Autor Tópico: Verificar a pressão dos pneus a quente ou a frio ?  (Lida 4022 vezes)

Março 06, 2019, 19:29:02, 19:29
Lida 4022 vezes

ricardmag

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Boa tarde,

na tabela de pressão dos pneus tem os valores para medição a frio.
No meu caso é 42 psi a trás e 34 à frente.

Se por acaso precisar de medir a quente que valores devo usar?
Penso que será menos, mas quanto menos?

Cumprimentos
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Março 06, 2019, 20:06:29, 20:06
Responder #1

Lourenço

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Eu penso que se deve medir mesmo a frio se queremos ser precisos.
A quente depende muito de quanto quente, a margem de erro deve ser exponencial, a amplitude é muito maior do que a "frio".

Março 06, 2019, 20:24:50, 20:24
Responder #2

ricardmag

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A frio será sempre a regra. Estava mais a pensar em situações excepcionais, por exemplo, a meio de uma viagem de 600 km.
Não existirá uma relação aproximada?
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Março 06, 2019, 21:01:00, 21:01
Responder #3

Moto2cool

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Deve ser a frio, poucos quilómetros, se tiver que ser verificado a quente não dispensa que assim que possível se verifique a frio. Há quem fale em 0,3 bar a mais se estiver quente, mas o importante é não esquecer de verificar de novo a frio que são as condições de aferição
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Março 06, 2019, 21:40:08, 21:40
Responder #4

ricardmag

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Tinha a ideia que era menos, a pressão não aumenta com a temperatura?

Quanto a ser 0,3 bar a mais, isso não pode ser porque o meu é 0,29 bar.
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Março 06, 2019, 21:49:17, 21:49
Responder #5

ricardmag

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Fiz mal conversão, o meu é 2,9 bar.
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Março 06, 2019, 22:07:30, 22:07
Responder #6

tiagofo20

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Tinha a ideia que era menos, a pressão não aumenta com a temperatura?

Quanto a ser 0,3 bar a mais, isso não pode ser porque o meu é 0,29 bar.
Tens de dar mais pressão com os pneus quentes exatamente pelo que referiste. A quente o pneu "incha", fica com mais pressão. Logo, se metes pressão abaixo do que meterias a frio, vais estar a baixar a pressão dos pneus.

Exemplo: pneu frio tem 2,0 bar
Quente fica 2,3 bar

Se metes 1,7 bar a quente, quando arrefecer fica ~1,4 bar (contas toscas, mas pronto).

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Março 06, 2019, 22:25:21, 22:25
Responder #7

ricardmag

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Março 07, 2019, 10:17:04, 10:17
Responder #8

JViegas

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Coloco ar nos meus pneus a frio e com um compressor que tenho.

Março 08, 2019, 08:31:51, 08:31
Responder #9

Nuno YB

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Coloco ar nos meus pneus a frio e com um compressor que tenho.

Tambem o fazia, até avariar o compressor

Agora, e tendo um posto onde o posso fazer a 2 ou 3 kilometros de casa, meto lá. Meto uma pressão ligeiramente acima e até agora tem resultado na perfeição.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 08, 2019, 08:36:13, 08:36
Responder #10

ricardmag

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2 ou 3 km dá tempo dos pneus aquecerem?
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Março 08, 2019, 08:57:23, 08:57
Responder #11

tiagofo20

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Atenção com a pressão ligeiramente acima, em dias como tem estado é preferível ter ligeiramente abaixo e ter pneus que agarrem melhor ao piso molhado do que andar com pressão acima do recomendo para ganhar alguns km entre abastecimentos.

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Março 08, 2019, 10:59:01, 10:59
Responder #12

Lourenço

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2 ou 3 km dá tempo dos pneus aquecerem?


Alguns conselhos da pagina portuguesa da Michelin:

• Comprovar as pressões quando os pneus estiverem frios (se percorreu menos de 4 km).
• Se os pneus estão quentes aquando da verificação haverá que adicionar 0,3 bar à pressão recomendada pelo construtor do veículo. É conveniente voltar a comprovar as pressões quando os pneus estiverem frios.
• Nunca esvaziar um pneu quente. (pesquisei a razão e segundo parece esvaziando a quente provoca alteração brusca e forte na estrutura do pneu, a ponderar caso seja para reutilizar)
• Mesmo que os pneus estejam insuflados com azoto, deve-se continuar a comprovar frequentemente as pressões e o estado geral do pneu.
Um pneu corretamente insuflado melhora a segurança, dura mais, a sua utilização é mais económica e ajuda a preservar o Meio Ambiente.

Alguns conselhos suplementares ou ligeiramente diferentes na página em francês Michelin:

- Un pneu perd naturellement de la pression (environ 0,06 bar par mois).
Um pneu perde naturalmente pressão (cerca de 0.06 bar por mês)

- Vérifiez les pressions à froid (les pneus n’ayant pas roulé pendant les 2 dernières heures ou ayant parcouru moins de 3 km à basse vitesse).
Verifique as pressões em frio (quando os pneus não tiverem rodado nas ultimas duas horas ou tenham percorrido menos de 3 km a baixa velocidade).

https://www.michelin.pt/pneus-turismo/conselhos/guia-de-manutencao/guia-pressao-pneus
https://www.michelin.fr/pneus/decouvrir-partager/guide-dentretien/verification-des-pressions-de-gonflage

( pneus pneu pressão quente frio km velocidade verificar )
« Última modificação: Março 08, 2019, 11:13:17, 11:13 por Lourenço »

Março 08, 2019, 11:30:59, 11:30
Responder #13

ricardmag

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Totalmente esclarecido, obrigado Lourenço  :nice: :convivio:
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Março 08, 2019, 18:37:36, 18:37
Responder #14

Moto2cool

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Dois ou três quilómetros, se não for em aceleração forçada estão dentro dos limites, também um pouquinho a mais ou a menos não faz grande diferença. Não é uma ciência exata.
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