Autor Tópico: Imagens icónicas de outras décadas (uma forte ligação homem-máquina...)  (Lida 2701 vezes)

Fevereiro 14, 2017, 15:47:30, 15:47
Lida 2701 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Imagens icónicas de outras décadas (uma forte ligação homem-máquina...)




Não sei se convosco se passa da mesma forma, mas as fotografias antigas, com o seu preto, branco...e tonalidades de cinza, conseguem ganhar uma atracção excepcional por comparação com as actuais.


A nossa mente parece transportar-nos com enorme respeito pelos feitos conseguidos nessa época...uma época em que a garra dos pilotos, os cheiros inconfundíveis a combustível e óleo queimado, o som daquelas mecânicas muito mais simples do que as actuais, a emoção dos espectadores que queriam estar o mais perto possível dos pilotos...enfim, havia tanto nessa época (mesmo com flagrantes falhas de segurança e que volta e meia ceifavam uma vida!), que é impossível ficar indiferente a estas imagens.


Umas boas décadas depois ainda continuam as corridas e a serem disputadas sempre no máximo daquilo que as máquinas dão...mas será que é a mesma coisa?? :)

Será que ainda se vivem as competições de motociclos da mesma forma que antigamente, com o mesmo entusiasmo e exaltação?? :)

Será que se vivem com aquele gosto genuíno de levar uma máquina aos limites, sem estar a agradar a patrocinadores mas sim a um público fervoroso e em que os resultados eram o espelho tanto da máquina conduzida como da coragem e qualidade de pilotagem, numa proporção que andava sempre ali a pender ora para um ora para outro lado?? :)


Ficam as perguntas...e para a qual por certo cada um terá a sua resposta.   :nice:









































"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 14, 2017, 17:54:50, 17:54
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888

Pegando numa peque selecção que tenho aqui à mão...
Vintage racing nacional! :)

1934 - Parque Eduardo VII em Lisboa








Anos 30 Cross do Benfica




1985 - Circuito de Vila Real

...com a presença do Kevin Schwantz









1987 - Circuito de Vila Real

--- com a presença do Carl Fogarty e Robert Dunlop!





... e já agora um video recuperado do evento:




1990 - Circuito de Vila Real






1991 - Circuito de Vila Real






Fevereiro 15, 2017, 00:02:15, 00:02
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito Muito Fixe.  :nice:

Gostei de ver essas fotografias de outros tempos, captadas por cá.

Fazem parte da história do desposto motorizado...e são também demonstrativas de que o motociclismo e as corridas foram muitíssimo apreciadas no nosso país.

Gostaria de aproveitar para aqui deixar um excerto de um blog particularmente interessante, quanto a esta temática das corridas em Portugal de há umas valentes décadas atrás.


"Motos no Parque Eduardo VII

Em junho de 1934 mais de 30 mil pessoas convergem para o Parque Eduardo VII onde, perante o Presidente da República, Marechal Oscar Carmona, se disputam pela primeira vez corridas de automóveis e motos. Como se vê pelas imagens, as motos inglesas Rudge dominaram completamente a concorrência durante o I Circuito do Parque Eduardo VII. Angelo Bastos, em Rudge, seria o vencedor em motos, no ano em que que Alexandre Black (Norton) se tornou Campeão Nacional. Nos automóveis o vencedor seria Jorge Seixas, em Ford.
D. Fernando Mascarenhas (moto nº 11), tal como outros depois de si (Ernesto Neves, John Surtees, Mike Hailwood, etc) , faria a sua aprendizagem em duas rodas antes de passar para os automóveis de corrida."


http://oestadodasartes.blogspot.pt/2012/02/motos-no-parque-eduardo-vii.html?m=1
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 15, 2017, 11:33:54, 11:33
Responder #3

acvalent

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 55
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Grisalha-Pelo Grande Porto com a minha PCX 125
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT ABS
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
A. Valente
NC 750X DCT ABS (2018-...)
Piaggio Zip RST (2017-...) Spritmonitor.de" border="0

Fevereiro 15, 2017, 21:28:35, 21:28
Responder #4

AntonioFerreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
Isaac
Gostei de ver estas fotos, como estou caminhando para velho como alguns já me chamam, gosto de ver coisas antigas e não só motos antigas, assim recordo algumas coisas que fiz antigamente.
O que me surpreendeu foi a Suzuki nº  167 em que o piloto está a meter a mudança com a mão e o guiador não tem manete de embraiagem, como seria esse sistema nessa época?
Isto faz-me lembrar um WV carocha que comprei quando regressei da guerra de Angola em1974
A embraiagem só servia para meter a 1ª e marcha atrás as outras era sempre sem embraiagem para não perder rotações e a caixa nunca avariou, e o acelerador sempre a fundo
Era a irreverência da juventude, mas tudo correu bem

Fevereiro 15, 2017, 23:47:36, 23:47
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
O que me surpreendeu foi a Suzuki nº  167 em que o piloto está a meter a mudança com a mão e o guiador não tem manete de embraiagem, como seria esse sistema nessa época?

A manete de embraiagem custa perceber na foto... mas ela está lá.
O que não existia pelos vistos era kits de peseiras "racing" para a GT250.  :D


Fevereiro 16, 2017, 21:10:51, 21:10
Responder #6

AntonioFerreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
Companheiro dfelix obrigado pela correção
Realmente a manete está lá mas ontem não a vi, parece que o punho não tem nada à frente mas ela está lá, como tem a mão no pedal das mudanças dá a entender que está a meter mudança mas até pode não ser

Fevereiro 16, 2017, 21:31:49, 21:31
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tudo leva a crer que de facto a mão se encontra naquela posição e a agarrar a alavanca das mudanças, para esse mesmo efeito...engrenar as mudanças. E fá-lo em face da posição adoptada em cima da moto, para assim conseguir ganhar precioso tempo com a aerodinâmica  que ele desejará (imagino) o mais favorável possível.  :nice:

Isto só é possível em recta, pois em zona de curvas - mesmo de pouca amplitude - duvido que se atravesse a fazer o mesmo.

Mas sim, é uma foto espectacular e demonstrativa da determinação do piloto em ir buscar preciosos segundos.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 17, 2017, 00:58:54, 00:58
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Isto fez lembrar o Goodwood Revival do ano passado quando Troy Corser deu um valente espectáculo ao pilotar uma BMW de 1935 como se fosse uma moto dos dias de hoje...



 :)


...e já agora a corrida toda.

« Última modificação: Fevereiro 17, 2017, 01:03:24, 01:03 por dfelix »