Autor Tópico: Verificar o óleo a quente ou a frio?  (Lida 3709 vezes)

Fevereiro 13, 2019, 17:33:29, 17:33
Lida 3709 vezes

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Boas tardes,
mais uma vez venho com uma duvida, só dou trabalho  8)

O óleo deve ser verificado com a mota quente ou fria?
Qual o melhor método nos dois casos e quais as diferenças no nível nos dois casos?
O nível do óleo fica mais elevado a quente ou a frio?

Desde já obrigado pela disponibilidade.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Fevereiro 13, 2019, 18:01:34, 18:01
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Verifica-se a frio.

A quente o nível fica mais baixo. Pois boa parte irá estar espalhado pelo circuito.
E demorará algumas horas até escorrer de novo até ao cárter.


Fevereiro 13, 2019, 20:17:26, 20:17
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Também já li em tempos (ainda que não tenha sido especificamente para motos, devo dizer) que em climas mais frios se deve conduzir por alguns kms antes de verificar o nível do lubrificante de motor. Não sem antes desligar o motor (claro!) e esperar alguns minutos antes da verificação.



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 13, 2019, 20:34:43, 20:34
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pesquisei agora uns minutos sobre o tema num dos sites a que dou mais relevância nos temas de motociclismo e é isto que dizem:

"(....)Make sure the engine is warmed to operating temperature. After turning it off, allow the oil to drain down from the top end by waiting a few minutes.(....)"




https://www.motorcycle.com/how-to/how-do-you-check-a-motorcycles-oil-level
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 13, 2019, 20:46:41, 20:46
Responder #4

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Pessoalmente deixo aquecer o motor, depois desligo, mota no cavalete, e espero 10 minutos.

Fevereiro 13, 2019, 22:46:30, 22:46
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
O problema do cavalete é elevar um pouco a roda traseira... o que deixa a coisa meio desnivelada.






Fevereiro 13, 2019, 23:14:27, 23:14
Responder #6

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não vejas o nível no cavalete porque fica desnivelado.... falo por experiência própria
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Fevereiro 14, 2019, 10:53:09, 10:53
Responder #7

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Obrigado a todos pela ajuda.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Fevereiro 14, 2019, 15:14:14, 15:14
Responder #8

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
No manual da Burgman 400 (que, já agora, que tem um visor igual ao da imagem acima para ver o nível do óleo) recomenda-se que, se a mota estiver fria, se ligue  motor durante três minutos e depois se aguarde outros três minutos para verificar o nível do óleo.
Assim, depois de dar uma volta, a recomendação será esperar esses três minutos até que o óleo (quente) escorra para o carter.


Lembro-me de chegar à mota fria e verificar o "nível baixo" do óleo, e ter ficado assustado com o "consumo de óleo", e depois repor... Até verificar o nível como o recomendado. A palermice deu numa visita rápida à farmácia para comprar um seringa. Depois, com o auxílio de pedaço de um tubo de PVC cristal na ponta... retirar o óleo que tinha colocado a mais.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Fevereiro 14, 2019, 23:42:11, 23:42
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Estranho.
É que dificilmente há tanto lubrificante concentrado no cárter do que quando ela está fria.


Fevereiro 15, 2019, 14:15:35, 14:15
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
No caso da minha moto é assim...

Noutras motos poderá ter indicação de fábrica diferente.


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 15, 2019, 14:26:50, 14:26
Responder #11

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Realmente, os manuais servem para alguma coisa.
Logo vou ver o que diz o da minha.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Fevereiro 15, 2019, 17:20:13, 17:20
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sem dúvida, até porque as coisas podem diferir de moto para moto.

A Ducati Scrambler do Dfelix (e ele confirmará se sim ou não) provavelmente recomenda, no manual, precisamente uma verificação do nível com o motor frio.

A maioria das outras motos indicam de forma distinta e é conforme indica o manual que deve ser verificado.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 15, 2019, 17:56:38, 17:56
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A Ducati Scrambler do Dfleix (e ele confirmará se sim ou não) provavelmente recomenda, no manual, precisamente uma verificação do nível com o motor frio.

Sim, por acaso recomendam a frio:



Já na bmw, segundo o manual não basta só aquecer...
Eles sugerem mesmo fazer uma "long trip", depois esperar 5 minutos e verificar.  :D


De qualquer forma, tenho por hábito de longa data verificar sempre a frio.
A razão é por já me ter enganado mais vezes em leituras "a quente" acabando por repor desnecessariamente.
Felizmente já lá vão alguns anos desde a última vez que tive a necessidade de repor níveis de lubrificante!

Fevereiro 15, 2019, 19:03:53, 19:03
Responder #14

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olha ,nem parece meu,mas é coisa que só espreito de manhã ,lá para o oculo, vejo que está no máximo e siga nem me dou ao trabalho de ver como deve de ser
membro numero 16

Fevereiro 16, 2019, 18:32:52, 18:32
Responder #15

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
No manual da minha descreve como ver o óleo a frio e a quente não mensionando qual o preferível. Mas fiquei com uma dúvida em relação aos níveis a frio e a quente. Devo estar a ver mal a coisa, mas dá a ideia que marca mais óleo quando se vê a quente.

Para ver a frio diz: ... Verifique se existe óleo na vareta de nível de óleo. Não refere para ver se está num determinado nível apenas se tem óleo na vareta. Se não tem óleo visível diz para adicionar apenas óleo suficiente para que o nível atinja a parte inferior da vareta. Mais uma vez não refere um nível específico.

Para ver a quente diz: ... Verifique se o nível de óleo de situa na marca x na vareta. A zona do x fica acima da zona que é necessário adicionar.

Devo estar a fazer alguma confusão mas ao ler fico com a ideia que a frio pode marcar menos que a quente. Como referi acima a frio basta ter óleo na vareta, ou seja, pode ter óleo na zona que se deve adicionar quando visto a quente. Alguém me pode explicar isto? Pelo que li neste tópico deveria marcar mais óleo a frio do que a quente. Daí a minha dúvida em relação ao que diz no manual. O óleo é o 20w50.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Fevereiro 16, 2019, 18:42:47, 18:42
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se calhar convinha dizer que moto é essa que tens. :)

Um manual indicar verificação com motor frio e verificação com motor quente...  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 16, 2019, 18:54:41, 18:54
Responder #17

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
A mota é um HD street 750 de 2018. Deixo uma foto do manual para ver se alguém me consegue tirar a dúvida. Napagina 110 só fala nos tipos de óleo. Desde já obrigado

« Última modificação: Fevereiro 16, 2019, 18:57:03, 18:57 por ricardmag »
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Fevereiro 16, 2019, 19:10:53, 19:10
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
De facto a indicação poderá parecer um pouco vaga e percebo a tua dúvida.

Mas depois de ler também no manual, parece-me fácil de fazer.

A frio e com a moto na vertical, adiciona-se unicamente até "atingir" a parte inferior da vareta...

Presume-se (e aqui entendo a tua dúvida) que esse "atingir" se traduz em ter a ponta da vareta com lubrificante de motor...em apenas 1-2mm. O suficiente para se perceber que atingiu a ponta da vareta.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 16, 2019, 19:28:12, 19:28
Responder #19

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Sim, o método é fácil de perceber. Por um lado fico mais descansado por não ser o único  a ficar com a dúvida.  ;) Vamos ver se alguém consegue explicar porque se fica com a ideia de que a frio pode marcar menos que a quente. Coisa que vai contra o que tem dito no tópico. Para mim também faz mais sentido marcar mais a frio.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Fevereiro 19, 2019, 15:11:49, 15:11
Responder #20

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Ninguém?

Verifiquei o óleo a quente e estava a meio da zona X. Quando voltar a pegar nela vou verificar o óleo a frio para comparar mas se a memoria não me falha da última vez que vi foi a frio e estava abaixo da zona X. Muito estranho, alguém tem explicação para isto?

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Fevereiro 19, 2019, 15:45:38, 15:45
Responder #21

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A tua duvida nao tem motivo: nao ha metodo "mais ou menos" correcto para medir o oleo...  basta perceber o seguinte principio...


Ca em PT temos temperaturas amenas, portanto a questão de ser a quente ou a frio nao é premente. Se tivesses a moto a -10 graus, ai o a viscosidade do oleo seria um problema a ter em conta e daria muito jeito, primeiro meter tudo a uma temperatura de operacao e depois deixar arrefecer

A 10, 20 ou 30 graus centigrados, os multigrados que usamos tem geralmente todos  características liquidas  :nice:


O que tens de aproveitar é um momento em que o oleo supostamente esteja todo em repouso.... portanto....


1 - ou verificas o nivel do óleo depois da moto estar uns tempos parada (depois de 15 min a 1 hora dificilmente terás grandes alteracoes)

ou entao...

2 - aqueces o motor e deixas a moto parada 30 min ou mais e verificas o nivel


Em ambos os casos e por experiência própria dificilmente notarás diferentes leituras de nivel... independentemente da moto ter carter molhado ou seco, ou um semi sistema com reservatorio de oleo separado.


Se o oleo esta dentro do intervalo marcado pelo fabricante... seja ele uma janela ou uma vareta está OK... se estiver abaixo tens de acrescentar oleo, se tiver acima, apesar de for pontualmente nao dar grandes problemas, convem corrigir e colocar o nivel até à marcacao de maximo



Se queres saber com enorme grau de certeza qual a quantidade de oleo que tens de motor, aí a unica coisa a fazer é drenar na totalidade e depois pesa-lo  :nice:




A mesma coisa a medir o oleo quando fazes a troca. o que manda é sempre a medicao de nivel, apesar do fabricante indicar geralmente as capacidades de oleo do motor e motor+filtro, raramente se consegue meter tanto oleo no motor porque é praticamente impossível extrair todo o oleo antigo  :nice:
« Última modificação: Fevereiro 19, 2019, 15:48:28, 15:48 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 19, 2019, 16:01:09, 16:01
Responder #22

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Obrigado pela resposta tmaxer. A minha duvida é, porque marca mais a quente do que a frio?. Se explicaste isso na resposta eu não percebi. Quando verifiquei a frio foi depois de uma semana parada. Desculpa mas sou um nabo nisto.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Fevereiro 19, 2019, 16:20:30, 16:20
Responder #23

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Obrigado pela resposta tmaxer. A minha duvida é, porque marca mais a quente do que a frio?

Isso poderá terá a ver com especificidades da tua moto.
Pelo que percebi tens uma Street que se for como as restantes HD utiliza cárter seco.
O que significa que o lubrificante está num reservatório especifico ao invés de cair por gravidade para o cárter como nos motores mais "convencionais".

Como o lubrificante apenas é bombeado quando o motor está a trabalhar, certamente que o nível que apresenta no local onde é medido estará mais alto quando ainda "está quente" e portante o motor parou há relativamente pouco tempo. Depois disso eventualmente irá escorrer para outros locais.

Fevereiro 19, 2019, 16:34:27, 16:34
Responder #24

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Assim já faz mais sentido. Obrigado dfelix  :nice:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Fevereiro 22, 2019, 19:02:00, 19:02
Responder #25

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Confirmado. Na minha HD 750 marca mais óleo a quente do que a frio.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's