;
- Manter os calços dos travões afastados do disco;
- Manter os pneus levantados do chão;

Cumprimenos
« Última modificação: Dezembro 20, 2018, 14:20:21, 14:20 por ricardmag »
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Dezembro 20, 2018, 14:17:30, 14:17
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O que me explicaram acerca do depósito cheio é que era exactamente para evitar o aparecimento dessas  ferrugens. Isto porque um deposito cheio não tem ar...e porque um vazio e COMPLETAMENTE SECO será utópico

Mas sim, é verdade que a gasolina armazenada vai perdendo propriedades. Mas também me pareceu que estariamos a falar de 1 mês ou dois de armazenamento.


Estas a partir de um pressuposto errado.


O Oxigénio é de facto o agente oxidante,  Mas o oxigénio nao existe apenas no estado gasoso.  :nice:


O que tens neste momento no mix de gasolina e etanol é uma especie de sumo de laranja. Deixas o liquido parado durante algum tempo e e existe uma separação que em química é geralmente designado por "separação de fases", isto é, um liquido homogeno passas a ter 2 ou mais liquidos diferentes


Portanto, se vais ter a moto parada 6 meses, usa um estabilizador de combustível, nao porque acredite que nesse periodo vas desfazer o deposito de combustivel da moto, mas para que esteja esteja a "carburar" bem quando a ponhas a trabalhar  :ok:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 20, 2018, 14:22:34, 14:22
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)

-- Para períodos próximos de um mês:
- Desligar a bateria ou ligar a um tender;
- Deposito cheio;
- Uma limpeza;
- Cobertura adequada;
(....)

Acrescentava-lhe a lubrificação de corrente, nos casos em que a têm.



Quanto a ter o cuidado de deixar o depósito cheio, numa imobilização de apenas 1 mês, será desnecessário. :)  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 20, 2018, 14:28:01, 14:28
Responder #11

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
A lubrificação da corrente passou porque a minha não tem corrente metálica.
Obrigado mais uma vez.  :cool:

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Dezembro 20, 2018, 20:57:58, 20:57
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
-- Para períodos próximos de um mês:
- Desligar a bateria ou ligar a um tender;
- Deposito cheio;
- Uma limpeza;
- Cobertura adequada;

Parece-me demasiada logística para um período de tempo tão curto...  :-\

A questão da limpeza é gosto pessoal.
E a cobertura dependerá muito das condições do local onde vai ficar.

Não vejo necessidade de tanca complicação a não se que se trate de períodos prai de... uns 3 meses.
O único ponto que poderá ser mais "discutível" é o da bateria.
Mas é algo que também varia muito de moto para moto. Algumas perdem mais carga paradas que outras. Se tiver alarme, pior.

-- Para períodos superiores;
- Cuidados anteriores;
- Estabilizador de combustível; (edit Tmaxer)
- Óleo de motor;
- Liquido de refrigeração;
- Manter os calços dos travões afastados do disco;
- Manter os pneus levantados do chão;

Tenho algumas dúvidas a que te referes quanto ao óleo do motor.
Espero que não estejas a considerar mudá-lo antes de guardar a moto. Pois seria dinheiro deitado ao lixo.
O estado do lubrificante poderá ser colocado em causa é quando, como já foi dito, quando a mesma regressa ao activo. A referência habitual é cerca de 1 ano desde a data que foi colocado.

Acho que a acrescentar alguma coisa aí será previligiar que a moto fiquei direita.
Se tiver descanso central, usar este. Se tiver cavaletes, óptimo. Senão, colocar um pequeno calço por baixo do lateral para ficar direita o suficiente mas sem perigo de cair.
Isto acaba por ser um bocado redundante com o manter os pneus levantados.

Para períodos muuuuuito longos, do género... guardar sem saber quantas décadas vai ficar parada, muita gente enche o cilindro de lubrificante através do orificio da vela.
 :)

Dezembro 21, 2018, 08:55:34, 08:55
Responder #13

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Parece-me demasiada logística para um período de tempo tão curto...  :-\

O que pode demorar mais tempo será limpar de resto são 5 minutos, não considero isto demasiado.

Obrigado pela dica do óleo.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Dezembro 21, 2018, 09:17:15, 09:17
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Até a "limpeza", para uma imobilização de 1 mês ou mais pode ser perfeitamente dispensável fazendo uso de uma capa bem fixa na sua base.

Mas isso sou eu que só lavo/limpo a minha moto de tempos a tempos. (não sou exemplo)  :corado:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama