Autor Tópico: Mota até 2500€ e menos de 35kW (no livrete eheh)  (Lida 3203 vezes)

Maio 12, 2020, 17:37:38, 17:37
Lida 3203 vezes

nunomiguel0

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Porto
Boas malta, sou novo nisto e ando à procura da minha primeira mota. Tirei a carta A2 há uns anitos, pelo que, como sabem, posso conduzir motas com até 35kW no livrete. Poderia tirar agora a carta A, mas isso seria uma estupidez da minha parte, tendo em conta a pouca experiência.

Assim, estou à procura de uma mota com até 35kW e por menos de 2500€, que modelos aconselham? E, se alguém estiver a vender ou conhecer alguém que esteja, faça o favor de me indicar, fico agradecido https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/Smileys/LightB_extra/stuck_out_tongue_winking_eye.png

Não tenho propriamente um estilo definido, mas sou um pouco baixo, pelo que motas tipo as BMW GS não são a melhor coisa.
Tenho alguns modelos em mente como a GS500E (ainda não entendi se há CB500 com menos de 35kW ou não), Virago 250/535 e Hornet 25kW.

Maio 12, 2020, 17:48:56, 17:48
Responder #1

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
Boas
Isso de não tirar a A por falta de experiência é relativo, tirei a A e os k de quilómetros que tinha feito em motas de 50cc e 125cc contam se por uma mão (talvez 2 ou 3k km)

Terias um maior número de escolhas xD
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Maio 12, 2020, 17:53:15, 17:53
Responder #2

bal4av

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Boas! O que não falta é opções. GS500 acho muito instável. Ou então foi das que já conduzi . A CB500 é boa máquina, quanto a comportamento não sei como será, mas pelo que vejo de reviews, é mais estável que a GS.
Com a Virago não há muito que enganar, tanto quanto sei, motores de guerra. A 535 é uma base e tanto para modificar em bobber!

Por 2500 já encontras Bandit 600 com 25kw de livrete. Hornet já ficam fora desse orçamento. Já vi também CBR 600F3.

É uma questão de definir bem que tipo de moto queres e depois procurar.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk


Maio 12, 2020, 18:03:05, 18:03
Responder #3

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Tira a carta A, não é estupidez nenhuma. Tambem não é estupidez manteres essa, mas a A dá-te mais opções de escolha.

Além disso, como admites ter pouca experiencia ( e isso é um passo importante no mundo das 2 rodas ), não é por teres carta A que te vais atirar logo para uma RR...

Por esse preço, as opções ( opções válidas, atenção, o que não hão-de faltar são motos á venda mas nem todas cumprem com os "requisitos" legais e funcionais ) não serão assim tão abundantes mas, podendo chegar á variante acima dos 35KW, o leque alarga-se um bom bocado.

Dizes que não és muito alto, por isso alguns modelos ficam um pouco esticados para ti. Dos que mencionas, as Viragos são a melhor opção para pessoal mais baixo, mas as outras tambem não são assim tão altas.

Convinha era dizeres qual o uso que lhe vais dar. Motos "boas" para o dia-a-dia são uma coisa, motos só para cidade são outra, motos apenas para viagens de fim de semana são outra, etc, etc.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 12, 2020, 18:16:46, 18:16
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estou totalmente alinhado com as recomendações anteriores.

Não vejo como "estupidez" (utilizando a tua expressão) em tirar a carta de Moto.

E isso da experiência, tanto se ganha com uma moto de potência de cat. A2 como cat. A.

Com esse orçamento não vais comprar uma moto recente (o que já saberás), mas também não deixas de ter a possibilidade de adquirir uma boa unidade de uma máquina que te vai agradar e dar por bem entregues os 2.500€ que tens de plafond.

Assim de repente, porque não veres uma Bandit?
Moto ali quase do virar do século, com perto de 80cv, motor de guerra e no geral também fiável q.b.

Por esse valor és capaz de encontrar algo que te agrade.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 12, 2020, 18:18:17, 18:18
Responder #5

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291

Além disso, como admites ter pouca experiencia ( e isso é um passo importante no mundo das 2 rodas ), não é por teres carta A que te vais atirar logo para uma RR...


Mesmo que queira uma rr, não é por ter pouca experiência que não pode ter uma, mas como disseste e bem é preciso ter cabeça, e respeito tanto pela mota e conhecimento dos nossos limites

Qualquer que seja a mota / experiência não importa mas sim o piloto (claro que com pouca experiência não convem pertencer ao club dos 299 mas....)
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Maio 12, 2020, 20:07:23, 20:07
Responder #6

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Boas malta, sou novo nisto e ando à procura da minha primeira mota. Tirei a carta A2 há uns anitos, pelo que, como sabem, posso conduzir motas com até 35kW no livrete. Poderia tirar agora a carta A, mas isso seria uma estupidez da minha parte, tendo em conta a pouca experiência.

Assim, estou à procura de uma mota com até 35kW e por menos de 2500€, que modelos aconselham? E, se alguém estiver a vender ou conhecer alguém que esteja, faça o favor de me indicar, fico agradecido https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/Smileys/LightB_extra/stuck_out_tongue_winking_eye.png

Não tenho propriamente um estilo definido, mas sou um pouco baixo, pelo que motas tipo as BMW GS não são a melhor coisa.
Tenho alguns modelos em mente como a GS500E (ainda não entendi se há CB500 com menos de 35kW ou não), Virago 250/535 e Hornet 25kW.

 Por esses preços, terás que procurar unidades perto do ano 2000. A probabilidade de serem A2 (25kw) só no livrete é alta, por isso mais vale fazeres o exame para Cat. A e poderes escolher á vontade.

A GS500E ou GS500F são motos de guerra mas não tenho a certeza se as versões "normais" podem ser conduzidas com carta A2, pois na altura haviam unidades de 25KW, embora raras.

GS500F

GS500E


Bandits 600 25KW são mais comuns

GSX 650F 25KW (um pouco mais caras, mas nesta altura é tudo questão de negociar)
É uma excelente opção, mesmo "deslimitada"
É uma Bandit 650...


 
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Maio 12, 2020, 21:15:40, 21:15
Responder #7

Rodrigues1

  • Visitante
E porque não dar os 2500 € de entrada por uma de 4000 €..?

Nesse patamar tens um bom leque de motas mais modernas.

1500 € em 24 meses ficaria por 68 € mensais


Maio 12, 2020, 22:04:45, 22:04
Responder #8

rui madeiras

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 11
  • Marca Motociclo: Honda Cb
  • Modelo Motociclo: CB 500 PC 32
  • Localidade: Bombarral
Boa noite tenho uma Honda Cb 500 ano 2000 e sei que existem versões limitadas, quanto a mota em si  gosto muito tem bastante força é leve fácil de manobrar  ótima para que é baixo, manutenção simples e barata,também no ano em que saíram comprei nova uma Suzuki Bandit 400 que me  deixou saudades , tanto uma como outra encontra pelo valores que pretende em fiabilidade a Honda Cb 500 é imbatível.

Maio 12, 2020, 23:14:08, 23:14
Responder #9

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora

Além disso, como admites ter pouca experiencia ( e isso é um passo importante no mundo das 2 rodas ), não é por teres carta A que te vais atirar logo para uma RR...


Mesmo que queira uma rr, não é por ter pouca experiência que não pode ter uma, mas como disseste e bem é preciso ter cabeça, e respeito tanto pela mota e conhecimento dos nossos limites

Qualquer que seja a mota / experiência não importa mas sim o piloto (claro que com pouca experiência não convem pertencer ao club dos 299 mas....)

Já aqui o disse, várias vezes: a minha primeira moto foi uma R6.

Se ainda estou vivo? Pois, isso nota-se bem.
Se a recomendo a um recém encartado? Não, não recomendo.
Um recém encartado não é um "piloto". Bolas, eu com umas boas "dezenas" de kilometros feitos, não me considero tal coisa. E parece-me que haverá por aqui muito poucos que se considerem tal coisa tambem.

O "piloto" interessa, claro que sim e não discordo disso, mas há motos que permitem erros e há outras que não permitem. Aliás, para dizer mesmo a verdade, nenhuma permite. O grau de ferimentos e tempo passado numa cama de hospital/morgue é que diferencia os variados conjuntos piloto/moto.

Mas ele tem uma coisa "boa", admite já que não está para grandes aventuras. Isso é sempre bom.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 13, 2020, 00:42:19, 00:42
Responder #10

DnA

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 291
Na minha opinião, sim há motos mais difíceis de conduzir, mas não impossíveis se for tido o devido cuidado e respeito que sempre se deve ter em cima de qualquer mota, e hoje em dia com tantas ajudas eletrónicas, que um modo citadino, já não faz assim tanta diferença (apenas conduzi uma rsv4 por poucos quilómetros falo da minha experiência, claro que varia de pessoa para pessoa e de mota para mota)
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Maio 13, 2020, 05:41:24, 05:41
Responder #11

bal4av

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Na minha opinião, sim há motos mais difíceis de conduzir, mas não impossíveis se for tido o devido cuidado e respeito que sempre se deve ter em cima de qualquer mota, e hoje em dia com tantas ajudas eletrónicas, que um modo citadino, já não faz assim tanta diferença (apenas conduzi uma rsv4 por poucos quilómetros falo da minha experiência, claro que varia de pessoa para pessoa e de mota para mota)
Isso é uma outra discussão. Na gama de valores que se fala aqui não vai haver ajudas eletrónicas nenhumas. Só piloto e moto.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk


Maio 13, 2020, 13:10:03, 13:10
Responder #12

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Hornet 600!

Não te arrependerás, e se for então só de livrete...

Preços calculo que arranjes perto disso.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 13, 2020, 13:14:25, 13:14
Responder #13

bal4av

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Hornet 600!

Não te arrependerás, e se for então só de livrete...

Preços calculo que arranjes perto disso.
Não se arrepende mas tem que ter juízo . 2500 será difícil, mas pode pouco mais já arranja. Depende da zona do país, no norte São tendencialmente mais caras, não sei porquê...

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk


Maio 13, 2020, 15:12:21, 15:12
Responder #14

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Eu fui de uma 125cc para uma cbr600rr e cá continuo. Caí uma vez na mota e a fazer uma curva a 50kmh, algo que garantidamente teria corrido bem pior caso tivesse uma mota pior.

Seja como for, pensa nas despesas globais: capacete, blusão e luvas são imprescindíveis e botas convém também ter (diria ligeiramente menos essencial, mas acredita que se cais de sapatilhas no chão, os pés sofrem). Além disso, sdguro e imposto de circulação. Nestes pormenores  - se quiseres estar bem equipado - dificilmente te safas por menos de 500€.

Depois vem a mota em si. Por 2500€ não vais arranjar algo novo e provavelmente vais ter dificuldades em avaliar o estado do oleo, suspensão, filtro e kit de transmissão. Os pneus também não convém descurar.

Onde quero chegar é: se vais olhar para a mota como um hobby, mais vale esperares um pouco mais, juntar um dinheiro extra e avançar. É muuuuuuito fácil gastar dinheiro numa mota.

PS - se mesmo assim quiseres avançar e até gostas de desportivas, tenta uma cbr600f de 25kw ou uma hornet.

Maio 13, 2020, 15:35:31, 15:35
Responder #15

bal4av

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Eu fui de uma 125cc para uma cbr600rr e cá continuo. Caí uma vez na mota e a fazer uma curva a 50kmh, algo que garantidamente teria corrido bem pior caso tivesse uma mota pior.

Seja como for, pensa nas despesas globais: capacete, blusão e luvas são imprescindíveis e botas convém também ter (diria ligeiramente menos essencial, mas acredita que se cais de sapatilhas no chão, os pés sofrem). Além disso, sdguro e imposto de circulação. Nestes pormenores  - se quiseres estar bem equipado - dificilmente te safas por menos de 500€.

Depois vem a mota em si. Por 2500€ não vais arranjar algo novo e provavelmente vais ter dificuldades em avaliar o estado do oleo, suspensão, filtro e kit de transmissão. Os pneus também não convém descurar.

Onde quero chegar é: se vais olhar para a mota como um hobby, mais vale esperares um pouco mais, juntar um dinheiro extra e avançar. É muuuuuuito fácil gastar dinheiro numa mota.

PS - se mesmo assim quiseres avançar e até gostas de desportivas, tenta uma cbr600f de 25kw ou uma hornet.

Quanto aos gastos, realmente é algo que tem de ser seriamente ponderado. Também estou na senda para comprar uma menina modesta, orçamento de 2k, e tenho vindo a comprar alguma coisa do equipamento. Entre sites para aproveitar descontos ou saldos, já comprei um Scorpion Exo 510, umas luvas Alpinestars e um casaco Alpinestars Gravity (all weather). Tenho por objectivo o calçado e calças mas deixei para mais tarde. Talvez aproveitando um subsídio ou outro.
Em equipamento já foram mais de 400€.
Seguro tenho uma simulação de 87€ e registo de propriedade 65€ e lá vão mais 150 paus.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Maio 14, 2020, 09:57:30, 09:57
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
...como sabem, posso conduzir motas com até 35kW no livrete. Poderia tirar agora a carta A, mas isso seria uma estupidez da minha parte, tendo em conta a pouca experiência.

Tirar a A não é estupidez nenhuma.
Estupidez é querer uma moto que apenas limitadas no livrete.


Maio 14, 2020, 11:29:33, 11:29
Responder #17

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
É de manter presente que uma mota a rondar esses valores pode muito bem estar a precisar de uma revisão daquelas mais caras, tipo correia de distribuição, os pneus também convém olhar à data de fabrico porque podem ter muito rasto e já serem muito velhos, (ainda há bem pouco tempo me deparei com uma situação dessas).

Eu diria que uma mota por 2500€ é um risco acrescido, é certo que qualquer mota usada é um envelope fechado mas... todos sabemos que o barato costuma sair caro.
Eu não compraria uma mota dessa idade a menos que lhe conhecesse a história.

Aquela proposta do companheiro Rodrigues1 para mim faz mais sentido, 2500€ de entrada já te vai permitir comprar uma mota a rondar os 6000€ a pagar em 5 anos com uma mensalidade na casa dos 50€, e por esse valor já tens uma escolha enorme.
Se fizeres um crédito pessoal permite até usares 1000€ para equipamento e a carta A e ainda ficas com 5000€ para procurar uma mota.

Só a titulo de exemplo (não é uma recomendação) fica aqui um anuncio que responde a todas as questões que acabei de te apresentar:

https://www.olx.pt/anuncio/moto-suzuki-IDFCQPV.html#3a0c142143;promoted
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas