Autor Tópico: Será que existe uma moto que seja perfeita a 100% ?  (Lida 930 vezes)

Dezembro 11, 2019, 01:38:06, 01:38
Lida 930 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Nos últimos dias tenho reflectido "a solo" sobre um tema que acho pertinente agora colocar aqui, para ajudar futuros compradores e levantar algum debate com os restantes.
O título que escolhi foi "Será que existe uma moto que seja perfeita a 100% ?"
O que me fez pensar sobre tal, além da minha experiência enquanto motociclista, de utilizador (de vários motociclos e motorizadas) e proprietário de um motociclo e ex-proprietário de dois motociclos, tem também a ver com variados comentários que tenho prestado atenção que outros companheiros têm feito às suas motos ou comentários a outras motos.

Muitas das frases que se costumam ouvir e que para um potencial comprador de determinado modelo, podem-no tornar demasiado desconfiado ou incomodado:
"ah e tal mas gasta muito"
"não presta para nada, só dá problemas"
"olha que depois vais ter problemas com as peças"
"prepara-te que as revisões nessa marca são muito caras"

Primeiro quero dizer que me parece que cada caso é um caso, excepto algumas circunstâncias sobre marcas ou modelos que tiveram problemas de fabrico, erros de concepção ou a marca não se preocupou com questões de fiabilidade, durabilidade e mínimo de qualidade.

Depois quero acrescentar que (*) como todos somos diferentes (incluindo diferenças de estatura), temos as nossas personalidades, os nossos gostos e na condução também acabamos por ter comportamentos diferentes se bem que determinados momentos podem parecer idênticos entre todos...

Assim, não me parece correcto afirmar com 100% certeza que determinado modelo possa ser "a melhor compra para todos...", mas sim que pode ser "um modelo que agrada a uma determinada maioria (mas pode não agradar a alguns)".

Depois não existe nenhum modelo que cumpra todos os requisitos que desejaríamos ter numa moto, (*), sendo grande parte da responsabilidade de quem as produz e vende que para abranger e agradar o máximo de clientes possível tentem oferecer um compromisso nas características, para terem um produto competitivo com a mesma gama de outras marcas, para conseguirem na mesma venderem equipamentos e acessórios aftermarket, etc...

Contudo, há determinadas pessoas (1) que tiveram desagradáveis experiências com determinados modelos de determinadas marcas que não aceitam bem a situação e têm dificuldade em "as esquecer" e tentam a todo o custo penalizar a marca que lhe provocou tamanho sentido de injustiça, tentando influenciar terceiros para que não comprem uma moto igual.
Dentro destas pessoas, (2) há quem não tente "penalizar" a marca como referi atrás, mas que pode apenas alertar para os problemas que determinado modelo de determinada marca teve, e se foi caso único ou todas as motos de determinado modelo e com o intuito de preparar terceiros ao que vão...

No meu caso, já fui alvo de até faltas de respeito por pessoas com referi atrás (1), que tiveram motos iguais às que já tive ou a que tenho e já agi como essas mesmas pessoas (2).
[pelos boatos e provocações de determinada pessoa que julgo que nunca aqui esteve inscrito, a pior coisa que supostamente fiz foi ter comprado uma moto igual à que ele teve, excepto o ano de fabrico, que era uma fonte de problemas... 2 anos depois e as duas situações menos positivas foram: subquadro partiu (acontece com este modelo quando utilizado topcase e malas laterais - erro de projecto/concepção da marca) e o rectificador de corrente (algo que não é assim tão difícil de encontrar um pouco por todas as marcas e modelos...)]

A minha moto cumpre quase na totalidade ao que pretendia numa moto e para o uso que agora pretendo dar a uma moto.
Mas tem os seus "defeitos", ou não cumpre a 100% o que pretendia... mas como tudo o resto me deixa de sorriso feito, esses pontos menos positivos aprendem-se a "domá-los"...

Mas para quem vai comprar uma determinada moto pela primeira vez, não é aconselhável que o faça sem primeiro se sentar numa e se tiver oportunidade de experimentar será uma mais valia. Sobre boatos ou comentários de terceiros há que ter em conta mas não de forma excessiva se forem marcas conhecidas e com muitos anos de experiência no mundo do motociclismo.

Contem lá as vossas situações ou problemas passados e se realmente já encontraram alguma moto perfeita a 100% !

 :convivio:




 

« Última modificação: Dezembro 11, 2019, 01:44:52, 01:44 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 11, 2019, 09:15:18, 09:15
Responder #1

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
2Low mais um belo texto!

Eu tive algumas motas desde as 50cc até as 1000cc!

Não vou estar aqui a colocar, ou nomear todas!

Este ano em meados de Setembro decidi adquirir uma nova mota, e minha mente já tinha decidido pela Versys 650, ou a Tracer 700!

Comprei uma V-Strom 650!

Como ando quase sempre com pendura ao fim de semana, desta vez achei que ela deveria ter uma palavra a dizer!

Aluguei por um dia uma Versys, e sei que foi o melhor que fiz, pois ficou logo de parte com muita pena minha!

Fiz o mesmo com uma V-Strom, e a pendura deixou bem claro que era a sua preferida!

Mas lá está, sem pendura e menos 15/20 anos era mesmo essa que tinha comprado!

Nenhuma me convenceu a 100%, mas a V-Strom ficou mais acima em % que as outras, e a pendura ajudou na decisão final!

façam um esforço, e antes de comprar tentem sempre andar, e não falo dez minutos!
Omnia tempus habent

Dezembro 11, 2019, 10:04:13, 10:04
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A moto, como máquina que é, é feita para as "massas", logo perfeita num sentido e imperfeita noutro.

É a nossa interpretação da máquina e no uso que lhe damos que melhor a define, na aproximação dos 100%. No uso pleno da mesma.

Por exemplo: uma maxiscooter é boa para a minha utilização a dois diariamente, mas não o é certamente para as minhas viagens, em que queira ir em duas rodas, a outros destinos.
Mas isso é a minha interpretação e no uso que lhe dou.

Por isso é que é "costume" dizer-se que, a máquina vai a onde o seu condutor "aguentar". Mais depressa, mais devagar.

É minha maxi é a máquina "100%" para mim? Claro que não, mas é a que melhor se aproxima daquilo que eu espero das duas rodas e no uso que lhe dou.

E tal como o Vasco refere, quando procurava por uma mota nova, escolheu aquela que melhor se ajustou à sua realidade. Ponderou, equacionou e encontrou um compromisso.
É a mota perfeita a 100%? Se calhar não, mas é a que mais uso pode ter "a dois", agradando aos dois por mais tempo, logo a que se enquadra melhor na escolha que foi possível.

Dezembro 11, 2019, 11:14:16, 11:14
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Pelo que disse ali ao lado e como julgo que terá sido mal entendido, venho tentar justificar melhor a coisa:

"- nas motos, a Kawasaki é a marca predilecta mas com amargura que vejo o design seguido actualmente que pouco me cativa apesar de reconhecer que me dariam enorme prazer de as conduzir (posto e prazer de condução oferecido) e aprendi a gostar da Triumph (se bem que a moto que tenho, quando vi o anuncio do cinema, disse que um dia iria ter uma), da mesma forma que aprenderia a gostar de qualquer outra marca [excepto a Honda, pelo mesmo motivo do futebol, fujo sempre das coisas de massas...não me faz qualquer lógica seguir algo só porque TODOS seguem...e sempre aprendi aquela coisa que "Se um se atira ao poço, nós apenas tiramos a foto e publicamos no facebook..." :D :D :D ]"

De maneira alguma estou a denegrir o que é a Honda ou o que é cada modelo da Honda, reconheço as suas qualidades e não me importava de ter um ou outro modelo mas penso que exista um sentimento talvez inconsciente de "seguir os outros" e a velha máxima "Honda é Honda" explica isso também, eu tento fugir a tudo isso na minha vida, é uma decisão e forma pessoal de viver, pensar e sentir, acho que tenho essa liberdade pois não estou a "machucar ninguém" [a liberdade de uns acaba quando começa a dos outros] - e tal como me justifiquei naquele outro tópico, será que por viver de forma diferente das "massas" não posso ser aceite? Ou será que me faz de mim um desrespeitador de tudo e todos?
E mais... BMW também não.  :lolol: [pronto, a sinceridade faz inimigos, tá visto]
Mas a nova R1250RS ou a ainda S1000XR...
Sobre a VFR1200F, já tenho um batelão pesado que chegue, para quê outro ainda mais pesado e mais alto ?
[no mercado não existe grande leque de escolhas no tipo de moto que gosto - daí afirmar que estou muito bem como estou]

Realmente agora recordo-me do que o Svitre me "provocou" e ele até tem razão, a minha assinatura diz tudo (mas a parte que eu justifiquei): "[peço desculpa se ofendi alguém mas estava só a expressar a minha opinião]".

De qualquer das formas ou estou a perder qualidades de escrita ou não sei... têm sido as primeiras vezes (julgo eu) que alguém possa pensar que serei presencialmente uma pessoa e por aqui outra completamente diferente... ou por outras palavras... "aqueles tipos que se escondem atrás dos teclados"...

Sobre o tópico que aqui criei, confesso que foi por ter visto algumas situações pessoais com que passei e pelo que vejo que pessoas que conheço possam estar a passar e agora vou ser um verdadeiro chibo porque o conteúdo é que interessa debater e se poderei ter criado maneira das pessoas pensarem um bocadinho, fico plenamente satisfeito - aí sim, considero-me um "provocador" no bom sentido.
Então é assim... da situação mais recente para outras mais antigas...
Antes uma aparte - Todos nós temos os deslumbramentos e sabemos como a coisa funciona - é na prática inconsciente e indomável.  :D 

O Falcão adquiriu a nova montada. [reconheço que gostei deste modelo quando a vi em Évora, no dia que o Pianoman foi buscar a sua NC750X a Évora, e não me importava de ter]
Com comentários concertados a um dos aspectos que a moto possa apresentar como talvez o único defeito a única coisa menos positiva, como se sentirá ele ?
A pergunta agora é feita de outra forma: como se sentiriam vocês no mesmo lugar ?
A moto é realmente má só porque consome um pouquinho mais? E todas as qualidades que têm e que vai provocar sentimento de felicidade ao Falcão, não são importantes ?
Bem pelo consumo... iríamos todos ficar resumidos à gama NC da Honda...

O Joâo_Cruz tem a sua bela Tracer900GT.
Sabe-se que as primeiras Tracer tinham um problema com a suspensão da frente que em determinados regimes poderiam originar acidentes.
Sabe-se que inclusivé pelo que o João_Cruz aqui disse que alguns componentes que a Tracer900GT tem ficam aquém quando se começa a aproveitar a moto e já se a conhece bem.
Aqui quero salientar que a moto continua ser a mesma que fez o João_Cruz e outros companheiros a adquirirem e estes "problemitas" não podem limitar as escolhas a ninguém.
É que se para determinado tipo de moto tivéssemos uma escolha possível de 300motos...então poderíamos ir cortando na casaca a uns e outros modelos...
Como não é o caso...
Parece-me mais saudável reconhecer as qualidades dos modelos, ter na mesma conhecimento dos aspectos menos positivos mas que esses aspectos menos positivos possam portanto limitar escolhas através de tantas campanhas negativas que há, reconheçam isso que não é difícil! 

Sobre a minha moto, já ali disse atrás... por todos os boatos, publicações e comentários menos simpáticos que recebi de um ex-proprietário que teve uma má experiência com uma igual mas mais antiga um ano... felizmente consigo ter algum discernimento de conseguir pensar um pouco e agarrar-me mais aos factores positivos que propriamente os negativos...
Portanto, consegui rumar contra a maré de tamanhos azares que me esperariam, pelo menos já passaram 2 anos e não vejo nenhum indicio aparente de um "cancro de modelo" como alguém lhe chamou mas reconheço que existem séries bem problemáticas e outras nem por isso. [este modelo nasceu em 2005 e foi tendo várias séries até 2010/2011 quando se tornou na Sprint 1050 GT e ainda durou mais uns bons anos...]
Gastadora era alguns dos comentários - bolas?! o consumo instantâneo no evento de natal marcava 4,7Lt/100km, é mau ?
Problemas de injectores - até agora... nickles
É quente - isso sem duvida e no Verão, naqueles dias de acima de 35ºC opto por não andar de moto, pois fritaria-me e à moto também...
As carenagens são demasiado fechadas e já vi que até funcionam bem em andamento mas parada... acabam por ajudar a fritar os rectificadores de correntes...
(nada como colocar um rectificador de corrente mais adequado e encontrar uma zona da moto mais arejada - problema resolvido)
Pesada - na gama é a mais leve e que apresenta uma altura de banco mais baixa (ainda assim fico em bicos dos pés - uma nova suspensão e kit de rebaixamento e problema resolvido).
Falta de brecagem - uma verdadeira dor de cabeça para uso citadino e mesmo para arrumar na garagem.
Fora isto, não poderia ter escolhido melhor moto para mim.

Sobre a minha primeira moto 125cc, foi um mero deslumbramento da estilística da moto que me fez esquecer por completo o lado racional...
Foi a pior moto que alguém alguma vez poderia ter, tais eram as quantidades de problemas a cada 100km, não de uma moto em especifico mas de todas as que foram comercializadas e que eu tive conhecimento.
Digam lá como conseguiriam resistir a esta beldade em 2010/2011:

Fora os problemas, foi a moto que deu melhor feeling de condução com que já andei.
Acrescento que conheci um casal, ele tinha uma ZX10R e comprou uma destas "perde parafusos" para a mulher e preferia também se divertir com esta nas curvas...
(a mulher estava sempre a barafustar porque não a deixava andar...)
Já os problemas... bela *Modere a sua linguagem*! Dores de cabeça elevado ao infinito!

Como já estou a divagar... fico por aqui... para os outros também partilharem o que pensam.

 :convivio:

nota: tive por um fio como comprador de uma Honda CBR125R 2011/2012 preta, não fosse a mulher a dizer para comprar a que realmente queria sem colocar limites na cilindrada porque depois iria estar sempre a querer mudar... foi por isso que acabei na Kawasaki, a qual tive 7anos. Tenho a certeza que seria igualmente feliz proprietário da tal CBR125R durante uns 2/3/4 anos e que à ultima da hora não dei seguimento à proposta de aquisição com um preço bem apelativo na altura...




« Última modificação: Dezembro 11, 2019, 11:31:44, 11:31 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 11, 2019, 11:41:43, 11:41
Responder #4

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Este tópico são dois :)
A proximidade das motas dos 100% satisfação e o que as pessoas dizem das motas.
E cada um destes devia ser abordado autonomamente.
E cada um justifica extensas intervenções, mas vou tentar ser telegráfico.
Não existe nota objectivamente 100% perfeita porque não existe perfeição técnica mas apenas um processo evolutivo que varia de marca /modelo (a perfeição a 100% implica que não se fazem mais modelos)
Não existe mota 100% perfeita em termos subjectivos porque cada um procura sempre mais, e mesmo que no momento da compra esteja satisfeito rapidamente procura melhor.
A compra é sempre uma negociação entre o que se pretende, o que existe no mercado e o que se pode pagar. Cada um destes três factores tem níveis de desperdício logo a soma dos três é logo o nível base de erro para chegar aos 100%.

Sobre o segundo tema tem a ver com educação, civismo, cultura. Há quem tenha e quem não tenha.
Quem não tem educação insulta, despreza. Quem não tem cultura tenta impor as suas opiniões, muitas vezes infundadas.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"